Bom dia Renato Ferreira.
Relativamente aos passos de hélice, eles devem ser escolhidos tendo em conta:
- O Barco, comprimento, boca, peso
- A carga média que o barco leva
- A potência do motor
Se com o seu conjunto, a carga média são 2 pessoas e algum material, é com essa carga ou idêntica que deve testar o passo de hélice. Quer isto dizer que com essa carga o motor deverá atingir a máxima rotação que vem indicada de fábrica.
Se tal acontecer o passo de hélice estará correcto, sendo normal que com mais carga não consiga o mesmo resultado, não permitindo ao motor atingir a rotação máxima.
Se, no entanto, com essa carga média, não conseguir chegar à rotação máxima, ficando muito aquém, então deverá baixar o passo do hélice. Caso seja ao contrário, deverá aumentar o passe de hélice.
Considerando o seu conjunto, parece-me que o passe estará mais ou menos correcto, ainda por cima quando refere que com menos carga tudo está ok.
Para todos os efeitos, se esse barco é o que se chamava "Cola Cao", essa potência parece-me bem. Já se for o casco tipo Pescador, da Fibramar, com o mesmo comprimento, para levar 3 pessoas, um 40HP seria o ideal, se bem que com o 30HP, também se desenrasca.
Quanto à questão do trim, pois terá de se adequar ao comportamento do conjunto, com a carga que leva e com o estado do mar, em cada momento, sendo que, se o barco estiver a afocinhar, deverá abrir o trim; se o barco estiver a levantar muito a proa, deverá fechá-lo. No entanto, do que conheço desses barcos, o trim ajuda-os numa amplitude relativamente pequena.
Cumprimentos
Ernesto