Um teste com 80 arrastões não é bem um teste...mas a ver vamos...
Como é lógico estava-me a referir á alternativa aos arrastões.
E julgo que seja positivo ponderarem e testarem antes de homologarem leis somente á toa, como se tem visto por cá.
Não é positivo esta atitude ?
Kalvas no vídeo dá para perceber que a pesca elétrica também se processa por arrasto, aparentemente mecanimente menos ofensiva para o leito Marinho, mas não deixa de ser um tipo de arrasto.
Agora o teste que estão a fazer na Holanda é já com 79 arrastões de pesca eléctrica. Como é que monitorizam os impactes de 79 arrastões? Não me parece que haja uma monitorização assim tão grande capaz de monitorizar estes barcos todos. Se fosse um teste com poucos arrastões de pesca eléctrica aí sim podia-se chamar teste.
Acho óptimo que procurem novas alternativas á pesca por arrasto tradicional porque sabemos que é altamente prejudicial. Mas neste caso parece que nos estão a atirar arreia para os olhos.
Eu falo apenas daquilo que tenho lido e do vídeo que vi, não aprofundei a minha pesquisa sobre o assunto. Seria extremamente interessante ler os estudos feitos a este tipo de pesca.
Mas sim, primeiro testar e monitorizar e depois aplicar legislação, cá em Portugal é ao contrário...