collapse

Autor Tópico: Catch and release  (Lida 3743 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Catch and release
« Responder #15 em: 23:35 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
Epá assim dá trabalho... :P
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Catch and release
« Responder #16 em: 21:39 Sábado, 14 de Junho de 2014 »
eu tenho este lip grip da berkley



é só apertar o "gatilho" que é leve e pegar no bixo pela boca.
Tem borracha na ponta para nao magoar o animal e para ele nao ficar ferido de pegar nele caso seja muito pesado.
Após ter visto varios aptei por este por ser mais pequeno,leve,compacto,ter os ganchos protegidos e ter aquela forma nos ganchos que evita que o peixe escorregue.

Podes ver nos meus videos dos relatos como funciona.

A minha tem balança digital que pesa kg e libras,é 1 utensilio essencial para mim que tenho pouca experiencia na pesca e permite-me manobrar o peixe sem medos e segurança,normalmente apenas uso em peixes com tamanho que a minha mao nao os consiga abraçar com segurança,ou seja peixes com boa medida,ou entao caso veja que esta 1 pouco dificil de soltar para de vez em quando por o peixe na agua para ele "descansar" 1 pouco,nao estar tanto tempo fora de agua.

Para peixes mais pequenos e que demorem pouco a soltar uso isto.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Aconselho usares 1 alicate de pontas com bom grip para soltares as fateixas/anzois de preferencia comprido e fino porque podes ter que enfiar o alicate quase todo dentro da boca do peixe para o soltar...é raro acontecer mas pode acontecer,e quando isso acontece normalmente esse peixe morre ou vai morrer mais tarde porque fica muito magoado.

Aconselho que o alicate tenha 1 elastico para que se o precisares de largar de repente fique suspenso e nao caia á agua,ou o percas e aconselho usares tambem no lip grip caso ele nao tenha como o meu.

Se precisares de mais algum esclarecimento diz  ;)
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Catch and release
« Responder #17 em: 21:45 Sábado, 14 de Junho de 2014 »
Aproveito para dizer que vi 1 pesqueiro ja nao sei onde no norte que tem concessao que para paticantes de pesca sem morte a licensa diaria é gratuita,senao paga-se 5 eur...

Nisto tenho 1 duvida...eu ontem apanhei 1 pequeno lucio-perca com 25.5 cm que queria devolver por ser pequeno mas que engoliu a amostra toda,so ficou a cabeça e babete á mostra e a fateixa de tras ficou com os 3 anzois engatados e um deles a passar nas guelrras,nao o consegui salvar,sangrou muito e morreu a tentar liberta-lo...
Como deveria proceder se tal coisa me acontece-se neste pesqueiro que falou ou noutro qualquer sitio onde só se pode fazer pesca sem morte?
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Catch and release
« Responder #18 em: 23:02 Sábado, 14 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nisto tenho 1 duvida...eu ontem apanhei 1 pequeno lucio-perca com 25.5 cm que queria devolver por ser pequeno mas que engoliu a amostra toda,so ficou a cabeça e babete á mostra e a fateixa de tras ficou com os 3 anzois engatados e um deles a passar nas guelrras,nao o consegui salvar,sangrou muito e morreu a tentar liberta-lo...
Como deveria proceder se tal coisa me acontece-se neste pesqueiro que falou ou noutro qualquer sitio onde só se pode fazer pesca sem morte?

Penso que não tentou libertar da melhor maneira!!! e se é para libertar tentar libertar o mais rapido possivel em vez de andar com o peixe fisgado.
Podia ter pegado com a mão esquerda,em vez do clip,  não é facil libertar com amostras rigidas,mas em vez de tentar  soltar pela boca a fateixa da guelra devia tentar tirar por detrás da guelra...na quinta feira apanhei um lucio bem maior que tambem engoliu o vinil de 8cm e tive que libertar por detras das guelras em vez de ser pela boca...consegui salvar.

Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Catch and release
« Responder #19 em: 23:29 Sábado, 14 de Junho de 2014 »
Nao sei se viste o video mas tinha a fateixa de tras os 3 anzois preso,2 no corpo por dentro e 1 que passou pelas guelrras e espetou por fora,como tinha os 3 ferrados e bem ao tentar tirar de 1 lado fazia mais força em outro,foi bastante dificil mesmo,o peixe esteve dentro de agua enquanto o tentei libertar mas depois do sangue que deitou nao dava sinal de vida.
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Catch and release
« Responder #20 em: 23:57 Sábado, 14 de Junho de 2014 »
Sei que não era facil....mas se tivesse usado as mãos teria sido mais facil...e existem nas casas de pesca alicates mais pequenos que ajudam nestas situações...mas em todo o caso tentar fazer o release já não é mau!!!
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Catch and release
« Responder #21 em: 00:11 Domingo, 15 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sei que não era facil....mas se tivesse usado as mãos teria sido mais facil...e existem nas casas de pesca alicates mais pequenos que ajudam nestas situações...mas em todo o caso tentar fazer o release já não é mau!!!

Usar as maos só para segurar o peixe,mas nao vi nenhum inconveniente ou maior dificuldade por usar o lip grip,e o alicate é comprido  e fino exactamente para situaçoes como estas em que é preciso enfia-lo pela boca dentro,já o comprei a pensar nestas sitaçoes e trabalho tao bem com ele como se fosse pequeno,o gajo a que teve azar da maneira como ficou preso...
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Catch and release
« Responder #22 em: 20:59 Segunda, 16 de Junho de 2014 »
Amigo Rafael só o tentar libertar o peixe e devolver foi bom.
Demonstra o tipo de pescador que é.
Ainda que esse peixe não seja do agrado de todos e considerado por alguns como invasor.
Tanto que nem defeso tem.

Um abraço.
« Última modificação: 21:01 Segunda, 16 de Junho de 2014 por kalvas »
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Catch and release
« Responder #23 em: 01:47 Terça, 17 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo Rafael só o tentar libertar o peixe e devolver foi bom.
Demonstra o tipo de pescador que é.
Ainda que esse peixe não seja do agrado de todos e considerado por alguns como invasor.
Tanto que nem defeso tem.

Um abraço.

Pois,nao tem defeso nem medida minima mas para mim peixe que considere pequeno é para devolver independentemente da especie que seja,mas por acaso é bem delicioso,gostava de voltar a apanhar 1 para levar mas com boa medida.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Catch and release
« Responder #24 em: 22:54 Quarta, 18 de Junho de 2014 »
Rafael acções dessas só ficam bem a quem pesca e as pratica. :fixe:
E cada um sabe o que pode fazer.Só precisa de querer.

Tal como o ditado. -Faz mais quem quer do que quem pode.

Sobre a devolução, só fazemos bem a nós proprios...

Um abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por Ricardo Pepino [Hoje às 13:25]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Ricardo Pepino [Hoje às 13:24]

baitcasting por g0ta [Hoje às 13:17]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]