collapse

Autor Tópico: Marca NBS/TICA/BARROS  (Lida 5239 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Marca NBS/TICA/BARROS
« em: 17:11 Quinta, 29 de Setembro de 2016 »
boas

gostaria de saber a vossa opinião acerca destas marcas

qualidade

assistência

fidelidade

pergunto porque ando para aqui indeciso na compra de um carreto de surf cast de gama media

como não tenho conhecimento acerca das cujas marcas em questão,gostaria de ter uma opinião da vossa parte

os carretos em questão são:

TICA GALANT LONG CAST 5000-595GR RATIO 5.2.1

NBS MEGA SURF-580GR RATIO 4.6.1

BARROS QUEST 7000-545GR-RATIO 4.9.1


obrigado
Abraço
 

Offline nelson sampaio

Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #1 em: 19:35 Quinta, 29 de Setembro de 2016 »
eu para mim existem 3 marcas barros, tica e tubertini
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #2 em: 20:09 Quinta, 29 de Setembro de 2016 »
boas

Nelson
 tens alguma opinião sobre este carreto barros surf quest?
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #3 em: 20:28 Quinta, 29 de Setembro de 2016 »
já agora uma pergunta de mera curiosidade

destas rrês marcas quais as origens nacionalidades das mesmas

chinesas?
Abraço
 

Offline nelson sampaio

Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #4 em: 11:37 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
acerca do carreto não posso opinar
para mim os carretos tubertini são razoáveis
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
já agora uma pergunta de mera curiosidade

destas rrês marcas quais as origens nacionalidades das mesmas

chinesas?
acredito que das três todas são fabricadas na china
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #5 em: 12:30 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Eu gosto da Tica... e a assistência é boa ;)
Afonso
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #6 em: 20:23 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
boas

acabei por optar por este



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

o representante é em Mafra (anaquatico)

dos 3 que andei a ver parece-me ser o mais equilibrado,com um trabalhar muito certinho a seco claro

vamos ver como se porta no molhado  :205:
« Última modificação: 20:32 Sexta, 30 de Setembro de 2016 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #7 em: 10:08 Domingo, 02 de Outubro de 2016 »
boas

fui ontem experimentar o carreto

1º sitio no canto praia de Carcavelos (bom trabalhar,leve e certinho)

2º-sitio pontão em belem vazante aqui tive que trocar a bobine match para normal que está catrafiada com 0,45 trouxe um bocado  tábua de solho  tipo as que se usam nos andaimes para terra  ;D

a cana que usei foi a barros maré alta 4,50m telecopica,chumbadas 120 e 140

quantos as bobines match (acho a coisa muito sensivel e facil de quebrar uma com a,20m outra com 0,25m ambas com monofilamento e acrescento de cerca de 10m de 0,40m)

não estou muito habituado a fazer o nó de sangue usei o tradicional de unir linhas linhas
« Última modificação: 10:12 Domingo, 02 de Outubro de 2016 por ze carlos »
Abraço
 

Offline louko

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Terça, 26 de Maio de 2015
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #8 em: 11:44 Sexta, 23 de Dezembro de 2016 »
VIVA

dessas três marcas a única que tem fabrica própria é a TICA.
a NBS e a Barros não tem fábrica.
Apesar de serem empresas portuguesas.

Até há carretos da barros e nbs praticamente iguais, só muda a estética, por dentro a mecânica é exactamente igual.

Quanto à assistência, sei que a NBS é boa. as outras não sei.

 a NBS trabalha muito com a  BANAX em canas e carretos.
por exemplo nas canas diz: engineering by NBS and made by BANAX

 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1408 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #9 em: 23:29 Sexta, 23 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
VIVA

dessas três marcas a única que tem fabrica própria é a TICA.
a NBS e a Barros não tem fábrica.
Apesar de serem empresas portuguesas.

Até há carretos da barros e nbs praticamente iguais, só muda a estética, por dentro a mecânica é exactamente igual.

Quanto à assistência, sei que a NBS é boa. as outras não sei.

 a NBS trabalha muito com a  BANAX em canas e carretos.
por exemplo nas canas diz: engineering by NBS and made by BANAX

 

Já foi assim...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #10 em: 00:10 Sábado, 24 de Dezembro de 2016 »

boas

o que me levou a comprar o carreto foi

preço pelo qual o adquiri comprado numa loja que até aos dias de hoje não tenho nenhuma razão de queixa antes pelo contrario
peso á medida do que pretendia
visual que me agradou
quanto a assistência sei que o representante tem as suas instalações em Mafra o que para mim pouco me importa ou diz respeito,comprei com factura e com respectiva garantia sendo que se avariar por defeito de fabrica será quem mo vendeu que terá de resolver
até ao momento e depois de cerca de 20 pescas feitas umas quantas grades e alguns peixes tirados continua a funcionar normalmente como no 1º dia
por esse motivo estou agradado com a aquisição que fiz independentemente
do local ou de quem fabricou

se a marca é Portuguesa melhor ainda é sinal que o dinheiro que despendi ficou em casa o que é sempre bom

já dizia a fabrica das bolachas

``é Nacional é bom``

 :)) :))

« Última modificação: 00:17 Sábado, 24 de Dezembro de 2016 por ze carlos »
Abraço
 

Offline cesar luis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 378
  • Agradecido: 12 vezes
    • povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:53 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #11 em: 17:29 Segunda, 26 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
VIVA

dessas três marcas a única que tem fabrica própria é a TICA.
a NBS e a Barros não tem fábrica.
Apesar de serem empresas portuguesas.

Até há carretos da barros e nbs praticamente iguais, só muda a estética, por dentro a mecânica é exactamente igual.

uantQo à assistência, sei que a NBS é boa. as outras não sei.

 a NBS trabalha muito com a  BANAX em canas e carretos.
por exemplo nas canas diz: engineering by NBS and made by BANAX

 
epa ,voce deve ser dos poucos a falar bem dessa assistencia,quanto a mim e miseravel,fojem as garantias,inventam mil  e uma desculpas para nao arcarem com o prejuiso,sendo sempre o consumidor final o culpado e a pagar as reparaçaoes ou assitencias.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #12 em: 19:17 Segunda, 26 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
VIVA

dessas três marcas a única que tem fabrica própria é a TICA.
a NBS e a Barros não tem fábrica.
Apesar de serem empresas portuguesas.

Até há carretos da barros e nbs praticamente iguais, só muda a estética, por dentro a mecânica é exactamente igual.

uantQo à assistência, sei que a NBS é boa. as outras não sei.

 a NBS trabalha muito com a  BANAX em canas e carretos.
por exemplo nas canas diz: engineering by NBS and made by BANAX

 
epa ,voce deve ser dos poucos a falar bem dessa assistencia,quanto a mim e miseravel,fojem as garantias,inventam mil  e uma desculpas para nao arcarem com o prejuiso,sendo sempre o consumidor final o culpado e a pagar as reparaçaoes ou assitencias.

boas

acho que é opinião generalizada e assunto controverso (MARCA NBS )

gostava que se pudessem me dessem um esclarecimento caso saibam:

comprei um carreto desta marca acerca de 3 meses numa loja
essa loja passou-me a respectiva factura com os impostos inerentes
caso haja algum problema com o carreto que seja notório defeito de fabrico
exemplo:
no caso de mau funcionamento do mecanismo,exemplo de quebra de rolamentos,roda de coroa ou veio sem fim...


não é a loja que tem que responder pela garantia do material?

nestes casos acho que os consumidores finais não têm que ter nenhum tipo de iteração com a marca seja ela qual for,até porque me parece que a marcas na sua maioria ou mesmo totalidade não vendem nada directamente ao consumidor final


Abraço
 

Offline cesar luis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 378
  • Agradecido: 12 vezes
    • povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:53 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #13 em: 20:24 Segunda, 26 de Dezembro de 2016 »
raramente o consumidor final tem contacto com a marca ou importador,ora vejamos,voce entrega o carreto na loja,o lojista por sua ves envia para a marca,se a marca disser que e mau uso ou falta de alguma manutençao da sua parte.e nisso que o lojista se vai basear,a marca defendesse com a avaliaçao deles de mau uso por sua parte,o lojista vai se defender em base naquilo que a marca alegou,ora e raro o caso  em que o lojista e que vai pagar os custos de reparaçao do carreto
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #14 em: 20:41 Segunda, 26 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
raramente o consumidor final tem contacto com a marca ou importador,ora vejamos,voce entrega o carreto na loja,o lojista por sua ves envia para a marca,se a marca disser que e mau uso ou falta de alguma manutençao da sua parte.e nisso que o lojista se vai basear,a marca defendesse com a avaliaçao deles de mau uso por sua parte,o lojista vai se defender em base naquilo que a marca alegou,ora e raro o caso  em que o lojista e que vai pagar os custos de reparaçao do carreto

nesse caso há que exigir há loja uma nota escrita  carimbada e assinada pela marca dizendo que o estrago não se deve a um defeito de fabrico,mas a um mau manuseamento ou falta de cuidado
para que não haja duvida que é a própria marca que se está a cortar a assumir a responsabilidade

se é esse o caso que costuma acontecer com a marca em causa,ficarei céptico e de pé atrás tal qual como falas
caso assim não seja e até ver não tenho nada a apontar
Abraço
 

Offline louko

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Terça, 26 de Maio de 2015
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #15 em: 17:08 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
O lojista é o elo de contacto entre a marca e o cliente.

eu sou lojista, e é muito difícil explicar ao cliente que a marca não assume a garantia.

quanto à assistencial NBS, tive ontem a primeira má experiência.

Segundo eles, o carreto avariou porque o peixe era muito grande. o que é certo é que ele não era assim tão grande, a embraiagem estava aberta, e ele partiu-se.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #16 em: 17:56 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
A marca é sempre a responsável pela garantia. Podes comprar uma coisa qualquer num lado qualquer e ir a outro representante qualquer da marca que eles sendo representantes têm que avaliar a questão da garantia.

Depois tens é a aceitação ou não dessa avaria como garantia.

Tens lojistas mais ou menos "porreiros" e muitos que conheço, até fazem mais que as próprias marcas para não "queimarem" um cliente.

Casos houve de carretos shimano (uma grande marca cuja assistência técnica andou em tempos pelas ruas da amargura) que foram para a loja e o próprio lojista reparou à sua conta certas avarias que estavam ao abrigo da garantia pois sabia que apesar da shimano lhe dar assistência iria demorar tempo demais para uma reparação tão leviana (haviam carretos com reparações e 3 meses ou mais).

Há ainda casos (Barros por exemplo) em que um determinado lojista alegou que o problema teria sido mau uso e que a marca quando contactada diretamente resolveu o problema sem entraves.

Isto para dizer o quê: há politicas diferentes de marca para marca, e de lojista para lojista, e por vezes o que hoje é uma verdade amanhã pode não ser. Como disse, a shimano há tempos andou com uma politica pós venda vergonhosa... agora está bem melhor, mas pode haver um ou outro caso que a resolução final não seja do agrado do cliente, e isso pode dever-se à própria marca, ao lojista que faz de ponte entre cliente e marca etc...

Infelizmente a NBS, marca que tinha em grande consideração (e ainda tenho), tem de vez em quando, alegadamente, tomado atitudes que não são muito abonatórias e têm surgido algumas reclamações de malta sobre a sua politica pós-venda: canas cujos elementos são tão ou mais caros que a própria cana (em canas de boia tem sido uma recorrente), carretos cujas reclamações não são atendidas por motivos absurdos... Pode ser (e espero que seja) uma situação temporária pois a marca tem uma gama de produtos de grande interesse (para mim), mas este problema já tem algum tempo e não se tem visto melhorias, o que é pena pois uma grande marca queimar-se a ela própria e pelo menos da fama já não se livra pois basta andar um pouco por esses fóruns para constatar isso mesmo.

Mas atenção, não estou a dizer com isto que a NBS é uma marca má ou tem um mau representante (anaquático), muito pelo contrário... tenho algumas coisas deles e estou bastante satisfeito, e há uma cana de barco (steel power) que ajudei um amigo a comprar e ele está super satisfeito. Quando se estragar, logo se vê se as reclamações são verdadeiras, mas já lhe disse para estimar bem a cana.

Abraço

P.S. - Entretanto já tem o carreto, comprou-o pois foi o que lhe pareceu o melhor para as suas necessidades, tem-lhe servido e gosta dele...  use e abuse e que ele se queime depois de rebocar 15 ou 20 traves cá para fora. Apesar de tudo e nessa gama de preço não foi uma má escolha.



« Última modificação: 18:00 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por dpeneireiro »
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #17 em: 18:01 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Exemplo:
Colmic numa cana de 400€ venderam me o elemento de ponteira por 50/60€ pra menos,  e é onde tem mais passadores tudo fuji claro.

Boa ou má no meu caso foram impecáveis, já não tinha garantia mas não me senti prejudicado.

Há outras que depende se quem partiu a cana é amigo ou não...os clientes deviam ser todos iguais mas pronto.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #18 em: 18:30 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O lojista é o elo de contacto entre a marca e o cliente.

eu sou lojista, e é muito difícil explicar ao cliente que a marca não assume a garantia.

quanto à assistencial NBS, tive ontem a primeira má experiência.

Segundo eles, o carreto avariou porque o peixe era muito grande. o que é certo é que ele não era assim tão grande, a embraiagem estava aberta, e ele partiu-se.

boas

não concordo muito com a parte (O lojista é o elo de contacto entre a marca e o cliente)

acho que o lojista é o único com responsabilidade perante o cliente sendo que foi o lojista que vendeu e passou a factura do material
acho que o cliente não é obrigado a saber quem é o representante ou propriatario dessa mesma marca
se comprar uma carcaça na padaria que traga bolor quem tem que resolver o problema é a padaria mesmo que essa mesma carcaça já tenha vindo assim da panificadora


no caso desse carreto ter avariado por o peixe ser grande demais :))

o que lhes respondeste??
« Última modificação: 18:33 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por ze carlos »
Abraço
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #19 em: 19:03 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Zé Carlos, acho que isso não é assim tão linear.

Há até casos em que nada passa pelo vendedor e o produtor/ importador são contactados diretamente e têm processos bem montados de recolha/ encaminhamento/ devolução do material após reparação (mesmo que se contacte o vendedor numa primeira fase, depois segue-se o processo "montado" pelo produtor/ importador).

A própria legislação define a "responsabilidade direta do produtor" (artigo 6º): Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

No entanto, o vendedor não é excluído desta equação...

No meu entender, o papel principal do vendedor no meio disto tudo até pode ser no sentido de deixar de comprar marcas cujo produtor/ importador não tenham qualidade suficiente nos seus produtos e/ou que não tenham um serviço pós venda em condições (até porque, havendo problemas, acaba por ser também o vendedor que fica com esse problema para resolver...).

Pela leitura que faço da legislação e outra documentação, a responsabilidade pode ser apenas do produtor (defeitos de fabrico) mas também do vendedor... no exemplo que dás, a responsabilidade pode ser do vendedor, caso o pão tenha chegado à loja em condições (nesse caso é o vendedor que terá que assumir a responsabilidade).

« Última modificação: 19:08 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #20 em: 19:28 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Para mim a responsabilidade é do vendedor.  Acontece que o consumidor PODE pedir direto ao produtor.  Quando se escreve PODE quer dizer se que é uma opção adicional.
Isto para mim claro.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #21 em: 19:45 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Sim, é verdade o que dizes, pois no artigo 3º escreve-se:
1 — O vendedor responde perante o consumidor por
qualquer falta de conformidade que exista no momento
em que o bem lhe é entregue.

A questão aqui é que isto está em cadeia e acaba por ir parar ao produtor/ importador (reforço que muitas vezes é o importador que tem processos definidos de recolha/ transporte/ reparação de equipamentos. Isso na informática/ eletrónica é habitual).

Já tive situações em que a resposta da marca foi muito melhor do que a do vendedor...


Aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre fala-se em responsabilidade solidária:

43. O consumidor pode exigir os seus direitos simultaneamente ao vendedor e
ao produtor?
Pode. Sendo a sua responsabilidade solidária, ambos têm a obrigação de sanar o
defeito, apesar de o consumidor poder exercer direitos junto do vendedor que não
pode junto do produtor.
A sanação do defeito por um deles liberta o outro da obrigação. O que pode
acontecer neste caso é que, quem tiver cumprido a obrigação, tem direito a exigir do
seu fornecedor o ressarcimento de todos os prejuízos que teve com o cumprimento
da obrigação (ver questões 50 a 55).
« Última modificação: 19:52 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #22 em: 21:41 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Vou tentar dar mais umas explicações. Uma das minhas funções na empresa era exactamente "garantias e assistência técnica".

Ora bem, analisando o artigo 3º (que o A.G.A transcreveu)  "1 — O vendedor responde perante o consumidor por
qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue."

Por muitas voltas que se dê e por muitos artigos que se leam uma coisa é verdade: O vendedor é o elo de ligação entre o consumidor e o fabricante/importador. Vamos pôr de lado as situações em que o vendedor é porreiro e quer ajudar e por vezes resolve ele as situações porque sabe que o fornecedor vai dar nega.

Vamos ver um exemplo: o cliente comprou uma bicicleta nova e passado dias o quadro partiu-se e o gajo caíu e partiu uma perna. O cliente vai ao lojista accionar a garantia e ser ressarcido das despesas efectuadas e dos dias de trabalho perdidos. O lojista envia a bicicleta para análise e a resposta do importador é negativa pois alega que o cliente fez mau uso do bem (pode alegar que andou a subir passeios, etc). O cliente não concordando vai pôr o lojista em tribunal (porque a factura que tem é do lojista) que por sua vez informa o tribunal que o importador é a empresa "X". Quando o tribunal chama ao processo o importador da bicicleta, este tem duas alternativas: Se o fabricante da bicicleta for da Comunidade Europeia o importador pode chamar ao processo o fabricante, que será o responsável final pela decisão do tribunal.
Por outro lado, se o fabricante da bicicleta não for da Comunidade Europeia o responsável é o importador.

Isto é verdade e tive alguns casos destes (não era bicicletas), felizmente muito poucos.

Agora falando de canas e de carretos, estamos a falar de artigos de pouco valor e não estou a ver ninguém ir para tribunal por causa de 100 ou 200 euros. As chatices são muitas, o tempo perdido é algum e o tempo de espera então nem se fala.  Mas na prática vamos ficar com esta idéia: o lojista é o intermediário entre o cliente final e o importador ou fabricante nacional.
« Última modificação: 23:41 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por kalvas, Motivo: Adicionar informação a pedido do autor »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra, ArmandoMendes

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #23 em: 22:02 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Tenho que rectificar uma frase na mensagem anterior mas não consigo editar a mensagem. Como é que faço ?
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #24 em: 22:20 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
boas

João

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


 Mas na prática vamos ficar com esta idéia: o lojista é o intermediário entre o cliente final e o importador ou fabricante nacional.

terá que ser sempre assim,uma vez que o importador ou fabricante não vende nada directamente ao consumidor final neste caso em concreto (material de pesca)

talvez por isso por vezes seja preferível  optar pelas decatlhons e similares
que tem por politica (partiu tome lá outro,sem levantarem grandes celeumas)
simples facil e sem chatices
Abraço
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #25 em: 22:48 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho que rectificar uma frase na mensagem anterior mas não consigo editar a mensagem. Como é que faço ?


No lado direito do botão " Inserir Citação (seleção)" tens um que diz " Modificar" não tens ?

É esse que deves usar.
Depois em baixo clicas em " Gravar".

Podes também justificar o porque da modificação em " Motivo para editar" num rectângulo pequenino por baixo do texto.





   
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #26 em: 22:59 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Claro está se for no prazo de edição de 15 minutos, senão pedes a um gestor qq que te dê um jeito.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #27 em: 23:01 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Pelo tempo em que foi editado já passou o tempo... :(
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #28 em: 23:06 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Ok. Obrigado ao Kalvas e ao José Maria. Já percebi.

Não vale a pena rectificar. Era só um pequeno pormenor. Se alguém tiver alguma dúvida eu esclareço.

 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #29 em: 23:42 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok. Obrigado ao Kalvas e ao José Maria. Já percebi.

Não vale a pena rectificar. Era só um pequeno pormenor. Se alguém tiver alguma dúvida eu esclareço.



Mensagem rectificada João.

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #30 em: 13:26 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
O vendedor é o responsável perante o comprador,  isto é a regra de resto são flores.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #31 em: 14:56 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
penso da mesma forma
Abraço
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #32 em: 22:41 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho que rectificar uma frase na mensagem anterior mas não consigo editar a mensagem. Como é que faço ?

Clique no 'modificar''
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #33 em: 23:33 Sexta, 30 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O vendedor é o responsável perante o comprador,  isto é a regra de resto são flores.
João,  o vendedor é  que dá  a cara perante o comprador mas legalmente a responsabilidade dele é  zero.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #34 em: 00:00 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
boas

João

quando se compra algo,a factura vem em nome da marca ou de quem a vende?
Abraço
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #35 em: 00:00 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O vendedor é o responsável perante o comprador,  isto é a regra de resto são flores.
João,  o vendedor é  que dá  a cara perante o comprador mas legalmente a responsabilidade dele é  zero.
Respeito a opinião mas discordo...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #36 em: 00:14 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Do site da comissão europeia, tal como lá está escrito:

Em conformidade com as regras da UE, um comerciante tem a obrigação de reparar, substituir, reduzir o preço ou reembolsar o consumidor se os bens adquiridos se revelarem defeituosos ou não forem idênticos ou não funcionarem como o anunciado.

Se tiver comprado um produto ou um serviço em linha ou fora de um estabelecimento (por telefone, por correspondência ou a um vendedor porta a porta), tem também direito a cancelar e devolver os bens adquiridos no prazo de 14 dias, por qualquer motivo e sem qualquer justificação.


Para mim é claro o descrito, agora se perante o comerciante o produtor ou importador tem obrigações, claro que sim.
Muitas vezes somos comidos com certas conversas de ah e tal vou mandar à fábrica, se for chinesice nem sabem onde é a fábrica.

Depois há a outra treta de já mandei e não aceitam,  quando nem mandaram nada,  claro que depende,  há de tudo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #37 em: 01:10 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Pessoal, aqui não se trata de discordar ou concordar, o que interessa é o texto de Lei.

Note-se que ninguém está a defender que o vendedor não é responsável (pela Lei, na relação com o consumidor, é responsável. Mas depois pode pedir a responsabilidade ao produtor/ importador. Mas a Lei também responsabiliza esse produtor/ importador diretamente na relação com o consumidor final (o consumidor final pode-lhe pedir responsabilidades diretamente).

A explicação do João Santos foi muito boa. Na prática é o que me refiro quando digo que isto está "em cadeia".

Está ou pode estar, porque em alguns casos a responsabilidade pode ser exclusivamente do vendedor (pode ter sido o vendedor que deixou degradar o bem, aí a responsabilidade será apenas dele, o vendedor pode ter acrescentado umas "jantes especiais" ao carro, que são da sua exclusiva responsabilidade).

Essa questão de ser a "loja que nos vende a dar a cara" é cada vez menos importante. Eu compro em várias lojas e não quero saber da cara de ninguém e não estou para me deslocar lá (em muitos casos).

Possivelmente, se lá vou, dão-me um contacto e eu procedo como me é indicado por esse contacto.

Há uns anos tive um problema com uma placa gráfica que comprei numa loja online muito conhecida. Contactei-os e eles "armaram-se em parvos"... "apresentei-lhes" a legislação, contactei o representante, e o processo começou a andar. A asus tinha o processo bem montado: imprimi etiquetas, levei aos correios, segui o tracking e recebi a placa devidamente reparada (não paguei um tostão e o prazo foi cumprido). A intervenção da loja foi praticamente nula em todo este processo. Mesmo que me tivessem ouvido desde o início, o processo iria sempre ser tratado da mesma forma, ou seja, pelo circuito definido pelo produtor/ importador/ representante.

Já em coisas "menores", com processos menos definidos, vou à loja e entrego o bem... às vezes os prazos não são cumpridos e já acabei por pedir o dinheiro de volta (é que o bem vai ter que ir para o produtor/ importador, etc...).

joaonumberone, a Lei portuguesa é uma transposição de diretivas, por isso tens razão em consultar. No entanto, parece-me que aqui o nosso legislador foi mais longe ao dar mais garantias ao consumidor português, responsabilizando, também, o produtor/ importador.

Na prática isso é bom para nós. Se a loja que nos vendeu uma carreto fechar, podemos reclamar junto do importador... problema talvez maior é se são a mesma entidade :)
« Última modificação: 01:28 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #38 em: 01:38 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
boas

é certo e sabido que as garantias sejam elas quais forem se não partirem de um ponto de honestidade e boa vontade irão dar sempre grandes problemas e lavar de mãos por parte dos intervenientes e responsáveis pelo produto em causa

o que escrevi mais acima e no fundo queria dizer é que quem tem a  responsabilidade de se mexer e tentar resolver os problemas inerentes a uma reclamação são sempre por parte de quem vendeu,ficando a parte de quem comprou aguardar resposta concreta e plausível sobre a causa do sucedido claro está que me refiro unicamente a produtos,materiais abrangidos por garantia (obrigatória no caso Português de 2 anos)

claro está também que muitas das vezes seja por má vontade,incompetência ou negligencia a resolução dos problemas não chega a bom porto e assim sendo nestes casos terá que se recorrer ás devidas instâncias para tentar resolver os mesmos,o que normalmente se acabará por concluir que não vale a pena quer seja pelo valor a despender quer pelo tempo de morosidade

moral da historia
compra barato se partir deita fora e compra outro,no fundo acaba por ser o que define a sociedade de consumo hoje em dia (infelizmente)
Abraço
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #39 em: 09:42 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Não vou fazer citações porque há textos muito grandes,  a minha opinião mantém se,  ou seja:
- o vendedor é o responsável e que fale com a marca muito bem claro.

Quanto a uma coisa dita que a responsabilidade  do vendedor é zero não percebo isso,  nem ninguém que leia a legislação atinge isso.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #40 em: 19:51 Sábado, 31 de Dezembro de 2016 »
Só  vou acrescentar duas coisas.
O caso que contei é  real embora o veiculo nao tenha sido uma bicicleta. Alem deste caso tive mais dois em que a cadeia de distribuição foi chamada ao processo.
Actualmente existe um prazo máximo de 30 dias para reparação de uma avaria em garantia.
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [Hoje às 21:42]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 20:22]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 18:55]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [Hoje às 16:28]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [Hoje às 14:30]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]