collapse

Autor Tópico: iscar caranguejo  (Lida 18659 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #15 em: 19:01 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cláudio e Nelson,

Vocês não atam o carangueijo cm fio de silicone???

obg.
Nunca ato o caranguejo vivo. Não há necessidade. Bem iscado não foge dali  ^-^
Nelson Peres
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #16 em: 03:01 Sexta, 18 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Ó Claudio vou experimentar a descascar antes de cortar, sabes isto é um hábito, um gajo faz e resulta, não muda mas, vou experimentar como dizes, gosto muito de pescar com caranguejo é uma isca que me dá alguma confiança de captura.

 Pesca muito  :fixe:

Soares, o caranguejo e eu tambem somos amigos inseparaveis, e normalmente os peixes de maior porte que vou tirando é no caranguejo...
é um isco suberbo!
Mais uma dica, esta aprendi com um estimado amigo meu... as tais tenazes que o soares usa para uma nova iscada, quando tenho pouco peixe no pesqueiro e quero que os sucos saiam do caranguejo de forma mais lenta, descasco uma tenaz e meto-a em cima da frida aberta que deixamos quando cortamos ao meio... depois ato com a linha de silicone, normalmente uso agulha para me ajudar... a frida fica fexada e portanto saem mais lentamente os tais sucos que lhe dão aquela atração... tá a apanhar a ideia?
Abraço
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #17 em: 02:05 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
ola .

Hoje fui apanhar caranguejo tenho (um sitio perto da minha casa onde consigo apanhar caranguejo verde de forma fácil e rápida ) . A noite fui testar este isco . acabei por tirar patas e iscar só o corpo sem a casca superior.
fiquei perplexo devido a extrema rigidez da casca ....  Não mesmo problema a iscar inteiro? sargos e robalos são atraídos por caranguejo tão rígidos ? 
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #18 em: 14:23 Terça, 22 de Abril de 2014 »
 Quando tiraste a casca de cima, ele ficou com as entranhas á mostra, não ficou ?

 É que esse caranguejo não permite que se retire a casca mantendo-se inteiro com a casca interna mole, como os caranguejos dois cascos.

 O caranguejo que eu uso é regra geral o "dois cascos", no caso dos verdes não sei bem como a malta os isca, mas penso que é mais ou menos como está nos vídeos e deixam patas e tudo.

 As douradas e os sargos pelo menos gostam desses caranguejos acho que o robalo também.

 Pesca muito :fixe:
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #19 em: 17:21 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Boas
No passado sábado estive a iscar com caranguejo.
O Mestre do barco que estava ao meu lado disse-me para cortar as tenazes pelo meio e com cuidado retirar a carapaça. O anzol entra pelo meio da carapaça e sai pela tenaz. Atar bem com silicone e agua com ele.
Basicamente o anzol ficou todo dentro do caranguejo e apenas o bico ficava a sair pela tenaz.
Deu resultado porque até apanhei uns peixinhos assim.  :)
João Rodrigues
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1408 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #20 em: 17:36 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Olá João,

Mas aí não precisavas de lançar, é muito diferente. Podes iscar de várias formas.
Agora quando tens que lançar, tens vários factores a ter em conta.
1- a forma como o iscas de modo a não perde-lo pelo caminho, ou quando entra na agua.
2 - Por ser um isco volumoso, normalmente faz " um voo" em espiral, e o enrolar do estralho não é difícil.
3- ter este factores em conta e ainda assim tentar uma boa apresentação da isca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #21 em: 21:48 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá João,

Mas aí não precisavas de lançar, é muito diferente. Podes iscar de várias formas.
Agora quando tens que lançar, tens vários factores a ter em conta.
1- a forma como o iscas de modo a não perde-lo pelo caminho, ou quando entra na agua.
2 - Por ser um isco volumoso, normalmente faz " um voo" em espiral, e o enrolar do estralho não é difícil.
3- ter este factores em conta e ainda assim tentar uma boa apresentação da isca.

Concordo.

Em relação aos caranguejos rijos não tenham problemas dele ser duro que o peixe mama-o á mesma. O ultimo peixe que apanhei com ele até foi um bom robalote e tal como o Claudio diz, é um isco qe dá exemplares maiores. Quem quer ver a cana a picar e não têm paciência não aconselho   ;D
Eu chego a pescar só com caranguejo e muitas vezes é ingrato. Outras fico muito agradecido.... :P e a pesca é isto  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #22 em: 16:48 Quarta, 23 de Abril de 2014 »

 Pois, as iscadas mais volumosas e com formas pouco dinâmicas têm o problema dos lançamentos, o estralho vai a rodar e muitas vezes já chega ao mar todo enrolado na madre.

 Daí eu gostar de iscar só metades e sem patas, vai uma iscada mais composta e que enrola menos, parece-me!

 Os de casca rija, claro que são eficazes, não é por acaso que a malta os usa, penso que têm é outro tipo de ferragem mas quando uma dourada ou sargo os trincam lá vai ele >:D >:D >:D
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #23 em: 02:50 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
Boas,
Vou tentar exclarecer aqui, aquilo que me parece ser uma duvida comum...

Quando usar o duro e quando usar o de dois cascos...

Falando em pesca ao fundo, seja chumbadinha ou Surfcasting, o caranguejo verde de dois cascos, por ter muitos mais sucos no seu interior, tem um factor de atração em muito superior ao verde duro, pelo que se o pesqueiro deixar pescar com ele, este deve ser a escolha nº1...

Porem o que nos acontece muitas vezes, é que por ter um factor de atração tão forte acaba por atrair o peixe pequeno que é mais comum, antes que qualquer peixe de porte tenha a hipotese de comer... nesta situação, pesca-mos com caranguejo duro, a sua casca é a proteção da iscada contra o peixe pequeno, o seu factor de atração ficou reduzido, principalmente á noite quando os cheiros mais contam, mas ao menos está lá isco á espera do peixe da jornada...
As ferragens com este isco tambem não são faceis...

Como diz o nelson, para quem gosta de ver a cana sempre a picar, não é opção, mas quem tem paciencia para meter um caranguejo duro e passar se for preciso uma jornada inteira sem ver um toque, sabendo que ha hipotese de ferrar um peixe digno de registo, acho que é viavel...


Rider é verdade que a iscada de caranguejo duro vai ás voltas no lançamento, mas assim que cai na agua fica tudo normal, não noto que me enrrole muito mais o estralho e como disse antes pesco com 022mm, se enrrola-se seria numa linha fina como as que uso... Tudo isto faz sentido com pouca ou nenhuma agitação maritima...
se iscares como eu e o Nelson descreve-mos, não terás problemas quer com o caranguejo sair no lançamento (lançando sempre em "grond cast" e portanto com o isco apoiado), quer com a apresentação dentro de agua... a  escolha de um tamanho maneiro tambem ajuda na apresentação e no lançe, eu gosto deles com a carapaça do tamanho de uma moeda de 50centimos, no maximo de 2€...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #24 em: 07:20 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
Concordo em absoluto Claudio. Tenho utilizado caranguejo desses tamanho tambem mas volta e meia vai um maiorzito para seleccionar ainda mais o tamanho do peixe. Por vezes é penoso mas vai h ^-^aver aquela jornada !!!
Nelson Peres
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #25 em: 14:50 Quarta, 14 de Maio de 2014 »
é como o Nelson diz, quem quer ver a cana sempre a tremer o caranguejo não é o ideal.... mas se um bom exemplar passar ao lado do caranguejo mama-o logo de uma acentada só sem exitar... eu diria que é uma boa opção para quem vai com 2 canas, uma para carangejo e a outra para os outros que atrai especies mais pequenas, acredito que assim seja mais suportável pescar com caranguejo. Eu pessoalmente nunca pesquei com caranguejo, mas vou experimentar e não espero obter resultados logo na 1ª pescaria a não ser que um matateu se cruze com o caranguejo  >:D

Abraços
 

Offline João Pinto

Re: iscar caranguejo
« Responder #26 em: 15:13 Quarta, 14 de Maio de 2014 »
Coitadinhos dos caranguejos  :o :o

Eu tenho alguns mas o que mais resultados me deu foi este

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Mas lá está, nunca tirei nenhuma Dourada com ele, só Robalotes e uma Baila
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #27 em: 16:12 Quarta, 14 de Maio de 2014 »
Eu se for carangueijo rijo retiro a ultima pata de cada lado que é para não se enterrar e de seguida espeto o anzól no orificio que fica num dos lados ondefoi retirada a pata e ato com fio de cilicone.

Se for carangueijo de dois  cascos, descasco o mesmo e enfio no anzol e ato com fio de cilicone se for pequeno se o carangueijo for grande fasso o mesmo procedimento mas corto ao meio.
Guardo as patas e também as descaco e na iscada seguinte também as junto.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: iscar caranguejo
« Responder #28 em: 08:00 Quarta, 27 de Maio de 2015 »
Antes de mais bom dia, nao pude deixar de comentar este topico.
Bem, de facto, o caranguejo é o isco com o qual mais pesco (juntamente com lingueirao) e o qual melhor resultados me oferece.
Pessoalmente uso todos os caranguejos que conseguir apanhar (na maioria é uns "brancos amarelados", rijos), é raro conseguir apanhar os de 2 carros, mas afinal de contas, o porque de os querer? as douradas no seu ambiente natural nao andam "á procura" daquele que tem a casca rija ou nao...come o caranguejo que lhe aparece...
Bem, eu isco o caranguejo com 2 anzois (geralmente), retiro as tenazes e 1 das patas traseiras (do lado em que fica sem fio de silicone), coloco 1 anzol entre a 1º e 2º pata (a contar de tras), o qual vai sair mais ou menos a meio do caranguejo (na parte que "levanta"), de seguida meto o 2º anzol entre a 2º e 3º pata (do outro lado, do lado que fica "solto", normalmente é neste que as douradas vêm presas, quando nao é nos 2 anzois), de modo a que ele fique a surgir na carapaça. Posteriormente coloco fio de silicone de forma ao caranguejo ficar com as patas de 1 lado "enroladas" na linha do estralho, enquanto que as patas do outro lado ficam a mexer...(o caranguejo mantem-se vivo durante uns 10-15 minutos, logo é mais atrativo)
As vezes também faço tudo igual, so que no 2º anzol, em vez de o "espetar" no caranguejo, deixo o anzol "á deriva" pelas patas do caranguejo, colocando um pouco de silicone de modo ao anzol nao sair donde é suposto.
Este é o metodo que utilizo, dá-me excelentes resultados nas douradas e robalos (sim, os robalos tambem).
Cumpriementos e boas pescas.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #29 em: 13:53 Terça, 09 de Junho de 2015 »
Mortos também funcionam?

Posso os conservar num áquario? Quanto tempo é que me duram lá?
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]