collapse

Autor Tópico: As minhas montagens mais usadas  (Lida 2306 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
As minhas montagens mais usadas
« em: 17:02 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
Boas malta.

Abro este tópico em reposta a algumas questões que me têm feito ultimamente.

Sei que é chato estar sempre a abrir tópicos com as mesmas informações, e sei que existem muitos tópicos com montagens, incluído o que está fixo nesta área "Montagens de um herege", muito mais completos e muito elucidativos, mas algumas pessoas têm-me questionado por mensagem privada, e apesar de responder acho sempre que fica qualquer coisa para dizer. Não sendo eu um expert, quando abordado tento sempre esclarecer da melhor forma que posso o que uso, como uso e o porquê, mas se houver debate é sempre melhor, ganhamos todos.

Além disso por mp fecha-se a possibilidade de debate e deixa-se de ajudar quem poderá precisar de esclarecer dúvidas parecidas. E com tópicos novos de tempos a tempos pode ser que apareçam novidades e novas formas de fazer as coisas que ainda não tenham sido abordadas.

Bom, como disse, sabendo eu o que sei e com a experiencia que fui e vou ganhando,  dou aqui parecer das montagens que tenho usado ultimamente.
Para alguns poderão ser rebuscadas, para outros simples, antiquadas ou vanguardistas... mas são as que uso mais regularmente e que é possível que algures no futuro deixem de ser para dar lugar a novas mais evoluídas ou não.

Inserir Citação (seleção)
Quanto ao tamanho do estralho, depende do mar e do peixe alvo. Se há dias que uso 80cm, outros há em que me estico até aos 2m ou mais.
Mar bruto e a ensarilhar muito a linha - estralhos curtos. Mar pouco mexido - estralho comprido.
Para mim gosto mais de estralhos o mais compridos possível (geralmente até aos 2m no máximo) por causa da apresentação do isco. Peixes desconfiados como as douradas devem comer melhor em estralhos maiores, mas muito grandes depois ensarilham mais com o mar, logo tens que fazer um compromisso em ação de pesca, e consoante o mar que apanhas.

Quanto a montagem, digo-te sinceramente: eu tenho 3 montagens padrão para surfcasting que podem variar, mas são na sua generalidade assim:

1ª - A que uso quando vou à pesca à pró [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] :
- Linha da madre (que vem no carreto) fina (0,22 yuki Kenta)
- depois chicote conico (camor cristal 0,23 a 0,52 de 15m ao qual corto uns 2 metros do lado do 0,23 e mais uns 4 ao lado do 0,52 para ficar mais fino)
- destorcedor para chumbada ou triplo para chumbada e estralho ou ultimamente urfes.
- no chicote um destrocedor enfiado e travado com dois stoppers de silicone.

Nesta montagem posso ou não usar fusível para a chumbada (fio mais fino entre o destrocedor e a chumbada que irá partir de ela ficar agarrada evitando perder tudo) e posso usar um estralho ou dois com tamanhos a defenir em que um fica a varejar o fundo e outro a meia água. O estralho geralmente uso um bom fluorocarbono (sasame, seguar, suffix...) entre 0,25 e 0,30, dependendo do peixe alvo e do estado do mar se está ou não a ensarilhar (linha grossa ensarilha menos) e geralmente entre os 80cm e os 1,5m.

2º - Montagem se me cheirar peixe enorme ou safios (uso esta montagem muito pouco mesmo) - esta montagem é igual à próxima mas com tamanhos e medidas XXL
- Fio de madre 0,40 (cormoura).
- Detrocedor (clipe) diretamente na madre com dupla laçada e agarrado à chumbada.
- Estralho de 2m de um bom fio fluorocarbono ou não nas medidas 0,32 ou o,35.

Ao fazer o nó na madre faço de maneira a deixar 3 laçadas, duas para um lado onde entra a chumbada e uma para o outro onde entra o estralho.

3º - Uso esta montagem quando estou preguiçoso, quando existe fundo de rocha e é a que aconselho a todos os meus amigos iniciantes
- Fio de madre 0,30 (ou 0,35 se forem fortes a lançar para não partir com chumbadas de 150gr que se usam muito por aqui) (agora estou a usar Trabuco Tournement longcast XPS 0,30)
- Nó da madre com 3 laçadas como explicado anteriormente
- Nas duas laçadas de um lado coloco um destorcedor com clip para a chumbada (ou chumbada diretamente mas não é tão bom)
- Na laçada da outra ponta coloco um destorcedor pequeno com um estralho de 80cm a 1,5m e espessura entre os 0,25 e os 0,30 consoante as condições do mar.

Esta montagem dá-me muito descanso... ensarilha pouco, como é mais grossa a linha é mais fácil de desaçorear, é mais difícil de partir, a montagem é muito simples, necessita de menos cuidados...  Agora, se vier peixe mesmo grande não me dá tanto descanso como a anterior (safios e mesmo assim a anterior será fraca) e em relação à primeira montagem, é muito mais limitativa, não colocas as pescas tão longe, tens apenas uma anzol...

Eu como disse a todos os meus amigos, começava com a terceira... depois logo se via. Do meu grupo já ninguém pesca assim, está tudo com montagens como a primeira ou variantes... é a evolução. Mas eu de vez em quando ainda os surpreendo com uma pesca feita "à antiga".

Depois à medida que vais aperfeiçoando a tua técnica e o teu gosto, depois de experimentares é natural que vás variando. Daqui a uns tempos vais dizer-me que estas montagens não prestam para nada (e eu se calhar também já mudei algumas coisas). Ainda hoje experimento coisas novas. As urfes por exemplo entraram ai há um ano nas minha opções... com a evolução vamos testando coisas novas.


Neste texto estão referências às marcas dos apetrechos que uso mas apenas porque me foi questionado em tempos e resolvi não retirar, mas existem mais marcas com o mesmo material e com excelente qualidade. Estes são os que uso no momento, mas quando acabarem comprarei estes ou outros que me pareçam melhores ou mais baratos...

Abraço
 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: SeeYaPT, Daniel Rocha

Offline johnteixeira

Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #1 em: 19:11 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
Um grande post ;) Por acaso as minhas montagens são muito semelhantes as suas :D. Quando tiver um tempinho coloco também aqui para enriquecer o fórum.

Um coisa que faço diferente, é de dia, muitas vezes utilizar um urfe "caseiro" feito com flurocarbono 0.50 ou mono 0.50, que utilizo durante o dia quando as aguas estão calmas e esta muito sol. Um truque que vinha no mundo da pesca para tornar a pesca diurna ainda mais "invisível" e com menos reflexo do metal do urfe.

Cumps.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #2 em: 19:16 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
Só para ver se compreendi bem...  ;D a distância entre a primeira montagem e a segunda é o comprimento do estralho + um bocadinho (+- 5 cm), correto?...

Gostas de stoppers?... quase todos que compro... mesmo dentro da gama de medida do fio, acabam por deslizar...mais cedo ou mais tarde!  >:D eu coloco molinhas  8)  O0

Afonso
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #3 em: 09:37 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só para ver se compreendi bem...  ;D a distância entre a primeira montagem e a segunda é o comprimento do estralho + um bocadinho (+- 5 cm), correto?...

Sim correto, apenas o suficiente para não ensarilharem um no outros. Eu geralmente coloco 10cm. Mas depois posso subir mais consoante se dá ou não peixe... tipo sondar a altura.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gostas de stoppers?... quase todos que compro... mesmo dentro da gama de medida do fio, acabam por deslizar...mais cedo ou mais tarde!  >:D eu coloco molinhas  8)  O0

Sim, uso muio stoppers. Para evitar deslizarem compro as medidas mais baixas para entrarem muito apertados mas têm que ser em silicone (aborrachados) que alarguem um pouco sem partir. Quase sempre coloco 2 stoppers em baixo ou mesmo mais. O problema mantem-se mas mais atenuado, pois correr vai correr sempre, mas a vantagem de poder andar com a montagem para cima e para baixo para mim compensa alguns ensarilhanços que ocorrem quando vem peixe de boa bitola (que são raros).

Abraço 
 

Offline Fernando Santos

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
    • Palmela
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:57 Segunda, 02 de Maio de 2016
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #4 em: 09:59 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Boas pessoal,

Uso a mesma montagem, com a diferença de colocar um destorcedor Crossline [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] no anzol de cima, acho-a rápida de fazer, simples e altamente eficaz.
Também uso os stoppers de silicone, meto sempre 2 em cima e 2 em baixo, e é preciso um peixe de porte mais elevado para arrastar os mesmos...

Dependendo das condições, uso a montagem sem o anzol de cima, neste caso costumo aumentar o comprimento do estralho (se o mar permitir!).



"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra!"
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20260
  • Agradecido: 1407 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #5 em: 10:02 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Coloco só um stopper em cima e outro em baixo, e não tenho o problema de correrem. Só corre se tiver peixe, e têm que ser peixe com alguma força.
Nas montagens apresentadas falta as missangas, eu costumo por 2 em cima e 2 em baixo. Só com 1 pode não fazer o efeito desejado, sem nenhuma não faz de certeza.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #6 em: 10:49 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Boas.
Não estou a perceber esta laçada: Ao fazer o nó na madre faço de maneira a deixar 3 laçadas, duas para um lado onde entra a chumbada e uma para o outro onde entra o estralho.

Abraço
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #7 em: 18:35 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Bom, vou colocar um vídeo a ver se se percebe a questão do nó.

Foi feito à pressa e agora não tenho tempo para fazer outro. Depois se não perceberem faço outro.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Como vêm é um nó muito rudimentar mesmo mas comigo resulta bem. A chumbada (ou clipe para a mesma) entra nas duas laçadas gémeas e o estralho (ou destorcedor para o mesmo) entra na laçada oposta.

Cuidados a ter: a laçada dupla tem que ficar mesmo bem feita, se ficar uma maior que outra o efeito de dar maior resistência à parte que segura a chumbada perde-se.
Caso o nó na vossa linha escorregue devem dar duas voltas ao nó (esse que fiz tem apenas um nó normal, se for preciso antes de apertarem o nó dão outra volta igual e fica mais resistente).

Podem achar o nó fatela, mas asseguro-vos que em rocha este nó safa muitas chumbadas. Como é simples para iniciantes é ideal: fácil de montar e resistente. E pelo menos eu, como o uso em linhas acima dos 0,30mm não considero que lhe roube muita resistência.

Enfim, para mim que por vezes gosto de pescar simples e sem complicações, e que não preciso chegar atrás de onde o sol se põe, esta montagem dá-me muito prazer.

Agora vou que se faz tarde e estou com pressa pois vou à inauguração do  [publicidade] IN PROTUGAL - a melhor tasca moderna da cidade de Tomar e arredores comer umas iguarias de fazer inveja aos mais agnósticos da comida.[\publicidade].

Abraço

P.S. - Se a publicidade implícita e explicita não estiver de acordo com as elementares normas deste fórum peço a algum moderador que a elimine. No entanto alguns já ficaram a salivar... >:D
 
 

Offline vmoiteiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Trabalho é para as pessoas que não sabem pescar.
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 22 de Setembro de 2016
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #8 em: 19:24 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Este nó foi o primeiro que me ensinaram quando comecei nesta aventura da pesca.
É muito fácil de se fazer e como o amigo disse para salvar as chumbadas das pedras é muito bom. 8)
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #9 em: 19:29 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Qual o método para prender o clip das chumbadas e o destorcedor nas laçadas ?
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #10 em: 19:36 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
P.S. - Se a publicidade implícita e explicita não estiver de acordo com as elementares normas deste fórum peço a algum moderador que a elimine. No entanto alguns já ficaram a salivar... >:D
 

Sem problemas camarada.
Há que saber estar e o meu amigo já começa a fazer parte da mobilia não ?

Também já comia qualquer coisa.
Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Online ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #11 em: 22:48 Terça, 04 de Outubro de 2016 »

 Esse é o nó ancestral que se fazia (eu também) nas pescas, hoje, e, porque pretendemos que o estralho possa rodar em torno da madre esse nó já não nos serve, daí usarmos os destorcedores ou as crossbeads enfiados na madre  :join:

 Antigamente o estralho tinha também uma laçada no fim e depois encaixavam-se as duas laçadas uma na outra, esse estralho não rodava sobre si próprio nem em redor da madre, o que ensarilhava com muita facilidade daí o usar-se estralhos curtos.

 Não tínhamos a parafernália de acessórios que hoje levamos prá pesca :join:

  :fixe:
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #12 em: 23:14 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Boas, este tambem foi o primeiro no que aprendi a fazer. Ha outro paecido que muita gente aqui da zona usa, que e praticamente o mesmo mas comoutro no na lacada do anzol a unir á madre.nestecaso oestralho e apertado entre os dois nos, eacho eu que nao ensarilha tanto.
 
Talvez com estas montagens peguei o habito de pescar quase sempre so com um anzol . os companheiros acham que pode fazer muita diferenca pescar com estralhos acima , que fiquem acima da chumbada a girar na ma
dre. Sempre evitei este tipo de montagem tb porque apscar em zona de pedra na eventualidade decravar um peixe, julgo que a vulnerabiliddade sera maior se tiver uma chumbada por baixodo peixe a arrastar..
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #13 em: 14:38 Segunda, 10 de Outubro de 2016 »
As urfes:

Novamente, já por ai andam tópicos sobre isso com tudo esmiuçado, mas como continuam a perguntar como as faço, falo aqui um pouco sobe este assunto também.

As minhas urfes:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Esta imagem retrata um pouco a minha evolução em termos de urfes.
Eu sempre as quis fazer mais finas e pequenas, mas como trabalho em parceria com um amigo, as primeiras foram feitas ao gosto dele: assim mais para o material de guerra; resistente mas pesadão.

A maior atenção que têm que ter a meu ver é: o aço da urfe deve ser 316 ou A4 (marítimo) porque senão enferruja. O 304 não presta para mar.
Se conseguires arranjar o aço dos dentistas, esse é o melhor, é difícil de dobrar e não enferruja.
Para mim a melhor medida será o 1,2mm, mas há quem use 0,8 (para mim é frágil demais).


Portanto, as minhas urfes iniciais (os dois maiores da figura) eram de 1,6mm (feitos com varetas de soldar a tig) e têm cerca de 9cm. Ficaram extremamente resistentes mas são muito pesados e grossos.

Depois de fazer umas poucas e após  lermos alguns tópicos sobre urfes, resolvemos começar a colocar missangas pois constatámos que o destorcedor "empancava" na manga termoretrátil. Infelizmente as missangas que adquirimos são de cerâmica e com esfoço quebram.

Estas urfes uso-as e gosto, mas com a experiência verificámos que se fossem mais finas e tivessem menos 1 ou 2 cm ficam melhores.

Entretanto arranjamos arame de 1,2mm (varetas de soldar tig também) que dobra mais facilmente que o anterior,  mas já me satisfaz e as experiências seguintes de urfes foram feitas com este arame (na sexta passada).
Ainda não sei como se comportarão em água, mas amanhã devem de ser estreadas pelo meu comparsa nestas andanças. Têm cerca de 5cm e destorcedores mais pequenos.

Para estas últimas compramos missangas de metal (aço) mas não sei até que ponto resistirão à corrosão e ferrugem.

Como vêm isto da evolução não é um processo, as coisas não nascem logo perfeitas e demoramos sempre algum tempo a afinarmos os processos. E uma coisa que nos pode parecer muito bem a dada altura poderá não funcionar bem como pretendemos. Eu uma coisa que funciona excecionalmente bem para uns, pode não nos agradar...

Bom, fica mais esta informação pois tenho trocado algumas mensagens privadas sobre o assunto, e dessa forma perde-se a essência do forúm. Assim fica para consulta de todos e propicio a mais opiniões e criticas.

Abraço
 

Offline johnteixeira

Re: As minhas montagens mais usadas
« Responder #14 em: 01:38 Sexta, 14 de Outubro de 2016 »
Bem apesar de não colocar o desenho vou explicar as minha montagens mais usadas.

Antes de mais cada carreto tem linha 0.20 + chicote 0.40 que termina com um clip rápido. ( uma peça de aço inox pequena em arco protegida por uma manga de silicone onde adapto cada montagens de acordo com as condições do mar.)

As montagens começam com um destorcedor de pequenas dimensões que adapta ao clip rapido, são colocados os stoppers (borracha-misanga-destorcedor-misanga-borracha), distancia dos stoopers vais depender do tamanho dos estralhos visto que eles podem ser colocados pela madre a vontade, por fim as minhas montagens acabam com um clip de chumbada inventado por mim (pelo menos ainda não vi ninguém usar) Gosto mais do meu do que os que se vendem. Consiste num clip metalico junto com um destorcedor, porem para ficar direito, coloco uma manga retráctil desde o inicio do clip depois do feixo ate ao meio do destorcedor, permitindo que este rode mas que fique direito. (evita mais os embaraços ao estralho de baixo)

Montagem com 2 anzóis - Madre diâmetro 0.50 nos tamanhos - 2.50 e 2mt.

Montagem com 1 anzol-  Madre diâmetro 0.50 nos tamanhos 1.80-1.50 e 1.20 mt.

Urfe invisível - Como o urfe metalico mas com um fio mono ou fluro de 0.50 ou 0.60 de diametro.

Urfe metálico - Já foi mostrado.

3 anzois - Coloco uma das minha montagens de 2 anzois + um urfe a escolha.

Cumps.


 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [Hoje às 14:30]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Dernios [Hoje às 11:19]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [17:13 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]