collapse

Autor Tópico: Cana embarcada chumbadinha e diversos  (Lida 4296 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carapaca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
Cana embarcada chumbadinha e diversos
« em: 09:41 Terça, 29 de Dezembro de 2020 »
Bom dia amigos,

Vou adquirir uma nova cana para chumbadinha e diversos e estou indeciso.

Só para dar mais contexto, actualmente já tenho 2 canas uma Shimano Catana Boat Quiver 300 e Barros FORÇA 8 Traineira (backup caso a outra se parta). Canas bastante baratas mas que serviram até este momento porque não tenho ido mais que 3/4 vezes por ano à pesca.

No entanto gostava que comprar uma cana melhor já que me iniciei nas douradas à chumbadinha e realmente na única experiência que tive na Vereda não conseguia ver toques nenhuns (pesquei com a ponteira mole na Shimano). O único exemplar que saiu foi quando mudei para pesca vertical e aí sim consegui ferrar o peixe e ver o toque. Sei que o "kit de unhas" é importante, mas tendo eu já alguma experiencia em pesca embarcada, penso que não estaria a fazer nada de errado e pretendo eliminar o factor cana. Para além disso pretendo uma cana que seja melhor e me dê mais garantias.

Factores importantes, pretendo uma cana até 120/140€, leve e que seja polivalente, seja chumbadinha e pesca vertical até 200g de chumbada.

Não gosto de canas muito rijas que parece que estamos a pescar com um pau (tal como essa shimano é um pouco), porque isso se reflete nas minhas costas ao final do dia e prefiro canas mais moles.

Andei a ler no fórum sobre várias:
- Tubertini Genetic pro 3.2 (acho um pouco cara e necessita de vários ajustes? porta carretos etc. e dizem que é algo pesada)
- Vega Potenza T-Power 3.50m (não tenho grande feedback)
- Vega Aurata S1 3.5 (talvez um pouco rija demais e algo pesada? mas esta será a minha preferência)
- Vega Mytica (muito rija? mais em conta..)
- Outras sugestões?

Outro factor é que como não tenho barco e vou sempre em MT o factor espaço é importante, será 3.5m demasiado?

Já agora o carreto que uso actualmente é o DAIWA Saltist Nero 4500H (560g) e tenho 2 de backup um Banax Mighty (algo pesado) e um Vega Commander 40 (que também uso em bóia apeada). Também não pretendo aquirir nenhum carreto pelo que prefiro que a cana nova case bem com os carretos que possuo, caso isso seja possível.

Algumas sugestões/experiências que queiram partilhar??
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11230
  • Agradecido: 1642 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #1 em: 10:46 Terça, 29 de Dezembro de 2020 »
Lendo o que escreves, eu tenho um palpite, mas faz me confusão achares a catana rija.
E tb não devias sendo assim dar como hipótese as canas que mencionas te acima, que são excelentes mas mais rijas do que as que tens.

Deixo como ideia a VEGA CALIDA, UMA CANA muito leve e com uma acção progressiva.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carapaca

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #2 em: 10:59 Terça, 29 de Dezembro de 2020 »
Das canas mencionadas não conheço  a vega calida as outras que mencionas são  boas canas na questao da sensibilidade (ponteiras) podes ser tu a adpatares as tuas proprias ponteiras ao tipo de cana que vais utilizar e não usar a maxima de a mesma serve para tudo


Cumps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carapaca

Offline TiagoFigueiredo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 90
  • Agradecido: 2 vezes
  • A mulher e o peixe no mar são difíceis de agarrar.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:13 Quarta, 10 de Fevereiro de 2016
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #3 em: 11:19 Terça, 29 de Dezembro de 2020 »
Bom dia, tambem sou novato mas os colegas acima ja deram boas dicas, será que a tubertini genetic nao se encaixaria tambem no que procuras ?


Sempre ouço maravilhas dessa cana....

abraço e
boas festas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carapaca

Offline Carapaca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #4 em: 10:01 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Obrigado pela sugestão. Penso já ser um pouco fora do plafond mas vou analisar.

Obrigado
 

Offline Carapaca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #5 em: 10:02 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lendo o que escreves, eu tenho um palpite, mas faz me confusão achares a catana rija.
E tb não devias sendo assim dar como hipótese as canas que mencionas te acima, que são excelentes mas mais rijas do que as que tens.

Deixo como ideia a VEGA CALIDA, UMA CANA muito leve e com uma acção progressiva.

Vou dar uma olhadela, essa sinceramente não li muito sobre ela.
obrigado
 

Offline Carapaca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #6 em: 10:06 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Das canas mencionadas não conheço  a vega calida as outras que mencionas são  boas canas na questao da sensibilidade (ponteiras) podes ser tu a adpatares as tuas proprias ponteiras ao tipo de cana que vais utilizar e não usar a maxima de a mesma serve para tudo


Cumps

Sinceramente eu pesco com qualquer cana, desde que seja confortável para mim, seja rija ou mole, mas fico com a sensação que devido à rigidez da cana eu fico com uma dor de costas maluca. Mas talvez seja devido ao peso e não tanto a cana ser rija. Nada como começar a ir mais vezes para me habituar.

Obrigado pelas dicas
 

Offline Nelsonrico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 188
  • Agradecido: 99 vezes
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #7 em: 12:07 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Relativamente ao comprimento da cana, até acho vantajoso ter uma cana mais comprida numa MT, mas isto é a minha opinião. Ainda assim, penso que para fazeres os dois tipos de pesca que pretendes, a Aurata seria uma boa escolha. Tenho também a Mytica, e sim, é uma cana mais rija, embora eu goste mais desta, mas, uma vez mais, é apenas o meu gosto. Boas entradas.
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #8 em: 12:44 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Boas

A genetic pro 3,20 é, para mim, a melhor cana de gama média neste momento.
Leve e de ação progressiva, acompanha com as famosas ponteiras a.p. Flex mas podes adaptar uma ponteira de carbono se quiseres para pescar à chumbadinha.
Porta carretos de cremalheira mas bastante justinho da um conforto melhor na pega da cana e mantém a mão em contacto com o carbono da cana.

Outra opção que não ficas mal servido é a aurata, um pouco mais comprida, mais rija e ação de ponteira, boa para os diversos.
Erraram, na minha opinião, com o porta carretos de rosca que é demasiado pequeno para os carretos tamanho 8000 da shimano o que faz com que o carretos fique só apoiado na pontinha dos pés.

Em suma, eu optaria pela genetic pro 3,20 mesmo passando um pouco o orçamento, penso que consegues por 155€ em alguma lojas, mas ficas com uma cana de top para os vários tipos de pesca embarcada
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline caaz

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 14 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Outubro de 2017
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #9 em: 14:18 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Esta discussão interessa-me bastante e vou juntar-me a ela. Tenho uma Barros Goraz que tenho usado para tudo mas na última pesca às douradas apercebi-me experimentando a cana se um companheiro (Vega Exótica) que pescava muito melhor com uma cana mais rija. Depois de considerar as canas já faladas estou entre a Aurata e a Vega Legend 3.20 a 3.60. Desta última há poucas opiniões. Alguém  conhece e pode comparar a com a Aurata. Percebo que tem melhores componentes Fuji e também que é mais pesada e em rigidez? Sei que esta discussão pertencia a outro companheiro mas intrometo-me por achar que o que trago também lhe pode interessar.
 

Offline Carapaca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #10 em: 15:04 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esta discussão interessa-me bastante e vou juntar-me a ela. Tenho uma Barros Goraz que tenho usado para tudo mas na última pesca às douradas apercebi-me experimentando a cana se um companheiro (Vega Exótica) que pescava muito melhor com uma cana mais rija. Depois de considerar as canas já faladas estou entre a Aurata e a Vega Legend 3.20 a 3.60. Desta última há poucas opiniões. Alguém  conhece e pode comparar a com a Aurata. Percebo que tem melhores componentes Fuji e também que é mais pesada e em rigidez? Sei que esta discussão pertencia a outro companheiro mas intrometo-me por achar que o que trago também lhe pode interessar.
Não tem qualquer problema companheiro, as suas dúvidas são as minhas também :)

Só mais uma questão, essas canas que dão para encurtar/alongar em acçao de pesca não me seduzem porque é peso adicional e susceptível de partir em mais pontos do que se for uma cana sem esses elementos para acrescentar, no entanto vou dar uma olhadela nessa.

Penso que estou mais inclinado para a Aurata ou a Genetic se encontrasse ao preço de 155€ como é dito acima. No entanto pelo que pesquisei anda no mínimo a 175€ nas lojas online.

Também não falei da Vega Potenza F-508, que parece estar esgotada em quase todo o lado. Será uma boa aposta para a chumbadinha também?

Obrigado
 

Offline caaz

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 14 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Outubro de 2017
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #11 em: 15:18 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Mas do que entendo da Vega Legend (ao contrário da tubertini táctica por exemplo) o acrescento é externo e se não estiver colocado não está na cana...
 

Offline Ernesto Lima

Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #12 em: 17:31 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Boa tarde Carapaca e a todos os intervenientes neste tópico.

Relativamente às canas que aqui se referiram, independentemente dos gostos pessoais, concordo com tudo o que foi dito, ou não sejam todas elas, com algumas diferenças, dirigidas para o mesmo tipo de pesca.

No entanto, tendo em conta a questão inicial, sem qualquer tipo de crítica e pensando alto, vou abordar algumas questões e sobre elas reflectir e questionar.

1. Sobre as canas inicialmente referidas pelo Carapaca, não sendo nenhuns topos de gama, parecem-me corresponder às necessidades, quer da chumbadinha, quer da pesca ao fundo, em barco fundeado. Também, em termos de peso, não serão fáceis grandes alterações. Não estando a conseguir sentir ou ferrar, questiono:

a) a espessura do fio era a mais adequada para as condições do dia?
b) os anzóis em uso, eram os mais adequados para a forma como o peixe estava a abordar a isca, ou para a apresentação desta?
c) as iscas e formas de iscar eram as mais adequadas? Houve variações ao longo do dia?
d) as formas encontradas de pescar foram as mais adequadas ao local onde estava posicionado no barco?
e) os pesos das chumbadas em uso foram os mais adequados, em cada momento, tendo em conta as formas como pescou e face às condições do dia?

2. Sobre a sua frequência de pesca ser de 3 a 4 vezes por ano, ou mesmo que venha a ser o dobro ou até o triplo, questiono:

a) sabendo que a pesca "tem dias", considerando as canas que tem e as variáveis referidas nas alíneas do ponto 1, será a cana a principal variável a alterar?
b) considerando uma frequência de pesca tão irregular e tantas variáveis para testar, será que introduzir mais variáveis (cana nova), será, para já, a melhor opção?

Face, entre outras hipóteses, a tudo o acima referido, se achar que é mesmo a aquisição de uma cana nova a melhor abordagem, então sugiro mais uma que: sente como se fora de acção de ponteira, tem uma boa alavanca de ferragem, mas, com peixe maior, torna-se semi parabólica permitindo uma luta adequada no que a esforço do pescador se refere. Isto, pesando à volta de 280g - Colmic Araton Pro 3,80m.
Atendendo a que isto de canas tem mais a ver com o pescador e muitas vezes com o que mais se badala, não pretendo dizer que esta é melhor ou pior. Antes que: tem o "pacote" todo que mais me agrada.

Cumprimentos, e que, para todos Vós, venha um 2021, pelo menos decente.

Ernesto
« Última modificação: 17:46 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos, ajrs, Carapaca, cmov

Offline Mgvb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 66
  • Agradecido: 7 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:43 Sábado, 29 de Julho de 2017
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #13 em: 18:05 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Para mim e é a que uso Vega Nautic Plus 330.

Até ver não tenho qualquer razão de queixa. Nunca me deixou mal e em termos de marcação é um espetáculo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carapaca

Offline vmgc

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • Agradecido: 2 vezes
    • moita
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:50 Quarta, 14 de Agosto de 2019
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #14 em: 19:09 Quarta, 30 de Dezembro de 2020 »
Eu tenho uma Vega Calida, nada a apontar, para mim é 5* para a pesca embarcada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carapaca

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 10:29]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [Hoje às 10:28]

Massa lubrificante shimano por peskador [Hoje às 09:15]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [22:18 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]