collapse

Autor Tópico: Lanternas para pesca  (Lida 243265 vezes)

Offline pantao

Re: Lanternas para pesca
« Responder #120 em: 15:39 Terça, 15 de Julho de 2014 »
HEhehe a malta queria era o farol da barra em ponto pequeno ;D
Eu pessoalmente passo-me da cabeça quando estou sozinho na praia a pescar e chega alguem com os maximos logo apontados para a agua >:D
Da experiencia que eu tenho interessa sim uma lanterna estanque, e que de pouca luz, uma luz ténue ou bastante disfusa .
Já me aconteceu experimentar uma lanterna que dava muita luz, eu iscava e na altura de fazer o lançamento nem via a agua.
O tempo que a retina dos olhos demora a habituar-se a luz é o suficiente para apanhar uma molha!

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #121 em: 15:41 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pela leitura deste tópico, muito bom faça-se justiça, fico aqui a matutar numa dúvida.

Vcs quando estão à pesca, deslocam-se a que velocidade? E manuseiam os os acessórios a que ritmo?

E precisam de ver assim a 100m de distância?

É que fico com a ideia que estas lanternas serão mais apropriadas para espeleologia do que pesca lúdica!!

Ou não  :hummm: :hummm:

É muito importante, quando cairmos numa ravina com 100m podermos ver se está alguém lá em cima a rir de nós  >:D >:D

Agora a sério, não se trata da potência máxima, até como o entendido voron já disse muitas vezes, ele até coloca filtros que quebram o faicho de luz espalhando-o para os lados. E maior parte das vezes a lanterna funcionará nos modos mínimos ou médios... trata-se apenas da qualidade e estabilidade de luz bem como a fiabilidade das lanternas.

Cumprimentos

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #122 em: 15:57 Terça, 15 de Julho de 2014 »
LOL!!!
A quantidade de luz é secundário.
O importante é a qualidade da luz (uniformidade e cor), construção, impermeabilidade e conforto.
Uma lanterna potente dá muita e pouca luz, uma sem potência só dá pouca.

Podes ler um review aqui da que estou há estpera: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline J_C

• Carapau
  • **
    • Amiais de Baixo
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:15 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #123 em: 16:42 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Como é que carregamos a pilha 18650 para a NiteCore HC50? temos de comprar um carregador à parte? a lanterna vem sem a pilha?
agora esta lanterna deve ser de excelente qualidade.  :sim:
João Cândido

Offline pantao

« Responder #124 em: 17:34 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Podes comprar a pilha com ou sem controlador.
Se sem controlador tens que comprar um carregador especifico.
Se for com controlador, até directamente ao isqueiro do carro da.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #125 em: 17:44 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Como é que carregamos a pilha 18650 para a NiteCore HC50? temos de comprar um carregador à parte? a lanterna vem sem a pilha?
agora esta lanterna deve ser de excelente qualidade.  :sim:
Tens de comprar pilhas e carregador, mas já tenho dos dois. E a vantagem ao ser de lítio é que aguentam muito tempo a carga.

Se sem controlador tens que comprar um carregador especifico.
Se for com controlador, até directamente ao isqueiro do carro da.
Não sei do que estás a falar, podes mostrar link?

O que conheço é pilhas protegidas e não protegidas.
As não protegidas são pilhas simples.
As protegidas tem um pequeno circuito que evita que sejam carregadas ou descarregadas demais (ambos potencialmente fatais para as pilhas de lítio), mas são um bocadinho mais caras. Mas este circuito só protege de sobrecarga desligando a bateria, não permite ser carregada sem carregador apropriado na mesma.

Offline pantao

« Responder #126 em: 18:27 Terça, 15 de Julho de 2014 »
As com controlador deste tipo Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre podes carrega-las directamente da porta USB com 5v, o circuito que ela tem controla a carga e descarga, inclusivamente para alem do circuito no topo da "pilha" tem 2 diodos zenner visiveis de lado para lhe controlar a tensão.
Com esta não é necessario comprar um carregador.
Como incoveniente estão um bocadinho abaixo a nivel de A/h das normais.
Não deve faltar muito para lançarem o modelo com 4 amperes
Existem basicamente 3  tipos de celulas 18650
-Sem controlador
-Com o controlador que descrevi.
-Com controlador de sobregarga que nada mais é do que um corte termino, e com corte de baixa tensão
Aconcelho a comprarem samsung ou eagletac que compensa a diferença de preço.
Xinocas....como normal desenrascam, mas eu não arrisco estar com uma celula xinoca presa a testa prontinha a fazer bummmm >:D.....se fosse lanterna de mão ainda puderia ir.....

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #127 em: 19:03 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
- IC protected for a) over-charge, b) over-discharge, c) short circuit, d) current overflow of 4A+
Tradução: Protegida por um integrado para a)sobrecarga b)sobredescarga c) curto-circuito d) consumos superiores a 4A
Inserir Citação (seleção)
- Nominal voltage: 3.7V, charge up to 4.2V, use CC/CV charger to charge
Tensão nominal 3.7V, carregar até aos 4.2, utilizar um carregador CC/CV para carregar. CC/CV é o tipo de carregador habitual para pilhas de lítio.
Não tem qualquer referência a outras formas de carga.

Devem-te ter explicado mal, nunca vi nenhuma pilha com um controlador dos que falas,  e essa é só protegida como as que falei.
Não nego que exista, mas nunca vi e por isso perguntei. Mas duvido que exista pois ia tornar a pilha muito maior porque o circuito de um carregador tem a sua complexidade.

Offline J_C

• Carapau
  • **
    • Amiais de Baixo
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:15 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #128 em: 22:10 Terça, 15 de Julho de 2014 »
E qual o preço para um carregador e uma pilha protegida?
João Cândido

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #129 em: 22:46 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Pilhas de boa qualidade a bom preço: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Carregador razoável (como são protegidas, se o carregador se portar mal "no problemo"): Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Conseguem-se pilhas "baratas" desmontando baterias velhas de portáteis, que todas as que vi até hoje são packs de 18650. Já vão estar gastas e durar menos, mas pelo preço. Mas se forem de um portátil avariado em vez de um velho ainda podem vir muito decentes!

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
« Responder #130 em: 04:27 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Pilhas de boa qualidade a bom preço: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

pois , essas são das melhores :fixe:

As com controlador deste tipo Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre podes carrega-las directamente da porta USB com 5v, o circuito que ela tem controla a carga e descarga, inclusivamente para alem do circuito no topo da "pilha" tem 2 diodos zenner visiveis de lado para lhe controlar a tensão.
Com esta não é necessario comprar um carregador.
Como incoveniente estão um bocadinho abaixo a nivel de A/h das normais.
Não deve faltar muito para lançarem o modelo com 4 amperes
Existem basicamente 3  tipos de celulas 18650
-Sem controlador
-Com o controlador que descrevi.
-Com controlador de sobregarga que nada mais é do que um corte termino, e com corte de baixa tensão
Aconcelho a comprarem samsung ou eagletac que compensa a diferença de preço.
Xinocas....como normal desenrascam, mas eu não arrisco estar com uma celula xinoca presa a testa prontinha a fazer bummmm >:D.....se fosse lanterna de mão ainda puderia ir.....

pois, uma bela historia sobre controlador, mas nunca ouvi falar sobre isto. Tenho aprender mais coisas talvez.  è de género quando uma lanterna com 60 lm dá luz durante 30h alimentada com 3 pilhas AAA

LOL!!!
A quantidade de luz é secundário.
O importante é a qualidade da luz (uniformidade e cor), construção, impermeabilidade e conforto.
Uma lanterna potente dá muita e pouca luz, uma sem potência só dá pouca.

Podes ler um review aqui da que estou há estpera: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:fixe: :fixe: :fixe:

Offline pantao

« Responder #131 em: 10:09 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Isto foi-me vendido dessa forma.
Eu simplesmente as carrego atraves da porta usb as com controlador, daqueles conversores ficha de isqueiro - usb, que da 5v e cerca de 500mA senão estou em erro.
O certo é que tambem tenho um carregador de modelismo que da para todo o tipo de pilhas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre , e ja viz a experiencia de a carregar atraves de usb e depois liga-la no carregador e ela esta em perfeita carga.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #132 em: 10:41 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
O que está a acontecer é que esses adaptadores são um pouco manhosos, não tem proteção com um fusível reversível como nos PCs em caso de sobrecarga.

Ao ligar a bateria como está descarregada e a uma tensão inferior, vai tentar sugar o máximo de corrente que lhe derem. Nesses adaptadores se consumires mais que os 500mA (o que vai acontecer), aninham a tensão e efetivamente carregam a bateria. Quando a tensão da bateria for subindo conforme vai carregando, o adaptador vai puxando para os 5V, e quando passar os 4.2V entra a proteção da pilha a desligá-la, mas nesse ponto já está carregada, podendo por passar dos 4.1V retirar um pouco de vida à pilha, mas só com o tempo é que se nota.

Se ligares a uma USB de um PC no melhor caso entra o fusível e não vai carregar. No pior caso não tem fusível e queima.

Se em vez de um adaptador de carro dos chineses ligares a um carregador de telemóvel ou um adaptador bom, vai acontecer o mesmo que a um PC: Se tiver fusível não carrega. Pode não ser reversível, e ficas sem adaptador.  Se não tiver fusível ou queima por trabalhar fora dos seus parâmetros, ou desenrrasca trabalhando marginalmente como acontece com o que tens agora.

Quem te vendeu não percebe muito da poda, e recomendo-te que uses um carregador apropriado porque te vai aumentar o tempo de vida das pilhas e do próprio carregador.

Offline pantao

« Responder #133 em: 10:53 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Obrigado Zé ;) eu sempre achei estranho mas como funciona nunca tive por que duvidar.
Eu carrego sempre com o de modelismo, só uso o usb quando me esqueço e durante a viagem dou-lhe uma carregadela para se aguentar.

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
« Responder #134 em: 13:39 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Isto foi-me vendido dessa forma.
Eu simplesmente as carrego atraves da porta usb as com controlador, daqueles conversores ficha de isqueiro - usb, que da 5v e cerca de 500mA senão estou em erro.
O certo é que tambem tenho um carregador de modelismo que da para todo o tipo de pilhas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre , e ja viz a experiencia de a carregar atraves de usb e depois liga-la no carregador e ela esta em perfeita carga.

se amigo esta utilizar um "controlador" como este Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre tudo bem.
No causa ultrapassar 4.25V algumas baterias de Li-ion podem explodir

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]