collapse

Autor Tópico: Ajuda - lubrificação do material  (Lida 5497 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantao

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #30 em: 13:51 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Vaselina liquida de drogaria. A de farmácia é esterilizada e para o efeito não tem vantagem nenhuma e é mais cara.
Utilizo com um borrifador daqueles de regar plantas, custa 1euro.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #31 em: 14:35 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Quanto é que isso me poderia custar? Assim por alto?...
Caso não me solucionem o problema, é um caso a pensar!...  >:D
Afonso
 

Offline Rauven

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 785
  • Agradecido: 7 vezes
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #32 em: 14:46 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Sou da mesma opinião, isso deve-se ao facto da linha de catrafilar conter metal e ao mau acabamento do epoxy, tens um companheiro aqui no forum que faz esse tipo de trabalhos, de seu nome Cesar Luis não perdes nada em falar com ele  ;)

Abraço
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #33 em: 15:24 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu fiquei espentado com o uso do WD40, porque este assunto já foi falado aqui, e a maioria concorda que o uso do mesmo para a manutenção do nosso material de pesca não é o mais adequado a não ser como já foi dito, se for para aquela MANUTENÇÂO mais a fundo.
Ora vejamos,o WD40 é composto na sua maioria por destilados de petróleo e todos nós sabemos o que faz o petróleo certo?
Limpa e seca ou seja, remove as gorduras deixando as peças limpas, eu uso petróleo quando faço uma manutenção a fundo, para remover massas e oleós para depois aplicar novas massas e óleos, também podia usar o WD40 mas uma garrafa de petróleo é mais barata!!

Algumas transcrições da pagina oficial do WD40,

"WD-40® Produto Multiuso é óleo?
WD-40® Produto Multiusos não se classifica como óleo. Na realidade, WD-40® Produto Multiusos, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns."

"WD-40® Produto Multiusos lava a peça e tira a lubrificação?
WD-40® Produto Multiusos é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como dobradiças, fechaduras, portões, etc. Em mecanismos de alto atrito (que pedem lubrificação pesada, como massa), WD-40 derrete a massa ou produtos “gordurosos”, limpando assim, a peça. Portanto, neste caso, utilize somente com a finalidade de limpeza e em seguida reaplique o lubrificante para alto atrito de sua preferência."

No caso do rodizio, se lá tivermos um rolamento e aplicarmos WD40, dá para perceber o que acontece, o rolamento seca e não é isso que queremos, os rolamentos têm massa lá dentro por alguma razão e isto é assim para tudo.
Para mim não há nada como lavar com água e se for para lubrificar, o óleo fino é o melhor, tanto no rodizio como no veio etc, mas apenas uma ou duas gotas, se for a mais o óleo vai misturar-se com as massas existentes no carreto e as propriedades e função das mesmas vão deixar de existir.

Um abraço




Bom texto, sempre tive na ideia que o wd-40 limpava deixava camada protectora e uma ligeira lubrificação, porém entendo que o óleo fino fará melhor sentido após limpeza.

Estamos sempre a aprender ;)

Cumps.
 

Offline pantao

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #34 em: 16:35 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Penso que ronda 6-7 euros o litro.
Encontras em gds superfícies de matérias de construção e bricolagem, embalagens de 1/4L
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #35 em: 17:16 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sou da mesma opinião, isso deve-se ao facto da linha de catrafilar conter metal e ao mau acabamento do epoxy, tens um companheiro aqui no forum que faz esse tipo de trabalhos, de seu nome Cesar Luis não perdes nada em falar com ele  ;)

Abraço

Boas ,

Para alem do mau acabamento do epóxi , eu como vendedor de tintas e sabendo um "pouco" da matéria prima, sei que tudo o que seja epóxi só é aplicado no interior, fora dos raios solares, chuvas e humidades marítimas, tendem a amarelar e a estalar nestas condições , causado um desgaste muito rápido, no exterior é sempre poliuretanos mas as composições são diferentes e para colas não serve.

De qualquer forma uso sempre essa cola epóxi e após secagem aplico um esmalte resistente aos raios U.V. 10 na cor que quiser em vez de colocar a linha com cores afim de evitar a exposição do epóxi, dando mais anos de durabilidade .
Tenho uns amigos MacGyver que colocam por vezes verniz das unhas, apesar de ficar anos sem qualquer reacção a intempérie, dá pouco enchimento e pouca resistência.

Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #36 em: 17:46 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Há 1001 resinas epoxy diferentes, e o que é (ou devia) ser utilizado nos enrolamentos é específico para esse fim, resistente aos UV e mais elástico, para resistir ao Sol e às rachadelas da constante flexão.
Não sei se há mais marcas, mas a Flexcoat é uma das mais populares: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo, Rodolfo Rocha

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #37 em: 17:49 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Limpar e voltar a catrafiar quanto é que me pode custar? Alguém me sabe dizer! (mais ou menos)... Caso a marca não se chegue à frente...
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #38 em: 22:59 Terça, 31 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Limpar e voltar a catrafiar quanto é que me pode custar? Alguém me sabe dizer! (mais ou menos)... Caso a marca não se chegue à frente...

Por acaso não sei mas mas diria à volta de 20€.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #39 em: 23:02 Terça, 31 de Janeiro de 2017 »
Bem gostaria de saber o feedback da vossa parte neste spray que encontrei, é muito bom porém não sei se tem algum senão.

Slippery Spray- é um Lubrificante de alta gama a base de PTFE (teflon)

Cumps.

« Última modificação: 23:03 Terça, 31 de Janeiro de 2017 por johnteixeira »
 

Offline PedrofrDuarte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 17 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:41 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #40 em: 10:59 Domingo, 05 de Março de 2017 »
Estava a começar a ler este tópico e vejo o pessoal a usar wd40 não vou julgar até porque se há quem use é porque funciona.
Mas o produto até foi criado como repelente de água e de limpeza (wd-water dispersion) não sei se será indicado para a manutenção dos carretos.
Bons lances.
Pedro Duarte
 

Offline vitormmguedes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:44 Quinta, 11 de Maio de 2017
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #41 em: 00:57 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Boas,
Existe um produto muito melhor que o WD-40, a marca é CRC 5-56 com PTFE.
 

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #42 em: 15:34 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Eu tenho usado óleo de maq de costura em todas as peças moveis do carreto, nas canas tenho posto um spray de tablier, daqueles gordurosos, não gosto para o carro, mas como o tinha lá em casa sempre o gasto, não sei se faço bem ou mal.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline nelson sampaio

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #43 em: 16:27 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho usado óleo de maq de costura em todas as peças moveis do carreto, nas canas tenho posto um spray de tablier, daqueles gordurosos, não gosto para o carro, mas como o tinha lá em casa sempre o gasto, não sei se faço bem ou mal.

como eu
 :fixe:
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #44 em: 16:40 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Dantes usava wd40 porem um post aqui referido por um user fez me concordar com o mesmo que de facto o wd 40 nao é um lubrificante na real ascensão da palavra.

Neste momento uso wd 40 só para limpar zonas que possam ter alguma ferrugem ou sujidade, e após limpeza, seco as mesmas com um pano limpo e uso oleo fino ou em caso de real necessidade de lubrificação, coloco o lubrificante que já coloquei no post,  (Slippery spray) com alto conteúdo de PTFE, é repelente de água e tem um nível de lubrificação e resistência impressionante.

Cumps.
 

 

* Tópicos Recentes

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 12:24]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]