collapse

Autor Tópico: Cana para lançar 180gr  (Lida 3416 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #30 em: 14:25 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Tenho um plafon de 300/350€ para gastar na cana, que tenha uma best performance 160/180gr. Boa lançadora Tenho preferência por canas de 4.20/4.30m híbridas se possível.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #31 em: 15:55 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
O mais importante é a velocidade que atinge o projectil. Quando maior a massa maior a inércia a vencer, ou seja é mais difícil acelerar um peso maior assim como é mais difícil parár. Mas quando maior o volume maior o atrito com o ar. Não uso mais de 160 gr, pois não tenho cabedal para mais. Torna-se necessário o uso de dedeira. Se o lançamento falhar a cana leva um esticão valente.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline joseferreira77

Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #32 em: 16:21 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Adorei a troca de impressões do fisherman e do A_G_A. Bela aula. :aplau:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste assunto o A_G_A está correto, a gravidade em nada influencia a distância variando o peso da chumbada. Os fatores a ter em conta é o atrito e a velocidade inicial.



quase correcto.

lançados a mesma velocidade vão ao mesmo local em vácuo, embora o mais pesado faça uma mossa bem mais gira.

o único factor que influencia a distancia é a velocidade inicial de projéctil na sua forma vector, ou então a velocidade horizontal + a velocidade vertical partido em pedaços e imaginando alguém que consegue meter a coisa num plano apenas :-P

agora a velocidade é determinada por um conjunto de factores. no caso mais simples seria a velocidade da ponta da cana (estralho a 0) e para o efeito seria a energia que conseguem por na cana em lançamento.

para o efeito de ganhar algo na velocidade de  lançamento a malta mete pendulo na coisa, e até lançamentos pendulares como o otg e coisas assim, que visam apenas minimizar o impacto do peso do projectil na velocidade de lançamento.  a única coisa que nos impede de lançar até a lua é o peso da cana e nossa capacidade de faze-la rodar.

se parares o lançamento em movimento, para determinar a velocidade de projetil, tens que saber quando ele sai da cana, e somar as equações de energia nesse ponto. o que meteste no sistema (simples ou pêndulo, e subtrair as resistências). o vector  resultante da soma de energia  diz-te a velocidade do projéctil naquele momento.

para simplificar, sem falar dos componentes angulares, que nos obrigam a saber fazer matemática maluca e que já não sei fazer (laplace transform), nesse ponto, haverá sempre uma que é a energia potencial gravítica (E= Peso da massa * acelaração da gravidade (9.8m/s/s) * altura do objecto.

as resistências e atritos que o zé maria fala são poucas em diferença. se formos a comprar entre 100g e 180g na mesma cana pouca diferença fazem pois o objecto não é muito maior no caso do pesado.

mas a resistência devido à gravidade  no caso citado é de 80% superior no caso dos 180g! é uma diferença enorme de energia que temos que superar.  Multiplicando pelo comprimento da cana começam a ser "pounds" de força a meter na vara.

o grego mais indicado aqui para falar da coisa  seria o Archimedes que documentou as alavancas.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #33 em: 17:17 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho um plafon de 300/350€ para gastar na cana, que tenha uma best performance 160/180gr. Boa lançadora Tenho preferência por canas de 4.20/4.30m híbridas se possível.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Se possível gostava de saber as vossas opiniões.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #34 em: 20:18 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Canas hibridas para esses pesos!!!
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #35 em: 20:23 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Que cana tubular aconselham?
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #36 em: 20:53 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho um plafon de 300/350€ para gastar na cana, que tenha uma best performance 160/180gr. Boa lançadora Tenho preferência por canas de 4.20/4.30m híbridas se possível.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Se possível gostava de saber as vossas opiniões.

Daiwa Cast Izm.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline maximus11

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 90
  • Agradecido: 10 vezes
    • sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Domingo, 04 de Setembro de 2016
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #37 em: 21:13 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
eu adquiri a pouco tempo uma daiwa cast izm , e por vezes utilizo 180g  e acho que os suporta perfeitamente,ate talvez mais,a minha e a tubular.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #38 em: 23:51 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Tenho uma cast Izm híbrida, de 4,25, e aguenta-se com 180 sem problemas (eu é que não  :mrgreen:).

Quanto às discussões da física levantadas pelo José Ferreira:

José, se leres bem o que eu e o Zé Maria escrevemos, levantamos claramente o "problema" de colocar a chumbada de 180g com a mesma velocidade de saída do que a de 150, 130... eu deixo isso bem claro, até uso o negrito. (por exemplo no post 20)

Aliás, na minha opinião, a grande vantagem do lançamento em rotação é precisamente para lidar com essa limitação de força (ainda mais com as questões de alavanca que referes). Com rotação, temos a chumbada a percorrer uma distância maior, logo estamos a aplicar o limite da nossa força durante mais tempo, logo aceleramos mais tempo e conseguimos uma velocidade maior do que se conseguiria num "arranque" mais curto (precisamente porque estamos limitados ao nível da força). (também refiro isso nesse post)

Já o pêndulo vou colocar uma hipótese muito mais sujeita a discussão (quero com isto dizer que posso estar a cometer erros, até porque não conheço bem o lançamento). Parece-me que o lançamento pendular é feito precisamente devido a um efeito contrário. Com chumbadas mais leves é possível que o lançador tenha "força a mais", ou seja, não a consiga aplicar eficientemente, já que a inércia da chumbada é muito menor (podemos rapidamente atingir uma velocidade elevada, que já não conseguimos superar, porque não conseguimos mover o conjunto mais rapidamente, e não porque não temos força para isso). Vamos admitir que não conseguimos fazer com que o conjunto se movimente a mais de 150 km/h (ponteira)... vai ter muito menos energia cinética a chumbada mais leve (estamos a desperdiçar a possibilidade de fazer sair a chumbada com mais energia, dado que a limitação não foi a nossa força).

Para contrariar esse efeito, coloco a hipótese de ser vantajoso aplicar força quando a chumbada se desloca em sentido contrário ao do movimento, conseguindo-se aplicar mais força (de forma eficiente) e armazenar mais energia na cana. A malta que conhece bem o lançamento pendular poderá comentar se faz sentido.

Quanto à diferença de atrito ser pouco significativa... até pode ser, mas se somares o "arrastamento" do fio (atrito do fio + peso do fio e respetiva inércia) aí a inércia da chumbada mais pesada tem vantagens claras (desde que lançadas à mesma velocidade, o que é, como já se disse "uma dificuldade"). Uma "mariquice"... devido a esse facto (existência de um fio para "rebocar"), no tal vácuo, a mais pesada iria mais longe, pois tem inércia maior... o efeito do fio afeta menos (proporcionalmente)  ;)

No entanto, a massa "ideal" de chumbada resulta precisamente deste equilíbrio entre vários fatores: Força do lançador e seus limites, técnica do lançador e se consegue ou não estar mais tempo a aplicar a força (com movimento de rotação) e o limite da velocidade a que conseguimos lançar uma chumbada mais  leve (esse limite também existe, como já tentei defender).

Em conclusão... não há propriamente discordância.  :fixe:


« Última modificação: 23:56 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joseferreira77

Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #39 em: 07:35 Terça, 09 de Janeiro de 2018 »
é na boa A_G_A

eu só queria que entendessem que a gravidade não afecta o projéctil em voo, mas sim afecta a velocidade obtida no lançamento e em proporção com o peso.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #40 em: 14:40 Terça, 09 de Janeiro de 2018 »
Boas,

Depois de ler isto tudo, quem me passa o diploma?! ;D

O peso ideal de chumbada vai sempre variar de pessoa em pessoa e consoante a cana em uso, isso é certo não são precisos grandes cálculos ;) da mesma forma que um atleta não lança sempre a mesma distância mesmo em condições iguais.

Por acaso a diferença entre o lançamento de pêndulo e OTG sempre me fez alguma confusão...
Pensava que o objectivo era o mesmo, aumentar a resistência inicial do lançamento para poder tirar o maior partido da força residual da elasticidade da cana, no entanto, após ler a opinião do A_G_A, faz bastante sentido que o OTG aumente o tempo de lançamento mais do que a resistência inicial e o pêndulo aumente mais a tal resistência inicial (aumentando também o tempo de lançamento mas numa proporção inferior)...
Se o meu raciocínio estiver correcto, haverá uma massa ideal de chumbada que, na mesma cana e mesmo lançador, será diferente para cada um dos tipos de lançamentos...
Não sei se estou a usar os termos mais correctos mas penso que dá para perceber o raciocínio ;)

Em relação ao tópico, tive uma Fujika, a antiga LR em 4.75, e aquilo era um poço de força mas também bastante pesada...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #41 em: 14:51 Terça, 09 de Janeiro de 2018 »
Eu tenho essa Fujika 4.75 com 2 ponteiras, 1 hibrida e outra tubular.
Nunca usei a tubular.
A ponteira hibrida aguenta sem qualquer problema até 160/170 grs. A tubular é para 180/200 grs.
A cana é grande e pesada, e requer algum tempo para se ganhar o jeito.
No inicio é bom para partir as costas e braços.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Sinupe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 2 vezes
    • Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:40 Domingo, 20 de Agosto de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #42 em: 22:09 Quarta, 31 de Janeiro de 2018 »
Cast Izm 33 Híbrida

Força e marcação fenomenais.

Precisa de técnica extrema ou força imensa para realizer todo o potencial da cana.

Eu tenho uma e um amigo lançou uns meros 220m (bobine nova de nylon 0,16) com 150gr sem isco - só não ficou sem a linha porque o nó e a linha eram bons...

Já eu não consegui mais de 160m (com 0,18 multi) com 150gr sem isco e após cada sessão de pesca ficava com as costas todas partidas :(
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]