collapse

Autor Tópico: Ajudem um azelha  (Lida 749 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bigodez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Terça, 19 de Outubro de 2021
Ajudem um azelha
« em: 16:48 Quarta, 20 de Outubro de 2021 »
Ora boas, é o seguinte , ofereceram me um pequeno conjunto de spinning (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) daqueles da Decathlon com uma cana de 2.40m mais umas amostras e montagens de boia e tal e é o seguinte, eu não percebo nada disto e já fui duas vezes pó rio Douro e até agora nada..
Antes de investir mais um bocadinho em material melhor queria Alguma ajuda, será que sou eu que sou mesmo azelha?
Não estarei a pescar no sítio certo?
Não uso o material indicado?
Eu quero ir ali para a zona de gramido e por aí só molhar o anzol nada demais mas queria tirar alguma coisa , senão tou mesmo só a ir apanhar ar..
Que me aconselham , continuo a insistir mudo de área ou material?
Desde já o meu muito obrigado
Cumprimentos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ajudem um azelha
« Responder #1 em: 17:22 Quarta, 20 de Outubro de 2021 »
É verdade que o material não é o mais aconselhado para nenhuma vertente em especifico da pesca, pode desenrascar em algumas mas não é de todo focado em nenhuma.
Mas não é isso certamente que o está a impedir de apanhar peixe, acho que deve inicialmente decidir por qual tipo de pesca se quer inicar, seja boia, fundo/chumbadinha ou até o spinning e depois então investir tempo nisso, e tempo neste caso não significa dinheiro.

Essa cana é muito curta, mas não o vai impedir de pescar em pontões onde consiga estar junto da água, pode pescar à chumbadinha com ela por exemplo, para pescar à boia fica um pouco limitado pelo tamanho dos estralhos, a menos que use boias de correr, mas para apanhar tainhas para treinar e saber trabalhar o peixe serve perfeitamente.

Para o spinning não sei sé mesmo por ai que quer começar, se quer apanhar peixe para ficar com o bichinho da pesca pode ser bastante frustrante, é uma pesca de muitas idas embora que jornadas pequenas, mas requer muita persistência.

Acho que o principal mesmo é decidir por que modalidade quer começar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bigodez

Offline Bigodez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Terça, 19 de Outubro de 2021
Re: Ajudem um azelha
« Responder #2 em: 17:43 Quarta, 20 de Outubro de 2021 »
Obrigado pela resposta, sim o maior problema mesmo é não saber o que quero, ou melhor, não sei por onde começar.. não conheço ninguém que pratique está modalidade e comecei mesmo só pra apanhar um bocado de ar mas até agora não passou disso hehe
Vou ter que estudar mais um bocado
Obrigado
 

Offline Cesar Dias

Re: Ajudem um azelha
« Responder #3 em: 18:53 Quarta, 20 de Outubro de 2021 »
Viva.
Em gramido, a direita da saida da etar, ha uns conjuntos de rochas onde se costuma esconder uns achigãs pequenos!
No inicio do verão saiam com colheres semelhantes a essa do kit.
Tente faze-la passar pelos espaços entre rochas... pode ser que ainda andem por la alguns.

Pode tambem tentar as tainhas, com um pedaço de pao no anzol.
Mas se tiver o "azar" de fisgar uma das grandes, essa linha pode nao dar conta do recado e rebentar.

Ha uma zona com alguma profundidade, onde tem umas escadas a descer para o rio e ao lado do guincho usado para descer e
subir barcos, tambem pode conseguir alguma coisa em spinning com a colher e as imitacoes de peixes.
Com jeito uns robalinhos de palmo, mas ja é alguma coisa  ;)
No entanto ha dias em que aí andam muitas canoas e para ninguem se magoar, é melhor escolher outros locais nesses dias.

Com uma montagem de boia de 0,4g ou 0,6g, anzol pequeno, uns asticot e um pouco de engodo barato, ainda deve conseguir passar
um bom bocado a tirar alburnos e pequenas tainhas.
A umas semanas a tras tentei apanhar alburnos assim, e saiam tainhas de menos de palmo, umas a seguir as outras... alburnos, quando muito saiu uma meia duzia no maximo.
Escolher locais com agua mais calma e olhando de cima, se vir grupos de pequenos peixes... é atirar um pouco de engodo... atirar com a montagem de boia e um asticot no anzol e esperar... em segundos, la vai a boia  :)

Estamos em pleno outono, é possivel que esses grupos de pequenos peixes comecem a ser menos frequentes, mas como disse antes, a menos de um mes ainda havia.

Uma pequena nota:
Os robalinhos e achigãs,  so os tenho tirado de manha cedo... altura em andam mais ativos a caçar.
« Última modificação: 18:57 Quarta, 20 de Outubro de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bigodez

Offline Bigodez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Terça, 19 de Outubro de 2021
Re: Ajudem um azelha
« Responder #4 em: 20:49 Quarta, 20 de Outubro de 2021 »
Boa obrigado pelas dicas.. sim pra já se calhar vou insistir com o pouco que tenho, depois de ver como as coisas funcionam se calhar invisto um bocado.. ali na zona de gramido costuma estar muita gente também não gosto muito ali na zona de Atães tem um pontão que entra pelo rio dentro , vou ver se vou lá experimentar..
Um dia destes também quando vir lá gente a pescar fico lá a ver um bocado a ver se aprendo alguma coisa..
Mais uma vez muito obrigado pelas dicas 😉
 

Offline Cesar Dias

Re: Ajudem um azelha
« Responder #5 em: 09:01 Quinta, 21 de Outubro de 2021 »
Dá para experimentar umas coisas e perceber o que poderá interessar mais.
Mas não desesperes, pesca também inclui ir e voltar sem apanhar nada.

Por vezes os dias que parecem melhores, são os que menos resultados dão...
Outras são os dias mais foleiros que dão melhores resultados  ;D
Há sempre a incerteza.

Não sei onde fica a zona de Atães... o goggle maps manda-me la para a zona de Braga  ::)
Mas até a barragem de crestuma é tudo zona da mesma licença de pesca, pelo que tem muito por onde
experimentar :)
Cumprimentos,
César
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Ajudem um azelha
« Responder #6 em: 08:24 Sexta, 22 de Outubro de 2021 »
Bom dia .Como diz o joaol o material não é o mais apropriado. Num entanto não podes desistir, a pesca é um desporto que tanto pode dar hoje e amanhã não . Mesmo no mesmo sitio. Para começar ao spining  também acho que é muito cedo. Devias começar pela pesca há boiá. Mas como já disse isso quer é persistência. Um abraço e bons lances
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bigodez

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Ajudem um azelha
« Responder #7 em: 15:23 Sexta, 22 de Outubro de 2021 »
O material não é o mais aconselhado mas serve perfeitamente para aprender.. ;)

mais do que apanhar peixe, o mais importante nesta altura é aprenderes a fazer as diversas montagens , os nós , etc...

eu quando recomeicei a pescar tb comprei um charuto desses..
pesquei com a cana ao fundo, à boia e tb com amostras..    logo na 1ª vez a pescar ao fundo ( chumbadinha) apanhei um belo sargo..

talvez tenhas que adquirir alguns consumiveis ( anzois, destorcedores, etc..) mas para iniciar e aprenderes o basico o que tens serve perfeitamente..

o importante é ires diversas vezes à pesca e não desistires..

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bigodez

Offline Bigodez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Terça, 19 de Outubro de 2021
Re: Ajudem um azelha
« Responder #8 em: 16:59 Sexta, 22 de Outubro de 2021 »
Obrigado pelo feedback pessoal..
Pois acho que pra já vou é aprender a trabalhar a cana, anzóis, nos e montagens etc..
Tentar não deprimir muito e ir insistindo aproveito e vou apanhando ar..
Vou tentar encontrar pessoal da minha beira que pesque e ver se consigo ir aprendendo mais algumas coisas ..
Mais uma vez obrigado e boas pescas  ;D
 

 

* Tópicos Recentes

Pedido de informações por Ricardo Pepino [21:44 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Bruno87 [20:43 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por ze carlos [17:53 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [09:46 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]