collapse

Autor Tópico: Pressão atmosférica  (Lida 8977 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #45 em: 02:35 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Oh, companheiro, fotos de pesca de há mais de 20 anos das "faenas" em Carcavelos? Se nesses tempos nem se sabia o que era um pixel e as cameras de filme de celoloide ainda trabalhavam a "petróleo" - LOL! Telemóveis se os houvesse então (duvido!) eram aquele monstruoso "tijolo" q se puxava uma antena para falar. Quem me dera tê-las, mas era de noite e tão banal q ninguém nesses tempos se lembrava disso. Apenas tenho uma ( q nem sei onde anda) de uma pescaria de 14 kgs de carapaus no Malhão. Nem agora as tiro, no final esqueço-me sempre! Mas tenho saudades desses tempos (q não voltam mais) e agora sozinho nem sequer lá vou, um companheiro e amigo pelas 5 da manhã ficou lá sem telemóvel (do bom!), carteira, cana, carreto e ainda levou nas "lonas, ficou todo lixado da boca e de um olho. Nã, quem fez este (infelizmente) já não faz mais nenhum e pelo peixe que há lá o risco não compensa. E no Guincho ainda é pior! Cheguei há pouco da pesca e fui outra vez ao mmo pesqueiro (isto é q eu sou teimoso!) e se ontem escapei in extremis à "grade" hoje é q levei mmo com a "chiba", NEM UM TOQUE, com americana, bibi, casulo e ganso nacional, tudo fresquinho e a "dar a dar a perninha". Fiz lá o Pôr-do Sol a fazer-me às Douradas grandes (ontem saiu uma de perto de 3 kgs) mas faltaram ao encontro, as danadas - LOL. É o que eu digo, tenho mmo q ir à bruxa, acender uma velinha aos deuses do surfcasting (se ainda não existem, é urgente cria-los - risos), uma azarina do kilé é o q é! E tudo corria mal, anzois todos embaraçados, cabeleira no carreto (inimaginável!), pilha a falhar, o escape do carro rompeu, etc... Foi "daqueles" dias em mas valia ter ficado em casa a descansar mas tou farto da televisão só dar problemas no Sporting, só temas do futebolês, turbas de canalhada q bate em seus próprios jogadores (ao q se chegou!) já não tenho pachorra para aturar isto e então ...lá fui outra vez p'ra pesca e vim feliz e contente mesmo com a "grade" às costas - LOL
Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline DGuerra

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 15 vezes
    • São Paulo
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:48 Segunda, 14 de Dezembro de 2015
Re: Pressão atmosférica
« Responder #46 em: 02:41 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
A partir de sábado felizmente vou estar de férias e muito disposto a carregar com várias (grades) rsrs... até já sonho com elas.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #47 em: 04:04 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Companheiro, espero bem (e, desejo-lhe sinceramente) q tenha mais sorte q eu tenho tido ultimamente, mas sabemos k a pesca é mmo assim, e então nos dias de hoje em q peixe e do visível é cada vez mais escasso, temos q procurar mto os pesqueiros certos e tentar k diversos iscos a ver se eles gostam do menú, agora "bebem é do fino" (risos). Se pensa ir à Praia Grande - Sintra pense antes duas vezes e se puder vá lá 1º ver o "ambiente", aquilo está tudo a mudar radicalmente, a meter mta areia, areia e aterra logo a chumbica, o rião a seguir à coroa fora está mto mais baixo e corre e puxa e enrola os anzóis todos e já começo a "colecionar" lá grades sucessivas. Nã, para mim...ali chegou, os pesqueiros lá já não estão de feição. Apanhei lá uns peixes razoáveis (mas poucos - nós achamos sempre isso, né ?) mas agora o pessoal por lá tem sido grades atrás de grades, eu incluído pois tá claro! LOL. O mar parece q vai ficar manso toda a semana (windguru) e quando fica assim p mto tempo já sabemos k geralmente não dá nada ou dá pouco, eles já andam de barriginha cheia. Só se atiram a "petiscos"! Bom é sempre a seguir a quedas do mar e num bom pesqueiro, desde q ele não caia "redondo", aí sim, fazem-se geralmente grandes "faenas" k eles andam famintos e atiram-se logo. Mas vem aí uma chuvita e vento Sul/SE o q é sempre bom para eles (não se molham, já estão sempre - risos), nós é k não achamos grande piada. Não lhe desejo nada k dá azar (plo menos a mim é certinho!) mas ok, divirta-se e muito! Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #48 em: 04:25 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Ah, é verdade, a pressão atmosférica, já me estava a esquecer! Ainda tou meio cansado da pescaria (tão inglória!) e a cabeça é o q sofre mais. Sobre a pressão atmosférica a influenciar a atividade dos peixes, sabemos já k é real, mas nunca se fizerem grandes estudos nem há grandes tratados sobre isso, tb é um tema difícil de provar pelo menos experimentalmente. O q eu sei (e não sou só eu) é q eles reagem mais ativamente com quebras mais bruscas da pressão atmosférica, positivamente ou mais negativamente para nós, isso não sabemos com a certeza, certezinha que tanto gostaríamos (se sim, lá andávamos todos de barómetro em punho - LOL). No site "Tábua de Marés" vem sempre para cada dia (entre mtas outras coisas úteis, acreditem!) a pressão para cada local e se vai subir ou descer e como ( se de repente ou mais de "mansinho"). Vejam lá tb o coeficiente de marés q mtos esquecem, mas é mto importante pelas correntezas locais q provocam. Para quem acreditar (eu, nem por isso!) tem lá o Solunar com horas in & out e uns peixinhos a mais ou a menos (em desenhos, atenção!risos). E a tabela das marés para todos os cantinhos de Portugal já atualizada em horas. Acho um site interessante, com mta coisa útil e podem consultar tb a teoria toda q vem mto bem explicadinha. Saudações desportivas.
 
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #49 em: 11:01 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Boas

eu estava a falar das pescarias actuais não só as de Carcavelos mas das de outros lados também
era só para malta ir arregalando os olhos, eu por mim gostava de ir pondo umas das minhas pescarias mas muito sinceramente o peixe que tenho apanhado não chega para tapar a objectiva da câmera de tão pequeno ser :huuum: :huuum: :203:
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #50 em: 14:33 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Oh, companheiro, por mto pequeno q seja é sempre um nosso "troféu", fomos nós q o conquistamos com suor e lágrimas - ?  (o sangue é deles! LOL) não se minimize por isso, os grandes vão chegar qq dia e quase sem dar por isso! A mim aconteceu o mmo e havia (e há!) sempre alguém ao lado q apanha um maior, mas hoje até fico contente e aplaudo e incentivo logo o companheiro q o apanhou, nunca me desestabilizo por isso. Antes ficava todo aos pulos por dentro e a questionar-me o q fiz de mal, nada mais errado e aquele "nervoso miudinho" dava sempre mau resultado, cabeleiras, nós mal dados, pontas partidas ao lançar (LOL). Calma, o nosso dia vai sempre chegar, o q é preciso é persistência, estudar bem tudinho sobre surfcasting e vermos os nossos erros e como melhorarmos. Ah, e para peixe grande não vai ser quase de certeza que os apanha hoje em dia em Carcavelos, lá será sempre uma sorte, se nem na costa W (Sta Cruz, P. Grande, Guincho, Adraga, Praia Pequena, Areia Branca, etc..) agora eles se apanham como dantes. Mude de pesqueiros e praias, insista nas com mar à séria e vai ver q tudo mudará, se me permite o conselho (afinal, quem sou eu para lhos dar?) relato apenas a minha experiência de mtos anos a "virar frangos" nestas lides. E...nunca desista, antes persista sempre..lute mto... mas persista nos pesqueiros certos...e.. arrisque!!! P.S - Ah, as fotos..mas primeiro é preciso capturar peixes grandes para elas, se fotos para nós forem importantes. Fooorça!! Grande abraço e saudações desportivas. 
 
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #51 em: 19:33 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Boas

Fisherman

tenho 50 anos e também já pesco desde miúdo,durante bastante tempo fiz pesca embarcada onde cheguei a tirar uns cabeçudos valentes neste caso pargos,por motivos de saúde decidi deixar esse tipo de pesca,a minha pesca passou a ser uma pesca totalmente descontraída e sem stress, por esse motivo vou quando posso independentemente das condições atmosféricas das quais verdadeiramente só ligo à precipitação atmosferica e há intensidade do vento,no fundo tenho por lema  o mote que tens na tua assinatura de texto

                   
                      "Capturar ou não peixe nunca será o mais importante"
« Última modificação: 19:41 Quarta, 23 de Maio de 2018 por ze carlos »
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #52 em: 21:05 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Meu caro companheiro, lamento sincera e profundamente as suas questões de saúde, só espero do fundo do meu coração q recupere e melhore breve, mas vejo q mmo apesar disso a sua paixão pela pesca nem assim esmoreceu! É de Homem com H grande e desejo-lhe tudo de bom para si! Eu tb já não pesco com muitos stresses, mas confesso-lhe q quando dá peixe e do bom por vezes o coração bate mto mais depressa e até as pernas tremem, é superior à minha vontade (LOL). Digamos q é tipo "fisherman fever" ou lá o que é - risos! Abraço grande e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #53 em: 21:35 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Há que manter o espírito em forma mesmo quando o corpo não deixa  :aplau: :fixe:
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #54 em: 20:07 Quinta, 24 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há que manter o espírito em forma mesmo quando o corpo não deixa  :aplau: :fixe:
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #55 em: 18:51 Sábado, 26 de Maio de 2018 »
Para a semana que vem no zona de Oeiras Carcavelos adivinham-se dias bons para a pesca com a PA1022 :fixe:
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #56 em: 19:52 Sábado, 26 de Maio de 2018 »
Olá, companheiro, vamos lá a ver pois para além da pressão atmosférica sabemos q há outras condicionantes tb mto importantes como vento (direção), estado do mar e  ....banhistas! Por acaso tenho ainda 2 pacotes de casulo, 1 de bibis e 1 de americana q sobraram das outras pescas longe daqui q preciso gastar antes q vão à vida. Ainda hoje ao ve-las no frigorífico pensei nisso, talvez para junto do Hosp. Antonio Jose de Almeida ou na Cruz , Pedra do Sal (S.Pedro), etc q na praia não se pode agora, já abriu época balnear, Se ao menos viesse um ventinho Sul, SE, SW é q era bom, com Norte sabe q aqui se com ele de inverno é difícil, de primavera/verão (eu agora até parecia o Yves St Lourent a falar!LOL) ainda é pior. Ainda não vi windguru e outras previsões, mas se viesse aqui p meus lados (Carcavelos/Parede/S Pedro) até podiamos ir dar de comer ao pexinhos ( se é q eles ainda não foram de férias, claro- LOL). Vou analisar tudo e depois digo-lhe e entretanto faça o mmo, ok? Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #57 em: 20:08 Sábado, 26 de Maio de 2018 »
Eu sou mmo um despassarado, mas tb é já da idade q não perdoa! Terça-feira tenho dentista e depois vou ficar sem carro que vai ter q ir ao "médico" dos escapes (lá se vão N barões!) e não sei quando mo dão. Como se mete um feriado (5ª feira) pelo meio possivelmente só lá para 6ª tenho carro. Entretanto lá se foram os iscos. Mas como até gosto de andar a pé nada q eu não possa ir lá ter, a menos que seja na China a pescar das muralhas que para isso já não tenho pedalada, nem passe social Deng-Gyau-Ping-Pong (Risos). Tou a brincar, sou mmo assim principalmente ultimamente, não me leve a mal. Vamos lá ver o q se pode fazer e analisar previsões, ok? Se vier por cá tb depois se combina. Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #58 em: 20:37 Sábado, 26 de Maio de 2018 »
Boas fisherman. Se nós não levamos a vida a brincar estamos feitos. Eu também sou assim gosto de brincar. Eu aceito as brincadeiras mas quem brinca comigo também tem que as aceitar,senão acaba a brincadeira. Voltando ao que interessa,eu sei que ainda é muito cedo para provisões, mas dá para comecar a ter uma ideia..O meu amigo diz que é  da idade,a nossa idade é quase a mesma ,sou um pouco mais novo. Mas voltando ao que interessa ainda nao sei se vou sexta ou sábado ,isto porque quinta feira tenho a primeira comunhão de uma das minhas netas.Para sábado segundo os eng.do tempo ,o vento e de NOcom 15 kms por hora com rajadas de 30.Com o nascer do dia o vento tem tendência a aumentar,embora asPA oscilam entre 1020 e 1022. Eu durante a semana vou vendo.O meu amigo que tipo de pesca faz. Surfcasting ou bóia?Eu nesta altura do ano faço bóia, uma vez por outra a noite faço surfcasting  na praia de Oeiras. No inverno é ao contrario. Por acaso hoje era para ir fazer uma boia,mas faz hoje 8 dias estava a lavar o carro dei um jeito  às costas da qual virou um lombalgia. É o que o meu amigo diz. É o DNA mais conhecido pelo PDI. Um Abraço


 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #59 em: 20:43 Sábado, 26 de Maio de 2018 »
A minha zona de pesca por norma é Santo Amaro. Por vezes vou para o pontão do saiza,mas por norma nesta altura fico junto à piscina do Inatel com a minha esposa.,outras veses vou para a marina.Mais uma vez um abraço  :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]