collapse

Autor Tópico: Marca NBS/TICA/BARROS  (Lida 5238 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #30 em: 13:26 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
O vendedor é o responsável perante o comprador,  isto é a regra de resto são flores.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #31 em: 14:56 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
penso da mesma forma
Abraço
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #32 em: 22:41 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho que rectificar uma frase na mensagem anterior mas não consigo editar a mensagem. Como é que faço ?

Clique no 'modificar''
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #33 em: 23:33 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O vendedor é o responsável perante o comprador,  isto é a regra de resto são flores.
João,  o vendedor é  que dá  a cara perante o comprador mas legalmente a responsabilidade dele é  zero.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #34 em: 00:00 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
boas

João

quando se compra algo,a factura vem em nome da marca ou de quem a vende?
Abraço
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #35 em: 00:00 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O vendedor é o responsável perante o comprador,  isto é a regra de resto são flores.
João,  o vendedor é  que dá  a cara perante o comprador mas legalmente a responsabilidade dele é  zero.
Respeito a opinião mas discordo...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #36 em: 00:14 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Do site da comissão europeia, tal como lá está escrito:

Em conformidade com as regras da UE, um comerciante tem a obrigação de reparar, substituir, reduzir o preço ou reembolsar o consumidor se os bens adquiridos se revelarem defeituosos ou não forem idênticos ou não funcionarem como o anunciado.

Se tiver comprado um produto ou um serviço em linha ou fora de um estabelecimento (por telefone, por correspondência ou a um vendedor porta a porta), tem também direito a cancelar e devolver os bens adquiridos no prazo de 14 dias, por qualquer motivo e sem qualquer justificação.


Para mim é claro o descrito, agora se perante o comerciante o produtor ou importador tem obrigações, claro que sim.
Muitas vezes somos comidos com certas conversas de ah e tal vou mandar à fábrica, se for chinesice nem sabem onde é a fábrica.

Depois há a outra treta de já mandei e não aceitam,  quando nem mandaram nada,  claro que depende,  há de tudo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #37 em: 01:10 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Pessoal, aqui não se trata de discordar ou concordar, o que interessa é o texto de Lei.

Note-se que ninguém está a defender que o vendedor não é responsável (pela Lei, na relação com o consumidor, é responsável. Mas depois pode pedir a responsabilidade ao produtor/ importador. Mas a Lei também responsabiliza esse produtor/ importador diretamente na relação com o consumidor final (o consumidor final pode-lhe pedir responsabilidades diretamente).

A explicação do João Santos foi muito boa. Na prática é o que me refiro quando digo que isto está "em cadeia".

Está ou pode estar, porque em alguns casos a responsabilidade pode ser exclusivamente do vendedor (pode ter sido o vendedor que deixou degradar o bem, aí a responsabilidade será apenas dele, o vendedor pode ter acrescentado umas "jantes especiais" ao carro, que são da sua exclusiva responsabilidade).

Essa questão de ser a "loja que nos vende a dar a cara" é cada vez menos importante. Eu compro em várias lojas e não quero saber da cara de ninguém e não estou para me deslocar lá (em muitos casos).

Possivelmente, se lá vou, dão-me um contacto e eu procedo como me é indicado por esse contacto.

Há uns anos tive um problema com uma placa gráfica que comprei numa loja online muito conhecida. Contactei-os e eles "armaram-se em parvos"... "apresentei-lhes" a legislação, contactei o representante, e o processo começou a andar. A asus tinha o processo bem montado: imprimi etiquetas, levei aos correios, segui o tracking e recebi a placa devidamente reparada (não paguei um tostão e o prazo foi cumprido). A intervenção da loja foi praticamente nula em todo este processo. Mesmo que me tivessem ouvido desde o início, o processo iria sempre ser tratado da mesma forma, ou seja, pelo circuito definido pelo produtor/ importador/ representante.

Já em coisas "menores", com processos menos definidos, vou à loja e entrego o bem... às vezes os prazos não são cumpridos e já acabei por pedir o dinheiro de volta (é que o bem vai ter que ir para o produtor/ importador, etc...).

joaonumberone, a Lei portuguesa é uma transposição de diretivas, por isso tens razão em consultar. No entanto, parece-me que aqui o nosso legislador foi mais longe ao dar mais garantias ao consumidor português, responsabilizando, também, o produtor/ importador.

Na prática isso é bom para nós. Se a loja que nos vendeu uma carreto fechar, podemos reclamar junto do importador... problema talvez maior é se são a mesma entidade :)
« Última modificação: 01:28 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #38 em: 01:38 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
boas

é certo e sabido que as garantias sejam elas quais forem se não partirem de um ponto de honestidade e boa vontade irão dar sempre grandes problemas e lavar de mãos por parte dos intervenientes e responsáveis pelo produto em causa

o que escrevi mais acima e no fundo queria dizer é que quem tem a  responsabilidade de se mexer e tentar resolver os problemas inerentes a uma reclamação são sempre por parte de quem vendeu,ficando a parte de quem comprou aguardar resposta concreta e plausível sobre a causa do sucedido claro está que me refiro unicamente a produtos,materiais abrangidos por garantia (obrigatória no caso Português de 2 anos)

claro está também que muitas das vezes seja por má vontade,incompetência ou negligencia a resolução dos problemas não chega a bom porto e assim sendo nestes casos terá que se recorrer ás devidas instâncias para tentar resolver os mesmos,o que normalmente se acabará por concluir que não vale a pena quer seja pelo valor a despender quer pelo tempo de morosidade

moral da historia
compra barato se partir deita fora e compra outro,no fundo acaba por ser o que define a sociedade de consumo hoje em dia (infelizmente)
Abraço
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #39 em: 09:42 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Não vou fazer citações porque há textos muito grandes,  a minha opinião mantém se,  ou seja:
- o vendedor é o responsável e que fale com a marca muito bem claro.

Quanto a uma coisa dita que a responsabilidade  do vendedor é zero não percebo isso,  nem ninguém que leia a legislação atinge isso.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #40 em: 19:51 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Só  vou acrescentar duas coisas.
O caso que contei é  real embora o veiculo nao tenha sido uma bicicleta. Alem deste caso tive mais dois em que a cadeia de distribuição foi chamada ao processo.
Actualmente existe um prazo máximo de 30 dias para reparação de uma avaria em garantia.
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 20:22]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 18:55]

Comprar barco por AlvaroAlves98 [Hoje às 18:48]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [Hoje às 16:28]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [Hoje às 14:30]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]