collapse

Autor Tópico: Ajuda - lubrificação do material  (Lida 5471 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Ajuda - lubrificação do material
« em: 19:41 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Viva malta  ^-^

Qual é a vaselina que vocês aplicam nas canas, carretos e linhas?
a das drogarias ou a farmacêutica (purificada)? Qual a diferença entre ambas?
Afonso
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #1 em: 20:01 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Nas canas e carreto wd-40. (ceramica e passadores e na cana ao de leve no blank) no carrete o rodízio da linha para não gripar e manivela. Para o interior do carrete se alguma vez precisares é uma massa própria para carretos. (que nao se deve mexer a menos que necessário)

Linhas nunca ponho nada, lavo por agua doce e limpo com pano.

Cumps.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #2 em: 20:05 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Na altura em que usei vaselina  liquida comprava na drogaria e usava-a apenas na linhas. Mas atenção que as vezes têm a mania de dar parafina e dizer que é a mesma coisa. Entretanto, deixei de usar.
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #3 em: 20:15 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Viva Pessoal.

As minhas linhas e canas só vêem água doce e, de vez em quando, as canas, são lavadas com detergente para tirar a gordura de sardinha (que até as protege  ;D).

Nos carretos, sempre que acaba o dia, aperto a embraiagem, lavo-os deitados, e, no rodízio e encaixes dos braços do rotor, coloco um pouco de óleo fino ou spray de silicone, fazendo rodar o rodízio e os braços.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3310
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #4 em: 21:06 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
boas

nos carretos uso este comprado no continente

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

para rodízio e engrenagens dos carretos

nos passadores das canas,canas e corpo de carretos uso detergente da loiça directamente aplicado com um pano (é biodegradavel e não deixa que o salitre penetre,ficam a brilhar)
Abraço
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #5 em: 21:54 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Tens vários tópicos sobre este assunto aqui no fórum, podes fazer uma pesquisa porque há indicações úteis nesses tópicos.
Se optares por usar spray, como eu, sugiro que uses o de silicone. Nos supermercados encontras.

Antes de guardar o material lavo sempre com água corrente (quando a temos) a cana, carreto e amostras (poppers). De longe a longe, diria 1 vez cada 15/20 utilizações meto spray de silicone nos passadores, carreto e um pouco na linha.

Abraço
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Rauven

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 785
  • Agradecido: 7 vezes
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #6 em: 22:37 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nas canas e carreto wd-40

 :hummm: :hummm:


 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #7 em: 22:53 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nas canas e carreto wd-40

 :hummm: :hummm:




Yah, na cana e passadores protege e não permite que há salitre a fixação. No rodízio do carrete acho que é dispensável a explicação.

Se não conhecias experimenta.
Cumps.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #8 em: 23:26 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Wd 40 pra mim é bom pra limpar por fora e passadores claro.  Para o rodízio não concordo,  só oleo,  a não ser quando se desmonta para limpar e a seguir meto oleo.

Wd não lubrifica,  a não ser que se esteja sempre a meter,  isso qualquer liquido acaba por fazer.

Mas cada um tem as suas manias eheheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joseferreira77

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #9 em: 23:43 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Wd-40 não é lubrificante!

Eu adoro aquilo. Uso para limpar tudo. É brutal pois é um desenferrujante.  Uso principal é para ajudar a desenroscar.

Mas é de acção evaporante portanto, onde julgam  que há lubrificante depois de evaporar ficam é com uma superfície totalmente seca!!!! Se é um sítio onde é necessário ter lubrificação acabaram de começar a dar cabo do material.
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #10 em: 23:59 Sábado, 28 de Janeiro de 2017 »
Não sei onde foram buscar que o WD-40 não é lubrificante, alias é (limpador, lubrificante e solução anticorrosiva).  :o

Olhem que com tanta estranheza da vossa parte, ate foi a lata confirmar se andava enganado toda a vida  ::)

Cumps.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #11 em: 00:00 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
O WD 40 tem solventes que ninguém garante que não interagem com as resinas epoxicas que são usadas na fibra de carbono do blank da cana e no flexcoat que protege os enrolamentos.

WD40 é para lavar peças mecânicas de restos de óleos e massas, e mesmo para esse fim meeehhhh. Os 1001 propriedades milagrosas que lhe atribuem acredito quando o papa canonizar umas latas...talvez.

E não, não é um lubrificante. Tem propriedades lubrificantes, mas isso não o torna num (bom) lubrificante. É como o cuspo, também lubrifica quando é preciso, mas há soluções melhores. >:D
« Última modificação: 00:03 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 por Zé Maria »
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #12 em: 00:14 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
A conclusão que chego é que para passadores e rodízio continua a ser das melhores coisas, tomarei no entanto então mais cuidado apenas com a parte da cana. ;)

Cumps
 

Offline Joel Correia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 45
  • Agradecido: 2 vezes
    • Milão
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #13 em: 06:30 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
Wd 40 é um óptimo produto de limpeza, tanto mecânico como eléctrico. Como lubrificante é um produto fraco devido à sua acção rápida de evaporação. Sendo um produto para a ajuda da anti-corrusao, o utilizo em passadores e partes externas do carreto não será inadequado, visto que o wd cria uma espécie de película protetora, por isso sendo um repelente de água. 
Para retirar uma gordura,  nada melhor que usar uma outra. É necessário ter atenção onde se mete o wd dentro do carreto para não lhe remover a massa. O utilizo de um bom óleo no rodizio será bem mais adequada que o wd
Dizem que sou mentiroso, mas a verdade é que sou pescador, que culpa tenho eu, se o peixe grande foi o que escapou?
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #14 em: 21:00 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
Eu também utilizo spray de silicone... (3 em 1) para lubrificar ... :D

Mas tenho uma cana em que me estão a aparecer pontos de ferrugem debaixo do verniz e do fio de catrafiar... disseram-me que  experimenta-se vaselina liquida... podia ser que tira-se ... e também lubrifica!...

Aqui está o problema que falo: (passadores Fuji Inox e cana com menos de um ano...)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Afonso
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #15 em: 21:38 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu também utilizo spray de silicone... (3 em 1) para lubrificar ... :D

Mas tenho uma cana em que me estão a aparecer pontos de ferrugem debaixo do verniz e do fio de catrafiar... disseram-me que  experimenta-se vaselina liquida... podia ser que tira-se ... e também lubrifica!...

Aqui está o problema que falo: (passadores Fuji Inox e cana com menos de um ano...)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Que cana é?
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3310
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #16 em: 23:46 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
esse fio de catrafiar é nilon ou é algum fio com liga metálica?

arranja um iman e coloca nessa parte se agarrar é porque contem malha de  ferro e nesse caso o melhor é tirares esse fio ou deixares que parta por ele

podes tentar passar com sonasol puro com um pano,mas corres o risco que o sonasol faça saltar o verniz da cana nessa zona
Abraço
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #17 em: 00:25 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Boas ,

Eu lavo as linhas só com agua doce.
Passadores meto um desoxidante durante 1minutos e lavo a cana com fairy, com a ajuda duma trincha para as zonas mais difíceis dos passadores e porta carreto e o resto com aquelas esponjas macias, prefiro sentir 0 gorguras .
Carreto lavo com um pano e alcool para tirar o badum todo , e utilizo um lubrificante da marca que trabalho para colocar na manivela , por vezes no fundo das bobines  pois está la um rolamento escondido que ajuda muito quando afinado para as linhas finas . O veio apenas limpo com um pano e o lubrificante , nao coloco as carradas pois o lubrificante e a massa do interior do carreto nao sao amigos .
« Última modificação: 00:29 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 por Rodolfo Rocha »
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline pantao

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #18 em: 12:20 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Wd40 é o "oleo/lubrificante" mais vendido no mundo, mas até ser um lubrificante ainda falta mt, ninguém atesta o motor de um carro com wd40. Como foi dito para desapertar e dar uma lubrificação fraca temporária é bom.
O melhor anticorrosivo é a vaselina liquida, por o seguinte motivo, esta é condutora da corrente eléctrica.
A corrosão dos metais nada mais é do que a deslocação de iões, imaginem uma pilha, basicamente é o mesmo.
Este facto é agravado com o uso de metais diferentes. Nos barcos se misturarmos inox com alumínio, este dura poucos meses. Carretos, corpos em alumínio/rolamentos inox/rodas de corroa bronze, etc.
Com o uso de vaselina, fica tudo com o mesmo potencial elétrico, não existindo o efeito acima referido.(Razão porque se usa vaselina nos terminais das baterias).
Eu dentro dos carretos so massa em spray da kuber, ainda não encontrei nada melhor.
Rolamento anti reverso, oleo de maquina de costura.
O resto uma borrifadela com vaselina e de seguida passo um pano. 1 ou 2x por ano :-)
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #19 em: 12:34 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Ok, era a ideia que tinha... mas queria saber se alguém era da mesma opinião que eu!  >:D

A passagem de iões de um metal para outro é a corrosão galvânica (ocorre quando existe contacto entre um eletrólito corrosivo e dois metais. Este tipo de corrosão aumenta no material menos nobre (o ânodo), e diminui no material mais nobre (o cátodo).)

Pantão, uma questão!!!
Qual a vaselina que costuma utilizar? A das drogarias ou a das farmácias? ou é indiferente?...
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #20 em: 12:49 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Eu antes de tentar disfarçar esse problema ia à loja mostrar.

Esse passador é Fuji, ou seja, é inox da melhor qualidade e não deveria oxidar assim. E também parece que o epoxi sobre o enrolamento não existe (o chinoca teve que se coçar e não teve tempo ;) ).

Para mim isso é um defeito de fabrico logo está coberto pela garantia.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Master

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #21 em: 12:56 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Eu também acho... mas não me acredito que a marca se chegue à frente!... ou vai demorar uma eternidade...  :(

Mas não é chinoca!  >:D mas tem os olhos em bico  ;D ... é coreana!

Aqui vai outra foto:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #22 em: 13:03 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu também acho... mas não me acredito que a marca se chegue à frente!... ou vai demorar uma eternidade...  :(

Mas não é chinoca!  >:D mas tem os olhos em bico  ;D ... é coreana!

Aqui vai outra foto:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



A marca é coreana mas a fábrica deve ser na china (até os iphones vêm da china).

Essa foto é outro exemplo de falta de epoxi sobre o enrolamento.

Eu tentava que a marca se chegasse à frente. Caso contrário mandava repor os passadores como deve de ser.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Rauven

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 785
  • Agradecido: 7 vezes
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #23 em: 13:13 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Eu fiquei espentado com o uso do WD40, porque este assunto já foi falado aqui, e a maioria concorda que o uso do mesmo para a manutenção do nosso material de pesca não é o mais adequado a não ser como já foi dito, se for para aquela MANUTENÇÂO mais a fundo.
Ora vejamos,o WD40 é composto na sua maioria por destilados de petróleo e todos nós sabemos o que faz o petróleo certo?
Limpa e seca ou seja, remove as gorduras deixando as peças limpas, eu uso petróleo quando faço uma manutenção a fundo, para remover massas e oleós para depois aplicar novas massas e óleos, também podia usar o WD40 mas uma garrafa de petróleo é mais barata!!

Algumas transcrições da pagina oficial do WD40,

"WD-40® Produto Multiuso é óleo?
WD-40® Produto Multiusos não se classifica como óleo. Na realidade, WD-40® Produto Multiusos, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns."

"WD-40® Produto Multiusos lava a peça e tira a lubrificação?
WD-40® Produto Multiusos é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como dobradiças, fechaduras, portões, etc. Em mecanismos de alto atrito (que pedem lubrificação pesada, como massa), WD-40 derrete a massa ou produtos “gordurosos”, limpando assim, a peça. Portanto, neste caso, utilize somente com a finalidade de limpeza e em seguida reaplique o lubrificante para alto atrito de sua preferência."

No caso do rodizio, se lá tivermos um rolamento e aplicarmos WD40, dá para perceber o que acontece, o rolamento seca e não é isso que queremos, os rolamentos têm massa lá dentro por alguma razão e isto é assim para tudo.
Para mim não há nada como lavar com água e se for para lubrificar, o óleo fino é o melhor, tanto no rodizio como no veio etc, mas apenas uma ou duas gotas, se for a mais o óleo vai misturar-se com as massas existentes no carreto e as propriedades e função das mesmas vão deixar de existir.

Um abraço


 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #24 em: 13:17 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu também utilizo spray de silicone... (3 em 1) para lubrificar ... :D

Mas tenho uma cana em que me estão a aparecer pontos de ferrugem debaixo do verniz e do fio de catrafiar... disseram-me que  experimenta-se vaselina liquida... podia ser que tira-se ... e também lubrifica!...

Aqui está o problema que falo: (passadores Fuji Inox e cana com menos de um ano...)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Boas,

Eu já reparei nisso também numa das minhas canas que por acaso está parada , e o problema é essa linha metálica que aperta o passador antes de levar a cola be-componente, e para enferrujar é porque a cola já não esta a vedar bem e está a apanhar oxigenio e/ou agua mesmo que não pareça a olho nu . 
O material de que é feito os fuji no máximo ganha um verdete quando o pessoal não cuida do material mas isso sai sem problemas, já a ferrugem depois de agarrar no passador só tirando ele, colocar a parte que esta tingida de ferrugem com desoxidante até desaparecer.
Neste momento substituo essa linha metálica por multifilar , assim nunca ganha nada de ferrugem e não deixa de ser resistente.
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #25 em: 13:21 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Cada vez que se repõem passadores não se está a fragilizar o carbono?...  :o

Se pedir para reporem os passadores sou eu que estou a entrar com ...  :(
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #26 em: 13:31 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cada vez que se repõem passadores não se está a fragilizar o carbono?...  :o

Não.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se pedir para reporem os passadores sou eu que estou a entrar com ...  :(

Uns euritos.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #27 em: 13:35 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
 Caso a solução seja essa, onde me aconselham colocar?...
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #28 em: 13:36 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste momento substituo essa linha metálica por multifilar

Epá, és capaz de ter razão... se aquela linha de cor metálica tiver algum metal na sua composição pode fazer electrólise com o metal do passador e provocar uma oxidação precoce.

Já aprendi mais uma coisa. Evitar comprar canas com os enrolamentos de cor metálica. ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #29 em: 13:44 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caso a solução seja essa, onde me aconselham colocar?...

O único lugar de confiança que conheço: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fica num mercado em Mem Martins. Além de talho e frutaria, tem uma loja de pesca e faz bom trabalho em canas no local. Se tiveres tempo até vês ele a fazer. ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pantao

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #30 em: 13:51 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Vaselina liquida de drogaria. A de farmácia é esterilizada e para o efeito não tem vantagem nenhuma e é mais cara.
Utilizo com um borrifador daqueles de regar plantas, custa 1euro.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #31 em: 14:35 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Quanto é que isso me poderia custar? Assim por alto?...
Caso não me solucionem o problema, é um caso a pensar!...  >:D
Afonso
 

Offline Rauven

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 785
  • Agradecido: 7 vezes
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #32 em: 14:46 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Sou da mesma opinião, isso deve-se ao facto da linha de catrafilar conter metal e ao mau acabamento do epoxy, tens um companheiro aqui no forum que faz esse tipo de trabalhos, de seu nome Cesar Luis não perdes nada em falar com ele  ;)

Abraço
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #33 em: 15:24 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu fiquei espentado com o uso do WD40, porque este assunto já foi falado aqui, e a maioria concorda que o uso do mesmo para a manutenção do nosso material de pesca não é o mais adequado a não ser como já foi dito, se for para aquela MANUTENÇÂO mais a fundo.
Ora vejamos,o WD40 é composto na sua maioria por destilados de petróleo e todos nós sabemos o que faz o petróleo certo?
Limpa e seca ou seja, remove as gorduras deixando as peças limpas, eu uso petróleo quando faço uma manutenção a fundo, para remover massas e oleós para depois aplicar novas massas e óleos, também podia usar o WD40 mas uma garrafa de petróleo é mais barata!!

Algumas transcrições da pagina oficial do WD40,

"WD-40® Produto Multiuso é óleo?
WD-40® Produto Multiusos não se classifica como óleo. Na realidade, WD-40® Produto Multiusos, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns."

"WD-40® Produto Multiusos lava a peça e tira a lubrificação?
WD-40® Produto Multiusos é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como dobradiças, fechaduras, portões, etc. Em mecanismos de alto atrito (que pedem lubrificação pesada, como massa), WD-40 derrete a massa ou produtos “gordurosos”, limpando assim, a peça. Portanto, neste caso, utilize somente com a finalidade de limpeza e em seguida reaplique o lubrificante para alto atrito de sua preferência."

No caso do rodizio, se lá tivermos um rolamento e aplicarmos WD40, dá para perceber o que acontece, o rolamento seca e não é isso que queremos, os rolamentos têm massa lá dentro por alguma razão e isto é assim para tudo.
Para mim não há nada como lavar com água e se for para lubrificar, o óleo fino é o melhor, tanto no rodizio como no veio etc, mas apenas uma ou duas gotas, se for a mais o óleo vai misturar-se com as massas existentes no carreto e as propriedades e função das mesmas vão deixar de existir.

Um abraço




Bom texto, sempre tive na ideia que o wd-40 limpava deixava camada protectora e uma ligeira lubrificação, porém entendo que o óleo fino fará melhor sentido após limpeza.

Estamos sempre a aprender ;)

Cumps.
 

Offline pantao

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #34 em: 16:35 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Penso que ronda 6-7 euros o litro.
Encontras em gds superfícies de matérias de construção e bricolagem, embalagens de 1/4L
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #35 em: 17:16 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sou da mesma opinião, isso deve-se ao facto da linha de catrafilar conter metal e ao mau acabamento do epoxy, tens um companheiro aqui no forum que faz esse tipo de trabalhos, de seu nome Cesar Luis não perdes nada em falar com ele  ;)

Abraço

Boas ,

Para alem do mau acabamento do epóxi , eu como vendedor de tintas e sabendo um "pouco" da matéria prima, sei que tudo o que seja epóxi só é aplicado no interior, fora dos raios solares, chuvas e humidades marítimas, tendem a amarelar e a estalar nestas condições , causado um desgaste muito rápido, no exterior é sempre poliuretanos mas as composições são diferentes e para colas não serve.

De qualquer forma uso sempre essa cola epóxi e após secagem aplico um esmalte resistente aos raios U.V. 10 na cor que quiser em vez de colocar a linha com cores afim de evitar a exposição do epóxi, dando mais anos de durabilidade .
Tenho uns amigos MacGyver que colocam por vezes verniz das unhas, apesar de ficar anos sem qualquer reacção a intempérie, dá pouco enchimento e pouca resistência.

Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #36 em: 17:46 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Há 1001 resinas epoxy diferentes, e o que é (ou devia) ser utilizado nos enrolamentos é específico para esse fim, resistente aos UV e mais elástico, para resistir ao Sol e às rachadelas da constante flexão.
Não sei se há mais marcas, mas a Flexcoat é uma das mais populares: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo, Rodolfo Rocha

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #37 em: 17:49 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Limpar e voltar a catrafiar quanto é que me pode custar? Alguém me sabe dizer! (mais ou menos)... Caso a marca não se chegue à frente...
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #38 em: 22:59 Terça, 31 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Limpar e voltar a catrafiar quanto é que me pode custar? Alguém me sabe dizer! (mais ou menos)... Caso a marca não se chegue à frente...

Por acaso não sei mas mas diria à volta de 20€.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #39 em: 23:02 Terça, 31 de Janeiro de 2017 »
Bem gostaria de saber o feedback da vossa parte neste spray que encontrei, é muito bom porém não sei se tem algum senão.

Slippery Spray- é um Lubrificante de alta gama a base de PTFE (teflon)

Cumps.

« Última modificação: 23:03 Terça, 31 de Janeiro de 2017 por johnteixeira »
 

Offline PedrofrDuarte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 17 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:41 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #40 em: 10:59 Domingo, 05 de Março de 2017 »
Estava a começar a ler este tópico e vejo o pessoal a usar wd40 não vou julgar até porque se há quem use é porque funciona.
Mas o produto até foi criado como repelente de água e de limpeza (wd-water dispersion) não sei se será indicado para a manutenção dos carretos.
Bons lances.
Pedro Duarte
 

Offline vitormmguedes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:44 Quinta, 11 de Maio de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #41 em: 00:57 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Boas,
Existe um produto muito melhor que o WD-40, a marca é CRC 5-56 com PTFE.
 

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #42 em: 15:34 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Eu tenho usado óleo de maq de costura em todas as peças moveis do carreto, nas canas tenho posto um spray de tablier, daqueles gordurosos, não gosto para o carro, mas como o tinha lá em casa sempre o gasto, não sei se faço bem ou mal.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline nelson sampaio

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #43 em: 16:27 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho usado óleo de maq de costura em todas as peças moveis do carreto, nas canas tenho posto um spray de tablier, daqueles gordurosos, não gosto para o carro, mas como o tinha lá em casa sempre o gasto, não sei se faço bem ou mal.

como eu
 :fixe:
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #44 em: 16:40 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Dantes usava wd40 porem um post aqui referido por um user fez me concordar com o mesmo que de facto o wd 40 nao é um lubrificante na real ascensão da palavra.

Neste momento uso wd 40 só para limpar zonas que possam ter alguma ferrugem ou sujidade, e após limpeza, seco as mesmas com um pano limpo e uso oleo fino ou em caso de real necessidade de lubrificação, coloco o lubrificante que já coloquei no post,  (Slippery spray) com alto conteúdo de PTFE, é repelente de água e tem um nível de lubrificação e resistência impressionante.

Cumps.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #45 em: 17:34 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Eu usava vaselina liquida. Muita malta começou a indicar spray de silicone e mesmo marcas de material de pesca começaram a vender esses lubrificantes (tubertini por ex.) e eu resolvi comprar.

Tenho o 3 em 1 e estou satisfeito, uso em tudo: cana, carreto e linhas quer mono quer multi. Acho melhor que a vaselina pois não fica tudo tão "peganhoso", se bem que quando usava a vaselina espalhava com um pano e também ficava bem.

Há malta que diz que estraga as linhas mas eu ainda não tive problemas.

Quanto à "cola" para catrafiar para mim, e quando estudei isso para fazer numa cana, o melhor é mesmo o flexcoat mas só mandando vir do estrangeiro e é carote para pouca quantidade. Sei que nas lojas há que venda de marcas de pesca (camor por ex.).
Para desenrascar, e há amigos meus que me garantem que fica muito bom, é a araldite cristal por ser mais transparente e aguentar mais tempo bonita com o sol. A outra araldite não dura tanto tempo sem amarelar.

Abraço 
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 10:22]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [20:11 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]