collapse

Autor Tópico: Cagão  (Lida 12440 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Cagão
« em: 15:50 Domingo, 09 de Março de 2014 »
Hoje estava a pescar na barra de esposende com mais 2 amigos, com lula, polvo, casulo, coreana, isca do lodo, e uns peixinhos e borrachinhas a corricar, mas não apanhamos nada, tivemos so tambem la 3 horas na subida da mare e mais tarde chega um senhor e disse-nos que se nos quisessemos tirar uns bons robalos tinhamos que ir comprar ou apanhar o isco cagão que é o que a malta que pesca na barra de esposende vai apanhar e pesca com esse isco, e pelo que me disse o senhor, esse isco é divinal, muito bom, diz que é muito raro nao sair robalos ao pescar com esse isco. O que me estranha porque o meu isco de eleição é o casulo, tambem é raro não apanhar nada com ele, porque de dia é bom, e de noite é excelente. O que eu gostaria de saber é onde posso comprar este tipo de isco, ja vi na pescavado em esposende e não tem, alguem sabe alguma loja que vende este isco?
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cagão
« Responder #1 em: 18:58 Segunda, 10 de Março de 2014 »
isso apanhas bem ai em esposende de certeza eles querem umas pedras e onde houver areia preta tipo lodo ;)
bora dar banho a minhoca
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Cagão
« Responder #2 em: 23:44 Segunda, 10 de Março de 2014 »
Esse verme, o Cagão como lhe chamam em Viana não é apanhado nas pedras, tem de ser apanhado em zonas lodosas do estuário do rio Lima.

Dificilmente o encontras à venda, não vejo quem ande a apanhá-lo para o vender, deve ficar muito caro.

Um local onde costumam andar a apanhar esse isco é na margem do Lima em Darque, da ponte Eiffel para jusante.

Leva enchada e muita força de vontade. E vai procurando nos locais onde vires pessoal a cavar  :fixe:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cagão
« Responder #3 em: 20:18 Terça, 11 de Março de 2014 »
eu ja apanhei aqui em vila do conde debaixo de pedras nao percebo porque diz que diz que nao se apanha nas pedras :o
bora dar banho a minhoca
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Cagão
« Responder #4 em: 23:23 Quarta, 12 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu ja apanhei aqui em vila do conde debaixo de pedras nao percebo porque diz que diz que nao se apanha nas pedras :o

Mas esse que tu apanhas nas pedras, em Vila do Conde ou noutros locais, também já o apanhei na Figueira, em Aveiro ou em Leça, não é o mesmo verme que se apanha nos lodos no rio Lima.
No Sítio do Pescador havia um artigo do Aranha sobre o cagão e a forma como se podia apanhar.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cagão
« Responder #5 em: 00:10 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Ainda só está fora há um dia e já dava jeito o Magina para dar o seu bitaite ;)

Há carradas de minhocas parecidas, acredito que muitas vezes com nomes iguais para espécies diferentes dependendo da zona, e ao contrário, nomes diferentes para a mesma minhoca (por exemplo a bicha da areia/bicha quilómetro/tiagem)
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Cagão
« Responder #6 em: 15:35 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda só está fora há um dia e já dava jeito o Magina para dar o seu bitaite ;)

Há carradas de minhocas parecidas, acredito que muitas vezes com nomes iguais para espécies diferentes dependendo da zona, e ao contrário, nomes diferentes para a mesma minhoca (por exemplo a bicha da areia/bicha quilómetro/tiagem)


Ja faz falta de facto :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cagão
« Responder #7 em: 17:18 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu ja apanhei aqui em vila do conde debaixo de pedras nao percebo porque diz que diz que nao se apanha nas pedras :o

Mas esse que tu apanhas nas pedras, em Vila do Conde ou noutros locais, também já o apanhei na Figueira, em Aveiro ou em Leça, não é o mesmo verme que se apanha nos lodos no rio Lima.
No Sítio do Pescador havia um artigo do Aranha sobre o cagão e a forma como se podia apanhar.

Sim, lembro-me desse artigo, até tinha umas fotos ou uns vídeos ou lá o que era.

Podiam transportá-lo para aqui. Eu já tentei ver e não consigo, aparece uma tabela de marés. Não sei se é do meu pc ou se é o fim do pescador, mas tinha a ideia que ele se ia manter só para consulta... e só não daria para escrever mais mensagens.
Se for mesmo o fim repito: tenho muita pena. Haviam muitos artigos que não foram portados e que estavam muito interessantes, mas é a vida, tudo se acaba e há que começar um novo ciclo de coisas boas. :fixe:
« Última modificação: 17:21 Quinta, 13 de Março de 2014 por dpeneireiro »
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Cagão
« Responder #8 em: 10:32 Domingo, 16 de Março de 2014 »
onde podemos encontrar esse artigo ...sou de viana e e verdade que aqui algumas pessoas só pescam com cagao.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19637
  • Agradecido: 1168 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cagão
« Responder #9 em: 22:33 Domingo, 16 de Março de 2014 »

 Ó malta, o Sítio do Pescador, está encerrado e o que foi transferido para cá, foi, ... tudo o resto acabou.

 Há que procurar novas fontes de informação, companheiros de faina que sabem coisas, partilhem-nas, para que o Pesqueiro possua informação que ajude todos, que ajude a enriquecer os conhecimentos de todos.

 Boas pescas :fixe:
 

Offline fernando.vieira.pereira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Vila praia de âancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:39 Segunda, 08 de Setembro de 2014
Re: Cagão
« Responder #10 em: 00:03 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Boa noite,

Sei que este tópico esta morto a uns meses mas como estava a dar uma vista de olhos pelos tópicos dos totós (no qual me incluo), decidi partilhar a informação que tenho.

Existe pelo menos um local onde se pode comprar esse isco, aqui pelo Minho, em Caminha à face da estrada nacional antes da curva do ferry, tem uma placa "verde-se minhoca" é uma casa particular que tem dois tipos de isco todos os dias, minhoca do lodo e o cagão, a senhora ou o senhor que vos atender vai perguntar se querem da grande ou da pequena. Se quiserem o cagão é dizer que querem da grande!

Quanto à qualidade do isco só esperimentei uma vez por ser caro (5€ a dose), mas deu resultado!  ;D

Espero ter ajudado...

Boas pescarias...
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Cagão
« Responder #11 em: 00:18 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existe pelo menos um local onde se pode comprar esse isco, aqui pelo Minho, em Caminha à face da estrada nacional antes da curva do ferry, tem uma placa "verde-se minhoca" é uma casa particular que tem dois tipos de isco todos os dias, minhoca do lodo e o cagão, a senhora ou o senhor que vos atender vai perguntar se querem da grande ou da pequena. Se quiserem o cagão é dizer que querem da grande!

Quanto à qualidade do isco só esperimentei uma vez por ser caro (5€ a dose), mas deu resultado!  ;D

Espero ter ajudado...

Boas pescarias...

Exactamente. E tem um mastro com a bandeira do Benfica. Só para se orientarem  :let:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline João Pinto

Re: Cagão
« Responder #12 em: 09:24 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Os nomes que vocês dão aos iscos e depois dizem que tem que se comprar um dicionário para perceber o pessoal de pesca com amostras em rio ...  >:D >:D
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Cagão
« Responder #13 em: 15:43 Segunda, 29 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
onde podemos encontrar esse artigo ...sou de viana e e verdade que aqui algumas pessoas só pescam com cagao.
Pois é dizem que é muito bom
 

 

* Tópicos Recentes

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]