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Autor Tópico: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos  (Lida 5050 vezes)

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Offline Abade

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Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« em: 17:05 Segunda, 09 de Abril de 2018 »
Pessoal está a chegar-se a hora de fazer a manutenção a fundo aos meus carretos mas gostaria de lhes fazer upgrade e substituir os casquilhos por rolamentos, algumas medidas já sei quais são gostaria que me ajudassem neste assunto se souberem claro.

Shimano Ultegra XSC
Manivela: 9*17*5
Semfim atrás: 3*6*3.3
Semfim frente: 3*6*6.5
Provavelmente não existe esta última medida e terá de ser 2 em conjunto, e a medida do sem fim não é muito certa provavelmente terei de usar anilhas para encher.

Shimano Biomaster c5000fg
Punho: 4*7*2.5
Semfim trás: 3*6*3.3
Já tirei estas medidas há algum tempo, na altura escrevi punho mas agora não estou a ver que rolamento/casquilho era, se alguém souber diga por favor.

Tica Scepter 9000GE
Manivela: 9*17*4
Pinhão: 7*11*4
Se poderem confirmar estes valores agradecia.

Para estes carretos se souberem de outros casquilhos que possam ser trocados apontem neste tópico, não tenho pressa de trocar mas gostava de juntar informação pelo menos para trocas os rolamentos das manivelas e pinhão.

Obrigado pela ajuda pessoal
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline João V

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #1 em: 17:20 Segunda, 09 de Abril de 2018 »
Boas

Se precisares de anilhas de afinação tens neste site várias medidas à escolha.

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Offline Abade

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #2 em: 17:33 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
Na altura não encontrei mas encontrei agora um tópico que já tinha aberto para o upgrade do Shimano XSC (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre).
Nesse tópico fala-se que as anilhas não deverão ser exatamente do mesmo tamanho dos rolamentos para não os "prenderem", que têm a dizer sobre isso?
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Offline Afons0

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #3 em: 19:02 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
Muito simples... se forem do mesmo tamanho ao estarem a comprimir ambos os aros do rolamento (interno e externo) a função "rolar" não funciona... ou "poderá" funcionar com atrito!!! Consequencias... ou o rolamento gripa, que é provável ou há um desgaste do sinfin...  ??? pior emenda que o soneto  :o Isto é a forma mais simples de eu tentar explicar  >:D

Essas anilhas de afinação/compensação são utilizadas para equilibrar facilmente as tolerâncias existente para a fixação do veio (sinfin) - rolamento + anilha, são utilizadas como anéis de ajuste para minimizar as folgas... e isso depende um pouco de carreto para careto, não é 100% linear se queremos fazer o "tunning" com exactidão. Essas anilhas devem ter a métrica do diâmetro superior (bordo do lado de fora do rolamento), e devem ter um diametro superior ao diametro inferior do rolamento (aro de dentro do rolamento) ... isto é têm de deixar rodar livremente o aro interno do rolamento. Não sei se me fiz entender bem ...  >:D mas tentei  ;D


« Última modificação: 19:20 Quarta, 11 de Abril de 2018 por Afons0 »
Afonso
 

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #4 em: 19:43 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Área da anilha

(Atenção!!! não percebo nada de mecânica... mas a minha lógica diz-me que é assim  >:D) ... Se bloquearmos o eixo do rolamento apenas colocaríamos anilhas espaçador!!! que é o casquilho de teflon que lá se encontra (como é de material diferente faz com que ao longo dos anos se desgaste apenas o casquilho, ganhando folgas!!! Se ambos forem de grau de dureza parecidos... não estão bem a ver!!! é o caso do rolamento apertado e bloqueado ...  8)

Alguém que saiba que me corrija!!!  ^-^
« Última modificação: 19:54 Quarta, 11 de Abril de 2018 por Afons0 »
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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #5 em: 20:20 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
Concordo.
Já vi uns vídeos em que desgastam o casquilho que lá está para produzir a anilha.
Pensei logo que a anilha iria travar o rolamento, podendo, inclusivamente provocar desgaste no sentimento, para além de não contribuir para o rolar suave. Acresce que uma parte do senfim continua em contacto com o casquilho.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Abade

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #6 em: 10:03 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Excelente explicação, sim foste muito claro, eu também não sou engenheiro mecânico mas tenho cérebro a funcionar bem até ver e daí perceber o problema estava em saber qual a medida da anilha que deveria ser igual À do rolamento, interior ou exterior, mas até faz mais sentido que seja a exterior.
Já agora, penso que para todos os rolamentos basta 1mm a mais na medida interior certo?
Obrigado pelas explicações
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Offline João V

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #7 em: 11:00 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Boas

Na minha opinião, as anilhas devem ter as mesmas medidas do rolamento, até porque, neste caso, os extremos do semfim (wormshaft) não chegam ás mesmas. As anilhas servem apenas para afinar a folga vertical do semfim e são montadas depois dos rolamentos e não antes.
Em relação à espessura a utilizar, deve-se medir primeiro o casquilho a substituir e depois acertar a altura com as anilhas necessárias. A medida será sempre a diferença entre o casquilho e o rolamento, caso exista.
 

Offline Abade

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #8 em: 11:04 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Não concordo contigo, mesmo que metas a anilha depois se ela for das mesmas medidas quando se aperta tudo vai emperrar o carreto, porque não deixa o anel interior do rolamento rodar.
Quando falei em medidas não é de espessura mas sim de diâmetro interior, uma vez que quero usar o diâmetro interior da anilha menos que o rolamento será 1mm a mais em relação ao rolamento certo?
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Offline duas

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #9 em: 14:21 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Desculpem estar a meter-me mas eu acho que não vale a pena trocar os casquilhos ao XSC. Vai ficar igual.

Para trocar seria a asa de cesto... Deve ser a pior asa de cesto que já alguma vez foi colocada num carreto, com aquela capa de plástico junto ao rodizio em que a linha fica lá presa...
« Última modificação: 14:36 Quinta, 12 de Abril de 2018 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Abade

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #10 em: 14:44 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
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Desculpem estar a meter-me mas eu acho que não vale a pena trocar os casquilhos ao XSC. Vai ficar igual.

Para trocar seria a asa de cesto... Deve ser a pior asa de cesto que já alguma vez foi colocada num carreto, com aquela capa de plástico junto ao rodizio em que a linha fica lá presa...

Do sinfin pode ser realmente só um clichê mas acho que da manivela é essencial trocar não?
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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #11 em: 15:33 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
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Não concordo contigo, mesmo que metas a anilha depois se ela for das mesmas medidas quando se aperta tudo vai emperrar o carreto, porque não deixa o anel interior do rolamento rodar.
Quando falei em medidas não é de espessura mas sim de diâmetro interior, uma vez que quero usar o diâmetro interior da anilha menos que o rolamento será 1mm a mais em relação ao rolamento certo?

Não disse que estava certo, é apenas a minha opinião baseada em vários vídeos que vi e que estão disponíveis na net e na experiência que um colega aqui do forum teve em fazer esses melhoramentos num XTD, foi ele inclusive que me deu o link. Já vi também um vídeo em que fizeram uma espécie de anilha em arame na medida pretendida a qual apenas fica em contato com anel exterior do rolamento.
Em relação ás medidas, a tua ideia é usar 6 X 4 X ? em vez dos 6 X 3 X ?, certo?
Na volta o melhor é mesmo consultar esquemas de carretos da marca que tragam esses rolamentos de origem para ver como vêm montados de fábrica.
 

Offline Abade

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #12 em: 15:49 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Sim colocava uma anilha que fosse 1mm maior no diâmetro interior.
Tens aí alguns links para os vídeos?
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Offline duas

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #13 em: 16:09 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
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Do sinfin pode ser realmente só um clichê mas acho que da manivela é essencial trocar não?

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Re: Troca de casquilhos por rolamentos, vários carretos
« Responder #14 em: 16:59 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Aqui tens os links.
Entretanto falei com alguém muito experiente em mecânica, o meu pai, e as anilhas com a mesma medida não são a melhor solução de todo. Segundo ele, nos carretos, dadas as tolerâncias e o funcionamento em si, pode em alguns casos até nem fazer grande diferença, mas em máquinas industriais pode ser a causa de avarias graves devido ao bloqueio dos rolamentos.

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