collapse

Autor Tópico: Entender o pião  (Lida 3257 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duchez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cadaval
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:53 Segunda, 08 de Junho de 2020
Entender o pião
« em: 21:09 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Boa noite, pescadores.

Ando há pouco tempo a pescar sargos ao pião, pelo que queria perceber melhor este tipo de pesca. Pesco na ilha do Baleal e na foz do arelho na zona das quebradas. A montagem que uso é: (na madre) stopper, missanga, pião calibrado, borrachinha e destorcedor, depois um flouro 0.20 com uma olivete de 5g a bater no anzol. O tamanho do estralho varia com a profundidade do pesqueiro, mas nunca faço maior que a cana. Quando acho que preciso de mais profundidade, normalmente puxo o stopper mais pra cima para o pião correr.

Ora, vi dizerem por aqui que um pião calibrado não corre, qual a física por detrás disso?
Além disso, há alguma relação entre o tamanho das ondas e o peso do pião? Por exemplo, amanhã vou pescar com ondas de 2.5m na enchente, que peso deve usar?

Obrigado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: abmoliveira

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6409
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Entender o pião
« Responder #1 em: 21:14 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Raramente pesco com piões calibrados, coloco chumbada furada abaixo do pião, assim se o quiser a correr a chumbada vai levar a linha para baixo até ao stopper por cima do pião.
Quanto mais pesado o pião mais mar aguenta, mas tens de ter aten3 à chumbica que pões a bater no anzol, pode ter de ser também mais pesada, ou até podes ter de pescar sem chumbica, se for o caso do peixe estar a comer desalvorado.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs, duchez, abmoliveira

Offline duchez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cadaval
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:53 Segunda, 08 de Junho de 2020
Re: Entender o pião
« Responder #2 em: 21:25 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Raramente pesco com piões calibrados, coloco chumbada furada abaixo do pião, assim se o quiser a correr a chumbada vai levar a linha para baixo até ao stopper por cima do pião.
Quanto mais pesado o pião mais mar aguenta, mas tens de ter aten3 à chumbica que pões a bater no anzol, pode ter de ser também mais pesada, ou até podes ter de pescar sem chumbica, se for o caso do peixe estar a comer desalvorado.

E porque não corre um pião calibrado?

Então porque não devemos ter uma chumbica se o peixe tiver a comer desalvorado? Não deveria ser ao contrário? Do género se come qualquer coisa pouco lhe ‘importa’ a chumbica, ou seja, devia tirar quando estou a ter poucas picadas?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: abmoliveira

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6409
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Entender o pião
« Responder #3 em: 21:30 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Com pião calibrado a linha pode não ter peso suficiente para afundar, vai depender do vento, da altura do pesqueiro etc, isto se tivermos o pião a correr.
Com o comer desalvorado não quero dizer que estejam a comer a bruta, apenas que estão a comer acima do fundo.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duchez, abmoliveira

Offline duchez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cadaval
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:53 Segunda, 08 de Junho de 2020
Re: Entender o pião
« Responder #4 em: 21:37 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com pião calibrado a linha pode não ter peso suficiente para afundar, vai depender do vento, da altura do pesqueiro etc, isto se tivermos o pião a correr.
Com o comer desalvorado não quero dizer que estejam a comer a bruta, apenas que estão a comer acima do fundo.

Entendido! No pião calibrado o peso desliza pela linha em vez de estar a segurar a linha
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6409
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Entender o pião
« Responder #5 em: 21:44 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Até porque com o pião calibrado com a chumbica furada podes usar como fixo ou a correr.
Nunca pesco com o peso totalmente encostado ao pião, dou pelo menos um palmo assim com a ondulação a subida e descida do pião não é transmitida tão bruscamente tornando a apresentação do isco mais natural.
Manias......
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CarlosCunha, abmoliveira

Offline duchez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cadaval
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:53 Segunda, 08 de Junho de 2020
Re: Entender o pião
« Responder #6 em: 21:47 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Então se eu montar pião de correr, digamos de 50g, qual o peso que meto debaixo do pião? 50 mais olivete? Ou tem de ser menor que 50 para depois juntar o peso da olivete e a soma dar 50?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: abmoliveira

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6409
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Entender o pião
« Responder #7 em: 21:52 Quinta, 11 de Junho de 2020 »
Tens de experimentar, depende da marca, há piões que aguentam à vontade o peso que marcam mais a chumbica, outros tens de por menos peso.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duchez, CarlosCunha

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1396
  • Agradecido: 478 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Entender o pião
« Responder #8 em: 14:23 Sábado, 13 de Junho de 2020 »
Pesco na mesma zona que tu… e posso dizer que a pesca do pião (e da boia) é da forma como cada um preferir…

Eu pessoalmente gosto de ter o pião a correr e bem calibrado.

Eu uso uma montagem para muitos estranha, mas que tem o seu sentido (pelo menos para mim), consiste em:

Stopper - Missanga - Pião - Bola furada - missanga de borracha - destorcedor - Fluor do chinês 0.45mm (entre 2 a 3m, consoante o pesqueiro) - fluor 0.20/0.25 (1m) - Olivete (1 a 6g) - anzol.

Nos piões normalmente coloco mais peso do que aquilo que eles supostamente suportam… Normalmente meto mais 20g do que aquilo que eles suportam (mas depende das marcas), considerando sempre que quanto mais peso mais mar aguenta… Com um mar de 2.5/3m chego a usar um pião com 70g... se o mar tiver com 1m, 30g basta (ou até experimento com 1 boia de 10g, para pescar mais leve e fino).

A ideia de usar o fluor do chines (barato) 0.45 é unicamente porque é esse fio que vai andar a roçar nas pedras em ação de pesca pelo que convem ser mais grosso e barato dentro do possível… Um bom nylon também não está mal, mas eu gosto muito do fluor do chines…

O fio 0.20 ou 0.25 é que convém ser de boa qualidade e aí não se deve poupar (Dentro dos possíveis, claro)

A olivete talvez seja o mais difícil para quem tem pouca experiencia… Depende dos sítios, depende do isco e do seu tamanho… Uma olivete de 4g é suficiente com mares de 2m... Mas o mar pode tar pequeno, mas mexer muito e não convem termos o nosso isco fora de onde o queremos (escoas facilmente tiram o isco de onde o queremos)… Por exemplo, se o peixe tiver a comer "á doida", uma olivete mais pequena é suficiente… Se ele tiver a comer de faca e garfo ou a ferrar muito mal, aumentar o peso pode ajudar… Opá, isto na prática é mais fácil… Imagina que em 5 peixes perdes 4 porque se desferram...a primeira coisa a culpar será o anzol (se for usado) a 2ª será a olivete, se tiveres 1g, metes 3 e vais experimentando e vais tirar algumas conclusões… Ah, a forma de iscar também é importante, pode facilitar na ferragem…. Se começares a peixes embuchados significa que tás a usar o peso de olivete indicado para aquela situação.

Se tiveres á procura de sargos e fores tirando bogas ou cavalas/carapaus significa que tens pouco peso na olivete porque são peixes de meia água/superfície e se os apanhas é porque o teu isco está a "flutuar".... Não quer isto dizer que os sargos andam sempre no fundo, mas normalmente andam de meia agua para o fundo… O melhor mesmo é ires experimentando e tirar as tuas próprias conclusões…
« Última modificação: 14:24 Sábado, 13 de Junho de 2020 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Montes, Jorge Adivinha, Rafa, CarlosCunha, abmoliveira, Rila, Ezeky

Offline duchez

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cadaval
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:53 Segunda, 08 de Junho de 2020
Re: Entender o pião
« Responder #9 em: 21:28 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pesco na mesma zona que tu… e posso dizer que a pesca do pião (e da boia) é da forma como cada um preferir…

Eu pessoalmente gosto de ter o pião a correr e bem calibrado.

Eu uso uma montagem para muitos estranha, mas que tem o seu sentido (pelo menos para mim), consiste em:

Stopper - Missanga - Pião - Bola furada - missanga de borracha - destorcedor - Fluor do chinês 0.45mm (entre 2 a 3m, consoante o pesqueiro) - fluor 0.20/0.25 (1m) - Olivete (1 a 6g) - anzol.

Nos piões normalmente coloco mais peso do que aquilo que eles supostamente suportam… Normalmente meto mais 20g do que aquilo que eles suportam (mas depende das marcas), considerando sempre que quanto mais peso mais mar aguenta… Com um mar de 2.5/3m chego a usar um pião com 70g... se o mar tiver com 1m, 30g basta (ou até experimento com 1 boia de 10g, para pescar mais leve e fino).

A ideia de usar o fluor do chines (barato) 0.45 é unicamente porque é esse fio que vai andar a roçar nas pedras em ação de pesca pelo que convem ser mais grosso e barato dentro do possível… Um bom nylon também não está mal, mas eu gosto muito do fluor do chines…

O fio 0.20 ou 0.25 é que convém ser de boa qualidade e aí não se deve poupar (Dentro dos possíveis, claro)

A olivete talvez seja o mais difícil para quem tem pouca experiencia… Depende dos sítios, depende do isco e do seu tamanho… Uma olivete de 4g é suficiente com mares de 2m... Mas o mar pode tar pequeno, mas mexer muito e não convem termos o nosso isco fora de onde o queremos (escoas facilmente tiram o isco de onde o queremos)… Por exemplo, se o peixe tiver a comer "á doida", uma olivete mais pequena é suficiente… Se ele tiver a comer de faca e garfo ou a ferrar muito mal, aumentar o peso pode ajudar… Opá, isto na prática é mais fácil… Imagina que em 5 peixes perdes 4 porque se desferram...a primeira coisa a culpar será o anzol (se for usado) a 2ª será a olivete, se tiveres 1g, metes 3 e vais experimentando e vais tirar algumas conclusões… Ah, a forma de iscar também é importante, pode facilitar na ferragem…. Se começares a peixes embuchados significa que tás a usar o peso de olivete indicado para aquela situação.

Se tiveres á procura de sargos e fores tirando bogas ou cavalas/carapaus significa que tens pouco peso na olivete porque são peixes de meia água/superfície e se os apanhas é porque o teu isco está a "flutuar".... Não quer isto dizer que os sargos andam sempre no fundo, mas normalmente andam de meia agua para o fundo… O melhor mesmo é ires experimentando e tirar as tuas próprias conclusões…


muito obrigado! quanto ao peso que leva a mais tenho experimentado calibrar os piões que tenho. já percebi que para o de 30g que tenho, uma olivete de 3g é o máximo que consegue levar. pelo que li já ando a apanhar uns conhecimentos sozinhos, pois já faço algumas das coisas que ai diz. outra vez, obrigado!
 

Offline AndréCosta

Re: Entender o pião
« Responder #10 em: 21:47 Domingo, 21 de Junho de 2020 »
Boas por norma calibro boias piões em casa ou seja ensaio a gramagem que suportam. Não os gosto de deixar com muito peso senão com a vaga tão sempre a mergulhar. Tenho esse hábito desde umas boias em cortiça que o meu pai fazia. Os calibrados depende da marca a meu ver. Esperimentei um da decathlon formato mais cónico e até gostei. Prefiro ser eu a calibrados
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CarlosCunha

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 10:29]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [Hoje às 10:28]

Massa lubrificante shimano por peskador [Hoje às 09:15]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [22:18 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]