collapse

Autor Tópico: O Xargo televisivo  (Lida 1383 vezes)

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
O Xargo televisivo
« em: 22:27 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Mais um texto do António Simões, com a autorização para publicação.

Inserir Citação (seleção)
O Xargo televisivo

A pesca tinha terminado uma hora depois de o sol nascer e afastasse a entediante e malfadada Lua cheia ainda de barriga de poucos quartos...Néofita para os amantes, iluminada para os poetas, clarividente para Galileu, para nós soturnos pescadores do mundo das trevas é a face de um rosto reflectido que afasta do mundo da água os peixes que procuramos em noites sem dormir..Subiamos o monte depois da procura infernal dos Xargos gigantes de mais de tres kgs que tinham abeirado a costa...Ao longe nas brumas que se elevavam no céu, as ilhas Cies eram colossos corcuvados dormindo , enquanto um pequeno coelho subia a vereda saltitando por entre a urze e giesta daquelas fragas que sucumbiam abruptamente num mar majestoso e cromático de um azul eterno e rajado de esteiras de espuma depois de uma dificil digestão algures pelo atlantico central...

Enquanto subia, percebia que era impossivel domar aqueles gigantes naquelas condições duras e pedregosas tentando-os desalojar das suas cavernas pescando há chumbadinha com fluor o,45...O unico exemplar foi domado pela sua inadvertida , esfusiante e intrépida coragem de assomar á superficie e levitar numa boia que totalmente dobrava uma cana de 6 metros enquanto o seu dono levantava os braços no ar e dizia;"" Ésta é a melhooor pescaa do mundoooo""!!!E o eco ressoava pelas montanhas e desfiladeiros como um trovão que estalava o céu e o rasgava em pedaços e nos fazia parecer os donos do mundo...A pesca é uma paixão e estes momentos são puro prazer de conquista de uns Himalaias que inconscientemente tentamos em vão um dia escalar o pico mais alto do mundo. Estas são as nossas conquistas e este é o nosso mundo.Que me cega,mudo fico e o apetite perco e absorto me mantenho enquanto o rosto da minha esposa, filha de pescadores ,me observa e se interroga..António!!'' Onde estás agora, não me estás a ouvir???Não, não, minha querida esposa, a maior parte das vezes ao longo do tempo, ao longo da vida não estou...Desculpa-me...

Tiendes Xargos??? Como??, mas que raio....Ali estava ele no cimo do monte esperando-nos.Trazia um colete verde de caça, alcochoado que servia de adorno simplesmente.Não era , nem tinha tipo de ser um pescador ou alguém da guarda civil. O seu rosto era amigavel,´meia idade, um pouco calvo , mas os seus olhos emanavam simpatia, pelo que no silencio entrecortado pelas palavras dos meus companheiros decidi avançar... Sim, temos um ..muito dificeis..porquê ?'

Porra!!, Até que enfim!! Posso vê-lo??( os meus leitores que me perdoem , não sei escrever espanhol e recuso-me peremptoriamente a falar ou escrever em portugalhol) Muito bom, Muito Bom!! Pena não estar vivo....Interroguei-me se não seria algum docente universitário tipo quercus procurando espécimes para algum oceanário e indaguei o meu inquisidor.

-Mas para que o querias vivo? ? Viveu o tempo suficiente até ser velho.Eles renovam-se e nós não...Deixamos cá tudo , deixaremos de existir um dia e eles continuarão a viver, crescendo e alimentando-se em caverrnas inacessiveis aos predadores , as redes, ás bombas , até ao fim do planeta Terra..-Há me desculpem! Ainda não me apresentei! Chamo-me Pablo Escobar(nome ficticio) e sou reporter da cadeia de televisão....( por motivos obvios não posso dizer o nome ) e estamos fazendo uma reportagem sobre a pesca dos xargos nesta zona da Galiza.Acompanha-me este nosso pescador local , mas como não apanha sargos(riso geral) tenho de terminar o trabalho senão ..cunho!Estamos f...; - Bem..pergunto se não me podem emprestar o vosso xargo morto!!Faria uns truques aqui, faria umas montagens ali!!Até ele parecendo vivo, que achas Somoza??(nome ficticio )

Sim, acho bem!!Diz o pescador local enquanto já montava a cana e carreto e desciam ambos a vereda por onde subimos de camera ao hombro e com o nosso xargo subindo ao palco e luzes desta peça teatral enquanto gesticulava na ponta do anzol e o pescador recolhia a linha e comentava arfadamente depois de uma luta titãnica...dizendo ...E são assim os xargos da Galicia...fenómenais...Abana!!! Abana o peixe!!!Somoza!!!Assim mesmo , isso!!O enquadramento estava fantástico .Deve ter feito um bom trabalho , o nosso reporter..

Agradeceu-nos, prometendo que depois de instalados em Portugal, seriamos convidados a uma reportagem sobre os nossos pesqueiros, tipo de pesca , espécimes etc..

O sargo esse, saiu de cena . Esquecido na mala de um carro de regresso a casa, perdeu todo o seu vigor e magnificiencia, e acabou os seus dias de uma reforma dourada, preferindo morrer como actor de um dia, do que figurante de toda uma vida, numa grelha aquecida sob um braseiro que estalava da gordura reluzente do seu dorso , enquanto a sua alma subia ao céu num novelo de fumo que rumava ao norte nesse dia a caminho da sua terra , do seu santuário...

Autor - António Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: O Xargo televisivo
« Responder #1 em: 22:32 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
São textos que dão vontade de ler e reler
mais uma vez parabens e obrigado pela partilha

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 13:02 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
boas

simplesmente fantástico.......

ABRAÇO

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 13:17 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Agradeço em nome do autor.

Fiquem bem.

Braga
F. Braga

Offline Cesar Faria

• Carapau
  • **
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:44 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
« Responder #4 em: 13:57 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Magnifica leitura, dá-me vontade de ir em busca desses que me tiram o sono, me trazem o sonho e me guiam tantas vezes a lugares onde me perco, para mais tarde me encontrar com os Velhos e magníficos lutadores com que esta espécie nos brinda, para mim será sempre O Peixe mais desportivo, o meu motivo numero 1 na pesca.

Porque habitam locais imponentes, onde terminam enormes estruturas rochosas e se dá inicio ao enorme Azul, porque abeiram com o vigor de mares enérgicos, mas também sucumbem em dias de memorável calmaria, são para quem se permite namora-los por tempo suficiente, o desafio que mais prazer pode dar a um pescador, o peixe que fica em seco no recuo duma onda agarrado a um percebe e cai ao reboliço até mergulhar no final dessa escoa, o teimoso que fixa 3 piercings antes de me vir cumprimentar no meu ambiente, ou o bruto que me nega o seu couro mesmo depois de o ter cravado com um 0,33 de qualidade, são a surpresa das surpresas, os Reis dos marisqueiros, uma imagem da nossa pesca mais bonita, que concilia os cenários monumentais das falésias com o semblante em contra luz da silhueta humana com a varinha mágica nas mãos.

Adorei o texto, que forma de enaltecer o Sargo(Xargo).

Obrigado pela partilha.
Mar....a Paz em estado líquido.

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 14:00 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
 8) 8) Poético.......................................muito bom!!!
A Grade aprofunda o conhecimento !!!

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 21:14 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Os meus agradecimentos em nome do autor.

Fiquem bem.

Braga
F. Braga

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 21:45 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »

Que bela leitura, dá prazer e faz sonhar :fixe:

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #8 em: 12:07 Terça, 11 de Fevereiro de 2014 »
Dá prazer de ler sim senhor, obrigado pela partilha :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 13:18 Terça, 11 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Agradeço em nome do autor.

Fiquem bem.

Braga
F. Braga

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por Joaol [Hoje às 11:10]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]