collapse

Autor Tópico: Questões de um tótó  (Lida 1520 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alexandre Duarte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:41 Sexta, 07 de Janeiro de 2022
Questões de um tótó
« em: 15:43 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Tal como o assunto refere, tenho algumas dúvidas de autentico tótó no surfcasting, vou deixar algumas se me conseguirem esclarecer ficarei muito grato.

Qual a melhor montagem para o surfcasting? Para evitar fios enleados
Tem muita diferença prática entre usar shockleaders cónicos ou um unico fio (0.40mm, por exemplo)?


A nível de leitura de mar.
Sempre ouvi histórias de pescadores que olhavam para o mar e conseguiam "identificar" onde está o peixe. Isso será mesmo verdade? Se sim, como é que eles conseguem? o que procuram? Sei que é uma pergunta/resposta complexa, mas seria uma mais valia.

As coroas de areia serão onde as ondas rebentam, certo? É possível eu saber se essa coroa é de areia "nova" ou "velha"? Para além da constante observação do mar (visto que sou de longe não consigo ir constantemente à praia).

Fico muito agradecido.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20234
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Questões de um tótó
« Responder #1 em: 16:33 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Isso é tudo perguntas para um milhão, aquelas que todos gostaríamos de saber.

No entanto vou-te responder a todas, apesar das respostas não serem concretas, e essas ninguém te as vai dar.

Começando pelo fim ( que é como leio o jornal ;D )

Inserir Citação (seleção)
As coroas de areia serão onde as ondas rebentam, certo? É possível eu saber se essa coroa é de areia "nova" ou "velha"? Para além da constante observação do mar (visto que sou de longe não consigo ir constantemente à praia).

Normalmente onde existem coroas, existem fundões de ambos os lados. E aí notas logo pela rebentação e cor do mar. Se a onda rebenta por igual  é sinal que a praia é plana ou funda ( depende de onde as ondas rebentam).
Se a coroa é velha ou nova, só com o conhecimento da praia. No entanto consegues ver no areal se o mar está a colocar ou a tirar a areia, existem alguns sinais que te podem ajudar ( rochas, tipo de areia, como teve o mar anteriormente e outros... )

Inserir Citação (seleção)
sempre ouvi histórias de pescadores que olhavam para o mar e conseguiam "identificar" onde está o peixe.

Na realidade podes identificar locais melhores que outros, no entanto isso não é sinal de peixe. Já aconteceu a todos ter pela frente um mar espectacular e peixe nada, e o inverso. Há quem procure fundões, outros coroas, mas nada disso é sinal de peixe. Tenho imensas histórias de casos destes.

Inserir Citação (seleção)
Qual a melhor montagem para o surfcasting? Para evitar fios enleados
Tem muita diferença prática entre usar shockleaders cónicos ou um unico fio (0.40mm, por exemplo)?

Eu uso shockleaders cónicos e acho que só têm vantagens, mas há quem não use pelo preço ou por gosto e pesca na mesma.
Depois há vários factores a ter em conta que tipo de estralho e montagem usar. Desde logo as condições do mar e do tempo, tipo de isco, qualidade do fio, comprimento do fio, forma de iscar, forma de lançar, enfim todos estes e mais alguns são factores que te fazem enrolar mais / menos as pescar.

Certamente não era as respostas gostarias de ter, mas a pesca é isto mesmo. não existe nada de concreto. Só mesmo ir pescando e aprendendo.
« Última modificação: 16:36 Quarta, 23 de Março de 2022 por Rider »
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Alex64, Xenas

Offline Alexandre Duarte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:41 Sexta, 07 de Janeiro de 2022
Re: Questões de um tótó
« Responder #2 em: 17:38 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Muito obrigado pela resposta, acrescentou algum conhecimento ao (pouco) que tenho e criou ainda mais questões/duvidas.

Quando refere "No entanto consegues ver no areal se o mar está a colocar ou a tirar a areia, existem alguns sinais que te podem ajudar ( rochas, tipo de areia, como teve o mar anteriormente e outros..."

O que significa quando numa zona de pedra, encontramos o mar a tapar as pedras com areia? Significa que estamos perante uma zona com uma coroa recente? Significa que a comedia está a ir para aquela zona (Que é transportada na areia, suponho)?

Em termos da areia, há praias com areia muito fina e outra com areia mais grossa (pequenas pedras), o que significa isso? Na de areia mais fina, a praia tende a ser mais plana e na praia mais grossa, tende ser mais funda? Estou a pensar bem?


 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1395
  • Agradecido: 476 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Questões de um tótó
« Responder #3 em: 18:03 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Boa tarde Alexandre, as questões "de um tótó", não são de todo de um "tótó", esse conhecimento é aquele que todos nós procuramos ao longo da nossa vida de pescador, que essencialmente se resume a onde está o peixe num dado momento? A resposta a esta pergunta é muito simples, o peixe estará onde está comida facilmente disponível para o peixe. Tendo isto por base, já temos uma ideia de onde procurar.
 
Essencialmente, o importante numa praia é perceber onde está a comida, o "engodo natural", isto normalmente encontra-se em zonas onde há movimentação de areias. Logo será nas zonas de coroas de areia que vamos encontrar "aquele toque", onde as areias são mexidas, as zonas em redor das coroas são sempre locais para explorar, em cima da coroa também será uma opção se o mais não "varrer aquilo tudo" e não rebentar.

Outras coisas que se podem observar é que no mar por vezes encontramos uma água a "fervilhar", a "ferver", "borbulhar", eu sempre gostei dessas zonas, se num dado local isso acontece é porque algo se passa no fundo, existe movimentação de areias e convergências de águas.

As zonas em que se vê (de forma "inexplicável") uma espécie de espelho dentro de água, isso acontece devido a remoinhos de fundo, serão também uma zona a explorar.

Resumindo isto tudo, é em virtude do que expliquei que os "velhos" dizem que "ali vou tirar um peixe". Eu próprio cresci e aprendi muito com um destes velhos "Lobos do mar", que fez da pesca a sua profissão ao longo de 50 anos. Desde que eu me lembro, ele percebia onde o peixe estava apenas de olhar para o mar. Fazer a tal leitura do mar. Eventualmente a diferença para há 20 anos atrás é a quantidade de peixe...E ele na altura já se queixava que havia pouco peixe.


Sobre a "melhor montagem", eventualmente não existe. Ao longos dos anos experimentei N montagens diferentes e cheguei à conclusão que a melhor montagem é aquela que é mais simples. A pesca é uma arte simples, não há necessidade de complicar.
A montagem que uso todo o ano é pura e simplesmente

Stopper - 2 missangas - destorcedor/slider - 2 missangas - Stopper - Clip rápido (para a chumbada)

Nesta montagem depois existem algumas nuances:
Posso colocar o destorcedor mais próximo ou mais afastado da chumbada
Posso colocar um estralho maior ou menos... aumentar ou diminuir o diametro do estralho.
Posso colocar um chumbinho a 1 ou 2 palmos do anzol
Posso alternar o formato/peso da chumbada

Isto tudo depende das condições de mar, da especie que eu procuro (fazer pesca direcionada a uma especie dá excelentes resultados), do isco utilizado.


Sobre os shockleader vs chicote 0.40.... Uso ambos... A maioria das vezes uso os chicotes cónicos, permitem maiores lançamentos, o nó de união é muito mais pequeno, mas são caros.... Os chicotes 0.40, fazem um nó maior, tendencialmente lança menos e são muito mais baratos.

O chicote 0.40 uso essencialmente em zonas onde sei que vai ser uma constante ter a linha do chicote a roçar em pedras, mas apenas por uma questão de €€€€€

Espero ter ajudado de alguma forma.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Alex64, Ruiacc

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 190
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Questões de um tótó
« Responder #4 em: 18:13 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Qual a melhor montagem para o surfcasting? Para evitar fios enleados
Tem muita diferença prática entre usar shockleaders cónicos ou um unico fio (0.40mm, por exemplo)?

Montagem tipica de surfcasting será 0.23 ou menor na madre, no fio mae que vai ao carreto. Shockleader de seguida (eu também sou algo novato,  atar um 0.23 a um 0.40 é um pincel de todo o tamanho. O shockleader torna a vida muito mais facil, pelo menos para mim). No shockleader vai 1 stopper - a uns 40 cm da chumbada, o destorcedor (que depois leva o estralho) e mais um stopper, ai um palmo antes da chumbada. Depois um clip rapido para a chumbada e é mandar para dentro de agua.

Quanto ao estralho, quanto mais agitado o mar, mais grosso terá de ser o fio, ou mais curto, consoante vejas o mar a trabalhar. ultimamente tenho pescado com 0.30 da sufix. Tento deixar uns 2 - 3 m de estralho, mas nem sempre funciona e tenho de reduzir, ou aumentar a espessura do mesmo. Ando à procura de opções mais baratitas, ja me falaram dos da decathlon, tenho de experimentar.
De tudo o que experimentei, acho isco o mais simples, rapido e pratico, e tem trazido algum peixinho para casa. Cada pescador tem a sua maneira de fazer as coisas e há infinitas montagens diferentes.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A nível de leitura de mar.
Sempre ouvi histórias de pescadores que olhavam para o mar e conseguiam "identificar" onde está o peixe. Isso será mesmo verdade? Se sim, como é que eles conseguem? o que procuram? Sei que é uma pergunta/resposta complexa, mas seria uma mais valia.

Esta parte é que é mais complicada. Pelo que li num topico aqui no pesqueiro, tendencialmente as coroas mais chegadas à praia serão normalmente as mais velhas. Consegues identificar dado que a onda rebenta precisamente em cima das mesmas. O que tenho tentado é deixar a pesca um pouco mais à frente, onde começa o fundão, ou, se la chegar, deixar a pesca antes da onda rebentar. Claro que isto é na teoria, e nao garante peixe de forma alguma.


Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 190
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Questões de um tótó
« Responder #5 em: 18:18 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Stopper - 2 missangas - destorcedor/slider - 2 missangas - Stopper - Clip rápido (para a chumbada)

Nesta montagem depois existem algumas nuances:
Posso colocar o destorcedor mais próximo ou mais afastado da chumbada
Posso colocar um estralho maior ou menos... aumentar ou diminuir o diametro do estralho.
Posso colocar um chumbinho a 1 ou 2 palmos do anzol
Posso alternar o formato/peso da chumbada


Antonio, 2 missangas seguidas, porque, podes elaborar?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20234
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Questões de um tótó
« Responder #6 em: 18:36 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Só com 1 missanga corre o risco não não fazer o pretendido.
Tb uso sempre 2 missangas em cima e 2 em baixo e de tamanhos diferentes.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1395
  • Agradecido: 476 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Questões de um tótó
« Responder #7 em: 18:38 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Stopper - 2 missangas - destorcedor/slider - 2 missangas - Stopper - Clip rápido (para a chumbada)

Nesta montagem depois existem algumas nuances:
Posso colocar o destorcedor mais próximo ou mais afastado da chumbada
Posso colocar um estralho maior ou menos... aumentar ou diminuir o diametro do estralho.
Posso colocar um chumbinho a 1 ou 2 palmos do anzol
Posso alternar o formato/peso da chumbada


Antonio, 2 missangas seguidas, porque, podes elaborar?



Não tenho uma razão lógica, deve ser mais uma mania minha que outra coisa.

Com 2 missangas seguidas (uma maior e outra mais pequena) tenho a sensação que tem menos tendência a que o estralho se enrole sobre a linha da madre, mas acho que é mesmo apenas "uma sensação". Não encontro nenhuma explicação para isso acontecer. Mas experimenta usar 1 missanga e depois 2 missangas seguidas e vê se notas alguma diferença.

E noto que com 2 o aparelho aparentemente trabalha melhor, mais livre.

Também coloco 2 stoppers seguidos, mas aí é para dar uma maior fixação dos mesmos.
« Última modificação: 18:39 Quarta, 23 de Março de 2022 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ruiacc, Xenas

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Questões de um tótó
« Responder #8 em: 19:31 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Cada vez que leio os textos do António fico completamente deliciado com a quantidade de pequenos ensinamentos e transmissão de conhecimentos que transmite a pessoas que não conhece de lado algum sem querer algo em troca.


Quero deixar o meu Muito Obrigado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Xenas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 81
  • Agradecido: 21 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 12 de Novembro de 2020
Re: Questões de um tótó
« Responder #9 em: 20:35 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Se quiseres economizar em chicotes, posso te dizer que estou a usar mono .50 sem ser chicote e não noto diferença na distância de lançamento, SE e volto a frisar, SE usares o nó de união FG (madre .20). Atenção que o nó tem que estar bem feito e bem testado antes de ir fazer um lançamento. Com isto podes usar 150gr á vontade e puxar no lançamento, que nem sentes o nó nos passadores low rider.

Montagens e fios, as que uso já aqui foram referidas pelos companheiros.

Em relação ao peixe... Oh pá se descobrires a receita para o detectar, agradeço que me digas!!!

Põe mas é a cana na água ;)

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: WilsonQuasepescador

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 190
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Questões de um tótó
« Responder #10 em: 22:23 Quarta, 23 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Stopper - 2 missangas - destorcedor/slider - 2 missangas - Stopper - Clip rápido (para a chumbada)

Nesta montagem depois existem algumas nuances:
Posso colocar o destorcedor mais próximo ou mais afastado da chumbada
Posso colocar um estralho maior ou menos... aumentar ou diminuir o diametro do estralho.
Posso colocar um chumbinho a 1 ou 2 palmos do anzol
Posso alternar o formato/peso da chumbada


Antonio, 2 missangas seguidas, porque, podes elaborar?



Não tenho uma razão lógica, deve ser mais uma mania minha que outra coisa.

Com 2 missangas seguidas (uma maior e outra mais pequena) tenho a sensação que tem menos tendência a que o estralho se enrole sobre a linha da madre, mas acho que é mesmo apenas "uma sensação". Não encontro nenhuma explicação para isso acontecer. Mas experimenta usar 1 missanga e depois 2 missangas seguidas e vê se notas alguma diferença.

E noto que com 2 o aparelho aparentemente trabalha melhor, mais livre.

Também coloco 2 stoppers seguidos, mas aí é para dar uma maior fixação dos mesmos.


para a proxima experimento, a ver como resulta. Obrigado!
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Questões de um tótó
« Responder #11 em: 13:43 Quinta, 24 de Março de 2022 »
Acho que já todos responderam acima os essenciais, vou só mandar umas postas de pescada  ;D.

Shockleader ajuda sempre. Para quem faz lançamentos de longa distância a diferença entre 0.50 direto e shockleader existe. Não é muita, mas está lá na minha experiência. E para quem pesca em praias onde tem de lançar longe, vai-se tentar agarrar todos os metros extra nas várias pintelhices.

Para além de que atar o nó FG cónico perfeitinho no mono 0.50 para 0.20 ou 0.18 quando o chicote parte a meio da pesca de noite com vento e frio é muito mais complicado e moroso que dar um nó de sangue ou um uni duplo para atar o shockleader.

Também para evitar perdas de material refazer o nó de chicote a cada 4 ou 5 pescas ajuda bastante. Os nós sofrem mais desgaste que as linhas devido à fricção, e um nó de chicote não dura para sempre com a força original.

Também aconselho a comprar uma lata de spray de silicone e dar na linha e nos passadores depois e antes da pesca. Ajuda nos lançamentos ao retirar o sal e reduzir o atrito, e mantém a linha e passadores maleáveis e livres de corrosão.

Nos lançamentos, chega a fazer diferenças consideráveis lubrificar a linha, especialmente depois de usada.

Quanto a saber onde anda o peixe... Se souberes alguém que saiba sempre onde eles andam diz-me o nome do indivíduo que eu quero umas aulinhas  ;D.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ruiacc

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Questões de um tótó
« Responder #12 em: 14:33 Quinta, 24 de Março de 2022 »
"Se souberes alguém que saiba sempre onde eles andam diz-me o nome do indivíduo que eu quero umas aulinhas "
Eu sei... "Num hipermercado perto de si"
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1395
  • Agradecido: 476 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Questões de um tótó
« Responder #13 em: 09:56 Sexta, 25 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cada vez que leio os textos do António fico completamente deliciado com a quantidade de pequenos ensinamentos e transmissão de conhecimentos que transmite a pessoas que não conhece de lado algum sem querer algo em troca.


Quero deixar o meu Muito Obrigado.



Não tens de agradecer. Não me custa absolutamente nada ensinar o pouco que sei.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1395
  • Agradecido: 476 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Questões de um tótó
« Responder #14 em: 12:29 Sexta, 25 de Março de 2022 »
Deixo ainda mais uma achega na questão de "saber onde está o peixe"

Tendencialmente coroas de areia mais afastadas da costa são mais recentes. Coroas encostadas à costa são coroas velhas, serão pobres em alimento.
Perceber as diferenças nas tonalidades de água ajuda, as cores são diferentes por algum motivo. Se soubermos que não há pedra, será a diferença de profundida, comedia levantada.
Zonas com água "enleitada" costuma dar bons resultados, vem na sequencia da "comedia levantada"
Zonas de remanso perto de zonas de corrente são de apostar
Uma zona de remanso perto de uma coroa é uma opção
As zonas de remanso encontram-se com a observação do mar, ou há sempre a opção de meter uma chumbada mais leve e perceber onde ela começa a parar, nessa zona será onde a comida se está a acumular.
Aquelas gaivinas (gaivotas pequenas que mergulham) tendem a aparecer quando há comedia em suspensão (Top top top)
Areia "movediça" junto à linha de água é um bom sinal, eu gosto imenso
Observar cascas de mexilhão, ameijoa, caranguejos é sinal de andam sargos/douradas na zona

A leitura do mar é a grande maioria do (in)sucesso na pesca, muitas vezes é a diferença entre uma grade ou alguns peixes.

Com isto tudo, é preciso é ir à pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por FilipePC [Hoje às 13:48]

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]