As ER classe 4 já podem ir a 20MN do Porto de abrigo mas limitadas a 6MN da costa.
São 25 MN do porto de abrigo na nova legislaçao .....não que faça muita diferença a essa escala
Peço desculpa mas agora surgiu-me outra duvida. Se não tiver uma embarcação de no minimo classe 4 a carta de patrao local não serve para praticamente nada, a não ser para navegar à noite, certo? Pelo que eu percebi as ER de classe 5 não podem navegar na costa, ou estou errado?
Com uma embarcação classe 5 podes navegar na costa até ao limite máximo de 3 milhas de um porto de abrigo, 3 milhas pode não parecer muito mas estamos a falar de pouco mais de 5km. Para além disso permite pescar na area dos portos de abrigo, por exemplo uma embarcação de classe 5 não só pode pescar na costa até 3 milhas (5km) dos portos de abrigo de Faro ou Olhão, como na maior parte da Ria Formosa uma vez que segundo os Editais a Ria formosa faz parte dos portos de abrigo (dividida entre o de Faro e o de Olhão).
Claro que com uma embarcação de classe 4 o alcance é outro, uma vez que já permite navegar até 25 milhas de um porto e até 6 milhas da costa!
Quanto à carta de navegação, a carta de marinheiro permite-te governar embarcação de recreio (ER) até 12m de comprimento em navegação diurna à distância máxima 10 milhas de um porto de abrigo e 3 da costa.
Repara que nada impede alguem com carta de marinheiro de governar uma ER de classe 4 (ou qualquer outra classe) com menos de 12m de comprimento de dia! Só que está limitado aos "limites" da sua carta. Ou seja, se eu tenho carta de marinheiro posso governar uma ER classe 4 com comprimento inferior a 12m, desde que seja de dia, e só posso ir com ela até ao máximo de 10 milhas de um porto de abrigo e 3 da costa.
Já encartado com Patrão local posso tirar partido dos limites máximos de uma ER classe 4, que são 25 milhas de um porto de abrigo e 6 da costa.
A decisão de tirar Marinheiro ou logo Patrão local é pessoal!
Tirar direto Patrão local reqer um maior investimento inicial e uma dedicação significativamente maior a nivel de estudo, mas lá está permite logo desde o inicio ter uma maor autonomia
de distancia.
Tirar a carta de Marinheiro é mais barata e bem menos intensivo em termos de estudo,alem de permitir aprender e ganhar experiencia antes de avançar para patrão local e distancias de navegação maiores.....principalmente para quem nunca governou uma embarcação. Em contrapartida, comulativamente com Patrao Local, fica 20% a 40% mais cara do que Patrão local direto e têm que estudar (e fazer exame) duas vezes
Conheço pessoal que tirou Marinheiro e se arrependeu e 6 meses depois estava a tirar a de Patrão Local....e conheço outros que tiraram Patrão local e nunca sairam a barra de Lisboa ou a de Setubal, apesar de navegarem quase todas as semanas
....... lá está, é uma decisão pessoal e tem muito a ver com o objectivo!