collapse

Autor Tópico: Acessórios de montagem - Dúvida  (Lida 1486 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Acessórios de montagem - Dúvida
« em: 15:30 Sexta, 11 de Março de 2022 »
Boas pessoal.
Na última pescaria feita fiquei com algumas questões e gostaria de perceber as vossas opiniões.

Nas montagens, é muito usual ver malta a usar uns sliders ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ). Pelo que percebi a ideia deste acessório é não danificar a madre, sendo que os usuais destorcedores supostamente vão danificar a linha.
A minha questão é, será que danifica mesmo a madre? Desde que pesco nunca tive qualquer problemas com os destorcedores normais ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ), mas há cerca de 2 semanas adquiri 1 saqueta destes sliders e realmente os acabamentos dos mesmos deixa a desejar.

Outra questão que me surgiu, o destorcedor na chumbada é "obrigatório"? Será que ao fim de algumas horas de pesca (ou jornadas), o destorcedor vai continuar a funcionar bem e a destorcer em ação de pesca?
Ainda outra questão, o tal destorcedor será mais vantajoso na chumbada ou no clip de engate na chumbada?
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #1 em: 15:59 Sexta, 11 de Março de 2022 »
Percebo as tuas perguntas e vou tentar responder pelo que tenho observado ao longo das jornadas

Sobre a 1a pergunta, do slider... Em teoria, o slider danificará menos a linha do que o destorcedor normal, mas volto a frisar, em teoria...
Durante cerca de 10/12 anos, usei o destorcedor e nesses tempos todos, apenas me recordo de uma vez a madre partir na zona do destorcedor com um peixe no anzol e acredito que fosse por estar roçada (na altura estava numa zona com algumas pedras) e não por ação do destorcedor.
Há coisa de 4 anos, comecei a usar os sliders, percebo o que queres dizer com os acabamentos, alguns têm superficies salientes, outros buracos demasiado pequenos (o que até dificulta o seu movimento na madre).

Sobre o destorcedor danificar a madre... Acredito que em linha de 0.35/0.37 a pescar direto possa fazer alguma coisa, mas como a maioria de nós já usa chicotes cónicos a acabar em 0.57, aí garanto que não faz qualquer diferença e para perceber isso basta pegar em 1m de linha, deixa-la em tensão e começar a deslizar o destorcedor com alguma força (de forma a simular um peixe a puxar), o que se verifica é um ligeiro aquecimento da linha e não propriamente a linha roçada. Posto isto, dentro de água a linha não vai aquecer porque a água está consideravelmente mais fria.... Se experimentares a mesma coisa fora de água, mas com um slider, a linha aquece igualmente, mas é normal, é devido à fricção.

Conclusão, não acho que faça diferença entre destorcedores ou sliders, o que é certo é que eu ainda tenho uns 8 ou 9 lá pelas caixas e quando se acabarem, vou usar destorcedores normais.


Sobre a 2a questão, também é boa... Eu uso sempre destorcedor para "desenrolar" a chumbada, mas também já usei sem nada e nunca notei nenhuma diferença prática em ação de pesca. Mas faz sentido que toda a montagem trabalhará melhor se a chumbada não tiver constantemente a rodar sobre si e a enrolar a madre.
Neste caso sou totalmente a favor do uso do destorcedor e não o dispenso.
Sobre eles poderem não rodar, acredito que ao fim de algumas (diria muitas) pescas eles possam começar a rodar mal, é normal, para mais em fundos de areia... Aí só há uma coisa a fazer, trocar por novos.

Mas também recordo-me perfeitamente de há coisa de 20 anos, os pescadores fazerem ligação direta entre a madre e a chumbada e não era por isso que não tinham resultados, inclusivamente eu cheguei a fazer isso.


De qualquer forma, a pesca é uma arte simples, quanto mais simples melhor, não vale a pena inventar com coisas muito complexa. Obvio que será importante adaptar as montagens ao mar e à espécie que poderemos encontrar (e até a forma como está a comer), mas isso são outros quinhentes.
« Última modificação: 16:09 Sexta, 11 de Março de 2022 por Antonio.Silva »
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #2 em: 16:38 Sexta, 11 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal.
Na última pescaria feita fiquei com algumas questões e gostaria de perceber as vossas opiniões.

Nas montagens, é muito usual ver malta a usar uns sliders ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ). Pelo que percebi a ideia deste acessório é não danificar a madre, sendo que os usuais destorcedores supostamente vão danificar a linha.
A minha questão é, será que danifica mesmo a madre? Desde que pesco nunca tive qualquer problemas com os destorcedores normais ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ), mas há cerca de 2 semanas adquiri 1 saqueta destes sliders e realmente os acabamentos dos mesmos deixa a desejar.


Outra questão que me surgiu, o destorcedor na chumbada é "obrigatório"? Será que ao fim de algumas horas de pesca (ou jornadas), o destorcedor vai continuar a funcionar bem e a destorcer em ação de pesca?
Ainda outra questão, o tal destorcedor será mais vantajoso na chumbada ou no clip de engate na chumbada?

Boas amigo Jorge ,

Em relação aos sliders uso uns da Amorim que são top , aliás todos os acessórios como os clips para as chumbadas também , procura a ref.ª 8717 em tamanho "S" por causa dos passadores lowrider e depois diz-me .

quanto a usar destrocedor ou clip simples na chumbada , o destrocedor é uma mais valia e até uso a montagem com 2 destrocedores , o do clip e o da chumbada que já vem na vareta  .

abraço

José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #3 em: 15:22 Sábado, 12 de Março de 2022 »
Para surfcasting eu faço logo a montagem completa no carreto: madre + shock-leader e no shock-leader monto stopper-slider-stopper + clip para chumbada. Quando chego ao pesqueiro é montar o carreto e passar a montagem pelos passadores e não perco tempo.

Para isso é necessário utilizar sliders e clips pequenos que passem nos passadores lowrider.

Tenho utilizado os sliders Barros ref. B-5012 nº 2 aos quais retiro o alfinete. Só uso sliders plásticos porque penso que os metálicos fazem mais fricção no fio.

Quanto aos clips para a chumbada uso os Tubertini 55B10  nº 1. Utilizo as chumbadas com destorcedor que penso que é uma mais valia.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #4 em: 16:05 Sábado, 12 de Março de 2022 »

 Tal como o amigo João no post anterior, não uso montagens separadas, uso o próprio chicote, stoper, missanga, dstorcedor ou slider, missanga e stoper, na ponta do chicote uso clip simples, feitos por mim, todas as chumbadas para surfcasting em praia/areal têm destorcedor.

 À muito que uso assim, quando quero colocar dois estralhos, coloco uma urfe no clip e nela a chumbada, passa a ser esse o anzol de baixo e o outro que está no chicote é puxado para cima até onde as linhas não se cruzem.

 Força  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline Ernesto Lima

Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #5 em: 16:50 Domingo, 13 de Março de 2022 »
Boa tarde José Marques.

Não "pesco" nada desta pesca, pelo que, em lugar de tentar ajudar inventando, coisa que ficaria mal, deixo-lhe um artigo (pdf) aqui do pesqueiro que, caso ainda não tenha lido, poderá talvez dar-lhe algum apoio.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #6 em: 13:21 Terça, 15 de Março de 2022 »
Boa tarde, quero agradecer imenso todas as respostas, deu para perceber/esclarecer algumas dúvidas.

Quando criei o tópico foi mais com o intuito de abrir uma "discussão" acerca do uso dos sliders vs destorcedores (a questão de ferir ou não a linha) e abrir uma discussão acerca da viabilidade a longo prazo dos destorcedores na chumbada (a questão de deixarem de funcionar).

Deixo ainda um agradecimento especial por esse documento "Montagens de um Herege", está muito bom mesmo.
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #7 em: 15:01 Terça, 15 de Março de 2022 »
De acordo com a minha experiência, não faz diferença usar destorcedores de barril normais ou desses com slider de plástico a não ser que a madre seja fina.

Como referiram já acima, para quem pesca com shockleader a linha é tão grossa que mesmo a área de superfície menor dos destorcedores convencionais não vai danificar a linha.

Ainda assim, não gosto de destorcedores convencionais, porque passado duas ou três pescas começam a corroer e eventualmente partem pelos veios.

Se for uma zona de areia fina com alguma corrente, a areia mete-se dentro do destorcedor e ele deixa de destorcer. Quando isto acontece não encontrei salvação possível, é lixo.

Comecei há uns tempos atrás a usar crossbeads. São todos em plástico, resistentes o suficiente, não corroem, e duram dezenas e dezenas de pescas.
Se se escolher o tamanho certo para as linhas que estamos a usar, as tolerâncias não permitem que entre areia para dentro do crossbeads para travar a linha.

E são baratos.

Montagem é nó de travão, missanga, crossbead (com o estralho metido no cross), missanga, nó de travão, e na ponta do shockleader clip de engate rápido com destorcedor e chumbada na ponta.

Montagem simples, e de todas as que experimentei é das que enrola menos.
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #8 em: 17:25 Terça, 15 de Março de 2022 »
Os crossbeads não me dão muita confiança. O nó que usa é o de bolinha? A minha não me dá confiança ter todo o estralho "segurado" por um nó que pode (na minha cabeça) desatar a qualquer momento e solta-se tudo.


Já alguém daqui sentiu o shockleader/chicote roçado devido ao destorcedor? A mim isso parece-me mais um mito que outra coisa, daí ter começado a questionar. Acredito que em linhas finas possa ter alguma influencia, mas numa linha de 0.40 para cima? Tenho algumas dúvidas
« Última modificação: 17:27 Terça, 15 de Março de 2022 por Jorge.Marques »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #9 em: 17:33 Terça, 15 de Março de 2022 »
Uso rotores e destorcedores e nunca tive problema.

Os crossbead não gosto. Não pelo medo do nó de bolinha ( que é um nó bastante fiável ), mas pelo receio de quebrar a própria crossbead.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #10 em: 13:41 Quarta, 16 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uso rotores e destorcedores e nunca tive problema.

Os crossbead não gosto. Não pelo medo do nó de bolinha ( que é um nó bastante fiável ), mas pelo receio de quebrar a própria crossbead.

Tenho exatamente a mesma sensação que tu, aquilo a qualquer momento pode estalar e partir. A acrescentar a isso, também não tenho muita confiança no nó bolinha, talvez por nunca o ter usado e visto realmente o que aguenta
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #11 em: 15:31 Quarta, 16 de Março de 2022 »

 Nunca reparei que o shock leader ficasse desgastado com o uso de destorcedor para o estralho, aliás é o que uso à muito tempo.

 Quanto aos crossbeads, já usei mais, agora não uso e explico, os que usava de vez em quando ficavam encravados pelo facto de terem o furo demasiado justo ao shock leader, (a areia entra e prende) e, como aqui na minha zona não encontrava maiores acabei por deixar de usar, mas são eficazes e nunca tive problemas nem medo que estes partissem com o esforço, antes deles partirem parte o estralho ou o nó de ligação do shock à madre, mas devem ser de boa qualidade,  depois coloco aqui a marca de que falo.

  :fixe:
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #12 em: 17:08 Quarta, 16 de Março de 2022 »
 Para quem usa crossbead os melhores são :  Daiwa , Sasame e Stonfo

 Os Stonfo mais utlizados  na competição e em relaçãoa preço/qualidade os daiwa são os melhores .
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #13 em: 12:56 Terça, 22 de Março de 2022 »
Bom dia Pessoal

No domingo passado experimentei friccionar o shock leader com o destorcedor (e fiz alguma força) e realmente não vi danos no 0.40 e no 0.57mm. Apenas senti um ligeiro aquecimento ao fim de algum tempo (diria perto de 1 minuto).

Isto leva-me a concluir que a teoria que se "ouve" por aí de que os sliders são melhores por não danificar, não será tão verdadeira quanto isso.

Agradeço a todos.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Acessórios de montagem - Dúvida
« Responder #14 em: 14:13 Terça, 22 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia Pessoal

No domingo passado experimentei friccionar o shock leader com o destorcedor (e fiz alguma força) e realmente não vi danos no 0.40 e no 0.57mm. Apenas senti um ligeiro aquecimento ao fim de algum tempo (diria perto de 1 minuto).

Isto leva-me a concluir que a teoria que se "ouve" por aí de que os sliders são melhores por não danificar, não será tão verdadeira quanto isso.

Agradeço a todos.


É um bocado por aí.... Honestamente não noto diferenças e até acho que o estralho trabalha melhor com o destorcedor, tenho a sensação de que está mais livre, por vezes parece que o slider fica muito apertado no shockleader 0.57 e isso vai influenciar o seu bom funcionamento.

Deixo apenas uma sugestão, na união do estralho com o destorcedor, façam uma tercina... Para além de todos os benefícios, confere alguma "rigidez" naquela zona e impede um pouco alguns enrolamentos... Pelo menos eu noto diferença quando comparado a fazer um "nó normal"
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]