collapse

Autor Tópico: Linhas Montagem Surfacsting  (Lida 1821 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #15 em: 18:26 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
7 mts é pouco. Comprimento da cana + o que fica fora da cana + o que fica no carreto.
O ideal será 2 x o comprimento da cana + um bocado.
Dos 15 mts para os 10/12 a diferença não é notória a nível de lançamento, e pode valer uma captura no momento mais difícil, escoa e pouca agua.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #16 em: 19:04 Terça, 01 de Setembro de 2020 »

 Também já usei esse método ( ponta de 0.40 aí de 8/10 metros), lanço com uma bandeira de cerca de 2, a 2,5 metros, mas não gosto muito do nó (do 0.40/ 0.20) acho que fica um bocado desproporcionado e não dá confiança.
 Até pode ser uma mania mas não dispenso chicote cónico.

  :fixe:
 

Offline Luis_S

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 5 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:26 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #17 em: 21:35 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Quanto a mim, a montagem tem sempre de ser, o mais leve possível e o mais simples possível, deve ser fiável de modo a proporcionar fluidez no trabalhar dos estralhos, portanto quanto menos acessórios e nós (na linha medre da montagem) melhor.

 Força. :fixe:


Hoje tentei fazer uma montagem simplea. Missanga, destorcedor e missanga de novo com stoppers manuais nas extremidades. Resultado: tenho de ir à loja comprar uns destorcedores mais pequenos que estes passam por cima da missanga quando puxados com um pouco mais de força.  :LooooL2:

Hei-de conseguir,  chega de montagens com destorcedores triplos
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #18 em: 22:05 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Também já usei esse método ( ponta de 0.40 aí de 8/10 metros), lanço com uma bandeira de cerca de 2, a 2,5 metros, mas não gosto muito do nó (do 0.40/ 0.20) acho que fica um bocado desproporcionado e não dá confiança.
 Até pode ser uma mania mas não dispenso chicote cónico.

  :fixe:

Fica desproporcionado sim, mas não noto uma diferença significativa em termos de distância de lançamento, e parece-me até que o nó aguenta mais um bocado (na volta até não, mas tenho essa ideia). No bolso sim, noto diferença.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #19 em: 09:20 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Quanto a mim, a montagem tem sempre de ser, o mais leve possível e o mais simples possível, deve ser fiável de modo a proporcionar fluidez no trabalhar dos estralhos, portanto quanto menos acessórios e nós (na linha medre da montagem) melhor.

 Força. :fixe:


Hoje tentei fazer uma montagem simplea. Missanga, destorcedor e missanga de novo com stoppers manuais nas extremidades. Resultado: tenho de ir à loja comprar uns destorcedores mais pequenos que estes passam por cima da missanga quando puxados com um pouco mais de força.  :LooooL2:

Hei-de conseguir,  chega de montagens com destorcedores triplos

Podes meter uma imagem para melhor perceber essa montagem?
 

Offline AndréCosta

Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #20 em: 10:29 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Quanto a mim, a montagem tem sempre de ser, o mais leve possível e o mais simples possível, deve ser fiável de modo a proporcionar fluidez no trabalhar dos estralhos, portanto quanto menos acessórios e nós (na linha medre da montagem) melhor.

 Força. :fixe:


Hoje tentei fazer uma montagem simplea. Missanga, destorcedor e missanga de novo com stoppers manuais nas extremidades. Resultado: tenho de ir à loja comprar uns destorcedores mais pequenos que estes passam por cima da missanga quando puxados com um pouco mais de força.  :LooooL2:

Hei-de conseguir,  chega de montagens com destorcedores triplos
experimenta crossbeads e destorcedor com Rolling em plástico. Alguns nem precisa de missangas.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #21 em: 11:24 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não percebi essa do "entre o shock leader e a madre há um clip"  :hummm: não fazes uma união directa madre/shock leader com nó Albright ou de sangue?

O que costumo fazer é 0.20 no carreto unido por nó ao shock leader (7m de mono 0.40), e na ponta ou uma urfe ou passo um slider com stoppers para o estralho, e um clip para a chumbada. Quanto mais simples melhor.
Relativamente á questão do flúor á noite, simplesmente não uso, a não ser a excepção de noites de lua com muita luminosidade. Acho desperdício, mas isso sou eu.
RICARDO shock leader de 7m 0.40mm ????????????? essa também eu não percebi, kkkkkkkkkkkkkk

Em vez de gastar em shock leaders passei a usar chicotes de mono 0.40. 7m para dar o comprimento da cana e ficar uma ou duas voltas no carreto e faz o mesmo muito mais barato 😃
Em relação a essa parte tudo bem , agora 7m apenas é que acho aí muito pouco era a essa situação a que me referia.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #22 em: 12:01 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Sim, não é muito mas tem aguentado. Vou aumentar o tamanho para 10/11m  :)
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Luis_S

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 5 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:26 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #23 em: 12:02 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Podes meter uma imagem para melhor perceber essa montagem?

Segue uma imagem ilustrativa da montagem que uso. Foi retirada da "Bíblia" do surfcasting: Montagens de um Herege.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

experimenta crossbeads e destorcedor com Rolling em plástico. Alguns nem precisa de missangas.


Já pensei nos destorcedores com Rolling em plástico, só me falta encontrar à venda (também não procurei muito)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #24 em: 14:13 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
@luis_S vê os rolling beads da kally kunnan 😉
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luis_S

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #25 em: 14:20 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não percebi essa do "entre o shock leader e a madre há um clip"  :hummm: não fazes uma união directa madre/shock leader com nó Albright ou de sangue?

O que costumo fazer é 0.20 no carreto unido por nó ao shock leader (7m de mono 0.40), e na ponta ou uma urfe ou passo um slider com stoppers para o estralho, e um clip para a chumbada. Quanto mais simples melhor.
Relativamente á questão do flúor á noite, simplesmente não uso, a não ser a excepção de noites de lua com muita luminosidade. Acho desperdício, mas isso sou eu.
RICARDO shock leader de 7m 0.40mm ????????????? essa também eu não percebi, kkkkkkkkkkkkkk

Em vez de gastar em shock leaders passei a usar chicotes de mono 0.40. 7m para dar o comprimento da cana e ficar uma ou duas voltas no carreto e faz o mesmo muito mais barato 😃

Ou seja um "chicote" , ou "baixada" em bom português num mono resistente para fazer de chicote cónico ( sem ser cónico ).......para aguentar a stickada no lançamento ( e 7 mts para isso chegam e sobram ).

A minha dúvida Ricardo é ser de apenas 7Mts , parece-me curto para um encontro imediato com algum animal de muito respeito ,......numa escoa complicada , em que se tenha de estar longe da rebentação a trabalhar o peixe , esses 7 mts parecem-me curtinhos ( a cana tem 4,20Mt).

De relembrar que as ponteiras cónicas tem 15 mts,.....em que os ultimos 10mts tem de certeza 0,30 pra cima......
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #26 em: 14:36 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não percebi essa do "entre o shock leader e a madre há um clip"  :hummm: não fazes uma união directa madre/shock leader com nó Albright ou de sangue?

O que costumo fazer é 0.20 no carreto unido por nó ao shock leader (7m de mono 0.40), e na ponta ou uma urfe ou passo um slider com stoppers para o estralho, e um clip para a chumbada. Quanto mais simples melhor.
Relativamente á questão do flúor á noite, simplesmente não uso, a não ser a excepção de noites de lua com muita luminosidade. Acho desperdício, mas isso sou eu.
RICARDO shock leader de 7m 0.40mm ????????????? essa também eu não percebi, kkkkkkkkkkkkkk

Em vez de gastar em shock leaders passei a usar chicotes de mono 0.40. 7m para dar o comprimento da cana e ficar uma ou duas voltas no carreto e faz o mesmo muito mais barato 😃

Ou seja um "chicote" , ou "baixada" em bom português num mono resistente para fazer de chicote cónico ( sem ser cónico ).......para aguentar a stickada no lançamento ( e 7 mts para isso chegam e sobram ).

A minha dúvida Ricardo é ser de apenas 7Mts , parece-me curto para um encontro imediato com algum animal de muito respeito ,......numa escoa complicada , em que se tenha de estar longe da rebentação a trabalhar o peixe , esses 7 mts parecem-me curtinhos ( a cana tem 4,20Mt).

De relembrar que as ponteiras cónicas tem 15 mts,.....em que os ultimos 10mts tem de certeza 0,30 pra cima......


Em termos de robalos ou douradas nunca tirei um peixe digno de se chamar troféu, mesmo os maiores exemplares de rainhas foi em estuário, portanto não tenho essa noção 😕 com peixes quileiros não tive problemas mesmo em escoas mais fortes, mas é questão de dobrar o comprimento, nunca fiando na falta de presença de um exemplar de bom porte. Não consigo confiar muito na união 0.20/0.20 ou 0.23... Pode ser somente "pancada" que com o 0.40 aguente mais qq coisa, mas 15/16€ por 10 chicotes que naqueles dias que nada corre bem se perde aos 3, 4 ou 5 torna-se pesado na carteira
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #27 em: 14:50 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
 Vou aqui tentar dizer como faço as montagens (quando as faço para uso, normalmente uso só um estralho/anzol, directo no chicote).

 Madre da montagem, uma linha boa de 0.40, na ponta faço uma laçada, por vezes com tercina,(para pendurar no clip da madre do carreto) um palmo abaixo ponho um stoper, uma missanga, um destorcedor pequeno, uma missanga e termino com um stoper, um metro mais abaixo repito tudo, stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper, dois palmos abaixo ato um clip, como as minhas chumbadas todas têm destorcedor é só pendurar no clip.

 Espero que tenham percebido,  :fixe:



« Última modificação: 14:53 Quarta, 02 de Setembro de 2020 por ffgsoares »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luis_S, Ricardo Nunes, Xenas

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #28 em: 16:06 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não percebi essa do "entre o shock leader e a madre há um clip"  :hummm: não fazes uma união directa madre/shock leader com nó Albright ou de sangue?

O que costumo fazer é 0.20 no carreto unido por nó ao shock leader (7m de mono 0.40), e na ponta ou uma urfe ou passo um slider com stoppers para o estralho, e um clip para a chumbada. Quanto mais simples melhor.
Relativamente á questão do flúor á noite, simplesmente não uso, a não ser a excepção de noites de lua com muita luminosidade. Acho desperdício, mas isso sou eu.
RICARDO shock leader de 7m 0.40mm ????????????? essa também eu não percebi, kkkkkkkkkkkkkk

Em vez de gastar em shock leaders passei a usar chicotes de mono 0.40. 7m para dar o comprimento da cana e ficar uma ou duas voltas no carreto e faz o mesmo muito mais barato 😃

Ou seja um "chicote" , ou "baixada" em bom português num mono resistente para fazer de chicote cónico ( sem ser cónico ).......para aguentar a stickada no lançamento ( e 7 mts para isso chegam e sobram ).

A minha dúvida Ricardo é ser de apenas 7Mts , parece-me curto para um encontro imediato com algum animal de muito respeito ,......numa escoa complicada , em que se tenha de estar longe da rebentação a trabalhar o peixe , esses 7 mts parecem-me curtinhos ( a cana tem 4,20Mt).

De relembrar que as ponteiras cónicas tem 15 mts,.....em que os ultimos 10mts tem de certeza 0,30 pra cima......


Em termos de robalos ou douradas nunca tirei um peixe digno de se chamar troféu, mesmo os maiores exemplares de rainhas foi em estuário, portanto não tenho essa noção 😕 com peixes quileiros não tive problemas mesmo em escoas mais fortes, mas é questão de dobrar o comprimento, nunca fiando na falta de presença de um exemplar de bom porte. Não consigo confiar muito na união 0.20/0.20 ou 0.23... Pode ser somente "pancada" que com o 0.40 aguente mais qq coisa, mas 15/16€ por 10 chicotes que naqueles dias que nada corre bem se perde aos 3, 4 ou 5 torna-se pesado na carteira


Ricardo , percebo perfeitamente a tua opção , é muito mais barata e terá tanta ou mais segurança , a minha observação prende-se com as praias do Oeste onde por vezes se está a trabalhar o peixe longe das escoas fortes ( até os chicotes cónicos de 15 mts as vezes são curtos ), daí a minha sugestão de um chicote mais longo.

Em estuário onde não há escoa , os 7 mts chegam e sobram, e sinceramente o único contra que vejo é o nó de união ser de espessuras muito diferentes se for esse o caso ( madre fina , baixada 0,40);

Eu quando vou ao estuário ( raramente) inclusive pesco mais grosso , madres de 0,30 ou 0,35 , com baixadas de 0,40 ou 0,45 .

Já no surfcasting , madres de 0,20/0,18 e chicotes cónicos 0,23/0,57 (pescatienda - que são metade desses preços) , como sou fraco lançador quaisquer metro que ganhe no lançamento é sempre bem vindo.

Grande abraço

Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Linhas Montagem Surfacsting
« Responder #29 em: 16:15 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Agradeço a dica companheiro  ;) vou ver os da pescatienda. Os que costumas usar são mais para o rijo ou elásticos como o yuki safu?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]