collapse

Autor Tópico: Ajuda jigging  (Lida 624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Skygarve

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quarta, 24 de Março de 2021
Ajuda jigging
« em: 22:15 Quarta, 24 de Março de 2021 »
Boas pessoal
Adquiri um barco e espero somente a abertura da pesca para o colocar na água. A minha área de pesca será entre Portimão e sagres.
Irei me iniciar no jigging pela primeira vez.
Adquiri cana slow jigging da daiwa e carreto shimano ocea jigger 2001 o qual levou multifilamento da sufix.
Provalmemte este tipo de pesca irei direcionar aos pargos.
A minha dúvida é em relação à baixada.
O que é normalmente utilizado?
Mono? Flúor?
Comprimento da baixada?
Baixada vai directo à zagaia?
Destercedor?
Desde já obrigado
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda jigging
« Responder #1 em: 18:23 Quinta, 25 de Março de 2021 »
Boa tarde Skygarve.

Relativamente às suas questões, vejamos:

O que nomeia como baixada, na gíria das técnicas, em que a baixada não leva estralhos, mas vai directa a anzol ou amostra, é mais usual chamar-se "Lider". Por tal, para evitar confusões e até o uso da palavra em outras pesquisas suas, usarei a palavra referida.

Lider em nylon ou fluorocarbono?

- Pessoalmente uso em fluorocarbono, Asso 100%, P-line 100% e Seaguar FXR. Os dois primeiros são bons e bem mais baratos que o Seaguar, As razões prendem-se com a resistência à abrasão e nó, assim como à apregoada "quase invisibilidade". No entanto, atendendo à robustez, não tenho grandes problemas em usar nylon revestido a fluorocarbono Gorila UC-4 ou nylon Sufix Calema. Já capturei com uns e outros e não tenho razões suficientes para afirmar como certeza que uns são melhores que outros. De todos os Fluorocarbonos referidos, para um mesmo diâmetro o mais resistente é o Seaguar.

- Diâmetro do Lider: O menor possível face à resistência, tendo em conta, principalmente, os exemplares a que se destina e alguma coerência com o diâmetro e resistência do Multifilar em uso. Pessoalmente, e para qualquer peixe dos mais habituais, aqui do Continente, pargos (mesmo Capatões), badejos, robalos..., uso multifilar entre 0,20 e 0,24 (PE 2 a 3); e, monos em nylon e fluor, entre 0,40 e 0,47. Na dúvida, um 0,50. Ter em conta que quanto mais grosso, mais a aguagem lhe pega. Se pescarmos muito fundo, pior ainda.

- Comprimento do Lider: nunca uso mais de 3 metros. Quanto mais comprido, mais maleável, e, consequentemente, menos controlo sobre as animações da amostra.

Ligações do Lider à amostra:

Pessoalmente, aplico na amostra uma argola daquelas "tipo porta chaves", mais conhecida na gíria por "Split Ring". Veja aqui:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Na ponta do Líder amarro uma argola fechada, mais conhecida na gíria como "Solid Ring". Veja aqui:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

( há quem use destorcedores, mas, para uma mesma resistência, são bem maiores que as argolas)


Depois faço a ligação da amostra ao lider, com um alicate que abre as amostras tipo porta chaves, com estas pontas:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

As argolas que tenho usado são estas:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Os anzóis são aplicados também nas argolas tipo porta chaves.

Nós de ligação que uso:

Lider à argola fechada ou destorcedor: Chain knot. Veja aqui:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Lider ao multifilar: FG Knot. Veja aqui:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Para ver amostras já montadas, mais materiais em uso e outros nós, veja estas postagens aqui no Pesqueiro:

1. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

2. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Espero ter deixado informação que lhe seja útil. Caso necessite de levantar outras questões, ando por aqui.

Importa referir que existem outras ideias, materiais, nós e etc.. Para as pescas que faço, entre os 30 e os 150m de profundidade, com base nas pesquisa que tenho feito e em alguma prática de mar, tenho usado o que acima referi e não me tenho dado mal.

Cumprimentos

Ernesto

Para melhor ver montagens e nós
« Última modificação: 18:34 Quinta, 25 de Março de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, b.nunes, pereirajp, PMiranda, RicardoD, Ricardo Nunes

Offline Skygarve

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quarta, 24 de Março de 2021
Re: Ajuda jigging
« Responder #2 em: 19:38 Quinta, 25 de Março de 2021 »
Agradeço bastante a explicação bem permonorizada . Ajudou bastante.
Obrigado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline pantao

Re: Ajuda jigging
« Responder #3 em: 09:38 Sexta, 26 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
carreto shimano ocea jigger 2001 o qual levou multifilamento da sufix.

Vais pescar com este carreto a que profundidades? e qual o diâmetro do entrançado?
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]