collapse

Autor Tópico: Competição vs Lúdica  (Lida 1697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Charneca de Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:25 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Competição vs Lúdica
« em: 10:37 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Viva,

Gostava de saber a vossa opinião acerca das diferenças e semelhanças entre a pesca de competição e a pesca lúdica: os materiais usados, montagens, acção de pesca, comportamento do pescador, ou o que julgarem pertinente para este assunto.

Alguns temas já têm sido discutidos aqui, mas gostava de saber melhor o que nos aproxima ou afasta enquanto pescadores.

Apesar de me referir à pesca embarcada, se acharem por bem opinem sobre outras modalidades.


Até breve

José Manuel

 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Competição vs Lúdica
« Responder #1 em: 10:43 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Na minha modesta opinião as diferenças residem em:
- Materiais mais caros e eficazes na competição.
- Forma de pescar, na competição é necessário ser rápido por exemplo
- Trabalho de casa, um pescador de competição leva 40 ou 50 montagens e os outros levam 10 ou 15, uns mais outros menos.

Mas há muitos pescadores fora da competição que usam os mesmos materiais, é uma questão de disponibilidade de investimento.
Eu não ando em competições mas já ouvi alguns desses pescadores a falar sobre isso e registei alguns pontos.

Há muito mais coisas, a malta já acrescenta
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Competição vs Lúdica
« Responder #2 em: 11:00 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
No caso da competição na pesca embarcada não tem nada a ver com ires fazer uma embarcada com uns amigos
principais diferenças:
-canas leves e rijas normalmente de acção de ponteira, porque são mais rápidas na ferragem.
-é raro pescar-se a mais de 50/60m de profundidade.
-pesca-se muito fino e com anzóis pequenos, porque a pesca é feita aos diversos.
-só podes usar ameijoa branca e camarão.
-durante uma prova que dura 5horas, tens rotações de posição na embarcação.

Existem mais algumas, há aqui pessoal que está ou esteve na competição e pode ajudar melhor.
Quanto ao preço do material e no que respeita a canas e carretos isso depende das pessoas, há pessoal que não faz competição que tem canas e carretos mais caros do que quem faz. Onde se gasta muito dinheiro é nos acessórios, linhas, anzóis, chumbadas, pérolas, etc. Uma boa montagem mesmo feita por nós não fica barata. 
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Competição vs Lúdica
« Responder #3 em: 11:27 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
".... Onde se gasta muito dinheiro é nos acessórios, linhas, anzóis, chumbadas, pérolas, etc. Uma boa montagem mesmo feita por nós não fica barata.  

Nada mais verdadeiro!
João Rodrigues
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Competição vs Lúdica
« Responder #4 em: 17:26 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Para mim a pesca de competiçao ensina-nos  a eficiencia da coisa... Ensina-nos a ser rapidos em todos os processos da pesca embarcada. Desde a iscagem á desferragem do peixe. Ensina-nos a saber interpretar rapidamente o que se passa á nossa volta (os outros pescadores) o que por vezes é fundamental para aproveitar "aqueles " momentos mais dificeis.

Quanto ao resto, as montagens sao praticamente as mesmas, com uma ou outra excepcao para pescas especificas a algumas especies ( que na pesca ludica até evitamos)
O preço dos materiais  não acho que faça diferença pelo menos para mim, pois as canas e carretos servem as mesmas da pesca "ludica", e no meu caso os "consumiveis" tambem sao sempre os mesmos, desde as perolas, aos anzois, ao fluorcarbono etc... ;)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Competição vs Lúdica
« Responder #5 em: 19:40 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Boas,

Eu nunca fiz competição mas tenho um colega que já por lá andou e o bichinho nunca desparece...
Quando estamos aos diversos e entra um cardume de carapaus, sem exagerar, enquanto eu faço um ciclo ele faz dois ou três...
Entre iscar, ferrar a quantidade de anzóis que tem e desembuchar o peixe, até aparece que os peixes lhe saltam do anzol sozinhos...

Quanto ao material, concordo com o que se tem dito, pode ser o mesmo, depende muito da pessoa e do que está disposta a investir.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline José Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Charneca de Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:25 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Competição vs Lúdica
« Responder #6 em: 12:47 Sexta, 07 de Fevereiro de 2014 »
Viva,

Realmente os materiais são dos aspectos que mais têm evoluído na pesca e podem fazer a diferença. Uma vez que estão disponíveis para todos, será mais o uso e a rentabilidade que deles se consegue tirar que podem fazer a diferença em acção de pesca, nomeadamente na rapidez de execução.

Pelas vossas opiniões, posso concluir que um dos aspectos mais importantes e que é um factor diferenciador, é a atitude que quem anda na competição tem perante a pesca, sendo a rapidez e a preparação dois aspectos importantes e que podem ser decisivos numa prova.

Outros aspectos que me parecem importantes, são a capacidade de fazer uma correta leitura do pesqueiro e a tomada de decisão sobre o que fazer em cada situação, e a atenção aos pormenores (por exemplo na forma de apresentar o isco), e que podem fazer a diferença entre uma jornada bem sucedida ou o contrário.

Ainda que muitos de nós possam dar atenção a estes pormenores, também é verdade que uma grande parte de quem faz embarcada provavelmente não pensa no assunto.

Até breve

José Manuel


 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [21:09 Quarta, 01 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]