collapse

Autor Tópico: Adianta usar fluorcarbonos à noite?  (Lida 1761 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« em: 12:00 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Boas
Uma dúvida que me assola muitas vezes quando estou a pescar à noite?
Adianta usar fluorcarbonos à noite, quando não existe luz, e usar monos para poupar os flúores que são mais caros?
Boas pescas ;)
 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #1 em: 12:02 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Eu so custumo usar com aguas claras, ou seja de dia.
De noite so uso amnesia ou trabucco, depende se for para areia amnesia, se for pedra trabucco por ser mais resistente.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #2 em: 12:03 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Uma dúvida que me assola muitas vezes quando estou a pescar à noite?
Adianta usar fluorcarbonos à noite, quando não existe luz, e usar monos para poupar os flúores que são mais caros?
Boas pescas ;)

Acho que sim, mas em noites sem lua.
Pode ser, ou não, coincidência, mas numa pesca já teres 12 peixes no fluor e no mono zero! já vi acontecer se é disso ou não...
Á noite muitas vezes uso amnesia.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #3 em: 13:29 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
E uso quase sempre. Mais do que propriamente o facto de ser fluorocarbono, como a minha pesca de surfcasting é normalmente em mares de Inverno, o que procuro é "estar a pesca", conseguir manter os estralhos a trabalhar e aí o fluoroarbono, com menos memória é efectivo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pantao

Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #4 em: 14:26 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Um bom  fluorocarbono ou então usa amenesia, como o Filipe disse os estranhos trabalham melhor.
Na questão de visibilidade, eu fiz a experiência de por dentro de agua fluorcarbono e linha normal e a olho o resultado foi igual, pode ser que os peixes tenham um espectro de visibilidade diferente no nosso.
Mas eu penso que como já disse eles vêem de certeza as redes e tb ficam la presos.
Quanto a tirar peixe numa cana com fluo ou normal, nunca tive esse problema, regra geral tiro sempre mais peixe numa cana do que noutra.
Uma coisa é certa os "prós" usam flou e como tal parto do pressuposto que seja melhor.

 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #5 em: 14:34 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Para os predadores, sinceramente é uma treta, tenho N experiencias a robalos e corvinas e isso é para mim falso. Mas a peixes como douradas e sargos já senti diferenças em alguns dias, não sempre... Mas mais do que ser fluorocarbono o que mais senti diferença foi em determinados dias baixar diâmetros, procurar pescar mais fino, e mesmo sem fluorocarbono, acabei por ter resultados.
O motivo pelo qual uso quase sempre já expliquei, mas outro tem a ver como algumas marcas terem fluoros a preços aceitáveis, pois para mim pagar 50 mt. só em pescas em que se gaste pouco de cada vez, senão torna-se insustentável.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #6 em: 14:36 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Obrigado pela vossa opinião pessoal.
Um dia destes a noite meto duas canas lado a lado a pescar com o mesmo isco, o mesmo anzol e uma com flúor e outra com mono e ver o que dá 8)
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #7 em: 14:44 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Um dia não chega, podes tirar conclusões erradas... Eu faço esses testes quando está a dar peixe. Quer com linhas, quer com amostras, quem comigo pesca sabe que é verdade. Está a sair peixe, com a amostra B eu ponho as outras a tentar ver como é... Deu com este anzol, deixa trocar para ver se é igual com o outro... Para se ter plano A, B E C que nos dias difíceis fazem toda a dif. Há que saber abdicar de alguns peixes nos dias em que ele andam em bandos...

Testa isso durante uns meses e depois tiras as tuas conclusões que de certeza aí vão aparecer.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #8 em: 15:11 Quarta, 09 de Julho de 2014 »
Caros amigos, isto as experiências de cada um valem o que valem mas todas juntas podem criar um padrão e afinal não é isso que todos queremos ;)

Eu em regra geral uso Fluocarbono seja dia seja noite, muito por culpa do trabalhar do estralho o fluo é mais tenso em regra geral que o nylon normal como já foi dito mas penso que isso todos já sentimos quando pesco em mares mais calmos uso o fluo na mesma pois faço muito uma pesca virada para a Dourada.

falando em visibilidades, confesso que nas noites que usei fluo numa cana e nylon noutra a diferença de capturas se deveu muito mais à distancia da pesca e ao posicionamento da mesma no mar do que propriamente ao fluo ou nylon, fiz a experiência de por pescar com tripé nessa noite trocar as canas de posição no tripé e sendo o anzol/isco/distancia de lançamento o mesmo tirei a conclusão ainda que inicial, de que o fluo durante o dia, nascer/pôr do sol, trabalhar na água, tem uma influencia considerável. Agora se o € estiver mau, se for pesca nocturna, um bom nylon não será nenhum "pecado" e não será a verdadeira razão de não sair peixe.

Não quero com isto dizer que não tem nenhuma influência, acho que tem, mas com estas condições será uma coisa de 4 ou 5%....ou menos....contudo....eu uso fluo em 99% das pescas que faço.
Isto para o Surf que é a pesca que pratico mais.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Adianta usar fluorcarbonos à noite?
« Responder #9 em: 00:50 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Acho que não é tanto pela claridade ou falta dela que o fluor é melhor que o nylon, mas mais pelo trabalhar do estralho como já referiram. Uso tanto de dia como de noite com o objectivo sempre de conseguir estar a pesca. Se pegares no tema dos diâmetros, ai se calhar a influencia já é bem maior, mas tendo sempre presente as condições do mar.
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [17:41 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [17:13 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]