collapse

Autor Tópico: ESTADO DE EMERGÊNCIA  (Lida 6292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tózé

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Agradecido: 39 vezes
    • Gondomar - Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Terça, 05 de Abril de 2016
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #30 em: 14:23 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alguém além de pescador tb é caçador??

Ontem chegou-me um Zum Zum aos ouvidos em que era permitido caçar. Alguém sabe alguma coisa.
Boas, além de pescador, também sou caçador e segundo informações de colegas de caça (nada de oficial), só se pode ao JAVALI, e em determinadas condições, como no 1º confinamento..
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #31 em: 16:31 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alguém além de pescador tb é caçador??

Ontem chegou-me um Zum Zum aos ouvidos em que era permitido caçar. Alguém sabe alguma coisa.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Ernesto Lima

Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #32 em: 16:32 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Boa tarde a todos.

Depois de ler o que por aqui se tem escrito, importa referir que a Pesca Lúdica e a Caça Sub, são Actividades Físicas Individuais de Ar Livre, assim como a Pesca Desportiva e a Caça Sub de competição, são o mesmo tipo de actividades, com competição organizada. Pode dizer-se que ambas são desportos, assim como o ciclismo que tem a vertente passeio, individual ou colectivo, e a vertente competição.

Face ao DL Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, e conforme o descrito na alinea j), do n.º 2, do art.º 4.º, está salvaguardada a possibilidade da prática de Actividade Física Individual de Ar Livre conforme artigo 34.º. Neste artigo 34.º, no seu n.º 1 é permitida a prática de Actividade Física Individual ou Desportos de Ar Livre, "assim como" os treinos federados e etc.. Importa ler.

Do que está escrito não vejo qualquer proibição para um Caçador Submarino ou um Pescador Lúdico, irem a solo, apeados ou embarcados, fazerem a sua actividade física de ar livre. Agora se forem ao monte e em barcos cheios, aí sim...! É proibido! É a leitura que faço. Por tal, quem o entenda poderá ir a solo, fazer a sua pesquita e se alguma autoridade o interpolar, deverá educadamente questionar qual a lei em que se baseia. Isto será talvez melhor que estar a encher a DGRM de mails, antes de haver algo escrito, o que, como já vimos na anterior proibição criou um aviso desbocado, confuso e ilegal. É a minha opinião. Posso estar enganado.

Pessoalmente, e porque estou farto de andar a pagar pelas inconsciências de muitos, enquanto não existam outras deliberações, nacionais ou locais, se as condições climatéricas o permitirem, levo comidinha, confino-me no meu carro, a seguir no meu barco e vou para o mar, a solo, com máscaras, cumprir com a deslocação autorizada para a prática da minha actividade física individual preferida..., Pesca Lúdica. Não sou ciclista, nem corredor; e cão para passear também já não tenho.

Se me mandarem embora, não desobedeço. E depois..., logo vejo!?

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #33 em: 16:42 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Tal como o Ernesto, acho que a pesca se enquadra num desporto individual e ao ar livre.
Pelo que quem vive perto do mar acho que o pode fazer.
O pior é quem vive mais longe e se têm que deslocar.
Ninguém vai passear o cão a kms de casa, ou não precisa de ir correr /caminhar para longe da residencia, uma vez que o pode fazer perto de casa.
Já a pesca em águas interiores está declaradamente proibida.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #34 em: 16:49 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já a pesca em águas interiores está declaradamente proibida.

Zé, declaradamente, onde?

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #35 em: 16:55 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
A. ESCLARECIMENTOS RELATIVOS AO EXERCÍCIO DA CAÇA E PESCA face às determinações legais estabelecidas pelo Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

A circulação para o controlo populacional de determinadas populações, designadamente de javalis, bem como a pesca profissional em águas interiores, por revestirem um carácter profissional, é permitida.

No link que enviaste no ICNF, não fala do que é proibido, mas fala do que é permitido, que é a mesma coisa.
Isso é o que entendo do que está escrito.
« Última modificação: 16:58 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 por Rider »
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #36 em: 17:04 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Acho que ás leis, comunicados, decretos, etc.. deveriam ser claros para que não surjam duvidas ou formas de ultrapassar o que está muitas vezes profundamente confuso.

O que deveria ser comunicado era É proibido ou Não é proibido.
Se não se pudesse pescar, ponto final.
Se se pode pescar, quais as regras a cumprir. ( regras extras há já estipuladas, licença, tamamho minimos, etccc )
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Paulo1973

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 82
  • Agradecido: 13 vezes
    • Sobralinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:11 Sábado, 12 de Outubro de 2019
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #37 em: 17:16 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Boas ainda não entendi se pode  ou não ir a pesca eu sou de Alverca e costume ir para Setúbal a pesca agora não sei se posso ir ou não sem mais o meu obrigado Paulo silva
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #38 em: 17:21 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
A. ESCLARECIMENTOS RELATIVOS AO EXERCÍCIO DA CAÇA E PESCA face às determinações legais estabelecidas pelo Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

A circulação para o controlo populacional de determinadas populações, designadamente de javalis, bem como a pesca profissional em águas interiores, por revestirem um carácter profissional, é permitida.

No link que enviaste no ICNF, não fala do que é proibido, mas fala do que é permitido, que é a mesma coisa.
Isso é o que entendo do que está escrito.


Ok. Ao ler o esclarecimento do ICNF, por exclusão de partes, também depreendi que a pesca lúdica e desportiva estivessem proibidas mas como mencionaste que estava "declaradamente proibida", deduzi que houvesse mais qualquer coisa em concreto.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #39 em: 17:21 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Neste pesqueiro ninguém chateia.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #40 em: 17:22 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
A. ESCLARECIMENTOS RELATIVOS AO EXERCÍCIO DA CAÇA E PESCA face às determinações legais estabelecidas pelo Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

A circulação para o controlo populacional de determinadas populações, designadamente de javalis, bem como a pesca profissional em águas interiores, por revestirem um carácter profissional, é permitida.

No link que enviaste no ICNF, não fala do que é proibido, mas fala do que é permitido, que é a mesma coisa.
Isso é o que entendo do que está escrito.


Ok. Ao ler o esclarecimento do ICNF, por exclusão de partes, também depreendi que a pesca lúdica e desportiva estivessem proibidas mas como mencionaste que estava "declaradamente proibida", deduzi que houvesse mais qualquer coisa em concreto.


Neste caso acho que não restam duvidas.
Quanto a águas maritimas, as duvidas são mais que muitas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #41 em: 17:53 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
importa referir que a Pesca Lúdica e a Caça Sub, são Actividades Físicas Individuais de Ar Livre

A pesca lúdica não é considerada uma actividade física e sim de lazer ;)
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #42 em: 18:35 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Estou fartinho de estar em casa. Ás vezes acordo tão irritado que só apetece-me cortar os pulsos (força de expressão) .Felizmente não perdi o emprego mas desde Março que estou enfiado num apartamento 70m2 em Lisboa, com exceção de um mês que estive na aldeia!
 visito a minha Mãe que é doente crónica de mês a mês..
ao longo destes 11 meses, reduzi o nº de contatos que tenho habitualmente para +- 8 pessoas. 
costumo ir jantar fora , mas faço-o só com uma pessoa, neste caso a minha namorada.

hoje é sexta feira, são 18H e se fosse outra época, estaria nesta altura a programar as minhas idas à pesca, uma caminhada, uma ida a montargil etc..

faço minhas as palavras do companheiro Ernesto num tópico de de Março..

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sabe-se que normalmente tudo corre bem quando vamos pescar. Mas, sabe-se também que os riscos aumentam e que, caso tenhamos um qualquer acidente corremos o sério risco de ter de recorrer a meios de salvamento que, neste momento estarão certamente com prioridades mais importantes que ir salvar pessoal que decidiu ir pescar..., no mar, na praia, nas rochas, nas falésias ou outros locais. Já para não falar das viagens de carro, também elas susceptíveis de risco e consequente dispersão de meios de socorro. Normalmente não acontece..., mas, a qualquer instante pode acontecer e o momento não é o melhor para correr estes riscos.



seja permitido ou não a pesca o bom senso diz-me para ficar em casa e é o que vou fazer!

nem tudo é mau, com isto do confinamento ofereceram-me um kit de "rod building"  que chegou dos EUA ontem e já tenho com que me entreter"! O0
 

Offline Ernesto Lima

Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #43 em: 18:43 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Boa tarde AMateus.

A Pesca Lúdica é, sem sombra de dúvida, uma Actividade Física de Ar Livre que pode ser praticada individualmente ou em grupo, ocupando momentos de lazer.

A Pesca Desportiva é, sem sombra de dúvida, uma Actividade Física de Ar Livre que pode ser praticada individualmente ou em equipas, em competição organizada.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ernesto Lima

Re: ESTADO DE EMERGÊNCIA
« Responder #44 em: 19:08 Sexta, 15 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estou fartinho de estar em casa. Ás vezes acordo tão irritado que só apetece-me cortar os pulsos (força de expressão) .Felizmente não perdi o emprego mas desde Março que estou enfiado num apartamento 70m2 em Lisboa, com exceção de um mês que estive na aldeia!
 visito a minha Mãe que é doente crónica de mês a mês..
ao longo destes 11 meses, reduzi o nº de contatos que tenho habitualmente para +- 8 pessoas. 
costumo ir jantar fora , mas faço-o só com uma pessoa, neste caso a minha namorada.

hoje é sexta feira, são 18H e se fosse outra época, estaria nesta altura a programar as minhas idas à pesca, uma caminhada, uma ida a montargil etc..

faço minhas as palavras do companheiro Ernesto num tópico de de Março..

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sabe-se que normalmente tudo corre bem quando vamos pescar. Mas, sabe-se também que os riscos aumentam e que, caso tenhamos um qualquer acidente corremos o sério risco de ter de recorrer a meios de salvamento que, neste momento estarão certamente com prioridades mais importantes que ir salvar pessoal que decidiu ir pescar..., no mar, na praia, nas rochas, nas falésias ou outros locais. Já para não falar das viagens de carro, também elas susceptíveis de risco e consequente dispersão de meios de socorro. Normalmente não acontece..., mas, a qualquer instante pode acontecer e o momento não é o melhor para correr estes riscos.



seja permitido ou não a pesca o bom senso diz-me para ficar em casa e é o que vou fazer!

nem tudo é mau, com isto do confinamento ofereceram-me um kit de "rod building"  que chegou dos EUA ontem e já tenho com que me entreter"! O0


Boa tarde PereiraJP

Tem toda a razão. De facto, em Março, escrevi convicto sobre este assunto e continuo a achar que existem de facto riscos, no entanto, estou farto de, desde Março, andar a cumprir, independentemente de haver, ou não, Estados de Emergência, e porque muitos acham que isto já acabou e até passam imagens de que vai tudo ficar bem "amanhã" e etc., andando por aí como se nada fosse, ter de papar com todas estas restrições.

Essas as razões que me levam a tentar levar a vida da forma mais normal possível, embora tendo em conta que, em caso de acidente ou doença não COVID, para além do trabalho que vamos dar, se caímos num hospital estamos tramados.

Por tal, vou manter o meu conceito: Comporto-me com todos os cuidados e como se estivesse infectado. Desta forma tentando sempre cuidar-me e aos outros. Mas já me custa muito acreditar nas medidas, nos momentos em que estas são impostas e nas razões que os levam a tomá-las.

Pelo acima descrito, se não for cada um de nós a cuidar-se e a cuidar dos outros, tão cedo não haverão medidas que resolvam. Aguardemos os resultados das vacinas e que o Verão chegue com temperaturas mais altas.

Entretanto, se puder ir pescar, com todos os cuidados, vou.

Abraço

Ernesto 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]