collapse

Autor Tópico: Aquisição Cana (ajuda pff)  (Lida 1998 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gmmfishing

Aquisição Cana (ajuda pff)
« em: 04:44 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
Boas a todos.
Re comecei a pescar ha cerca de dois meses e estou a usar um cana bem antiga..

Ultimamente tenho passado em lojas e estou a pensar comprar uma nova cana mas confesso que não sei bem por onde escolher e não quero ser enganado por lojistas.

Peço então, por favor, a vossa ajuda.. Tenho um budget para a cana que vai até os 250 euros. Podem me aconselhar boas varas até esse preco? Claro que se houver alguma muito mais barata que não compensa dar mais 50-100 apenas por pequenos upgrades também agradeço.

Procuro uma cana de surfcasting, de preferência tubular. Para pescar muitas vezes a partir da pedra..

Desde já agradeço os que me poderem ajudae.
Boas pescarias, abraço!


Lameco
« Última modificação: 04:53 Sexta, 01 de Junho de 2018 por Lameco »
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #1 em: 08:17 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
Bom dia, companheiro
Gostava imenso de o ajudar, mas para já quero dar-lhe as boas vindas ao nosso Fórum e a estas lides da pesca lúdica, por certo vai ter bons momentos e outros não tanto, mas não desista nesses q a pesca é mmo assim. Contudo, fiquei confuso pois fala de cana para surfcasting (pesca em praia) mas também "pescar a partir de pedras". Apesar de qq cana servir para pescar a partir das rochas (ledgering), são dois tipos de pesca um pouco diferentes. Para pescar em praia geralmente quer-se uma cana leve, fina, boa lançadora, 4,20 mts, híbrida não ainda para já. Das rochas onde por vezes tem q se inçar um peixe q pode ser grande (isso espera-se sempre!), quere-se uma cana mais sobre o forte, 4,50 mts e com parede do carbono mais grossa e mais pesada por isso e mto resistente a pancadas (o pior para as canas de carbono) de todos os elementos q a compõem (passadores, cabo, etc). A opção por cana tubular para um iniciado é, a meu ver, a mais acertada pois as híbridas para não se ter problemas k elas são mto caras e as baratas (ponteira em acrescento corta&cola) partem mais facilmente. Tudo depende se vai pescar mais nas pedras ou mais em praias. Mas tem orçamento mto bom (250,00 ?) mas permita-me q o aconselhe a q não se precipite, se vai dizer isso na loja vendem-lhe logo a mais cara q lá tiverem e depois "fica com menino nos braços" e eles encolhem os ombros e esfregam as mãos de contentes mas por trás de si. Logo, peço-lhe q descrimine melhor o q pretende, se mais rochas ou mais praia, não são situações totalmente incompatíveis mas logo numa cana tão cara pode fazer a diferença. Claro q vai já ter aqui opiniões para todos os gostos e feitios, muitas totalmente disparatadas outras mais acertadas, mas p.f. não se precipite, depois já não há volta a dar. Há boas canas a bom preço da Vega, mas desculpe, tem q se definir melhor: ou mais para pedra ou mais para praia se quer ter uma cana a sério com excelentes desempenhos. Ou então, não vale a pena gastar tanto p pescar na pedra, são o pior q há para dar cabo delas num instante, pois nas em carbono basta um vinco ou queda mais forte e vão logo p'ra sucata num ápice, tem q ter uma parede mais forte para esse tipo de pesca. Agora, o amigo pense melhor q tipo de pesca pensa praticar mais vezes e depois diga qq coisa. Estou aqui para o ajudar com meus modestos conhecimentos. Abraço e bem-vindo! Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Gmmfishing

Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #2 em: 10:29 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
Boas amigo, obrigado desde já pelo seu tempo.

Penso que quando falei em pescar na pedra dei a entender algum mais complexo. Na verdade nao gosto muito de me aventurar e fico sempre pelas margens e lugares não muito complexos.. Vou deixar aqui duas imagens do que me refiro.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A ideia é, no geral, pescar apeado a partir da pedra e não tanto em praia. Por isso preferir as tubulares.

Claro que quando for a uma loja não vou dizer qual o meu orçamento.. Ontem curiosamente passei numa e disseram-me que uma cana melhorzita ja vai para perto dos 200 euros, mas como pouco percebo procuro aqui a vossa ajuda para me aconselharem alguns modelos que achem cumprir os requisitios.

Obrigado novamente!
« Última modificação: 10:35 Sexta, 01 de Junho de 2018 por Lameco »
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #3 em: 11:51 Sexta, 01 de Junho de 2018 »
Amigo pode usar pesquisa aqui no fórum. Procura pelo " cana surfcasting" e vão aparecer muitas opções. Só escolher.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #4 em: 09:20 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Se for para pescar unicamente nesse local das fotos, sugiro uma cana barata, visto não ser necessário lançar muito.... Contudo, poderá haver um dia em que queiras ir para a praia e aí já não tás em desvantagem... Ora, posto isto, se fosse eu iria para uma cana de surfcasting, apesar de teres de ter muitooooo cuidado com as quedas e afins...
Por esee orçamento, tens imensas canas de qualidade... Independentemente da marca, procura uma cana com 4.2 a 4.5mts, passadores em fuji (se usares linhas abaixo dos 0,25mm, opta pelos passadores low rider), porta carretos tubular e também em fuji...
A nível de marcas, tens as daiwa, vega e shimano, sendo que q vega tem aumentado imenso na sua qualidade e são opções muito válidas.

Qualquer dúvida tás à vontade.
 

Offline Gmmfishing

Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #5 em: 11:25 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Vejo imensas canas com esses requisitos à volta dos 150 euros..

Exemplo: Kalikunnan Battleship XTR

Ação 100- 250
Anilhas Fuji K
Porta carretos Fuji dps
Blank high modulus carbon


Mas udando eu umas linhas um pouco mais grosso que tipo de passadores procuro?
« Última modificação: 11:37 Sábado, 02 de Junho de 2018 por Lameco »
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #6 em: 13:24 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Com linhas mais grossas podes usar os low rider na mesma, mas irás perder muitos metros no lançamento e com o tempo os passadores vão se estragar com a excessiva fricção que faz para sair a linha...

Para linhas mais grossas tens de ter passadores identicos aos da daiwa EXCELER OCEANO.... Ou seja, de diâmetro maior...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #7 em: 13:52 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Não é de aconselhamento fácil, quando falas em fios grosso estamos a falar em quê ?! A que peixes pescas, ou melhor, que peixes costumas apanhar nesses sitios ?!´Que iscos utilizas ?! Que montagem usas ?! Para alem de pescares ao fundo, utilizas a cana para fazer alguma pesca diferente ?! Que peso de chumbo precisas de utilizar nesses sitios ?! É no rio ?!

Eu também pesco várias vezes em sítios tipo esse que mostras. Quando plano passa por ir direto a esses pesqueiros levo sempre canas telescópicas mas acontece por vezes sair com as canas de surfcasting (3 partes), alterar planos e pescar em sítios desses. Faço-o quase como se estivesse a fazer surfcasting, coloco o espeto e já está. Seja com hibridas ou tubulares, tenho pescado com os 2 tipos, com fios 0,20mm coo se estivesse na praia, ou com 0,45mm em sitios onde o acesso é pior e exige pescar mais grosso ou por serem zona onde passam corvinas, por exemplo...

As minhas canas  são umas com passadores Lowrider, outras com K, não gosto de pescar grosso com nenhuma delas mas quando tem que ser, é ! :)

O dinheiro que tens permite-te comprar uma excelente cana, não quero arriscar opinar sem perceber melhor a zona onde pescas, como pescas, no fundo, saber quais são as tuas necessidades reais.

Eu, como disse, frequento sitios tipo esse mas alguns são totalmente diferentes de outros e fazem-me ter necessidades diferentes não só pelo peixe alvo, como pelas correntes fortes que me exigem muito mais chumbo e já não pode ser uma cana qualquer, por exemplo.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gmmfishing

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #8 em: 13:57 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com linhas mais grossas podes usar os low rider na mesma, mas irás perder muitos metros no lançamento e com o tempo os passadores vão se estragar com a excessiva fricção que faz para sair a linha...

Ein?!?? Nunca ouvi tal coisa.
A vantagem dos LR (low rider) é que evitam embaraços e respetivos rebentamentos quando se pesca com linhas finas ou multi-filamentos. Por serem mais maleáveis essas linhas ao desfazer as voltas do carreto podem as voltas "viajar" ao longo da linha e enrolar-se à volta dos passadores se não estiver preparados (como os LR) para que não prenda.
Podes ver esse efeito neste vídeo a partir do segundo 35:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A única desvantagem que conheço dos LR é quando há lixo na água o passador da ponteira é muito fino e o lixo que vem na linha acumula todo no mesmo e tende a "empancar", o que obriga a parar de recolher para limpar a ponteira, uma chatice principalmente se o fundo não é só areia porque acontece sempre quando se está tentar passar rapidamente por cima da pedra  ;D

Quanto aos atritos, as cerâmicas hoje em dia são muito duras e boas, o atrito é mínimo e  desgaste ou passadores estragados só acontece se forem de origem duvidosa, e normalmente só o da ponteira que é o que sofre mais por causa do ângulo da linha.
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #9 em: 14:11 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Boas Lameco,


Vais pescar onde maioritariamente ? Na ria ou na praia ?
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 329
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #10 em: 14:29 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Boa tarde.
Comprei recentemente a nova topo de gama telescópica  da Yuki.. Yuki Fit surf 4.20. O valor foi de 155€, numa loja física, mas já encontrei numa loja online espanhola por 140€ com portes  de envio grátis.

Já fiz uns lançamentos, e gostei imenso do comportamento, forte, e sensível ao mesmo tempo. O que me agrada mais é a sua versatilidade, seja na praia ou em rocha, dada as suas características. Pode não ser perfeita, mas não estou nada arrependido.
Entretanto, como é óbvio, existem inúmeras marcas por onde pesquisar a que mais se adequa  ao seu gosto e valores.

Boas pescas.
 
Se desejar ver melhor as características, veja no catálogo Yuki 2018.
 

Offline Gmmfishing

Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #11 em: 14:42 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é de aconselhamento fácil, quando falas em fios grosso estamos a falar em quê ?! A que peixes pescas, ou melhor, que peixes costumas apanhar nesses sitios ?!´Que iscos utilizas ?! Que montagem usas ?! Para alem de pescares ao fundo, utilizas a cana para fazer alguma pesca diferente ?! Que peso de chumbo precisas de utilizar nesses sitios ?! É no rio ?!

Eu também pesco várias vezes em sítios tipo esse que mostras. Quando plano passa por ir direto a esses pesqueiros levo sempre canas telescópicas mas acontece por vezes sair com as canas de surfcasting (3 partes), alterar planos e pescar em sítios desses. Faço-o quase como se estivesse a fazer surfcasting, coloco o espeto e já está. Seja com hibridas ou tubulares, tenho pescado com os 2 tipos, com fios 0,20mm coo se estivesse na praia, ou com 0,45mm em sitios onde o acesso é pior e exige pescar mais grosso ou por serem zona onde passam corvinas, por exemplo...

As minhas canas  são umas com passadores Lowrider, outras com K, não gosto de pescar grosso com nenhuma delas mas quando tem que ser, é ! :)

O dinheiro que tens permite-te comprar uma excelente cana, não quero arriscar opinar sem perceber melhor a zona onde pescas, como pescas, no fundo, saber quais são as tuas necessidades reais.

Eu, como disse, frequento sitios tipo esse mas alguns são totalmente diferentes de outros e fazem-me ter necessidades diferentes não só pelo peixe alvo, como pelas correntes fortes que me exigem muito mais chumbo e já não pode ser uma cana qualquer, por exemplo.

Boas Nelson. Eu pesco no mar e não no rio. Às vezes vou para algumas zonas de canais aqui, mas é muito raro. Costumo também ir um pouco mais à frebte desta zona, ontrm tem um molhe/paredão, mas fico nas rochas próximo do mar..

Aqui costumam sair doutadas/sstgos/robalos.. Ja vi um senhor tirar uma dourada de 3 KG neste local, vem para cá muita gente do norte... Se por acaso acontecesse apanhar uma, gostava de trr uma cana indicada para tal..

Por norma uso casulo, serradela, bicha branca.. caranguejo.. Só costumo peacar ao fundo, quando está mais parado uso chumbadas leves, tipo 50-70.. Ontem por exemplo utilizei 120- 140 que agora as correntes andam muito fortes...

Nunca utilizei linhas mais grossas que 0.35 ou 0.4.. Aqui tem bastante pedra e por isso nao sao aconselhadas as hibridas, e eu também por estar a começar preferia uma tubular..

Em relação às telescopicas, eu preferia que fosse uma em 3 partes, pois considero que as telescopicas só têm vantagem no transporte (penso eu)..

Obrigado mais uma vez nelson
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline Gmmfishing

Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #12 em: 14:45 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Lameco,


Vais pescar onde maioritariamente ? Na ria ou na praia ?

Nunca pesquei na praia mas tenho curiosidade.. Com tudo é mais asskm nas rochas.. Às vezes viu para a zona da ria como mostra na foto, mas também vou para a ponta do molhe virada para a praia.
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline Gmmfishing

Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #13 em: 14:48 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As minhas canas  são umas com passadores Lowrider, outras com K, não gosto de pescar grosso com nenhuma delas mas quando tem que ser, é ! :)

posso perguntar qual a diferença dos low rider e dos K?
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Aquisição Cana (ajuda pff)
« Responder #14 em: 18:12 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Companheiro, cá estou de novo a tentar ajuda-lo! Para quem começou a pescar há pouco tempo, agora não me preocuparia tanto em saber diferenças entre passadores Fuji se são Low Rider ou K . Mas digo-lhe q os série K (Kwag) tem propositada inclinação a 70º para evitar a chamada tangled line, ou seja, o enrolamento do fio geralmente no 2º passador ao lançar qd está vento, o q faz logo partir a linha ali. Qto à cana (lá vamos nós!) percebo e compreendo que ainda esteja algo confuso, é natural com tanta oferta e variedade no mercado. Mas penso k já percebi o q pretende e vou dar (apenas) minha modesta opinião, pois pesquei tb N anos no Malhão alto e aquilo é tudo pedra e areia: Desde logo, não gastaria mto com ela devido aos perigos q representa sempre pescar em cima de pedras (vincos, quedas da cana, etc..) mas tb não precisa ser uma porcaria pq levantar peixes pesados de um pesqueiro alto nem todas as conseguem fazer e...partem-se logo! Telescópica nunca, é sempre mais fraca e quer-se uma cana forte q lance longe (será isso?) Compre de três partes. Deve ter parede do carbono (blank) da cana bastante grossa, mmo q isso implique algum peso e rigidez. Mto curta tb não, pq por certo tem pedras à frente do pesqueiro que deve evitar (4,50 mts p cima e ação 100-300 grs). Os passadores devem ser Fuji pq são melhores e não se estragam mto facilmente com ar do mar (basta só o ar!), porta carretos de rosca (mais seguros e fortes) e depois da escolha e na compra convém mandar logo por manga retrátil no cabo ou aplicar corda nylon fina mto bem enrolada nele para a proteger de pancadas e entalanços nas pedras. Use sempre um espeto dos p pedra (fininhos e fortes para encaixar em fendas ou buracos - melhor em aço inox), não dos para espetar na areia, senão pode ficar sem cabo num instante e lá se vai tb a cana. Qto a marcas, é difícil mas com estas caraterísticas há mtas, as da Vega costumam ser boas e a preços razoáveis. Se levar estas caraterísticas às lojas (veja em várias antes de se decidir!) há mto e não mto caro por onde escolher. Ah, e essa cana pode pescar em praia perfeitamente se quiser, não será a mais adequada mas com um budget de 250,00 euros eu garanto-lhe q até conseguia comprar duas (veja tb no OLX!), uma para praia ou para pedras, mas claro, canas medianas nada de topos de gama, mas para quê topos de gama caríssimos para quem começou há tão pouco tempo? Tem ainda mto tempo p'la frente para lá chegar e vir precisar disso, meu caro! Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gmmfishing

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]