collapse

Autor Tópico: AJUDA - Comprimento de cana (surfcast)  (Lida 2914 vezes)

Offline peskador

• Robalo
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
AJUDA - Comprimento de cana (surfcast)
« em: 19:08 Sábado, 01 de Março de 2014 »
Boas amigos.

Pensei em pedir-vos ajuda uma vez que estou para adquirir um novo "caniço" e estou (muito) indeciso.

Sempre fui adepto das canas de 5 mts. Sempre parti do princípio que com elas lançava mais e, como usava com bico, ficavam também mais altas para evitar "porrada" da ondulação.

Acontece que cada vez mais me falam das de 4.5 mts e - particularmente - das de 4.20/4.25 mts (dizem ser estas a tendência, até pela aposta dos fabricantes em material, etc).

Dizem que com material igual se tem vantagem no lançamento, pelo menor atrito, peso e tamanho, o que facilita a velocidade na trajetória. Quanto à menor altura, quando espetada, é facilmente secundarizada com um espeto mais comprido.

Estou mesmo na dúvida no que hei-de fazer.

Tenho 1.76 mts de altura e peso próximo dos 85 kg.

Será que os 4.20/4.25 mts serão mesmo a melhor opção? Ou as de 5 mts não passa mesmo de um estigma? Ou será ainda que a virtude está no meio (4.50 mts)?

Agradecia transmitissem a v/ opinião com base na v/ experiência e até perceção.

Obrigado e abraço
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: AJUDA - Comprimento de cana (surfcast)
« Responder #1 em: 19:26 Sábado, 01 de Março de 2014 »
acho que os 4,5 é um bom equilibrio, eu não gosto de 5 metros, são uns cajados autenticos.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline andre_05

• Corvina
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 19:26 Sábado, 01 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas amigos.

Pensei em pedir-vos ajuda uma vez que estou para adquirir um novo "caniço" e estou (muito) indeciso.

Sempre fui adepto das canas de 5 mts. Sempre parti do princípio que com elas lançava mais e, como usava com bico, ficavam também mais altas para evitar "porrada" da ondulação.

Acontece que cada vez mais me falam das de 4.5 mts e - particularmente - das de 4.20/4.25 mts (dizem ser estas a tendência, até pela aposta dos fabricantes em material, etc).

de 5 metros para mim e muito grande nao me ajeito... e tenho um pouco mais de altura que tu mas la esta vai depender de pessoa para pessoa.
Dizem que com material igual se tem vantagem no lançamento, pelo menor atrito, peso e tamanho, o que facilita a velocidade na trajetória. Quanto à menor altura, quando espetada, é facilmente secundarizada com um espeto mais comprido.

Estou mesmo na dúvida no que hei-de fazer.

Tenho 1.76 mts de altura e peso próximo dos 85 kg.

Será que os 4.20/4.25 mts serão mesmo a melhor opção? Ou as de 5 mts não passa mesmo de um estigma? Ou será ainda que a virtude está no meio (4.50 mts)?

Agradecia transmitissem a v/ opinião com base na v/ experiência e até perceção.

Obrigado e abraço

pegando naquilo que disseste o peso e a altura nao sao importantes.... As canas de 4.20 por norma sao canas que precisam de mais tecnica para tirar melhor partido do carbono algo que por norma um pescador normal opta pela 4,50 mais faceis de trabalhar e para lancamentos mais a cavador.
Normalmente ate sao um pouco mais duras no bom sentido em relacao a 4,50... eu ando entre uma 4,20 e uma 4,50m mas se calhar vou optar pela 4,50 porque tecnica e pouca e claro da sempre para ir treinando na praia.

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 19:27 Sábado, 01 de Março de 2014 »
o que gostamos e sempre o mais importante, podes te sentir mais a vontade com um tamanho do que com outro

eu prefiro as 4,20 ou 4,25, por norma sao canas mais tecnicas que exigem um bocado mais para tirar todo o rendimento delas
em relaçao a rebentaçao e usar um espeto ou tripe maior

tb gosto das de 4,50 e tem dias que parece que as de 4,20 na mao parece que tem picos e nada sai como gostaria e ai uso apenas 4,50
por norma sao canas mais polivalentes , mais faceis de se tirar partido delas .
sao apostas mais garantidas

canas de 5 metros so se precisar da distancia, como pontoes ou zonas de muita pedra em que aqueles cm extra possam ajudar

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #4 em: 19:56 Sábado, 01 de Março de 2014 »
A pesca também vive de modas e tendências... sempre assim foi.
Já experimentei as de 4,20 e de 4,50 e continuo a não abdicar das de 5m. Manias...  ::)
É como o vinho... pode ser o melhor do mundo mas se não me souber bem...   8)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline Luis novo

• Marlin
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 20:01 Sábado, 01 de Março de 2014 »
A pesca também vive de modas e tendências... sempre assim foi.
Já experimentei as de 4,20 e de 4,50 e continuo a não abdicar das de 5m. Manias...  ::)
É como o vinho... pode ser o melhor do mundo mas se não me souber bem...   8)
Somos 2.para mim 5m sempre

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 21:04 Sábado, 01 de Março de 2014 »
tenho de 4.20 e de 4,50 e a de 4,50 lança muito melhor. A de 4.20 vai para os sitios onde não é necessário lançar tanto.

No entanto, cada um tem a sua opinião e o que gosta mais ou com que se dá melhor. Se te dá jeito a de 5 m marimba-te para as modas... o que interessa é com o que te sentes melhor. Se tiveres duvidas, experimenta os 3 tamanhos e decide em conformidade.

boas pescas!!!
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 21:20 Sábado, 01 de Março de 2014 »

Pois, é uma questão de gosto mas também de comodidade, eu tenho de 5m, de 4.50m e agora vou experimentar 4.20, para já a de 5m está encostada á muito tempo, rebenta com as costas a um gajo :join:, não só é cansativa a lançar como depois a recolher acho que cansa mais.

Dou prioridade a pescar com duas de 4.50 e não quero outra coisa, agora vou ensaiar uma de 4.20 e vou observar a performance e a comodidade, depois coloco aqui a minha análise.

Bom fim de semana a todos :fixe:

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 21:26 Sábado, 01 de Março de 2014 »
como a minha técnica é escassa, se calhar devia tentar uma de 5 m... mas como eu é só grades, tudo bem... eu vou para o mar, à pesca, se efectivamente pesco, isso é outra conversa... o meu pai tb ia á caça e fartava-se de caçar laranjas, queijos, chouriços.... eu só apanho um bronze de vez em quando... :)

[já agora, alguem me explica o significado ou a origem do termo "grade"? sei o que significa... mas.. porquê "grade"??]
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline alexandre

• Boga
  • *
    • Vieira de Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:26 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
« Responder #9 em: 21:50 Sábado, 01 de Março de 2014 »
O melhor mesmo e se possível, seria tentar lançar com os varios tamanhos e ver a qual se adapta melhor.

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 22:40 Sábado, 01 de Março de 2014 »
as de 4,5 fazem juz ao ditado "no meio é que está a virtude", embora eu goste de 4,20 e tenho 3 nesta medida e apenas uma de 4,5.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline José Garcez

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 02:59 Domingo, 02 de Março de 2014 »
como a minha técnica é escassa, se calhar devia tentar uma de 5 m... mas como eu é só grades, tudo bem... eu vou para o mar, à pesca, se efectivamente pesco, isso é outra conversa... o meu pai tb ia á caça e fartava-se de caçar laranjas, queijos, chouriços.... eu só apanho um bronze de vez em quando... :)

[já agora, alguem me explica o significado ou a origem do termo "grade"? sei o que significa... mas.. porquê "grade"??]

Boas,

Se não estou em erro, o termo "Grade" foi adoptado dos concursos de pesca desportiva, onde se não se apresentar peixe à pesagem é considerado pelos regulamentos "Grade". Daí que se não apanhar-mos peixe numa pescaria, dizemos na gíria que apanhamos uma "Grade"

Talvez algum companheiro possa dar mais alguma informação sobre o assunto.

Abraço
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #12 em: 03:43 Domingo, 02 de Março de 2014 »
Na minha opinião, o tamanho de uma cana de surfcasting tem que ser diretamene proporcional ao tamanho de quem a vai utilizar... quanto maior for a cana, mais lento é o lançamento...
O tamanho da cana de surfcasting para mim só tem influencia no lançamento, nunca em acção de pesca, o espeto maior mete a cana mais alta, por ex...

Posto isto, a meu ver os 450 é a medida que todos conseguimos trabalhar, mas com 420 consigo mais uns metros de lançamento, mesmo sendo de estatura mediana, por conseguir mais equilibrio e velocidade a lançar...

o meu estilo de lançamento é normalmente "ground cast" por cima da cabeça, mas com 420 ja dou uns toques nos "ground cast" semi rotativos, com 450 não consigo, é uma questão de equilibrio...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

Offline joseafonso

• Corvina
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 07:30 Domingo, 02 de Março de 2014 »
A questão tamanho das canas versus tamanho do pescador, é "quase" um mito urbano.
A questão dos lançamentos, tem "quase" tudo a haver com as leis da física e neste caso com uma alavanca (cana) maior, vai-se conseguir lançar mais.
Mas na prática as coisas não "funcionam" bem assim, porque aqui vão entrar os outros factores que condicionam tudo isto.
Técnica de lançamento, qualidade da cana, peso do material, são outros factores que influenciam tudo isto.
O problema, é que fazer canas maiores, boas o suficiente para agradar aos clientes, não é fácil e muito menos barato. Assim por norma as canas de 5 mts são sempre um pouco pesadas e quase sempre algo parabólicas.
Actualmente com a evolução dos materiais, consegue-se boas distâncias com canas mais curtas, mas neste caso, terá que haver ou mais técnica (o ideal) ou então mais muito mais força, mas aqui já o material vai ter que ser mesmo muito bom, porque senão não vai aguentar.
Existe ainda o factor qualidade, onde certas canas, feitas com certos carbonos, conseguem juntar o melhor de tudo.
Leveza, potência, beleza, maneabilidade. O problema vai ser o preço final.  :D ;D
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"

Offline peskador

• Robalo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 21:50 Domingo, 02 de Março de 2014 »
Não referi, mas nas zonas que frequento por norma uso chumbadas de 130 e 140 grs. Por vezes, 120 ou, se as condições assim o obrigarem, posso chegar, em sentido oposto, às 160 grs.

Qual a v/ opinião?
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #15 em: 21:51 Domingo, 02 de Março de 2014 »
A questão tamanho das canas versus tamanho do pescador, é "quase" um mito urbano.
A questão dos lançamentos, tem "quase" tudo a haver com as leis da física e neste caso com uma alavanca (cana) maior, vai-se conseguir lançar mais.
Mas na prática as coisas não "funcionam" bem assim, porque aqui vão entrar os outros factores que condicionam tudo isto.
Técnica de lançamento, qualidade da cana, peso do material, são outros factores que influenciam tudo isto.
O problema, é que fazer canas maiores, boas o suficiente para agradar aos clientes, não é fácil e muito menos barato. Assim por norma as canas de 5 mts são sempre um pouco pesadas e quase sempre algo parabólicas.
Actualmente com a evolução dos materiais, consegue-se boas distâncias com canas mais curtas, mas neste caso, terá que haver ou mais técnica (o ideal) ou então mais muito mais força, mas aqui já o material vai ter que ser mesmo muito bom, porque senão não vai aguentar.
Existe ainda o factor qualidade, onde certas canas, feitas com certos carbonos, conseguem juntar o melhor de tudo.
Leveza, potência, beleza, maneabilidade. O problema vai ser o preço final.  :D ;D
Ab

Acho que melhor explicado não podia ser... :fixe:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:18 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
« Responder #16 em: 00:15 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Acho que tens de experimentar para ver o que é melhor para ti. Eu comecei com canas de 4,50mts, e após uma oportunidade comprei uma vega Hellion de 4,20mts e apesar de não ter tido muito tempo para experimentar, achei que lancei melhor com esta ultima. Se puderes pedir emprestado a alguem, experimentas e ves como te sentes.
Cumpts
"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra"
Carvalho

Online Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 14:28 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Tenho canas de 5mts, 4.75mts, 4.5mts e 4.2mts. Agora comprei uma de 4.25mts.
Como já foi dito, acho que é tudo uma questão de habituação.
Pessoalmente gosto de canas potentes, rijas q.b., finas e leves, e isso é difícil em canas mais cumpridas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 21:02 Segunda, 03 de Março de 2014 »
É uma questão de hábito. Antes comprava de 4,50mt mas depois foi incentivado a usar de 4,20mt com o argumento que para os mares do Algarve 4,20mt era o ideal, e que os espanhois só usavam essa medida até que experimentei. Depois disso comprei todas de 4,20mt.  :fixe:
Nelson Peres

Offline peskador

• Robalo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 22:48 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Quero agradecer a todos que ajudaram nesta minha dúvida.

Acabei por optar por uma 425 (Shimano Aerlex). A ver vamos...

Abraço
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]