collapse

Autor Tópico: Bóias - troca rapida  (Lida 3890 vezes)

Offline joseferreira77

Bóias - troca rapida
« em: 20:55 Domingo, 25 de Setembro de 2016 »
Boas, isto não é novidade mas nas boias fixas para mudar rápido de bóia eu uso o tubo de silicone e mais duas borrachas na linha e não meto a linha pelas argolas das boias.

Quando se partem ou se quiser aumentar o tamanho é só tirar e meter. Tb tiro sempre a bóia da cana para vir embora.

Isto dito, alguém tem truques idênticos para boias de correr?  Estou a encontrar pesqueiros com muita profundidade e vou ter que comprar uma ou outra.

Não imagino como se conseguisse sem ter que cortar a montagem mas perguntando talvez haja material que desconheço.

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #1 em: 21:29 Domingo, 25 de Setembro de 2016 »
À exceção de umas boias que andam para aí que permitem pescar de forma fixa e a correr se lhe retirares a antena, penso que só mesmo cortando a montagem.
É sempre uma coisa chata, não tanto pelo cortar, mas por ter de fazer novamente os nós de correr, introduzir as missangas e afins..
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Offline nelson sampaio

« Responder #2 em: 22:32 Domingo, 25 de Setembro de 2016 »
também gostava de saber se existe algum método para boia de correr

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 09:45 Segunda, 26 de Setembro de 2016 »
Para passar de boia fixa para boia de correr, e vice versa, consegue-se. Agora mudar de boia só mesmo cortando.
Com uma boia que corra, escolhes o peso que quiseres, e fazes uma montagem normal, com um stopper em cima da boia, e outro por baixo. Se quiseres a boia fixa, juntas os stoppers á boia, se quiseres a correr, baixas o stopper de baixo todo ou até á altura pretendida.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline cesar luis

• Corvina
    • povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:53 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 13:26 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
ha uma forma sim senhor,tenho aqui um gadget qu mais tarde coloco fotos

Offline nelson sampaio

« Responder #5 em: 13:37 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ha uma forma sim senhor,tenho aqui um gadget qu mais tarde coloco fotos
estou curioso

Offline joseferreira77

« Responder #6 em: 13:53 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
aguardo também.

eu já tinha procurado no forum e encontrei uma ideia.

qualquer coisa como isto:

o grande para cima é facil de entalar no tubo do starlight. até dá jeito. mas na parte de baixo é mais complicado. claro que também só dá para boias de caneta e o facto de a linha não passar por dentro da boia é chato.

pescar com peões que afixam por destorcedor é uma coisa a que não me habituo e não gosto do chapiscar a entrar na água dos peões em geral.

Offline nelson sampaio

« Responder #7 em: 14:13 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
aguardo também.

eu já tinha procurado no forum e encontrei uma ideia.

qualquer coisa como isto:

o grande para cima é facil de entalar no tubo do starlight. até dá jeito. mas na parte de baixo é mais complicado. claro que também só dá para boias de caneta e o facto de a linha não passar por dentro da boia é chato.

pescar com peões que afixam por destorcedor é uma coisa a que não me habituo e não gosto do chapiscar a entrar na água dos peões em geral.

realmente isso é capaz de resultar

Offline commandxr

• Corvina
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
« Responder #8 em: 22:04 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
Existe um simples
tubo
Boas, isto não é novidade mas nas boias fixas para mudar rápido de bóia eu uso o tubo de silicone e mais duas borrachas na linha e não meto a linha pelas argolas das boias.

Quando se partem ou se quiser aumentar o tamanho é só tirar e meter. Tb tiro sempre a bóia da cana para vir embora.

Isto dito, alguém tem truques idênticos para boias de correr?  Estou a encontrar pesqueiros com muita profundidade e vou ter que comprar uma ou outra.

Não imagino como se conseguisse sem ter que cortar a montagem mas perguntando talvez haja material que desconheço.

Para mudar de boia a solução é cortar a linha, para mudar de gramagem ou simplesmente tirar o chumbo e estralho já podes colocar na ponta do multi o destorcedor transportador que é muito pratico fazer mudanças de gramagens e estralhos

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 23:10 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
Há uma maneira sim senhor,.....mas eu pessoalmente não gosto.

Digamos que estamos a pescar a inglesa no mar ,.....com piões. Usa-se este acessório e muda-se sempre que quiser de boia de correr ( diferentes gramagens , formatos , etc ) .

A boia tem de ter ranhura onde passar o destorcedor,.....e fica pendurada na linha, o que trabalha é esta pecinha

Trindade , o gradeiro do Oeste

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #10 em: 15:00 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
Desconhecia tal coisa....mas na minha opinião, e vale o que vale, mas esta malta quer ir a pesca e não quer ter trabalho a fazer montagens?? :) então ai é que esta o giro da coisa, tirar, trocar, procurar de uma maneira ou de outra, aida semana passasa estava a pescar com uma boia fixa de 20 gramas aos sargos, e como não estava a dar nada, e quase não havia corrente, mudei para uma boia da inglesa, moral da historia, continuei sem tirar nada, mas quem muda Deus Ajuda loooooooooooooooooool :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline nelson sampaio

« Responder #11 em: 19:19 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
tens andado atras deles

Offline joseferreira77

« Responder #12 em: 19:40 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
Epah eu gosto bem de fazer e refazer.

Mas penso sempre que o que podia tirar passou por lá no momento que estava a mudar a bóia!

Offline nelson sampaio

« Responder #13 em: 19:49 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
nesse caso mais vale apostares numa montagem e usar sempre a mesma podendo alterar somente a calibraçao

Offline commandxr

• Corvina
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
« Responder #14 em: 21:22 Segunda, 03 de Outubro de 2016 »
A mim aborrece-me e estar a fazer montagens na pesca, muitas vezes por culpa do vento ou chuva ainda pior, por isso tenho varias canas montadas para as diversas situações e consoante o pesqueiro e condições escolha a quero usar

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]