collapse

Autor Tópico: Pesca costeira a cefalópodes  (Lida 8334 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Pesca costeira a cefalópodes
« em: 08:27 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Boas

Não sei se será o local mais apropriado para este tópico mas penso que a técnica para pescar chocos, lulas e afins se encaixa na categoria de corrico.
Este tipo de pesca sempre me despertou curiosidade e recentemente adquiri alguns palhaços que vi em promoção a preço convidativo, como tal gostava de lhe dar uso. A nível de montagens acho que estou esclarecido, a nível de cores pelo que tenho lido é de apostar nos rosas, laranjas e vermelhos. As minha duvidas começam na escolha do fio a usar, mono ou multi e se a utilização de um estralho de fluor terá grande influencia neste tipo de pesca. Mas a minha principal dúvida é se existe alguma característica que possamos procurar no pesqueiro que ajude a identificá-lo como sendo bom para por em prática este tipo de pesca. Pelo que tenho visto que faz esta pesca a partir da costa normalmente fá-lo em estuários.
Para finalizar se alguém já tentou, ou faz este tipo de pesca pela Figueira da Foz e me quiser dar umas luzes eu agradecia imenso.


A. Fonseca
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #1 em: 20:29 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Também estou curioso porque quero experimentar esta pesca mas vou ter que o fazer por tentativa e erro.
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #2 em: 00:22 Sexta, 14 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também estou curioso porque quero experimentar esta pesca mas vou ter que o fazer por tentativa e erro.

Também vou enveredar por essa hipótese...  :301:
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #3 em: 02:08 Sexta, 14 de Março de 2014 »
Boas,
Quanto ao fluorocarbono, acho que não vais ter mais ataques por o usares, os chocos não são nada desconfiados, são muito curiosos ate... eu normalmente uso (em barco) 050 no estralho e 035 para a chumbada, pesco tão grosso para que o mesmo estralho me dure a pesca toda e não enrrole nem ganhe jeitos...
Das poucas vezes que fui de terra escolhia o pesqueiro pelas marcas de tinta que via no chão, quer no sado como no tejo...
mas da tua zona não conheça nada, nessa parte não posso ajudar...
quanto as cores em dias de aguas mais tapadas, ou num dia nublado (dias que não gosto nem para chocos nem para polvos) as cores frias como o verde, o azul ou ate o preto podem safar uns chocos quando tudo parece perdido...

Quanto á pesca em si, muita sorte e paciencia é o que te desejo...
Cumps
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joaommf

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:18 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #4 em: 20:01 Sábado, 22 de Março de 2014 »
Essa pesca faz-se nos meses do polvo na Figueira. Ao choco nunca vi ninguém e experimentei apenas uma vez sem sucesso. Talvez num dia com marés mortas nas praias entre molhes dê para tirar alguns. Tenho a certeza que eles entram no rio porque à pessoal que os apanha com as armadilhas.

Também já vi pescarem lulas no molhe sul mas é muito mais fácil e produtivo tendo um barco para trabalhar o palhaço na vertical.
« Última modificação: 20:03 Sábado, 22 de Março de 2014 por joaommf »
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #5 em: 00:10 Domingo, 23 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa pesca faz-se nos meses do polvo na Figueira. Ao choco nunca vi ninguém e experimentei apenas uma vez sem sucesso. Talvez num dia com marés mortas nas praias entre molhes dê para tirar alguns. Tenho a certeza que eles entram no rio porque à pessoal que os apanha com as armadilhas.

Também já vi pescarem lulas no molhe sul mas é muito mais fácil e produtivo tendo um barco para trabalhar o palhaço na vertical.


Meses do polvo?
 

Offline joaommf

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:18 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #6 em: 02:30 Domingo, 23 de Março de 2014 »
Sim à uma altura do ano que entre os molhes se vê muita gente a pescar polvos com palhaços. Alguns tiram aos 20 por dia mas é só aranhiços, uma vergonha.

Acho que é em Outubro ou Novembro.
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #7 em: 09:50 Domingo, 23 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim à uma altura do ano que entre os molhes se vê muita gente a pescar polvos com palhaços. Alguns tiram aos 20 por dia mas é só aranhiços, uma vergonha.

Acho que é em Outubro ou Novembro.

Nunca reparei, tenho de investigar. Ainda no ultimo domingo andava um senhor aos polvos na rochas em frente à Tamargueira e já andava com o saco cheio de miniaturas, enfim...
 

Offline joaommf

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:18 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #8 em: 13:33 Domingo, 23 de Março de 2014 »
Pois só costumam mesmo sair os aranhiços. Só uma vez vi sair um bom polvo com o palhaço mesmo na ponta do molhe norte virado para dentro. Eu tava a entrar para fazer pesca submarina e acabei por ajudar a tirar o bicho caso contrário o homem ia se ver grego para o tirar sem o perder nas rochas...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #9 em: 21:46 Quarta, 04 de Maio de 2016 »
Este é um tema pouco debatido aqui. Vamos lá ver se aparece alguem que nos ajude a perceber melhor este tipo de pesca.
Nelson Peres
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #10 em: 08:33 Quinta, 05 de Maio de 2016 »
Creio que nunca pesquei aos chocos e lulas de terra, apenas de barco e na vertical a sentir. quando comecei não havia palhaços e era com toneiras, só depois é que apareceram os palhaços e cheguei a pescar várias vezes com eles. No entanto, já os vi pescar, sobretudo lulas, e como tenho visto fazer, quando não dá para pescar na vertical como por exemplo dá para fazer na boca do inferno, quase sempre foi à bóia... No lugar de anzóis vão palhaços, às vezes um anzol para os carapaus e cavalas e quando eles lá vão afundam a bóia e é só puxar... Mas nunca me dediquei a isso... 
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #11 em: 10:45 Quinta, 05 de Maio de 2016 »

Já faço este tipo de pesca à alguns anos, aliás é o meu preferido, e como qualquer tipo de pesca ainda hoje a vou refinando baseado nas experiências que vou tendo.
Não sendo regra, chocos de dia e lulas de noite, de preferência com luz (candeio). Inicialmente pescava à boia com dois palhaços, mas cada vez mais pesco ao corrico,
uma pesca muito mais emocionante, quem faz spinning sabe do que falo.
Cana de egi (termo japonês para este tipo de pesca) vulgar caniço, multifilar e toneira, quanto mais simples melhor. Dependendo do pesqueiro posso usar chicote de fluor, apenas
para salvaguardar que o multi roce nas rochas.

Quanto a cores, é mais complicado, vai muito por experimentar consoante as condições e a seguinte tabela indicada para as lulas:



As cores utilizadas para chocos e lulas podem ser diferentes, e normalmente são, pois a luz do dia e a profundidade têm muita influência.
Quando estão mais activos cores vivas, caso contrário cores mais naturais.
Os ataques dos chocos mais fundo e as lulas nem por isso, embora ambos prefiram zonas com mais profundidade.
Enquanto o corrico do choco é feito no fundo ou até +- 1m deste, para as lulas é em qualquer profundidade, mas normalmente entre 1m e 4m ou mais se o pesqueiro permitir.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nasalvador

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Agradecido: 17 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #12 em: 18:05 Segunda, 21 de Março de 2022 »
Aproveito para desenterrar este tópico para questionar quais os meses propícios a este tipo de pesca?
Já a alguns anos apanhei 3 lulas em que tinham cada mais de quilo ao fazer uma manhã no molhe norte da figueira da foz e penso que foi no verão.
Nesse dia estava a pescar a bóia com camarão e a bóia afundava e...nada.
Um amigo que estava comigo e batido na pesca disse-me logo que deveriam ser lulas, eu por acaso tinha um palhaço laranja na mala e foi certinho, só não tirei mais porque era azelha a ferrar os bichos.
Gostava de experimentar novamente mas com a técnica do Spinning e uma chumbadinha de 40 GR no mesmo local, mas gostava de saber quais são as condições ideais.
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #13 em: 15:57 Quarta, 07 de Fevereiro de 2024 »
Ora vou fazer aqui mais um necro porque há poucos tópicos e é uma pesca interessante.

Normalmente apanho em lagoa, estuário, ou baía com uma cana de spinning ligeiro.

Palhaço direto com peso na barriga. Pelo menos na minha experiência, porque em vários casos já consegui pescar ao "ver", a animação é muito importante.

Pequenos toques, com um toques mais agressivos pelo meio, e paragens. Segundo vi, o choco tem tendência para atacar nas paragens na maioria dos casos.
Ainda assim esticões mais agressivos pelo meio muitas vezes suscitam o interesse dos bichos. Quando vão em perseguição nadam bastante rápido, quando a amostra para eles posicionam-se e atacam. Por vezes analisam durante uns 4 ou 5 segundos até investirem.

Já vi umas montagens interessantes perdidas numas pedras em pontões. Barrigudos sem peso, nos quais está engatado um clip largo com uma chumbada de gota pequenina de 10 a 20 gramas.

Ainda não experimentei, mas na teoria parece viável especialmente quando é preciso mais lançamento. O facto do chumbo estar pendurado junto ao nariz do palhaço na teoria faz com que o mesmo afunde na água com o nariz para baixo como os palhaços com peso.

Já vi chocos e amostras encalhados em pontões, por isso estes sítios também parecem ser bons locais.

No caso das lagoas e estuários normalmente procuro o seguinte: fundos com algumas pedras semeadas ou estrutura, bancos e nuvens de algas (onde de esconde a camarita), sítios onde o caranguejo verde anda por perto da margem.

Também já apanhei chocos a mão, nas poças dos "viveiros" de pedra que entram por água a dentro, e já vi nos mesmos vários sacos de ovos. Por isso na teoria, também serão bons sítios.

 

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 9 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Re: Pesca costeira a cefalópodes
« Responder #14 em: 05:28 Sexta, 09 de Fevereiro de 2024 »
Era uma pesca que gostava de experimentar.
Na minha zona nem sequer vi ninguém pescar ao choco da costa.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por FilipePC [Hoje às 13:48]

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]