collapse

Autor Tópico: Chocos  (Lida 34194 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Chocos
« em: 21:26 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Visto já se tirar uns chocos aqui pelo Algarve queria vos perguntar como se pesca a esta espécie.
Os meus pesqueiros vão ser um pontão e uma rocha que deve ter uns 5 m de altura.
No pontão a montagem que tenho visto ser usada e uma chumbada com umas 50 gramas e depois um estralho para ai com 1,5 m e lançam, recolhem e depois param um bocadinho.Dá um esticão para se estar lá um choco ferrar e voltam a repetir o processo.Com esta montagem já vi apanhar chocos mas em pesquisa pela net o pessoal faz diferente.
Já agora como é que fazem.
Na rocha não há uma técnica que em vez de vir a corricar deixa-se cair a a montagem e depois vem se dando uns esticoezinhos e deixa se a assentar de novo e volta se a repetir o processo.?
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #1 em: 23:42 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Boas,

Não conhecendo eu esse tipo de pesca ai pelo algarve posso lhe dizer como fazem em setubal. Mas aparentemente é igual. Destrocedor triplo, para baixo 1 palmo para a chumbada de 50 a 80 gramas e estralho de 1m a 1,5m para o palhaço.
Depois se a agua em volta do pontao for funda da para tentar junto aos pilares (sem lançar) tipo """""jigging""""" , e tambem lançando como indicou.

Cumps
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #2 em: 21:40 Sábado, 17 de Maio de 2014 »
Obrigado pela ajuda sempre deu para apanhar uns quantos  :)
Já agora eu sei que por os lados de Lisboa(e provavelmente noutros sitos) pescam ao choco e a lula com boia.

As minhas dúvidas é qual a profundidade que se deve por(ou vai se subindo e descendo a boia até acertar com eles) e se me podiam dar a montagem básica?
As lulas já não andam tanto no fundo não é?
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #3 em: 01:02 Domingo, 18 de Maio de 2014 »
Ainda bem amigo!

Sobre esse tema só sei que costumam fazer essa pesca na boca do inferno, nada mais!
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #4 em: 19:33 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Sabem até que altura os chocos andam por ai? E à noite não será bom?
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #5 em: 20:05 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
palhaço com peso ou leve? Palhaço ou toneira pesada? Usam a cana do spining? Da bóia?
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #6 em: 20:25 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Eu já vi pescarem de todas essas maneiras. O que eu faço é cana de boia do chinoca carreto com 0.45 no carreto e mínimo de 0.35 no estralho. No final da linha do carreto uma chumbada de 50 g e um palmo acima um estralho com 1 m com um palhaço. Isto para pescar no rio.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #7 em: 21:07 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Luipeq dê uma volta ai pela ria de Alvor ou no Arade que de certeza que vê gente aos chocos. No Arade pelo menos em Março e Abril está lá sempre lá malta.
Eu nunca tinha feito essa pesca fui lá vi como faziam e faço igual, estou longe de ser sequer pescador de chocos, mas apanhe-os. É uma pesca divertida.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #8 em: 22:38 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Luipeq dê uma volta ai pela ria de Alvor ou no Arade que de certeza que vê gente aos chocos. No Arade pelo menos em Março e Abril está lá sempre lá malta.
Eu nunca tinha feito essa pesca fui lá vi como faziam e faço igual, estou longe de ser sequer pescador de chocos, mas apanhe-os. É uma pesca divertida.

É assim que se aprende... a ver como fazem os outros e depois "inventamos" ::) :)
uma das variantes: em águas  pouco profundas será a de usar boia de água+estralho de 2 ou 3 mt com 1 ou 2 palhaços e corricar lentamente e com pequenos impulsos.
 A outra variante em águas mais profundas será com montagem de 2 ou 3 palhaços em estralhos de 0.50 mt e uma chumbada no fundo para corricar.
 Para pescar na prumada, junto aos pontões , usa-se a versão de montagem com 2,3 palhaços mas em vez da chumbada leva uma toneira, baixa-se lentamente até tocar no fundo e depois anima-se a montagem até acima.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #9 em: 23:05 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Essa da boia de agua nunca tinha ouvido falar já tinha ouvido falar mas era com uma boia normal e agora já percebi melhor.Eu frequento um pesqueiro muito rochoso no fundo, que deve ter uns 5/6 m de profundidade.Nesse caso que montagem recomendam?Talvez a da boia?
Já agora para pescarão candeio tem que ser mesmo aqueles petromax ou um daqueles económicos da Decathlon servem?
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #10 em: 23:55 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa da boia de agua nunca tinha ouvido falar já tinha ouvido falar mas era com uma boia normal e agora já percebi melhor.Eu frequento um pesqueiro muito rochoso no fundo, que deve ter uns 5/6 m de profundidade.Nesse caso que montagem recomendam?Talvez a da boia?
Já agora para pescarão candeio tem que ser mesmo aqueles petromax ou um daqueles económicos da Decathlon servem?


A de boia seria a mais correta porque a chumbada iria ficar presa no fundo, ou então uma chumbada mais leve e corricando com a velocidade adequada ao peso.
 Noutra variante: boia de água + estralho com 2, 3 mt e pôr umas chumbicas junto do palhaço para que ele afunde.
E poibida a pesca com luz "de candeio".
« Última modificação: 23:58 Sexta, 20 de Junho de 2014 por ruisargo »
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #11 em: 00:02 Sábado, 21 de Junho de 2014 »
Obrigado pela ajuda.Estou a pensar em sondar o fundo e por o palhaço para ai a 50 cm do fundo boa ideia?Para as lulas talvez faça com os 3 m de estralho, pois elas às vezes andam alvoradas,certo?

Eu não tenho a certeza mas penso que o candeio só é proibido aos carapaus.Penso que as lulas não há problema.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #12 em: 00:31 Sábado, 21 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pela ajuda.Estou a pensar em sondar o fundo e por o palhaço para ai a 50 cm do fundo boa ideia?Para as lulas talvez faça com os 3 m de estralho, pois elas às vezes andam alvoradas,certo?

Eu não tenho a certeza mas penso que o candeio só é proibido aos carapaus.Penso que as lulas não há problema.

Certo. tens que sondar o pesqueio, normalmente andam mais junto ao fundo.
Não tenho a certeza mas penso que é proibido a tudo.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #13 em: 13:08 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Boas,

É proibida a utilização de luzes como forma de chamariz na pesca ludica, excepto para utilização da toneira.
Isto é um pouco estranho mas é o que consta da lei...

Diário da República, 1.ª série — N.º 142 — 25 de julho de 2013

Republicação do Decreto -Lei n.º 246/2000,
de 29 de setembro

Artigo 14.º
Contraordenações

2 - Constitui contraordenação punível com coima no
montante mínimo de 100,00 EUR e no montante máximo
de 1 000,00 EUR ou mínimo de 250,00 EUR e máximo de
10 000,00 EUR, consoante o agente seja pessoa singular
ou coletiva, a prática das seguintes infrações:

b) Utilizar fontes luminosas como dispositivo de chamariz,
exceto para o uso da toneira;


Não sei bem como interpretar isto, mas, penso que se pode usar na pesca do choco com toneira.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline hugopatrocinio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Terça, 15 de Julho de 2014
Re: Chocos
« Responder #14 em: 11:44 Quinta, 17 de Julho de 2014 »
Bom dia! Aqui na minha zona, Nazaré, toda a gente que eu vi a pescar ás lulas é tudo com boia! Mas eu pesco só com a toneira de 30g e com um chumbo (10/20g) de correr, encostado á parte de cima da toneira, só para ela afundar mais rápido! Depois é lançar e vou recolhendo com pequenos toques de ponteira! umas vezes enrolo mais rápido o carreto para pescar a meia água, outras vezes enrolo mais lentamente para a toneira trabalhar rente ao fundo! É uma pesca mais divertida e tens acção numa maior área! Também pesquei assim na praia do Pintadinho, em Ferragudo, e apanhei alguns chocos! Mas foi fora da época! Foi á 2 semanas atrás!

Boas Pescas e não levem com muita tinta!
 
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho!
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #15 em: 20:45 Quinta, 17 de Julho de 2014 »
Companheiro Hugo Patrocinio é ai mesmo na Praia do Pintadinho que eu costumo pescar.Logo desculpe por o massacrar com algumas perguntas, mas é uma técnica de pesca que não domino
Pescou de dia ou de noite?
Qual a montagem?
Já agora a zona onde o pessoal pesca aos chocos lá é naquela plantaforma lateral que está de frente para o molhe ou foi noutra zona?
Existe alguma maré propicia?

Já agora digo-lhe se gosta de pescar ao carapau e cavala, vá para lá agora que está a ouvir as musicas dos bares e leva peixe para dar e vender.
De noite nunca sai de lá sem peixe.
 

Offline hugopatrocinio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Terça, 15 de Julho de 2014
Re: Chocos
« Responder #16 em: 11:26 Sábado, 19 de Julho de 2014 »
Boas! Foi a primeira vez que pesquei aos chocos, mas foi nessa especie de varanda, virada para o molhe! Eu não tinha montagem nenhuma, só prendi o palhaço ao fio! Mas é um palhaço com chumbo, lanço o e vou dando uns toques pequenos de ponteira e vou recuperando o fio devagar! Tirei de dia, e não liguei á maré! Mas sei k não tava cheia, agora não sei se estava a encher o a basar! Só lá fui 2 vezes, apanhei 3 da primeira e 1 da segunda! Um pescador que lá estava disse me k ia trocando a cor da toneira para ver quais davam mais resultados! Eu tirei com azul, mas um senhor ao meu lado tinha uma azul e laranja, mas não encontrei em lado nenhum á venda! Cavalas e carapaus também se apanham aqui na minha zona! Mas já ando a ficar farto! eheheh


Espero ter ajudado, boas pescas!
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho!
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #17 em: 21:50 Domingo, 20 de Julho de 2014 »
Entao utilizou um palhaço com chumbo ou uma toneira?Pois o pessoal ai as vezes faz lançamentos e as vezes anda com a toneira junto à rocha para baixo e para cima.
 

Offline hugopatrocinio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Terça, 15 de Julho de 2014
Re: Chocos
« Responder #18 em: 22:02 Domingo, 20 de Julho de 2014 »
Usei um palhaço c chumbo! Eu faço o lançamento vou puxando e quando está perto de mim também faço isso para cima e para baixo um bocado,depois lanço novamente e repito tudo outra vez! Apanhei quase todos junto á pedra c esses movimentos para cima e para baixo!

Abraço
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho!
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #19 em: 17:21 Sábado, 02 de Agosto de 2014 »
Alguém sabe se dá para apanhar lulas sem luz, o pesqueiro já tem luz à volta. É que ir comprar um petromax para usar umas vez ou 2 por ano, não me compensa.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #20 em: 20:04 Sábado, 20 de Dezembro de 2014 »
Peço desculpa por estar a desenterrar um tópico tão antigo, mas são espécies semelhantes.
É assim nos últimos meses tenho sido um pescador virtual e como vou ter uns dias de férias queria ir esticar as canas.Queria pescar ao polvo de dia e umas 2 horas à noite à lula.

Para o polvo que técnica aconselham.Com a toneira ou com a piteira e a sardinha ?
Para a lula eu sei mais ou menos como é, a minha dúvida é se é preciso mesmo o candeeiro.Os locais que estava a pensar frequentar eram os molhes do Arade e a Ponta do Altar, para caso alguém conheça.

Todas as dicas são importantes.
 

Offline luisvanolli

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 21 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Domingo, 03 de Agosto de 2014
Re: Chocos
« Responder #21 em: 20:23 Sábado, 20 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Peço desculpa por estar a desenterrar um tópico tão antigo, mas são espécies semelhantes.
É assim nos últimos meses tenho sido um pescador virtual e como vou ter uns dias de férias queria ir esticar as canas.Queria pescar ao polvo de dia e umas 2 horas à noite à lula.

Para o polvo que técnica aconselham.Com a toneira ou com a piteira e a sardinha ?
Para a lula eu sei mais ou menos como é, a minha dúvida é se é preciso mesmo o candeeiro.Os locais que estava a pensar frequentar eram os molhes do Arade e a Ponta do Altar, para caso alguém conheça.

Todas as dicas são importantes.

Para o polvo,  na minha opinião,  a piteira com sardinha, carapau ou cavala(sempre prefiro o carapau por aguentar mais tempo)  e muito mais eficiente do que o palhaço.
Se o carapau,  sardinha ou cavala ainda estiverem inteiros no fim da pesca,  podes congelar com piteira e tudo que é o que faço sempre hehehhe,  e deu sempre resultados na mesma.

Para As lulas apesar de ter ido algumas vezes não te sei informas disso,  pois quem sabe mesmo e um amigo aqui do forum que deve vir dar aqui uma ajuda em breve, o mestre das lulas, ruisas, hehehe.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #22 em: 21:23 Sábado, 20 de Dezembro de 2014 »
Para coloecaro peixe na piteira estava a pensar cortar-lhe a cabeça abri-lo e enrola-lo ao à volta da linha (1mm)e depois ata-lo com fio de silicone.Acham que é bom resultado?
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #23 em: 22:49 Quarta, 24 de Dezembro de 2014 »
Podes meter fio de pesca em vez de fio de silicone.
Cuidado com o tipo de piteira porque a legislacao nao permite muita coisa...
 

Offline luisvanolli

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 21 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Domingo, 03 de Agosto de 2014
Re: Chocos
« Responder #24 em: 00:42 Quinta, 25 de Dezembro de 2014 »
Eu,  para colocar na piteira,  coloco a ponta de madeira da piteira na boca do carapau e empurro até sair próximo ao rabo do peixe e ato o com uma  corda,  um pouco mais fina da que prendo a piteira,  como por exemplo uma corda de estendal,  não danifica tanto  o peixe como uma linha de nylon.
Prende e sempre uns pedaços de prata daqueles das caixas de vinho na ponta de madeira da piteira.
Essa semana se tiver tempo publicarei as fotos de algumas que fizer aqui.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #25 em: 21:15 Quinta, 15 de Janeiro de 2015 »
Este ano quero fazer umas pescarias ao choco, mas acho que me faltam alguns acessórios.Palhaços tenho eu com fartura, uns com chumbo e outros sem chumbo.Quais as diferenças?
Quanto às cores vai ser mesmo à sorte e vou trocando, pois ainda não tenho conhecimentos suficientes.
Eu costumo ir para o molhe de Portimão ao choco e dava-me jeito um camaroeiro.Para quem conhece aquilo qual o comprimento apropriado?
E para a pescar à noite é preciso um candeeiro como para as lulas ou os palhaços e as toneiras dão?Pesco em zona iluminada, mas os palhaços são dos normais, não são daqueles que deitam luzes debaixo de agua lool.

É que eu já apanhei chocos, mas há muita coisa que desconheço, por isso lá vou ter que vos chatear  ;D
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Chocos
« Responder #26 em: 21:20 Quinta, 15 de Janeiro de 2015 »
O camaroeiro tem que ter tamanho suficiente para chegar a água, os chocos soltam-se com muita facilidade.
Nuno Conceição
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #27 em: 21:51 Sexta, 16 de Janeiro de 2015 »
Já que se fala de Chocos, é sempre bom saber algo mais.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #28 em: 17:31 Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 »
Depois de uma longa temporada afastado da pesca, já tenho o material todo para os chocos.Alguém me sabe dizer quando é que esses meninos chegam(lógico que é sempre muito subjectivo).Acham que ainda dá para começar já este mês?
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #29 em: 21:12 Segunda, 09 de Fevereiro de 2015 »
Boas Andrezio. Tens um sítio bom para começar. Naquela "lagoa" junto aos viveiros na ria de alvor. Montas bóia de água ou silicone, estralho de 2m, um palhacinho com chumbo (seja rosado ou alaranjado- os dois mais comuns) de 2 a 5gr e é dar-lhe gás. Vais ver que ainda vamos comer uns chocos com tinta. Depois, quando voltarem as corvinas, tenho uma coisa que os mantem vivos e aí sim, vamos a Ferragudo caçar umas dessas.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3847
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #30 em: 21:29 Segunda, 09 de Fevereiro de 2015 »
CUIDADO,só os profissionais podem pescar com piteira aos polvos é proibido pescar com piteira podem tentar com palhaços

Manuel Matos
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #31 em: 21:36 Segunda, 09 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Andrezio. Tens um sítio bom para começar. Naquela "lagoa" junto aos viveiros na ria de alvor. Montas bóia de água ou silicone, estralho de 2m, um palhacinho com chumbo (seja rosado ou alaranjado- os dois mais comuns) de 2 a 5gr e é dar-lhe gás. Vais ver que ainda vamos comer uns chocos com tinta. Depois, quando voltarem as corvinas, tenho uma coisa que os mantem vivos e aí sim, vamos a Ferragudo caçar umas dessas.

Isso de usar choco vivo já um nível bastante profissional ;D.

Não tou é a ver onde é essa zona de Alvor.Lá no molhe virado para a ria não se apanha uns chocos.
Eu costumava ir para o molhe da Rocha, mas aquilo de dia é uma confusão pegada, pelo que queria conhecer melhor a zona de Alvor.
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #32 em: 21:43 Segunda, 09 de Fevereiro de 2015 »
Pelo que sei, a pesca ao chocos rende mais durante o dia, que é quando eles se alimentam.
À noite também atacam os palhaços, mas muito mais na época auge quando eles encostam à séria, lá para Abril, Maio.
Em relação às cores, é que a coisa se complica.
É tudo uma questão de experimentar para ver quais as cores que melhor se adequam à situação (nuvens, sol, temperatura, noite, dia, etc) e ao local (rocha, areia, profundidade, cor da água, clareza da água, etc ).
Da minha experiência, pouca, para sítios mais profundos azul,verde e roxo têm bons resultados, águas claras  laranja, rosa e vermelho, águas tapadas palhaços com várias cores (contrastes) e/ou espelhados.
Mas nada disto é uma ciência exata, como já disse é preciso experimentar para ver o que lhes agrada mais.
Outra coisa, palhaços com revestimento de pano ou rede funcionam melhor.



 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #33 em: 21:51 Segunda, 09 de Fevereiro de 2015 »
Pois os palhaços que eu comprei para a época tem um chumbinho de 2,5 gramas na zona de cabeça e tem revestimento a pano.Comprei também uma lanterna com 1600 lumens, pode ser que tente uma noite às lulas.Tenho camaroeiro só falta o tempo lool.Eu já pesquei ao choco, mas sempre num nível muito amador.Este ano é quero ver se aprendo mais alguma coisa.Pois muita da malta que eu via ao choco assim que começava a escurecer abandonava essa pesca, mas também já vi essa pesca ao candeio. É uma questão de experimentar.
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #34 em: 22:02 Segunda, 09 de Fevereiro de 2015 »

Pois, já apanhei vários à noite quando estava às lulas ao candeio, mas regra geral as pessoas que se dedicam a eles só o fazem de dia.

Em relação ao chumbo, todos têm, mas uns têm por fora e os outros por dentro.
Enquanto uns têm chumbo para afundarem, outros é só para compensar o ar no seu interior e não os deixar flutuar.



 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #35 em: 20:48 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 »
Parece que ainda está fraco segundo informações que me deram. Vou esperar por Março. A malta de Lisboa fala-me muito em prender um choco numa gaiola e faze-lo descer com uma corda e de vez em quando dizem que vem outro choco agarrado à gaiola. Conhecem esta técnica? É que eu nunca vi ninguém fazer isso no Algarve.Já em deitarem ramos de arvores na agua para os chocos irem desovar embora nunca tenha presenciado já me contaram várias vezes .
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #36 em: 23:01 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 »

Boas

Nunca utilizei essa técnica da gaiola, mas conheço pessoal que a usa e com bons resultados.
Se subires a gaiola devagar os chocos vêm atrás dela e tens de usar um chalavar para os apanhares pois eles estão com o sentido no choco dentro da gaiola e não ligam aos palhaços.

 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #37 em: 23:28 Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 »
O choco que é metido dentro da gaiola tem que ser fêmea, mas antes de utilizar esta técnica de pesca certifiquem-se que é legal fazê-la.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Chocos
« Responder #38 em: 10:22 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O choco que é metido dentro da gaiola tem que ser fêmea, mas antes de utilizar esta técnica de pesca certifiquem-se que é legal fazê-la.

No outro dia em conversa com alguns pescadores de choco, todos afirmaram que era ilegal essa técnica do choco dentro da gaiola. Mas nao os impediu de ter a mesma dentro de água.
Nuno Conceição
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #39 em: 14:00 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O choco que é metido dentro da gaiola tem que ser fêmea, mas antes de utilizar esta técnica de pesca certifiquem-se que é legal fazê-la.

 :o :o Amigo Vieira, desculpa lá a ironia e a ignorância, mas, como se distingue o choco/choca macho da fêmea ? Pela côr da tinta, pelo fio dental, ou pelos óculos RayBan ?  O0 O0 O0 O0 Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #40 em: 14:03 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O choco que é metido dentro da gaiola tem que ser fêmea, mas antes de utilizar esta técnica de pesca certifiquem-se que é legal fazê-la.

 :o :o Amigo Vieira, desculpa lá a ironia e a ignorância, mas, como se distingue o choco/choca macho da fêmea ? Pela côr da tinta, pelo fio dental, ou pelos óculos RayBan ?  O0 O0 O0 O0 Abraço.

Cabe como e que distingues os homens das mulheres?????
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #41 em: 14:17 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O choco que é metido dentro da gaiola tem que ser fêmea, mas antes de utilizar esta técnica de pesca certifiquem-se que é legal fazê-la.

 :o :o Amigo Vieira, desculpa lá a ironia e a ignorância, mas, como se distingue o choco/choca macho da fêmea ? Pela côr da tinta, pelo fio dental, ou pelos óculos RayBan ?  O0 O0 O0 O0 Abraço.

Cabe como e que distingues os homens das mulheres?????

 :o :o Ó meu Tótó, não me digas que os chocos & chocas têm um aparelho reprodutor igual ao nosso.....................se têm, eu não sabia..................... sorry.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #42 em: 15:43 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 :o :o Amigo Vieira, desculpa lá a ironia e a ignorância, mas, como se distingue o choco/choca macho da fêmea ? Pela côr da tinta, pelo fio dental, ou pelos óculos RayBan ?  O0 O0 O0 O0 Abraço.


Pela côr da tinta, pelo fio dental, ou pelos óculos RayBan não vamos lá porque isto poderia induzir-nos em erro. É que nesta espécie como em tantas outras os machos são os mais "amaricados"...  :mrgreen:
O macho tem as listas muito nítidas enquanto que nas fêmeas são inexistentes ou muito subtis.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #43 em: 15:49 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Como JVieira disse e muito bem os machos têm as lista muito mais vincadas.



A da esquerda é uma fêmea e o da direita é um macho que engana os machos mais à direita, fazendo-os acreditar que são só duas meninas a passear.
Isto tudo para lhe saltar para cima, sem que os outros lhe façam a folha.

 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #44 em: 17:59 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
 ;) ;) Obrigado Vieira pela explicação............................. quem diria!!! Abraço
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #45 em: 18:23 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Tambem desconhecia esse pormenor, obrigado pela partilha de conhecimentos  ;)
Nelson Peres
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #46 em: 18:49 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O choco que é metido dentro da gaiola tem que ser fêmea, mas antes de utilizar esta técnica de pesca certifiquem-se que é legal fazê-la.

 :o :o Amigo Vieira, desculpa lá a ironia e a ignorância, mas, como se distingue o choco/choca macho da fêmea ? Pela côr da tinta, pelo fio dental, ou pelos óculos RayBan ?  O0 O0 O0 O0 Abraço.

Cabe como e que distingues os homens das mulheres?????

 :o :o Ó meu Tótó, não me digas que os chocos & chocas têm um aparelho reprodutor igual ao nosso.....................se têm, eu não sabia..................... sorry.

apergunta que te fiz não tem nada haver com os chocos... :hahaha: :hahaha: :hahaha:

 

Offline luisvanolli

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 21 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Domingo, 03 de Agosto de 2014
Re: Chocos
« Responder #47 em: 18:55 Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 »
Penso que se pode pescar ao polvo com poveiras,  não podem e ter mais de 3 anzóis na mesma (penso eu).
Ao choco e proibido o uso da gaiola,  mas muitos pescadores utilizam e tem mais resultados do que com o palhaço.
Cores dos palhaços e como as cores das amostras,  cada um tem o seu preferido,  eu particularmente utilizo mais os laranjas e rosa.
E como o Rui disse,  apanham se mais chocos de dia.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #48 em: 19:35 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015 »
Como actualmente estou a morar em Lisboa gostava de ir visitar uns quintais de chocos aqui na redondezas para aprender uns truques. Para os lados de Almada(preferencial) ou Setubal que sítios aconselham?

P.S: Estou limitado aos transportes e conheço mal isto

Na margem Norte há chocos?
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Chocos
« Responder #49 em: 19:55 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015 »
Aqui na margem Sul tens alguns pesqueiros para chocos. Um dia destes combinamos uma visita de estudo
Nuno Conceição
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #50 em: 00:26 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 »
Epa ó moço de Monchique, eu a tentar ajudar e tu a mangar do assunto. A malta pensava que estavas na serra monchiquense e afinal estás na capital. Assim já muita coisa muda. Não te levo a Alvor hehehehe
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #51 em: 00:29 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Epa ó moço de Monchique, eu a tentar ajudar e tu a mangar do assunto. A malta pensava que estavas na serra monchiquense e afinal estás na capital. Assim já muita coisa muda. Não te levo a Alvor hehehehe

Bem mas quando houver chocos por lá apita que nunca fiz essa pesca óh Cláudio :sim:.
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #52 em: 06:13 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 »
Lool, mas eu aqui em Lisboa não devo de ir à pesca pelo menos nos próximos tempos, como não tenho carro e tenho tanta coisa para fazer.A visita à margem sul é mais para ver como a malta pesca, porque em conversa com malta daqui sei que eles usam gaiolas e pescam à boia e lá por baixo nunca vi ninguém a fazer isso.Por enquanto sou só pescador de terras algarvias. Chocos pelo menos no Arade anda fraco ainda.As bailazitas é que já começar a fazer das suas, são às duas em cada lançamento ehehe
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Chocos
« Responder #53 em: 08:33 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lool, mas eu aqui em Lisboa não devo de ir à pesca pelo menos nos próximos tempos, como não tenho carro e tenho tanta coisa para fazer.A visita à margem sul é mais para ver como a malta pesca, porque em conversa com malta daqui sei que eles usam gaiolas e pescam à boia e lá por baixo nunca vi ninguém a fazer isso.Por enquanto sou só pescador de terras algarvias. Chocos pelo menos no Arade anda fraco ainda.As bailazitas é que já começar a fazer das suas, são às duas em cada lançamento ehehe

Aqui deste lado nunca vi ninguém pescar a bóia aos chocos. Agora o uso de gaiola (proibido) vê-se com muita frequência.
Nuno Conceição
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Chocos
« Responder #54 em: 23:16 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 »
com certeza Nelson. Ainda quero comer uns chocos com tinta este ano, sem ir comprar, claro.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #55 em: 23:17 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
Venho vos relatar a minha evolução no mundo do paintball  :D. Deixei de pescar no estuário este ano e comecei a pescar na costa de Lagoa e tenho me dado melhor, pelo menos em quantidade. Tenho utlizado só o palhaço com o chumbo atado a linha e tenho apanhado muito mais que o ano passado.Só tenho um problema que me deixa danado.Eu ferro muitos mas quando vou por o xalavar perco-os, parece que fazem força para baxio e desprendem-se.O que posso fazer para superar essa situação. Os chocos não se podem trabalhar ou trabalham-se?

Eles andam por cá ate quando.Para quem já pescou na costa de Lagoa, as lulas andam por cá em que altura?

Eles andem ai e à fartazana...

 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #56 em: 15:12 Domingo, 10 de Maio de 2015 »
Vou relatar um episodio que me aconteceu na ultima vez que tive a pesca. Tava eu com o meu palhaço a corricar quando sinto um choco, ferrei o e comecei a enrolar. Quando ele ia já perto da superfície e ai a uns 10 metros da rocha veio outro choco e roubou-o lool. Alguém me sabe explicar o que se passou.Fiquei mesmo "marafado" com isso. ;D
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #57 em: 16:28 Domingo, 10 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou relatar um episodio que me aconteceu na ultima vez que tive a pesca. Tava eu com o meu palhaço a corricar quando sinto um choco, ferrei o e comecei a enrolar. Quando ele ia já perto da superfície e ai a uns 10 metros da rocha veio outro choco e roubou-o lool. Alguém me sabe explicar o que se passou.Fiquei mesmo "marafado" com isso. ;D

deves ter apanhado uma fêmea, e o macho não gostou da ideia.

Quando eles tentam afundar não os deves tentar segurar pois rasgam e vão à sua vidinha, acompanha o esticão com a cana e\ou tenta ter a embraiagem regulada apenas o suficiente para os rebocar, pois quando afundarem levam linha.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #58 em: 19:03 Domingo, 10 de Maio de 2015 »
Também desconfiei de ser uma femea.Era já um belo choco.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #59 em: 19:54 Domingo, 10 de Maio de 2015 »
Penso que também não os esteja a ferrar bem. No rio Arade a malta quando parava o palhaço dava um esticão. Este ano pus me a pescar mesmo no mar e pesco tipo eging, só que quando faço as paragens não dou esses esticões. Devo dar ou só ferrar quando sentir o choco.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #60 em: 20:59 Domingo, 17 de Maio de 2015 »
Alguém sabe até quando os chocos andam junto á costa?
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #61 em: 21:37 Domingo, 17 de Maio de 2015 »
 ::) ::) ::) ::) Enquanto as águas estiverem quentes............................pens o eu de que!!! Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Chocos
« Responder #62 em: 03:10 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Eu não sei isto será choco ou uma lulita :o mas foi apanhada a 20 quilómetros daqui, a poucas centenas de metros da praia!



Uma destas a dividir por 1406 membros e a malta não passava fome! ;D
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #63 em: 07:48 Terça, 19 de Maio de 2015 »
 :o :o Txiiii....se visse isso dentro de agua borrava-me todo :P
Nelson Peres
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #64 em: 07:51 Terça, 19 de Maio de 2015 »
 :hummm: :hummm: :hummm: Isso não é uma lula.............é uma lulona, carago!!! Alimentava um regimento  O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 Obrigado pela foto.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #65 em: 07:06 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:o :o Txiiii....se visse isso dentro de agua borrava-me todo :P

Oh Nelson, tal como eles largavas tinta como defesa!!!! :D :D
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Chocos
« Responder #66 em: 12:43 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:o :o Txiiii....se visse isso dentro de agua borrava-me todo :P

Oh Nelson, tal como eles largavas tinta como defesa!!!! :D :D

eh eh, verdade! Só de vê-lo na foto já mete medo :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Chocos
« Responder #67 em: 17:51 Terça, 26 de Maio de 2015 »
Vim dar a este tópico pois nestes ultimos dias tenho ido a pesca de chocos e lulas a partir das rochas á noite com uns amigos meus..temos tido umas belas pescarias ..bastantes chocos em media com 500 gramas..algumas lulas com cerca de 2 palmos e até alguns polvos..mais tarde logo faço um relato resumido com as fotos.

temos bastante sucesso mas ainda me surgem algumas duvidas porque apesar de termos trazido ontem 11 chocos e duas lulas deixamos la ficar outros tantos...

nõs quando sentimos peso vamos puxando ate a rocha e apanhamos com o chalavar..mas muitas vezes kuandu o choco ou lula sente que esta ao de cima..dá uma safanao e baza..sera que devemos ferrar? quando sentir peso dar assim uma esticaozinho para ferrar como nos peixes?

tenho lido que os tentaculos dos mesmo sao frageis..e ao dar uma esticao perca o choco..sei que ele por norma pode voltar lá..mas eh sempre um risco..

venho so reforçar a pergunta que tinham feito anteriormente..acho que isto deve ser uma duvida de muita gente que se inicia nesta pesca

abraço e obrigado
« Última modificação: 17:58 Terça, 26 de Maio de 2015 por Ivo Martins. »
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #68 em: 21:02 Quarta, 03 de Junho de 2015 »
A noite usam o candeeiro ou não?
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chocos
« Responder #69 em: 21:21 Quarta, 03 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sera que devemos ferrar? quando sentir peso dar assim uma esticaozinho para ferrar como nos peixes?


Sim tens de fazer a ferragem na mesma, e quanto aos esticões com as lulas não tens problemas pois são mais difíceis de rasgar, mas o choco tens de ter algum cuidado, ter a embraiagem aberta ou acompanhar o bicho e não tentar segura-lo.

Boas pescarias, que aqui em cima a coisa está fraca.


 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Chocos
« Responder #70 em: 23:43 Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 »
este topico é bem antigo ma estava a ler aqui o DRE e vi aqui uma aliena

5 — A utilização de fontes luminosas é permitida na
pesca apeada ou de embarcação, exercida com toneiras,
bem como em indicadores de boias e canas de pesca

não é proibido usar luzes tipo holofote na pesca aos chocos por exemplo a partir de costa?? (apeada)
esta aliena veio-me confundir...diz que se pode usar fontes luminosas com toneiras..o palhaço entãp não é considerado toneira eh isso? (eu sei que são diferentes)
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 12:41]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]