collapse

Autor Tópico: Pesca de Bass - Solta ou leva  (Lida 1372 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rafael_ibanez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Cidade da Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:39 Quarta, 11 de Agosto de 2021
Pesca de Bass - Solta ou leva
« em: 16:06 Quarta, 11 de Agosto de 2021 »
Ola, tenho lido a respeito das regras e tudo o mais, e no entando, Bass é considerado um peixe de retirada obrigatoria do corpo de agua, sei que em lagos se nao me engano ha outra regra, mas e voces?

Tudo que tenho visto é sobre a pesca esportiva, ou lúdica, caso prefira, mas como fica isso, é só o teatro para a cameras de alguns gajos, mas e voces levam peixe embora? minha questao e focada no bass, mas sei que tem o Lucio, e outros peixes...


Grato pela resposta amigos pescadores
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #1 em: 16:56 Quarta, 11 de Agosto de 2021 »
olá , vejo muitos vídeos de "pescadores" a devolver o peixe , eu pessoalmente levo tudo que sai para casa claro dentro da lei
não fico com peixe fora de medida , mas no caso dos lucioperca ou lúcio real e etc , esses levo todos , muitos devolvem o peixe mas isso nestas espécies é tão crime como levar fora de medida, á quem se abrigue na objecção de consciência , alegadamente dizem que não matam peixe por isso devolvem, mas aos olhos da lei isso não existe porque se não queres matar peixe simplesmente não vás a pesca, mas atenção que nem todos os bass são de devolução proibida, existe espécies tipo o achiga que tem medida mínima ..
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafael_ibanez

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #2 em: 17:55 Quarta, 11 de Agosto de 2021 »
Isso é um tema complexo! Há coisas bem piores que deveriam ser consideradas crimes e não o são. Eu sou da opinião que isso é uma decisão que vai na consciência de cada um . Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline rafael_ibanez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Cidade da Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:39 Quarta, 11 de Agosto de 2021
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #3 em: 22:55 Quarta, 11 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
olá , vejo muitos vídeos de "pescadores" a devolver o peixe , eu pessoalmente levo tudo que sai para casa claro dentro da lei
não fico com peixe fora de medida , mas no caso dos lucioperca ou lúcio real e etc , esses levo todos , muitos devolvem o peixe mas isso nestas espécies é tão crime como levar fora de medida, á quem se abrigue na objecção de consciência , alegadamente dizem que não matam peixe por isso devolvem, mas aos olhos da lei isso não existe porque se não queres matar peixe simplesmente não vás a pesca, mas atenção que nem todos os bass são de devolução proibida, existe espécies tipo o achiga que tem medida mínima ..


Muitissimo obrigado pela resposta amigo,  outro ponto seria o de pesca noturna... hoje em passeio de bike por Gaia, em varios pontos diferentes vejo pessoas a pescar... engraçado que pela lei, pesca noturna, salvo uma ou outra exceção pelo que vi, tambem o é proibida...



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre diz o seguinte:
Jornada de pesca
O período que decorre entre a meia hora que antecede o nascer do sol e meia hora após o pôr do-sol.
Fora da jornada de pesca só excecionalmente é permitido pescar de noite e apenas nas seguintes situações:
A pesca profissional praticada em zonas de pesca profissional (ZPP) cujo respetivo plano de gestão e exploração preveja a pesca noturna;
A pesca lúdica e a desportiva noturna na modalidade de carp fishing, praticada em zonas de pesca lúdica (ZPL) cujo respetivo plano de gestão e exploração a preveja;
A pesca lúdica e a desportiva noturna na modalidade de carp fishing, praticada nos locais estabelecidos na deliberação do Conselho Diretivo do ICNF, de 17 de abril de 2018;
Provas de pesca desportiva, incluindo o treino, organizadas pela FPPD e cujo regulamento preveja a pesca noturna.
 

Offline rafael_ibanez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Cidade da Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:39 Quarta, 11 de Agosto de 2021
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #4 em: 23:27 Quarta, 11 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso é um tema complexo! Há coisas bem piores que deveriam ser consideradas crimes e não o são. Eu sou da opinião que isso é uma decisão que vai na consciência de cada um . Abraço

Pois, eu entendo a questão dos peixes mais esportivos... pra mim pescar um bass or tucunaré (no brasil) ja era um troféu... mas o conceito aqui, pelo lado do governo, é que são espécies que acabam com a vida do local, eles literalmente dominam o local, eu acho que é o caso de tilapia nos USA (?)

Enfim, obrigado pela resposta meu amigo, e BOAS PESCAS :)
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #5 em: 08:30 Quinta, 12 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso é um tema complexo! Há coisas bem piores que deveriam ser consideradas crimes e não o são. Eu sou da opinião que isso é uma decisão que vai na consciência de cada um . Abraço

 olá , sim é verdade , tipo pescar á noite, com redes, com isco vivo, e etc. eu não critico quem devolve o peixe só critico abrigarem-se na "objecção de consciência" porque estamos literalmente a contribuir para o desaparecimento das nossas espécies quando devolvemos predadores, mas claro cada um é como cada um, á alguns dias vi um "senhor" que tinha pescado alguns luciosperca e percas sol,a descarrega-los num rio truteiro que tem várias espécies nativas, isso é mais um crime ambiental que devia ser punido.
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #6 em: 08:34 Quinta, 12 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
olá , vejo muitos vídeos de "pescadores" a devolver o peixe , eu pessoalmente levo tudo que sai para casa claro dentro da lei
não fico com peixe fora de medida , mas no caso dos lucioperca ou lúcio real e etc , esses levo todos , muitos devolvem o peixe mas isso nestas espécies é tão crime como levar fora de medida, á quem se abrigue na objecção de consciência , alegadamente dizem que não matam peixe por isso devolvem, mas aos olhos da lei isso não existe porque se não queres matar peixe simplesmente não vás a pesca, mas atenção que nem todos os bass são de devolução proibida, existe espécies tipo o achiga que tem medida mínima ..


Muitissimo obrigado pela resposta amigo,  outro ponto seria o de pesca noturna... hoje em passeio de bike por Gaia, em varios pontos diferentes vejo pessoas a pescar... engraçado que pela lei, pesca noturna, salvo uma ou outra exceção pelo que vi, tambem o é proibida...



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre diz o seguinte:
Jornada de pesca
O período que decorre entre a meia hora que antecede o nascer do sol e meia hora após o pôr do-sol.
Fora da jornada de pesca só excecionalmente é permitido pescar de noite e apenas nas seguintes situações:
A pesca profissional praticada em zonas de pesca profissional (ZPP) cujo respetivo plano de gestão e exploração preveja a pesca noturna;
A pesca lúdica e a desportiva noturna na modalidade de carp fishing, praticada em zonas de pesca lúdica (ZPL) cujo respetivo plano de gestão e exploração a preveja;
A pesca lúdica e a desportiva noturna na modalidade de carp fishing, praticada nos locais estabelecidos na deliberação do Conselho Diretivo do ICNF, de 17 de abril de 2018;
Provas de pesca desportiva, incluindo o treino, organizadas pela FPPD e cujo regulamento preveja a pesca noturna.

olá , tens de ver em que zona de Gaia porque se for no rio Douro é permitido pescar á noite, porque alguns kilometros finais do rio é considerado aguas salobras e isso é da competência do DGRM e não do ICNF.
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafael_ibanez

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #7 em: 14:40 Quinta, 12 de Agosto de 2021 »
Peixe de aguas interiores devolvo tudo, menos peixe gato.
Independente da lei, se não como e não lhe dou outro uso qualquer, devolvo.

Inserir Citação (seleção)
á alguns dias vi um "senhor" que tinha pescado alguns luciosperca e percas sol,a descarrega-los num rio truteiro que tem várias espécies nativas, isso é mais um crime ambiental que devia ser punido.

Isto sim, deveria ser severamente punido.
Possivelmente nem tinha consciência do que estava a fazer.
Deve-se fazer o povoamento ou repovoamento, mas por entidades e pessoas que fazem o que estão a fazer.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #8 em: 15:37 Quinta, 12 de Agosto de 2021 »
Era bem pendurado.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #9 em: 18:10 Quinta, 12 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Peixe de aguas interiores devolvo tudo, menos peixe gato.
Independente da lei, se não como e não lhe dou outro uso qualquer, devolvo.

Inserir Citação (seleção)
á alguns dias vi um "senhor" que tinha pescado alguns luciosperca e percas sol,a descarrega-los num rio truteiro que tem várias espécies nativas, isso é mais um crime ambiental que devia ser punido.

Isto sim, deveria ser severamente punido.
Possivelmente nem tinha consciência do que estava a fazer.
Deve-se fazer o povoamento ou repovoamento, mas por entidades e pessoas que fazem o que estão a fazer.


posso dizer que o rio em questão a poucos anos tinha N de trutas,barbos,escalos,abletes,etc. hoje para pescar um desses qualquer é preciso literalmente acampar ao lado do rio e rezar que passe lá um ou outro peixito miniatura ..
infelizmente estas pessoas de mais idade não tem informação ou estão mal informados , porque até quando lhe dizemos algo eles até lhes saltam os olhos porque nós moços novos "não percebemos nada" mas isso é tema para outro tópico ..
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #10 em: 18:38 Quinta, 12 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso é um tema complexo! Há coisas bem piores que deveriam ser consideradas crimes e não o são. Eu sou da opinião que isso é uma decisão que vai na consciência de cada um . Abraço


Não é nada complexo..
A lei existe dessa forma porque tem o objetivo de limpar certos cursos de aguas, de espécies invasoras, algumas delas introduzidas por pescadores lúdicos

Sou de opinião que a lei até é bastante equilibrada.. permite que existam massas de agua com espécies não autóctones mas com valor na pesca lúdica e noutra massas de agua não.

O pescador lúdico é que se está a borrifar e ignora ostensivamente a lei…. Primeiro  foi o culpado da introdução de certas espécies e depois tem ações que perpetuam o que fez de errado..
Mais caricato é que depois somos os primeiros a queixarmo-nos  e a apontar o dedo aos outros..

Enfim , assim nunca iremos passar a cepa torta..

Sobre o tema, já tive comportamentos diferentes ao longo do tempo.
1º , quando comecei a pescar na adolescência com o meu tio na barragem do caia, tudo o que apanhávamos era para comer.. carpas, achigãs de todos os tamanhos. Ia tudo para casa.
Já bem mais velho, quando recomecei a pescar libertava tudo o que era peixe de agua doce.
Hoje em dia sempre que a lei o permite, liberto todos os peixes.
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #11 em: 07:39 Sexta, 13 de Agosto de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hoje em dia sempre que a lei o permite, liberto todos os peixes.

 exactamente isso que eu quero dizer , se a lei permitir, no caso de certas expecies é proibido devolver, mas só nos resta apontar dedos uns aos outros porque a legislação esta bem construída não esta bem fiscalizada mas isso são outros problemas que nem sequer nos podemos queixar porque se nos queixar-mos muito eles interditam a pesca e está feito..
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #12 em: 16:37 Sexta, 13 de Agosto de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
á alguns dias vi um "senhor" que tinha pescado alguns luciosperca e percas sol,a descarrega-los num rio truteiro que tem várias espécies nativas, isso é mais um crime ambiental que devia ser punido.

Há situações e situações. Nesse caso é evidentemente um crime ambiental.

Os sitios onde costumo ir à achigã não são alimentados nem alimentam quaisquer rios ou ribeiros. A maior parte são pequenos açudes alimentado por nascente e chuva. nunca tiveram outras espécies que não as que foram introduzidas para pesca ludica. Portanto o meu "dilema" é se quero destruir o meu parque de diversões ou não, e opto por devolver independentemente da medida.

Confesso que tinha noção que a achigã era uma espécie invasora e que tinham proibido a sua devolução mas nem sabia que havia distinções nessa regra em função da massa de água.
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #13 em: 17:05 Sexta, 13 de Agosto de 2021 »
o achiga é um bass, e é invasor mas á quem defenda que é uma espécie naturalizada ou seja já é português.
penso que a medida mínima de captura seja de 20 cm e não tem defeso, contudo é um peixe nobre para a nossa gastronomia.
 em relação ao "parque de diversão" foi como disse anteriormente, nada contra a devolução nesses casos, agora em zonas como a barragem dos pisoes "alto Rabagão" que antigamente aviam romarias de pescadores a irem para lá por existir muito peixe, hoje em dia por causa da poluição, dos invasores e claro o factor humano é difícil tirar um peixe bom, já sei que essas romarias foram em grande parte a causa de haver pouco peixe, mas os predadores invasores também são culpados. por isso acho que não se devia fazer  devolução dessas espécies..
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 

Offline Baldas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 54
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:47 Quinta, 15 de Outubro de 2020
Re: Pesca de Bass - Solta ou leva
« Responder #14 em: 18:01 Sexta, 13 de Agosto de 2021 »
Boas, eu quando vou aos achigas é para pescar e comer, mas se vir que o peixe é pequeno, menos de 25cm liberto o, só ficamos a ganhar no futuro, ou se vir que a coisa corre bem, e pesco 8 ou 9 achigas, nao os levo todos para casa, normalmente levo 2 ou 3 no maximo, e o resto liberto, acho que assim ficamos todos a ganhar.
 

 

* Tópicos Recentes

Pedido de informações por Ricardo Pepino [21:44 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Bruno87 [20:43 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por ze carlos [17:53 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [09:46 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]