collapse

Autor Tópico: Cana achiga  (Lida 7504 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Cana achiga
« em: 10:10 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Boas malta , tenho2 canas de spinning mas todas elas têm a ponteira muito pouco sensivel , e sao de acçao mh , estava a pensar em comprar uma cana mais sensivel, entre 2-15 g por ai , vi esta cana da dechatlon Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre acham que é uma cana porreira ? Ha outras boas dentro destes valores?( não pode ser mesmo mais altos ,que aqui o ze povinho está com poucos euros
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Cana achiga
« Responder #1 em: 10:26 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Boas João Roque não conheço a cana em questão mas posso dizer-te que é usual usar-se uma cana de apenas um tramo na pesca ao achigã precisamente porque transmitem melhor os "sinais" tanto do peixe a atacar/provar a amostra como também do sentir o tipo de fundo que tens.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline nelson sampaio

Re: Cana achiga
« Responder #2 em: 11:46 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
parece ser uma cana porreira para o preço
por esse valor não é fácil de indicar uma cana
essas canas já são de gama media da loja
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Cana achiga
« Responder #3 em: 13:00 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Boas
Também na Decathlon tens a Daiwa Crossfire e a Shimano Catana, para o investimento cumprem muito bem. Já usei e muito estas 2 e também 1 Caperlan, neste caso a Ilicium L que custa o dobro das anteriores. Uso quase sempre vinis com montagem Texas, senkos, flukes , criaturas etc...., e todas produzem bons resultados. Vai à uma loja e pega nelas para sentires a "pega" e o peso de cada uma.
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Cana achiga
« Responder #4 em: 19:30 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
É isso mesmo vou ver lá na loja a qualidade da mesma , só tinha receio que a gramagem fosssr um pouco baixa para pesca ao achiga
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana achiga
« Responder #5 em: 21:55 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
 Nesta gama de preços (+-40€) esquece a comparação de modelos se o requisito for a sensibilidade... nenhuma vai ser famosa nesse aspecto! Existem alguns truques que podes fazer para aumentar a sensibilidade do teu conjunto sendo que o melhor deles é mesmo esse que estás a pensar fazer, passar de uma Medium Heavy para um Medium, ou até mesmo para uma Medium Light, contudo, quanto mais baixo desceres no poder da cana consequentemente mais baixarás na sua capacidade de lidar com amostras ou apresentações mais pesadas e é muito importante que tenhas isso em conta.
 
 Outros truques que podes adoptar são os seguintes:

-Opta pela cana que tenha a acção mais rápida possível, ou seja de ponteira, uma fast action ou, idealmente, uma extra fast action, evita de todo uma de acção mais lenta (moderate fast ou moderate) pois é mais uma coisa a servir de "amortecedor". Infelizmente verdadeiras extra fast action nesta gama de preços são muito raras, quase inexistentes.

-Escolhe uma cana que tenha o mínimo de material possível na zona do porta carretos! Ou seja, aquelas que não têm foregrip (um bocadinho de cabo á frente do carreto) nem material (EVA ou cortiça) nas laterais da zona onde está a rosca para o carreto, o ideal é teres o máximo de contacto possível entre os teus dedos e o blank da cana.

-Usa multi ou um flurocarbono de baixa elasticidade, evita nylon.

-Nas técnicas de contacto de fundo (Texas, Carolina etc etc) usa, sempre que puderes, pesos de tungsténio em vez de chumbo! O tungsténio transmite muito melhor a vibração de roçar no fundo, tendo infelizmente o inconveniente de ser carissimo, portanto, em zonas de muita prisão, mantém o chumbo como primeira opção.

 Infelizmente, e como referi, nesta gama de preços, mesmo com todos estes pequenos truques, a sensibilidade nunca vai ser brilhante. O melhor conselho que te posso dar é que adies a compra durante mais uns tempos e vás poupando mais uns trocos, a barreira dos 100€ é aquela onde já se começa a notar uma diferença assinalável no que á sensibilidade das canas diz respeito...
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Cana achiga
« Responder #6 em: 22:37 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Eu por acaso pensei que fossem sensiveis e frageis demais ,o problema é que o orçamento anda mesmo curto, e a maria mata me se gasto mais dinheiro em material de pesca lol

Eu vou dar uma olhadela à cana na loja a ver o que acho. Eu uso multi e fluor , o problema é que as canas que tenho são tão duras que não trabalho as amostras, arrasto-as, eu sinto bem os toques, o problema é o trabalhar da amostra. Fiquei mesmo deliciado com esta pesca, muito calma, pouco barulho , se eu não vivesse tão longe de barragens bem que ia mais vezes ! Obrigado pela ajuda quantum !!
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Cana achiga
« Responder #7 em: 22:58 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Outra coisa de me poderem ajudar, o meu velho é de uma terrinha perto de silvares , aquilo lá é o rio zezere , acham que valerá a pena levar umas amostras e metee na agua ?
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana achiga
« Responder #8 em: 23:10 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
 Não confundas sensibilidade com fragilidade! Nem penses que por uma cana ser bastante "ligeirinha" que isso significará que é sensível. Eu tenho canas de acção Heavy que te conseguem lançar 50 gramas sem esforço, que conseguem levantar a seco um achigã de 2kg, em suma, que são tudo menos frágeis, e apesar disso são extremamente sensíveis. Sensibilidade tem tudo a ver com a qualidade do blank, com a forma como ele transmite as vibrações das picadas, dos chumbos dos vinis a roçar no fundo, do oscilar de um crank enquanto nada etc etc...

 O trabalhar da amostra depende sim, e em grande parte, da acção e poder da cana. É essa a razão pela qual existem literalmente milhares e milhares de canas para o achigã com infindáveis combinações de acção, potencia, cw, comprimento etc etc...  pois existem igualmente milhares de amostras diferentes. Como nem todos podem, ou querem, ter 7 ou 8 canas diferentes só para o Achigã geralmente a malta opta por aquilo que é a acção mais universal, que é uma Medium Heavy de acção rápida. Contudo, lá por ser uma acção que permite fazer quase de tudo um pouco, não significa que seja ideal para tudo pois isso não existe! Deixo-te aqui o que escrevi em tempos noutro tópico acerca disto das canas e suas diferentes acções:

Inserir Citação (seleção)
Para terminar deixo-te exemplos, meramente indicativos atenção, de conjunto que se usam para determinadas amostras/tecnicas apenas para teres uma ideia mais certa do que acabei de dizer:

 Para pescar com cranks shallow e medium diver, pequenos Jerkbaits rigidos, poppers e outras amostras que tenham pequenas fateixas por exemplo:

Uma cana Medium, ou até mesmo medium light, 6.3" a 7.1" de comprimento, de acção moderada com um CW de 5 a 20 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 100 a 200 (casting) com um ratio baixo (para os cranks) ou medio (para as restantes).

 Para pescar com cranks deep diver, swimbaits pequenos e medios e grandes jerks, ou seja, amostras mais pesadas e que exercem mais pressão na agua:

Uma cana Medium Heavy de acção moderada, 6.6" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 2500 a 4000 (spinning) ou 200 a 300 (casting) com o ratio o mais baixo possivel.

 Para pescar vinis á Texas e Carolina, Spinnerbaits e jerks de plástico (tipo os Zoom Fluke) por exemplo:

Uma cana Medium Heavy a Heavy, de acção rápida, 6.6" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 100 a 200 (casting) com um ratio medio/ alto.

 Para pescar grandes Swimbaits e Alabama rigs por exemplo:

Uma cana Heavy de acção rápida ou extra rápida, 7.0" a 7.11" de comprimento, com um CW de 15 a 80 gramas juntamente com um carreto de tamanho 4000 (spinning) ou 300 (casting) com um ratio medio/lento:

 Para pitching em extruturas e rãs topwater por exemplo:

Uma cana Medium heavy a heavy, de acção rápida, 6.8" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 50 a 150 (casting) com um ratio alto/extra alto.


 Como já tinha referido no outro tópico isto tudo pode parecer um bocado confuso e deixar uma pessoa a pensar, "mas afinal de quantas canas/carretos preciso eu para pescar ao achigã?". A resposta é simples, precisar, precisar, precisas de apenas 1 conjunto!
 Agora, se quiseres explorar todas as tecnicas que existem para o achigã de forma eficaz e a fundo de modo a aumentares as tuas hipoteses de sucesso, possuir pelo menos uns 3 conjuntos de acções e comportamento diferentes torna-se um grande e precioso aliado.
 Acaba sempre por depender daquilo que estás disposto a investir, sendo que deves ter sempre em mente o seguinte, o importante é ires á pesca e divertir-te!  :)



 Agora cabe-te a ti decidir qual a acção que melhor se adequa ás técnicas que mais usas... ;)

 
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Cana achiga
« Responder #9 em: 23:18 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Eu por acaso la tinha lido esse teu post, eu como tenho mais 2 canas estava a pensar em usar esta para amostras com fateixas à mostra, ja que é mais progressiva, para vinis e afins já tenho as outras que ferram bem ,uma delas ate é de spinning de mar , queria uma cana mais para mandar uns pequenos cracks e umas medalhas e tal, no fundo algo mais ligeiro, ate mesmo para tentar apanhar outras especies
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana achiga
« Responder #10 em: 23:28 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu por acaso la tinha lido esse teu post, eu como tenho mais 2 canas estava a pensar em usar esta para amostras com fateixas à mostra, ja que é mais progressiva, para vinis e afins já tenho as outras que ferram bem ,uma delas ate é de spinning de mar , queria uma cana mais para mandar uns pequenos cracks e umas medalhas e tal, no fundo algo mais ligeiro, ate mesmo para tentar apanhar outras especies

 Nesse caso não mates mais a cabeça, aquilo que precisas é uma Medium de Acção moderada, moderada rápida! E não te preocupes em demasia com a sensibilidade, estamos a falar de amostras de movimento...  vais sentir bem as picadas mesmo com uma cana com menos sensibilidade. A sensibilidade interessa principalmente para as técnicas de fundo. E não te preocupes igualmente com um CW relativamente baixo...  a maioria dos cranks médium e shallow divers e das medalhas pesam menos de 10/12 gramas...
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Cana achiga
« Responder #11 em: 07:45 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
A maioria das amostras que eu tenho para achiga pesam entre 4 e 11 g , medalhas etc
É complicado encontrar canas de spinning de agua doce aqui na minha zona,as lojas normalmente so tem de mar , a única que tem aqui perto é mesmo a dechtlon ,hoje a noite depois de sair do trabalho vou la dar uma saltada.
Preciso de uma MF e não é preciso lançar muito é isso? Vamos la a ver o que há lá
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana achiga
« Responder #12 em: 10:23 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A maioria das amostras que eu tenho para achiga pesam entre 4 e 11 g , medalhas etc
É complicado encontrar canas de spinning de agua doce aqui na minha zona,as lojas normalmente so tem de mar , a única que tem aqui perto é mesmo a dechtlon ,hoje a noite depois de sair do trabalho vou la dar uma saltada.
Preciso de uma MF e não é preciso lançar muito é isso? Vamos la a ver o que há lá

Sim! Como não vai ser a tua única cana e as outras que tens são Medium Heavy é esse o caminho a seguir... diversificar!
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Cana achiga
« Responder #13 em: 10:55 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Obrigadao , vou optar por uma ligeira então,assim mesmo que va para outras paragens posso usa la , na ouvi falar das trutas na serra da estrela, qualquer dia vou lá!
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Cana achiga
« Responder #14 em: 11:04 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Recomendado por um dos funcionários da Decathlon, pescador de achigã que tinha ele adquirido uma igual, comprei a cana CAPERLAN WIXOM 200 ML - 2.00m - 120g - Ação 3,5-10,5g ML - 99,99€ . Só te digo que é um espectáculo a lançar. Foi testada aqui no mondego, com várias amostras entre elas até popers. Abençoado dinheiro que dei por ela. Para alem de trazer um estojo em plástico reforçado para o transporte no carro. Pois estas canas inteirissas tem esse inconveniente. Boas pescarias.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]