collapse

Autor Tópico: AJUDA - Comprimento de cana (surfcast)  (Lida 2911 vezes)

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: AJUDA - Comprimento de cana (surfcast)
« Responder #15 em: 21:51 Domingo, 02 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A questão tamanho das canas versus tamanho do pescador, é "quase" um mito urbano.
A questão dos lançamentos, tem "quase" tudo a haver com as leis da física e neste caso com uma alavanca (cana) maior, vai-se conseguir lançar mais.
Mas na prática as coisas não "funcionam" bem assim, porque aqui vão entrar os outros factores que condicionam tudo isto.
Técnica de lançamento, qualidade da cana, peso do material, são outros factores que influenciam tudo isto.
O problema, é que fazer canas maiores, boas o suficiente para agradar aos clientes, não é fácil e muito menos barato. Assim por norma as canas de 5 mts são sempre um pouco pesadas e quase sempre algo parabólicas.
Actualmente com a evolução dos materiais, consegue-se boas distâncias com canas mais curtas, mas neste caso, terá que haver ou mais técnica (o ideal) ou então mais muito mais força, mas aqui já o material vai ter que ser mesmo muito bom, porque senão não vai aguentar.
Existe ainda o factor qualidade, onde certas canas, feitas com certos carbonos, conseguem juntar o melhor de tudo.
Leveza, potência, beleza, maneabilidade. O problema vai ser o preço final.  :D ;D
Ab

Acho que melhor explicado não podia ser... :fixe:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:18 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
« Responder #16 em: 00:15 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Acho que tens de experimentar para ver o que é melhor para ti. Eu comecei com canas de 4,50mts, e após uma oportunidade comprei uma vega Hellion de 4,20mts e apesar de não ter tido muito tempo para experimentar, achei que lancei melhor com esta ultima. Se puderes pedir emprestado a alguem, experimentas e ves como te sentes.
Cumpts
"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra"
Carvalho

Online Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 14:28 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Tenho canas de 5mts, 4.75mts, 4.5mts e 4.2mts. Agora comprei uma de 4.25mts.
Como já foi dito, acho que é tudo uma questão de habituação.
Pessoalmente gosto de canas potentes, rijas q.b., finas e leves, e isso é difícil em canas mais cumpridas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 21:02 Segunda, 03 de Março de 2014 »
É uma questão de hábito. Antes comprava de 4,50mt mas depois foi incentivado a usar de 4,20mt com o argumento que para os mares do Algarve 4,20mt era o ideal, e que os espanhois só usavam essa medida até que experimentei. Depois disso comprei todas de 4,20mt.  :fixe:
Nelson Peres

Offline peskador

• Robalo
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
« Responder #19 em: 22:48 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Quero agradecer a todos que ajudaram nesta minha dúvida.

Acabei por optar por uma 425 (Shimano Aerlex). A ver vamos...

Abraço
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]