collapse

Autor Tópico: Ajuda na escolha Fio multifilar  (Lida 2437 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sandrodias

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 5 vezes
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:53 Terça, 07 de Janeiro de 2014
Ajuda na escolha Fio multifilar
« em: 22:26 Quinta, 01 de Novembro de 2018 »
Boa noite,

Ando com ideias de mudar o meu fio multifilar do meu carreto.
A verdade é que o que lá tenho tem sido de uma durabilidade brutal, Berkeley whiplash crystal.

Pretendo um fio semelhante ao que já possuo, a cor sinceramente não percebo/não sei qual a mais indicada para pesca de barco.

Uma vez que não consigo encontrar este fio Berkeley whiplash crystal alguém me sabe indicar algum fio que seja semelhante.

Obrigado
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #1 em: 13:41 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Boa tarde Sandro.

Não conheço esse fio, ou seja, conheço mas nunca experimentei.

Pessoalmente, estou fã do Sufix 832. É um espectáculo e não faz barulho nos passadores, uso o multicolor, tanto para pescar ao fundo como para Jigging.

Também gosto muito do Power Pro, em termos de resistência, mas o certo é que não me agrada o barulho que faz nos passadores.

Os fios que referi não são baratos, mas pela sua duração e resistência, acabam por não ser caros.

Tem um outro fio, mais em conta, que tenho usado sem problemas - o Daiwa JBraid x 8 - é muito macio, a resistência tem-se verificado boa e não tem perdido a cor, coisa que acontece com o Power Pro. No entanto este Daiwa parece ser mais grosso para cada medida que apresenta, se bem que esse será um problema que se pode resolver, comprando medida abaixo do que se pretende. Ainda relativamente a este fio, por conversas tidas com outros utilizadores, as medidas abaixo de 0.24, segundo eles, têm dado alguns problemas.
Pessoalmente, tenho 0.24 num dos carretos e já tirou peixes de 4 e 5 kg, assim como já arrochou, e nunca partiu.
Em termos de preço, anda pelos 2/3 do valor das linhas que falei inicialmente.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 13:47 Sexta, 02 de Novembro de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline sandrodias

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 5 vezes
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:53 Terça, 07 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #2 em: 18:50 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Boa noite

Obrigada desde já pela sua resposta ao post.

Gosto exactamente do Berkeley whiplash crystal primeiro porque é um fio que nao ensopa muito que para mim é bastante importante, a sua resistência e durabilidade é também muito boa, mas o que me agrada muito é o pouco ou nenhum barulho que faz ao passar nos passadores.
o fio daiwa que falou também não faz barulho ao passar nos passadores?
Qual é o preço médio para o Sufix 832
Obrigada Ernesto
 

Offline sandrodias

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 5 vezes
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:53 Terça, 07 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #3 em: 18:56 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Outra coisa que me esqueci, a cor do fio multifilar é importante?
Por exemplo já vi n cores nos multifilares, desde do verde, preto, branco,amarelo.
Estava inclinado para experimentar um em amarelo, estarei a fazer asneira ao comprar em amarelo?

O que aconselha tendo em conta que será usado quase exclusivamente em pescas embarcadas
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #4 em: 19:42 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
A cor quanto mais fluorescente e berrante melhor, já que melhor visão tens do fio. o Top é o laranja berrante o wiplash tem um que é a melhor cor que conheço. Verde fluorescente não é mau.

Esse fio que tu usas é muito bom, mas não vale o que custa. Tens o daiwa J 8x ou o shimano kairiki. o sufix 832 é caro. É capaz de compensar, se quiseres gastar um pouco mais o novo flagship da sufix o 131, tem muitas coisas em que é parecido com um mono mas com a resistência de um multi. É muito fino.

Não sei que wiplash tinhas, mas só o 0.06 de 20 lbs é fino, os outros são uns troncos. Se estás a usar um que não o 0.06 ao mudares para um braid destes referidos em cima, aí de 20 lb, se for para spinning de robalo, vais ganhar uns quantos metros no lançamento
« Última modificação: 19:44 Sexta, 02 de Novembro de 2018 por Caseiro »
 

Offline jorban

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 290
  • Agradecido: 16 vezes
    • albergaria-a-velha
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #5 em: 19:44 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também gosto muito do Power Pro, em termos de resistência, mas o certo é que não me agrada o barulho que faz nos passadores.
o power pro super slick não faz barulho
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #6 em: 21:19 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Boa noite Sandro Dias

O Sufix 832 multicolor anda pelos 35 a 40 € por 300 metros.

Em termos de cor, e considerando que é bom saber quanta linha temos na água, mesmo a pescar ao fundo, e muito mais à chumbadinha, ou com tenya, pessoalmente, só uso multicolor.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 330
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #7 em: 09:59 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Bom dia.
Desde que optei por usar multifilamento como linha madre, não me tenho arrependido e nem tenciono mudar. Uso para embarcada, surfcasting, fundo e até bóia.
A primeira linha foi a Power Pro 0,19 que ainda uso num carreto. Nada a declarar de negativo
Após várias leituras aqui e conversas com colegas de pesca entendidos no assunto aconselharam me a Sufix 832 0.20 que coloquei noutro carreto.
Das poucas pescas que fiz este ano.. Não notei muita diferença entre ambas, somente o facto da Sufix ser mais nova e a power Pro já ter algum tempo de uso e desgaste. Mas mesmo assim.. Estou satisfeito com ambas e quer me parecer que não ficará desiludido pela que optar em comprar.
Os valores acabam por ser um pouco pesados, mas tenho uma coisa comigo... Podendo comprar, prefiro ter algo bom e resistente e que garanta durabilidade, acaba por compensar... Isto na minha óptica.

Cumprimentos.

« Última modificação: 10:02 Sábado, 03 de Novembro de 2018 por Victorppt »
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 751 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #8 em: 17:42 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Hoje comprei o multifilar  da daiwa o 8 braid tournament 0.18 o homenzito diz que é bom vamos ver se compensa o dinheio,. Macio é ele
« Última modificação: 17:48 Sábado, 03 de Novembro de 2018 por antoniopereira »
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #9 em: 22:32 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde Sandro.

Não conheço esse fio, ou seja, conheço mas nunca experimentei.

Pessoalmente, estou fã do Sufix 832. É um espectáculo e não faz barulho nos passadores, uso o multicolor, tanto para pescar ao fundo como para Jigging.

Também gosto muito do Power Pro, em termos de resistência, mas o certo é que não me agrada o barulho que faz nos passadores.

Os fios que referi não são baratos, mas pela sua duração e resistência, acabam por não ser caros.

Tem um outro fio, mais em conta, que tenho usado sem problemas - o Daiwa JBraid x 8 - é muito macio, a resistência tem-se verificado boa e não tem perdido a cor, coisa que acontece com o Power Pro. No entanto este Daiwa parece ser mais grosso para cada medida que apresenta, se bem que esse será um problema que se pode resolver, comprando medida abaixo do que se pretende. Ainda relativamente a este fio, por conversas tidas com outros utilizadores, as medidas abaixo de 0.24, segundo eles, têm dado alguns problemas.
Pessoalmente, tenho 0.24 num dos carretos e já tirou peixes de 4 e 5 kg, assim como já arrochou, e nunca partiu.
Em termos de preço, anda pelos 2/3 do valor das linhas que falei inicialmente.

Cumprimentos

Ernesto


Eu sou um deles, senti o fio enfraquecer gradualmente e não foi preciso muito uso.... 0,18mm e 0,20mm do J-Braid mas é como diz o Ernesto, pelo preço não podemos pedir milagres.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline sandrodias

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 5 vezes
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:53 Terça, 07 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #10 em: 22:54 Segunda, 05 de Novembro de 2018 »
Boas noites.

Obrigada a todos pela vossa ajuda e opiniões.

Acabei por comprar o sufix 832 multicolor no diâmetro 0,18 penso ser mais que suficiente.

Surgiu-me já em casa uma dúvida, o intuito de ser multicolor é para sabermos quantos metros de fio estam na água certo? Assim sendo o fio muda de cor de quantos em quantos metros?

Obrigado
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 751 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #11 em: 10:48 Terça, 06 de Novembro de 2018 »
Bom dia . Penso que muda de 10 em 10 metros
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #12 em: 11:05 Terça, 06 de Novembro de 2018 »
Bom dia Sandro Dias.

É isso mesmo!

A cada 10 metros muda de cor, e, de 1, em 1 metro tem uma marca, acho que preta.

Para Jigging é um espectáculo, pois sabemos quando está prestes a chegar ao fundo e diminuímos as hipóteses de perder a amostra, assim como temos continuamente a noção da distância a que a amostra, ou isca viva, se for esta a técnica, estão do fundo.

Para pescar ao fundo, nomeadamente às Douradas, agora na época, estas, por vezes, estão a comer acima do fundo, sendo importante saber a que altura. Para além disto parece-me bom saber a que profundidade estamos a pescar, sendo que, se o barco mudar de posição e formos para cima de um bico, sabemos de imediato que mudámos de pesqueiro.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Ajuda na escolha Fio multifilar
« Responder #13 em: 16:40 Segunda, 19 de Novembro de 2018 »
Já usei muitas bobines do 832 pena o seu desgaste ser rápido quando perde a camada encerada ensopa um bocado e já não dá tanta saída, já o powerpro gosto muito é certo que faz mais barulho mas não encharca e tem mais resistençia sem dúvida  mas não deixa de ser um bom fio o 832
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [Hoje às 21:09]

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 18:30]

Finalmente tempo para lá ir por Paulo1973 [Hoje às 18:30]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]