collapse

Autor Tópico: 4,20/4,50/5m-surfcasting  (Lida 1586 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
4,20/4,50/5m-surfcasting
« em: 21:00 Domingo, 16 de Abril de 2017 »
boas

qual o tamanho que preferem da cana para a pratica de surfcasting?
qual o motivo?
Abraço
 

Offline nelson amaral

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 762
  • Agradecido: 58 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #1 em: 21:17 Domingo, 16 de Abril de 2017 »
Boas,
Normalmente pesco com uma cana de 4,50 (que comprei primeiro) e com uma de 4,20.
Para além de outras diferenças entre ambas que não se enquadram nesta questão, e focando-me apenas no comprimento, posso dizer que principalmente ao nível dos lançamentos me adaptei melhor à medida de 4,20, e que a próxima cana que adquirir será dessa medida. Dá-me mais jeito.
De referir que tenho1,84m de altura.
Esta é apenas a minha opinião, claro.
Abraço.
O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AcsNeves

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20234
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #2 em: 22:27 Domingo, 16 de Abril de 2017 »
Para surfcasting tenho canas de 4.20, 4.25, 4.50, 4.75 e 5.00.
As que mais gosto são as de 4.20 e 4.25.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #3 em: 00:02 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Tenho canas de 4,20 - 4,25 e 4,50.

Sinto que com as de 4,20 lanço melhor e mais longe. Já tive de 5,00 m e via-me à rasca para lançar. Não tenho arcaboiço para isso.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #4 em: 07:36 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Só tenho canas de surfcasting de 4,20 e 4,25. De 4,50 só tive 2 telescópicas e desde que apareceram as de 4,20 optei por este tamanho. Estou perfeitamente adaptado e é um tamanho perfeito para mim. Já lançei 4,50 sem problemas mas 5 mts  ???...
Nelson Peres
 

Offline johnteixeira

Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #5 em: 13:06 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Tenho de 4.25 e 4.20

Segundo os entendidos/técnicos de construção, dissem quem o ideal para lançar em surfcasting no geral fica entre os 4.10 e 4.20. Porem os lançadores profissionais naquelas competições de lançamento tendem a ter canas bem maiores.

Já tive uma 4.50, e até conseguia puxar bem por ela, a questão é, dava me mais conta das costas e cansava me mais para tirar o máximo partido dela do que da 4.20 e 4.25.

Também depende da estatura do pescador, quanto mais alto, em teoria mais facilidade tem em retirar rendimento de uma maior. Porem para mim, mais que 4.50 nos tempos actuais é só exagero. Isto para surfcasting claro.

Cumps.

 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #6 em: 14:15 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Boas,

Eu fiz o teste e fiquei pelas 4,25 acho para a minha altura é o melhor (1,75), comecei com 4,5 mas reparei que os lançamentos iam mais para o ar dos que as 4,20 que saiam com um ângulo melhor , as 4,5 também lançam mas tinha de colocar mais técnica e pensar mais , não sai naturalmente​ .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #7 em: 16:10 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Já uma vez fiz uma introspeção a uma pergunta deste tipo.

As pessoas optam pelo tamanho da cana consoante o seu gosto pessoal mas não só: desenvolvimento dos materiais, formas de pescar e modas também são fatores que entram na equação.
Uma coisa é certa, armar uma cana de 5m é muito diferente de armar uma cana de 4,20m.
Não quer isto dizer que não hajam canas de 5m mais fáceis de armar que algumas de 4,20.

Antes de se avaliar uma cana devemos experimentar e não partir com ideias já feitas.
No entanto, hoje em dia as marcas têm optado muito por uniformizar o tamanho das canas nos vários países e têm apostado muito no desenvolvimento de canas de 4,20 a 4,25. Medidas que até há uns anos eram impensáveis na nossa costa tanto pela "morfologia" do nosso mar como pela nossa maneira de pescar, são hoje as mais corriqueiras e as preferidas de muitos de nós.

Antigamente pescava-se com varas de 5 a 6m (senão mais). As varas (canelões ou canelons) tinham que ser grandes para os pescadores poderem espetar o bico na areia e a ponta conseguir vencer o topo da ondulação: não haviam espetos nem tripés.

Hoje em dia não faz sentido uma vez que temos espetos cada vez maiores e pescamos de outra forma. Adaptamos a nossa forma de pescar aprendendo e adaptando técnicas que se usavam noutras paragens, nomeadamente os italianos e franceses que desenvolveram muito dos conceitos da pesca que usamos hoje em dia e que tinham (e têm) o mar raso do mediterrâneo. Eles não precisavam de canas altas e os desenvolvimentos que fizeram foi a pensar nas suas necessidades.
Se repararmos dos países mais aficionados da pesca seremos dos que temos mares mais brutos. Para usarmos os novos materiais desenvolvidos e as novas tecnologias, tivemos que as adaptar à nossa realidade. Os canelons de 6m caíram e os espetos de 1,80 nasceram juntamente com o desenvolvimento de ponteiras canas que fazem lançar uma chumbada de forma muito diferente que os canelons antigos.

Quanto a mim, uma cana mais ligeira, menos pesada e boa lançadora está entre os 4,2 e os 4,5. Tenho uma de 4,5 e até há uma meia dúzia de anos eram as melhores e as que melhor se adaptavam à minha pesca e à minha forma de lançar. Hoje em dia há canas de 4,2 que me enchem as medidas e certamente numa das minhas próximas aquisições essa medida será bem equacionada (cinnetic blackstar st).

Como disse, não passa de uma introspeção e vale o que vale.

Abraço

 

 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, ze carlos

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #8 em: 16:25 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Canas de 5 metrinhos serão mais adequadas para montagens de maiores dimensões.

 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #9 em: 23:10 Segunda, 17 de Abril de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já uma vez fiz uma introspeção a uma pergunta deste tipo.

As pessoas optam pelo tamanho da cana consoante o seu gosto pessoal mas não só: desenvolvimento dos materiais, formas de pescar e modas também são fatores que entram na equação.
Uma coisa é certa, armar uma cana de 5m é muito diferente de armar uma cana de 4,20m.
Não quer isto dizer que não hajam canas de 5m mais fáceis de armar que algumas de 4,20.

Antes de se avaliar uma cana devemos experimentar e não partir com ideias já feitas.
No entanto, hoje em dia as marcas têm optado muito por uniformizar o tamanho das canas nos vários países e têm apostado muito no desenvolvimento de canas de 4,20 a 4,25. Medidas que até há uns anos eram impensáveis na nossa costa tanto pela "morfologia" do nosso mar como pela nossa maneira de pescar, são hoje as mais corriqueiras e as preferidas de muitos de nós.

Antigamente pescava-se com varas de 5 a 6m (senão mais). As varas (canelões ou canelons) tinham que ser grandes para os pescadores poderem espetar o bico na areia e a ponta conseguir vencer o topo da ondulação: não haviam espetos nem tripés.

Hoje em dia não faz sentido uma vez que temos espetos cada vez maiores e pescamos de outra forma. Adaptamos a nossa forma de pescar aprendendo e adaptando técnicas que se usavam noutras paragens, nomeadamente os italianos e franceses que desenvolveram muito dos conceitos da pesca que usamos hoje em dia e que tinham (e têm) o mar raso do mediterrâneo. Eles não precisavam de canas altas e os desenvolvimentos que fizeram foi a pensar nas suas necessidades.
Se repararmos dos países mais aficionados da pesca seremos dos que temos mares mais brutos. Para usarmos os novos materiais desenvolvidos e as novas tecnologias, tivemos que as adaptar à nossa realidade. Os canelons de 6m caíram e os espetos de 1,80 nasceram juntamente com o desenvolvimento de ponteiras canas que fazem lançar uma chumbada de forma muito diferente que os canelons antigos.

Quanto a mim, uma cana mais ligeira, menos pesada e boa lançadora está entre os 4,2 e os 4,5. Tenho uma de 4,5 e até há uma meia dúzia de anos eram as melhores e as que melhor se adaptavam à minha pesca e à minha forma de lançar. Hoje em dia há canas de 4,2 que me enchem as medidas e certamente numa das minhas próximas aquisições essa medida será bem equacionada (cinnetic blackstar st).

Como disse, não passa de uma introspeção e vale o que vale.

Abraço

 :aplau: :fixe:
Abraço
 

Online duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5096
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 4,20/4,50/5m-surfcasting
« Responder #10 em: 14:19 Terça, 18 de Abril de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Canas de 5 metrinhos serão mais adequadas para montagens de maiores dimensões.

4.20m - 1 anzol; 4.5m - 2 anzóis, 5m - 3 anzóis
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:03]

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]