collapse

Autor Tópico: iscar caranguejo  (Lida 18659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
iscar caranguejo
« em: 16:17 Domingo, 13 de Abril de 2014 »
ola.


Qual melhor maneira de iscar caranguejo para surfcasting ? Podem partilhar resultados também ...

cpts
 

Offline caseblock

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
  • Agradecido: 5 vezes
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #1 em: 16:48 Domingo, 13 de Abril de 2014 »
Boas, existem mts formas de iscar, tudo depende das diferentes variantes com que nos podemos deparar. Deixo aqui o link de um video do Raul Mario em que demonstra algumas formas de iscar, espero que seja util.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumps


 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #2 em: 21:21 Domingo, 13 de Abril de 2014 »
desculpa postei neste local .era para colocar nos iscos
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #3 em: 21:56 Domingo, 13 de Abril de 2014 »
Posto no local pretendido ;)
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #4 em: 23:57 Domingo, 13 de Abril de 2014 »

 Eu com este caranguejo (parece-me moira) nunca isquei, mas com o dois cascos (caranguejo da muda), não é nada parecido, pelo menos como eu o faço, por vezes o caranguejo até é cortado ao meio (por ser grande) retiradas as patas, depois  descascado e passado no anzol é bem atado, este tipo de iscada é usado basicamente só o corpo do caranguejo é a que mais uso geralmente quer no surfcasting quer no rockfishing.

 Força neles :fixe:
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #5 em: 03:34 Segunda, 14 de Abril de 2014 »
Boas,
Soares, corta primeiro o caranguejo e depois é que o descasca?

Canguejo da muda em metades faço como o soares, mas descasco primeiro...

Tambem os isco inteiros quando a sua medida e a do anzol estão em armonia, para esse efeito descasco e tiro as patas, mas deixo 2 ou 3 patas de um lado para me ajudar a iscar, depois de atado corto o resto das patas (ou não, conforme o efeito pretendido)... Tambem nas metades uso as patas para me ajudar a atar, e depois corto...

Os Mouras uso algumas vezes, é um caranguejo que tem mais carne do que os verdes (sem estar na fase da muda) por isso mesmo os duros dá para descascar.

Com a ajuda de uma tesoura corto o caranguejo em volta, depois com cuidado tiro a tampa de traz para a frente, de forma a que não venha carne agarrada (a carne está maioritariamente junto aos olhos). Com a tesoura/faca tiro o maximo de casca que consigo da zona das patas e barriga, sem trazer carne atras, depois é encontrar a posição para encostar o anzol e dobrar o caranguejo em volta do mesmo, deixando toda a curva do anzol de fora, atar e tá feito...
para esta iscada os mouras devem ser de bom tamanho, pode tambem ser cortado ao meio depois da preparação...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #6 em: 03:59 Segunda, 14 de Abril de 2014 »
Caranguejos verdes duros e vivos, tiro as duas tenazes e deixo todas as outras patas, depois espeto o anzol no buraco de uma das tenazes e com calma corro o bico do anzol até á ultima pata (esgravatadeira) do mesmo lado... esta iscada deixa o caranguejo vivo, não passo fio elastico... outra forma que faço com menos frequencia é um tendem de 2 anzois em que cada um de seu lado, entra na barriga junto as esgravatadeiras do caranguejo, saindo nas costas...Tambem esta iscada deixa o caranguejo vivo...
Uso com frequencia no verão para fugir ao peixe pequeno, menos efectivo que o caranguejo de muda, no geral, mas com exemplares de sargo e dourada de maior porte por não ser logo roubado...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #7 em: 19:00 Terça, 15 de Abril de 2014 »
Por acaso é isco que não sei iscar  lá muito bem e já agora aproveito para aprender ::)
Para a dourada voçes costumar arrancar as pinças?Já ouvi dizer para arrancar as duas patas de trás para eles não se enterrarem.As patas de trás são as mais afastadas das pinças não é?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #8 em: 20:24 Terça, 15 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por acaso é isco que não sei iscar  lá muito bem e já agora aproveito para aprender ::)
Para a dourada voçes costumar arrancar as pinças?Já ouvi dizer para arrancar as duas patas de trás para eles não se enterrarem.As patas de trás são as mais afastadas das pinças não é?

É isso. Eu ja apanhei dourada com o caranguejo do video. Esse caranguejo da pedra é mais mole daí a usa-lo só em pontões ou locais de lançamento curto. No surfcasting uso com sucesso nas douradas  e tambem já tenho apanhado um ou outro sargo com caranguejo verde do rio, o rijo.

Arranco a ultima pata de cada lado para o dito não se enterrar e espeto o bico do anzol no buraco da pata onde arranquei e o bico vai sair na carapaça rija (na parte de cima do caranguejo) mais ou menos junto á tenaz. O caranguejo assim aguenta-se muito mais tempo e tambem dá muita segurança no lançamento. Para chegar mais longe uso caranguejo mais pequeno e se não precisar de distancia vai mesmo um caranguejo maior. As douradas se lá passarem não enjeitam...

É um isco que anda sempre comigo e quando a criançada não larga a zona é o que uso. Sempre inteiro e vivo. Nunca pesquei com ele de outra forma
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #9 em: 23:39 Terça, 15 de Abril de 2014 »

 Ó Cláudio, é assim mesmo que faço, grandes corto-os ao meio, os pequenos vão inteiros mas sem patas, quanto ao corte, bem eu corto com casca meto a tesoura e zás de alto a baixo depois tiro a casca, as patas e retiro a casca do peito, espeto no anzol de um lado e termino no outro, depois é bem atado para poder lançar e também para segurar as ovas, por vezes depois de apanhar peixe ainda lhe coloco umas perninhas descascadas, as pernas das pinças e componho a iscada e já tem saído outro peixe na mesma iscada >:D

 Força com eles :fixe:
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #10 em: 02:15 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Soares, ja tive a oportunidade de ver que quando descascamos primeiro deixa-mos mais sucos dentro do caranguejo do que quando se corta e só depois se descasca... Ora faça lá o teste... ;)

e se pescar na pedra tente a iscada de moura que falo, os sargos não a largam... ;D

NelsonP, essa forma de espetar o caranguejo ainda não testei, mas em breve vou ter oportunidade de testar. :-o
 Naqueles dias em que elas estão feitas PU***, experimenta um tendem de dois anzois, se é que ainda não experimentas-te... Um companheiro meu safa algumas grades assim... ;)

Andrezio, tem a sua razão de ser, mas depende de como iscas, quando espetas um anzol junto a uma pata de traz, não precisas arrancar porque ela ja fica inutilizada... Eu tiro as tenazes porque pesco com 020/022 de estralho e o caranguejo começa a dar umas torquezadas na linha que eu não gosto de ver... >:D
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1408 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #11 em: 16:55 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Cláudio e Nelson,

Vocês não atam o carangueijo cm fio de silicone???

obg.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #12 em: 19:31 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Vou deixar aqui uma série de vídeos que tinha reunido sobre a iscagem de caranguejos
Diversos caranguejos e diversas maneiras...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #13 em: 04:11 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cláudio e Nelson,

Vocês não atam o carangueijo cm fio de silicone???

obg.

O caranguejo de dois cascos ou o moura descascado ato sempre... já o caranguejo verde duro e vivo é muito raro atar, a forma como iscas segura o caranguejo muito bem, com o tendem de dois anzois então, nem vejo como atar...
Vão vivos e alguns regressam vivos a terra depois de 20 minutos ou meia hora lá dentro... Tambem tem a ver com o tipo de pesqueiro, não tem agitação maritima, apenas corrente...
Contudo, ha quem os ate sempre e não digo que fazem mal... Podem é faze-lo mal feito se com o fio taparem a boca ao caranguejo, porque ele morre e perde parte do efeito...
O que acho que podia valer a pena é linha de atar soluvel na agua, só para dar mais confiança no lançamento, mas nunca vi á venda nem procurei muito...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #14 em: 16:36 Quinta, 17 de Abril de 2014 »

 Ó Claudio vou experimentar a descascar antes de cortar, sabes isto é um hábito, um gajo faz e resulta, não muda mas, vou experimentar como dizes, gosto muito de pescar com caranguejo é uma isca que me dá alguma confiança de captura.

 Pesca muito  :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #15 em: 19:01 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cláudio e Nelson,

Vocês não atam o carangueijo cm fio de silicone???

obg.
Nunca ato o caranguejo vivo. Não há necessidade. Bem iscado não foge dali  ^-^
Nelson Peres
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #16 em: 03:01 Sexta, 18 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Ó Claudio vou experimentar a descascar antes de cortar, sabes isto é um hábito, um gajo faz e resulta, não muda mas, vou experimentar como dizes, gosto muito de pescar com caranguejo é uma isca que me dá alguma confiança de captura.

 Pesca muito  :fixe:

Soares, o caranguejo e eu tambem somos amigos inseparaveis, e normalmente os peixes de maior porte que vou tirando é no caranguejo...
é um isco suberbo!
Mais uma dica, esta aprendi com um estimado amigo meu... as tais tenazes que o soares usa para uma nova iscada, quando tenho pouco peixe no pesqueiro e quero que os sucos saiam do caranguejo de forma mais lenta, descasco uma tenaz e meto-a em cima da frida aberta que deixamos quando cortamos ao meio... depois ato com a linha de silicone, normalmente uso agulha para me ajudar... a frida fica fexada e portanto saem mais lentamente os tais sucos que lhe dão aquela atração... tá a apanhar a ideia?
Abraço
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #17 em: 02:05 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
ola .

Hoje fui apanhar caranguejo tenho (um sitio perto da minha casa onde consigo apanhar caranguejo verde de forma fácil e rápida ) . A noite fui testar este isco . acabei por tirar patas e iscar só o corpo sem a casca superior.
fiquei perplexo devido a extrema rigidez da casca ....  Não mesmo problema a iscar inteiro? sargos e robalos são atraídos por caranguejo tão rígidos ? 
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #18 em: 14:23 Terça, 22 de Abril de 2014 »
 Quando tiraste a casca de cima, ele ficou com as entranhas á mostra, não ficou ?

 É que esse caranguejo não permite que se retire a casca mantendo-se inteiro com a casca interna mole, como os caranguejos dois cascos.

 O caranguejo que eu uso é regra geral o "dois cascos", no caso dos verdes não sei bem como a malta os isca, mas penso que é mais ou menos como está nos vídeos e deixam patas e tudo.

 As douradas e os sargos pelo menos gostam desses caranguejos acho que o robalo também.

 Pesca muito :fixe:
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #19 em: 17:21 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Boas
No passado sábado estive a iscar com caranguejo.
O Mestre do barco que estava ao meu lado disse-me para cortar as tenazes pelo meio e com cuidado retirar a carapaça. O anzol entra pelo meio da carapaça e sai pela tenaz. Atar bem com silicone e agua com ele.
Basicamente o anzol ficou todo dentro do caranguejo e apenas o bico ficava a sair pela tenaz.
Deu resultado porque até apanhei uns peixinhos assim.  :)
João Rodrigues
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1408 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #20 em: 17:36 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Olá João,

Mas aí não precisavas de lançar, é muito diferente. Podes iscar de várias formas.
Agora quando tens que lançar, tens vários factores a ter em conta.
1- a forma como o iscas de modo a não perde-lo pelo caminho, ou quando entra na agua.
2 - Por ser um isco volumoso, normalmente faz " um voo" em espiral, e o enrolar do estralho não é difícil.
3- ter este factores em conta e ainda assim tentar uma boa apresentação da isca.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #21 em: 21:48 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá João,

Mas aí não precisavas de lançar, é muito diferente. Podes iscar de várias formas.
Agora quando tens que lançar, tens vários factores a ter em conta.
1- a forma como o iscas de modo a não perde-lo pelo caminho, ou quando entra na agua.
2 - Por ser um isco volumoso, normalmente faz " um voo" em espiral, e o enrolar do estralho não é difícil.
3- ter este factores em conta e ainda assim tentar uma boa apresentação da isca.

Concordo.

Em relação aos caranguejos rijos não tenham problemas dele ser duro que o peixe mama-o á mesma. O ultimo peixe que apanhei com ele até foi um bom robalote e tal como o Claudio diz, é um isco qe dá exemplares maiores. Quem quer ver a cana a picar e não têm paciência não aconselho   ;D
Eu chego a pescar só com caranguejo e muitas vezes é ingrato. Outras fico muito agradecido.... :P e a pesca é isto  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #22 em: 16:48 Quarta, 23 de Abril de 2014 »

 Pois, as iscadas mais volumosas e com formas pouco dinâmicas têm o problema dos lançamentos, o estralho vai a rodar e muitas vezes já chega ao mar todo enrolado na madre.

 Daí eu gostar de iscar só metades e sem patas, vai uma iscada mais composta e que enrola menos, parece-me!

 Os de casca rija, claro que são eficazes, não é por acaso que a malta os usa, penso que têm é outro tipo de ferragem mas quando uma dourada ou sargo os trincam lá vai ele >:D >:D >:D
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #23 em: 02:50 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
Boas,
Vou tentar exclarecer aqui, aquilo que me parece ser uma duvida comum...

Quando usar o duro e quando usar o de dois cascos...

Falando em pesca ao fundo, seja chumbadinha ou Surfcasting, o caranguejo verde de dois cascos, por ter muitos mais sucos no seu interior, tem um factor de atração em muito superior ao verde duro, pelo que se o pesqueiro deixar pescar com ele, este deve ser a escolha nº1...

Porem o que nos acontece muitas vezes, é que por ter um factor de atração tão forte acaba por atrair o peixe pequeno que é mais comum, antes que qualquer peixe de porte tenha a hipotese de comer... nesta situação, pesca-mos com caranguejo duro, a sua casca é a proteção da iscada contra o peixe pequeno, o seu factor de atração ficou reduzido, principalmente á noite quando os cheiros mais contam, mas ao menos está lá isco á espera do peixe da jornada...
As ferragens com este isco tambem não são faceis...

Como diz o nelson, para quem gosta de ver a cana sempre a picar, não é opção, mas quem tem paciencia para meter um caranguejo duro e passar se for preciso uma jornada inteira sem ver um toque, sabendo que ha hipotese de ferrar um peixe digno de registo, acho que é viavel...


Rider é verdade que a iscada de caranguejo duro vai ás voltas no lançamento, mas assim que cai na agua fica tudo normal, não noto que me enrrole muito mais o estralho e como disse antes pesco com 022mm, se enrrola-se seria numa linha fina como as que uso... Tudo isto faz sentido com pouca ou nenhuma agitação maritima...
se iscares como eu e o Nelson descreve-mos, não terás problemas quer com o caranguejo sair no lançamento (lançando sempre em "grond cast" e portanto com o isco apoiado), quer com a apresentação dentro de agua... a  escolha de um tamanho maneiro tambem ajuda na apresentação e no lançe, eu gosto deles com a carapaça do tamanho de uma moeda de 50centimos, no maximo de 2€...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #24 em: 07:20 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
Concordo em absoluto Claudio. Tenho utilizado caranguejo desses tamanho tambem mas volta e meia vai um maiorzito para seleccionar ainda mais o tamanho do peixe. Por vezes é penoso mas vai h ^-^aver aquela jornada !!!
Nelson Peres
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #25 em: 14:50 Quarta, 14 de Maio de 2014 »
é como o Nelson diz, quem quer ver a cana sempre a tremer o caranguejo não é o ideal.... mas se um bom exemplar passar ao lado do caranguejo mama-o logo de uma acentada só sem exitar... eu diria que é uma boa opção para quem vai com 2 canas, uma para carangejo e a outra para os outros que atrai especies mais pequenas, acredito que assim seja mais suportável pescar com caranguejo. Eu pessoalmente nunca pesquei com caranguejo, mas vou experimentar e não espero obter resultados logo na 1ª pescaria a não ser que um matateu se cruze com o caranguejo  >:D

Abraços
 

Offline João Pinto

Re: iscar caranguejo
« Responder #26 em: 15:13 Quarta, 14 de Maio de 2014 »
Coitadinhos dos caranguejos  :o :o

Eu tenho alguns mas o que mais resultados me deu foi este

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Mas lá está, nunca tirei nenhuma Dourada com ele, só Robalotes e uma Baila
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #27 em: 16:12 Quarta, 14 de Maio de 2014 »
Eu se for carangueijo rijo retiro a ultima pata de cada lado que é para não se enterrar e de seguida espeto o anzól no orificio que fica num dos lados ondefoi retirada a pata e ato com fio de cilicone.

Se for carangueijo de dois  cascos, descasco o mesmo e enfio no anzol e ato com fio de cilicone se for pequeno se o carangueijo for grande fasso o mesmo procedimento mas corto ao meio.
Guardo as patas e também as descaco e na iscada seguinte também as junto.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: iscar caranguejo
« Responder #28 em: 08:00 Quarta, 27 de Maio de 2015 »
Antes de mais bom dia, nao pude deixar de comentar este topico.
Bem, de facto, o caranguejo é o isco com o qual mais pesco (juntamente com lingueirao) e o qual melhor resultados me oferece.
Pessoalmente uso todos os caranguejos que conseguir apanhar (na maioria é uns "brancos amarelados", rijos), é raro conseguir apanhar os de 2 carros, mas afinal de contas, o porque de os querer? as douradas no seu ambiente natural nao andam "á procura" daquele que tem a casca rija ou nao...come o caranguejo que lhe aparece...
Bem, eu isco o caranguejo com 2 anzois (geralmente), retiro as tenazes e 1 das patas traseiras (do lado em que fica sem fio de silicone), coloco 1 anzol entre a 1º e 2º pata (a contar de tras), o qual vai sair mais ou menos a meio do caranguejo (na parte que "levanta"), de seguida meto o 2º anzol entre a 2º e 3º pata (do outro lado, do lado que fica "solto", normalmente é neste que as douradas vêm presas, quando nao é nos 2 anzois), de modo a que ele fique a surgir na carapaça. Posteriormente coloco fio de silicone de forma ao caranguejo ficar com as patas de 1 lado "enroladas" na linha do estralho, enquanto que as patas do outro lado ficam a mexer...(o caranguejo mantem-se vivo durante uns 10-15 minutos, logo é mais atrativo)
As vezes também faço tudo igual, so que no 2º anzol, em vez de o "espetar" no caranguejo, deixo o anzol "á deriva" pelas patas do caranguejo, colocando um pouco de silicone de modo ao anzol nao sair donde é suposto.
Este é o metodo que utilizo, dá-me excelentes resultados nas douradas e robalos (sim, os robalos tambem).
Cumpriementos e boas pescas.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #29 em: 13:53 Terça, 09 de Junho de 2015 »
Mortos também funcionam?

Posso os conservar num áquario? Quanto tempo é que me duram lá?
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #30 em: 05:26 Quarta, 10 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pessoalmente uso todos os caranguejos que conseguir apanhar (na maioria é uns "brancos amarelados", rijos), é raro conseguir apanhar os de 2 carros, mas afinal de contas, o porque de os querer? as douradas no seu ambiente natural nao andam "á procura" daquele que tem a casca rija ou nao...come o caranguejo que lhe aparece...

Partilho a opinião de que o caranguejo duro faz uma ótima seleção das capturas, e essa é a única razão pela qual o uso...
quanto ás douradas comerem o caranguejo que aparecer (quem diz douradas diz qualquer outro peixe)...
Experiencias que eu e os meus temos feito em conjunto, bem como algum conhecimento da biologia do caranguejo dão-me uma ideia contraria, em parte fundamentada na ciência, em parte fundamentada na experiencia...

Começando pela ciência, o caranguejo na fase da muda não tem só mais carne e fluidos corporais, está também mais vulnerável.
Um caranguejo na fase da muda tem um cheiro forte e característico, esse odor é mais forte nas fêmeas, o objetivo é atrair um macho grande de modo a reproduzir durante a mudança de casca, estando assim mais protegidas contra os predadores, alguns machos mais pequenos conseguem imitar o cheiro das fêmeas de modo a conseguir a proteção de machos maiores.
No entanto esse dito cheiro é uma faca de dois gumes pois também atrai predadores, nem todos os caranguejos conseguem proteção. (Quem apanha caranguejo de dois cascos com certeza já viu o macho a proteger a fêmea na fase da muda...)

Em relação á parte da experiencia, e sobre isto não tenho certezas, só probabilidades...
As alturas em que mais atividade sinto no caranguejo são antes da lua cheia e antes da lua nova, precisamente a altura em que as fêmeas de caranguejo começam a procurar parceiro e têm a meu ver o seu odor no máximo...(a esmagadora maioria dos caranguejos concilia a mudança da casca/reprodução com a lua cheia e nova)
Até posso acreditar ás vezes que o peixe coma aquilo que encontra primeiro, mas...
Acredito que os caranguejos duros do sexo feminino têm mais eficácia, não acredito que um peixe ande a procura de um caranguejo fêmea, acredito é que as encontram mais depressa...
Eu procuro pescar apenas com caranguejos duros que sejam fêmeas, nos moles não é costume fazer essa distinção, acho que os fluidos corporais fazem tão bem o trabalho como o perfume da reprodução...
Pode ser viável usar um caranguejo de dois cascos sem o descascar, usando assim duas vantagens, o forte odor e a proteção da iscada...

Isto é a forma como eu vejo este isco e a reciprocidade que ele me vai dando, mantenho no entanto uma mente aberta porque de certeza que ainda não aprendi tudo sobre ele...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mortos também funcionam?

Posso os conservar num aquario? Quanto tempo é que me duram lá?

João se falas dos verdes...
Os duros aguento-os na boa mais de 1 mês fora do frigorifico (desde que o sitio seja fresco) só dentro de um balde com um pano húmido no fundo e outro por cima (fura o balde de lado para eles conseguirem respirar se forem muitos)
dia sim/dia não dá-lhes banho com agua salgada (5/10 minutos de molho), lava os panos na mesma agua ou substitui, se tiveres algum morto tens que tirar se não mata os que estão á volta...

Os de duas cascas, como são mais raros sou mais cuidadoso, não os meto de molho se não eles largam a casca, em vez disso, todos os dias os borrifo com agua salgada, uso guardanapos de papel húmidos por baixo e por cima, troco os quardanapos quando estão sujos, mando os mortos fora (há quem congele e use, eu não gosto), ficam na parte mais quente do frigorifico ou na rua se for inverno... o caranguejo não gosta muito de frio, algo entre 10/20º acho que é o ideal... chegam a durar-me quase tanto tempo como os duros, mas normalmente depois de os ter em casa há 15 dias começo a perder um ou dois por dia...
É muito importante a humidade e a temperatura...(a agua que usas para hidratar os caranguejos deve estar próxima deles para estar á mesma temperatura)
O pilado é que precisa de aquário, estes vivem bem fora de agua...

Abç
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #31 em: 11:40 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Cláudio muito bom o teu post, mas vou colocar-te uma questão:
Não notas diferença nas capturas quando pescas com caranguejos com mais de 1 semana de cativeiro?
É que já me aconteceu mais que uma vez estarmos 4 ou 5 a pescar juntos uns com caranguejo apanhado umas horas antes e outros com caranguejos com mais de uma semana e quem estava a pescar com caranguejo mais recente apanhou mais peixe que os outros com caranguejo com mais dias, e já vi acontecer esta situação mais que uma vez e em pesqueiros diferentes.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #32 em: 13:41 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cláudio muito bom o teu post, mas vou colocar-te uma questão:
Não notas diferença nas capturas quando pescas com caranguejos com mais de 1 semana de cativeiro?
É que já me aconteceu mais que uma vez estarmos 4 ou 5 a pescar juntos uns com caranguejo apanhado umas horas antes e outros com caranguejos com mais de uma semana e quem estava a pescar com caranguejo mais recente apanhou mais peixe que os outros com caranguejo com mais dias, e já vi acontecer esta situação mais que uma vez e em pesqueiros diferentes.

óh Marco, mas a diferença foi relevante ?! Curiosa a observação ???
Nelson Peres
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #33 em: 13:49 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Foi relevante Nelson, do género 3 para 1.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #34 em: 14:18 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Essa diferença, deve ser com os teus caranguejos manhosos  ;) 8) ::) >:D
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #35 em: 15:00 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Francisco sabes que os gajos da Caparica são manhosos por natureza. :201:
Mas a sério os caranguejos apanhados umas horas antes fazem a diferença para os que já têm muitos dias em casa, já vi isto acontecer várias vezes, até pode ser coincidência, mas não me parece. Eu se tiver tempo consigo aguentar os caranguejos 15 dias vivos, mas o que noto é que os bichos como não se alimentam ficam vazios é só casca e quando são iscados morrem mais depressa, se calhar é por isso que o peixe não lhes pega tão bem. Deixei de armazenar caranguejos, quando vou à pesca arranco mais cedo e vou apanhar, este ano até tenho a quinta cheia deles :sim:, assim hajam sargos. :301:
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #36 em: 15:03 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sco sabes que os gajos da Caparica são manhosos por natureza.
Mas a sério os caranguejos apanhados umas horas antes fazem a diferença para os que já têm muitos dias em casa, já vi isto acontecer várias vezes, até pode ser coincidência, mas não me parece. Eu se tiver tempo consigo aguentar os caranguejos 15 dias vivos, mas o que noto é que os bichos como não se alimentam ficam vazios é só casca e quando são iscados morrem mais depressa, se calhar é por isso que o peixe não lhes pega t

Dá-me a sensação que acontece um genero de depuração qualquer, dai os apanhados na hora terem mais sucesso. Mas isto sou eu a supor
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #37 em: 16:47 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Francisco sabes que os gajos da Caparica são manhosos por natureza. :201:
Mas a sério os caranguejos apanhados umas horas antes fazem a diferença para os que já têm muitos dias em casa, já vi isto acontecer várias vezes, até pode ser coincidência, mas não me parece. Eu se tiver tempo consigo aguentar os caranguejos 15 dias vivos, mas o que noto é que os bichos como não se alimentam ficam vazios é só casca e quando são iscados morrem mais depressa, se calhar é por isso que o peixe não lhes pega tão bem. Deixei de armazenar caranguejos, quando vou à pesca arranco mais cedo e vou apanhar, este ano até tenho a quinta cheia deles :sim:, assim hajam sargos. :301:

Apesar de nunca ter pensado nisso. Acho que faz todo o sentido Marco!
Também os consigo aguentar 15 dias e concerteza por não estarem no seu meio, não ficam tão atractivos e suculentos ao peixe :)
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #38 em: 17:22 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
este ano até tenho a quinta cheia deles :sim:, assim hajam sargos. :301:

Eu já la fui a tua quinta pelo menos duas vezes fazer uma razia...
Nuno Conceição
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: iscar caranguejo
« Responder #39 em: 17:43 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi relevante Nelson, do género 3 para 1.

Marco, eu já levei 5 a 2, e os carangueijos eram em ambos os casos do dia, apanhados de manhã, no mesmo sitio.

Penso que também tem a ver, com o conhecer bem os sitios e os melhores buracos, (penso eu de que).

Peço desculpa mas embora seja um video da concurrência, neste tamém se fala de armazenamento de carangueijos e pode ser util para a "discussão".

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumps,
Pedro 
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Hagen

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Raul Silva
    • Alemanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:33 Quinta, 07 de Maio de 2015
Re: iscar caranguejo
« Responder #40 em: 17:49 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cláudio e Nelson,

Vocês não atam o carangueijo cm fio de silicone???

obg.

O caranguejo de dois cascos ou o moura descascado ato sempre... já o caranguejo verde duro e vivo é muito raro atar, a forma como iscas segura o caranguejo muito bem, com o tendem de dois anzois então, nem vejo como atar...
Vão vivos e alguns regressam vivos a terra depois de 20 minutos ou meia hora lá dentro... Tambem tem a ver com o tipo de pesqueiro, não tem agitação maritima, apenas corrente...
Contudo, ha quem os ate sempre e não digo que fazem mal... Podem é faze-lo mal feito se com o fio taparem a boca ao caranguejo, porque ele morre e perde parte do efeito...
O que acho que podia valer a pena é linha de atar soluvel na agua, só para dar mais confiança no lançamento, mas nunca vi á venda nem procurei muito...

@Claudio Nobre vê por favor este link a respeito da linha solúvel: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Já li varias mensagens acerca desta linha e tenciono comprar!!! Atenção que segundo os entendidos!!! Devemos ter as mãos limpas e não molhadas!!! O prazo do lançamento é em media de (30 SEGUNDOS)...

Abraço Raul Silva
« Última modificação: 17:52 Sexta, 12 de Junho de 2015 por Hagen »
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #41 em: 04:42 Sábado, 13 de Junho de 2015 »
Marco falas nos duros certo?
Eu noto algumas diferenças nos dois...
nos de dois cascos noto que o caranguejo cheira um bocado a "mofo" se em vez de guardanapos de papel usar panos... mas acho que perde menos qualidades que os duros...
Os duros tambem deixei de guardar, moro ao pé do rio e posso apanhar alguns mesmo com maré cheia, reparei que em ação de pesca morriam mais depressa e mesmo quando os espetava não se mexiam muito, por isso deixei de guardar, nas capturas não notei diferença que eu nunca apanho nada... ;) >:D

Sempre notei foi que o caranguejo macho é um bocado mais vazio que a fêmea é também por isso que escolho as fêmeas para iscar vivas com casca...

Olha por acaso ia falar do Cesar >:D, nem de propósito... foi ele que me deu a dica para cheirar os iscos, se nós notamos diferença no cheiro, os peixes notam muito mais... no caso foi sobre a diferença entre mouras e verdes, os verdes cheiram mais a mar/marisco um cheiro forte e algo "azedo", os mouras é quase o oposto, têm um cheiro muito adocicado forte e ate meio "enjoativo"...
é difícil descrever cheiros fdx... ::)
conclusão a comida em geral sabe ao que cheira.
Marco tenho uma cena parecida á tua, mas ainda mais "ridícula" canivetes da lama de casca preta vs canivetes branquinhos da areia... com um ratio ai de 3 para 1 tambem... :o porquê ao certo não sei, mas quem pesque com canivetes que os cheire, que cheire tambem quando são apanhados e cheire depois de 2/3 dias no frigorifico...
mais não posso dizer se não tenho que vos matar todos... LOOOOOOOL  >:D >:D >:D

Hagen
Agradeço e vou investigar, ate agora tenho usado papel higiénico como substituto á linha solúvel, mas nem sempre dá jeito e é muito trabalhoso...
« Última modificação: 04:48 Sábado, 13 de Junho de 2015 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: iscar caranguejo
« Responder #42 em: 10:46 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Mas no surfcasting só usam caranguejo nas montagens de 1 anzol ou também usam nas de dois?
 

Offline Miura

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alverca
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:45 Quinta, 09 de Julho de 2015
Re: iscar caranguejo
« Responder #43 em: 11:21 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas,
Se pescar com dois anzóis meto caranguejo nos dois anzóis.
Bons ventos!! :)
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #44 em: 11:26 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas no surfcasting só usam caranguejo nas montagens de 1 anzol ou também usam nas de dois?
Joca na pesca ao fundo quando se faz iscadas grandes do tipo um caranguejo, lula, raio de polvo e sardinha só se deve usar um anzol principalmente nos mares que por aqui temos que mexem muito pois o isco ao andar no fundo de um lado para o outro dá voltas e mais voltas e depois ja sabes o que acontece  ah e um estralho grande mas atenção sou eu que faço assim cada maluco com a sua panca ja se sabe  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: iscar caranguejo
« Responder #45 em: 12:35 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas no surfcasting só usam caranguejo nas montagens de 1 anzol ou também usam nas de dois?
Com caranguejo só uso montagem com um anzol.
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]