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Autor Tópico: Revisão/Manutenção carretos  (Lida 9030 vezes)

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Offline Cocas

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Revisão/Manutenção carretos
« em: 17:49 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Boas pessoal,

Alguém sabe ou conhece alguém que faça revisões ou manutenções em carretos.

No meu caso gostava de fazer a revisão 2 Shimano Super Ultegra e a 1 Shimano Biomaster SW4000XG.

Já agora se os carretos ainda tiverem na garantia perdem a mesmo ou não?

Obrigado
Rui Gonçalves
 

Offline FilipePC

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #1 em: 17:52 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Se forem abertos sim, perdem a a garantia. Deves ir a loja e eles que tratem disso. Caso não queiras, assumes que a partir daquele momento, preferes ser tu a fazer a manutenção.
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Offline Cocas

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #2 em: 19:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
E no caso de já não estar na garantia! A revisão faz-se na marca, é o pessoal da loja que faz, ou há por ai pessoal que faz esse serviço?

Obrigado
Cocas
 

Offline FilipePC

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #3 em: 19:22 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Existem os 3 conceitos. Existem lojas que tem quem faça. Existem pessoas por certas zonas que o fazem também. Na loja de pesca perto de ti questiona se tem alguem.
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Offline Cocas

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #4 em: 19:30 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Eu compro quase tudo na Idealtorrense, sabes se têm alguém que faça? Mas também há lojas por aqui que posso perguntar.

Cumprimentos
Cocas
 

Offline FilipePC

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #5 em: 19:37 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Sim têm uma pessoa que trata dos carretos e que percebe muito do que faz.
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Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #6 em: 10:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Se compras tudo na Ideal é melhor deixares lá mesmo os ditos cujos... ;)
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Offline pjc

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #7 em: 15:43 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Isso da manutenção, com alguma paciência, mesmo tu a fazes e por experiencia própria, fica muito melhor, dos meus carretos apenas um foi para a manutenção e foi mal montado, partiram uma peça, perderam outra, e uma mola toda torcida, resultado o fio enrola mal, faz cabeleiras e agora vamos ver como a loja vai resolver a situação. O meu problema é que não tenho utilizado o carreto e já lá vão 2 meses, e como sou iniciado, não dei pelo problema e em conversa com um amigo lá vimos o que se passava, abri a asa do carreto e até doeu ver o que tinha sido feito, a pessoa que faz as manutenções tem bastante experiencia.
Resumindo, não gostei da limpeza que foi feita ao carreto e entretanto tive uns azares com 2 Ultegras que caíram do espeto com as ondas, isto na estreia, foi uma tarde a limpar e lubrificar, impressionante a quantidade de areia que entrou passado uns tempos foi o de spinning com o vento foi parar á água dentro do saco com a cana, mais uma tarde a desmanchar e limpar, os dois que uso no Kayake também já sofreram bastante dentro de água e de vês em quando lá os abro.
Um pouco de paciência e tempo, uma mesa grande para "espalhar" as peças, ferramentas, petróleo, WD40, óleo de maquina de costura e massa de litiun, tudo se faz.
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Offline Cocas

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #8 em: 16:32 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Eu até me ajeito e entretanto até me atrevo a abrir um, mas tenho algum receio em estragar. Mas um dia destes com tempo e paciência vou tentar, nem que seja um velhinho que tenho por aqui só para ver se consigo voltar a montar sem sobrar peças.

Cumprimentos
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Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #9 em: 17:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Eu já vou dando uns toques com os meus....mas se estiverem na garantia....meu amigo !!! Loja com eles, não vá o diabo tece-las.  ;)
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #10 em: 18:02 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Se estão dentro da garantia, aconselho a não mexer.
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Offline tiagopacheco

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #11 em: 09:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Eu da experiência que tenho disto da "Pesca", do Material, Lojas, Garantias, Marcas etc...

... Prefiro abrir eu o carreto, e tratá-lo como ele merece...

Mas também digo que não é para todos... especialmente alguns modelos... Importante é fazer as coisas com calma, muita atenção aos pormenores e à ordem e posição das coisas... Qualquer um consegue.. pelo menos Shimanos...

Agora... Sei de lojas onde a manutenção é tipo "spit polish" ... garantias ... sabem o carreto não vai à marca, vai ao importador ...

Agora tenham em mente uma coisa... uma manutenção profunda e bem feita, leva muitas horas, se ... vos cobram 5 ou 10€ têm de ter a percepção que a coisa não levou muitas horas, e sim 15 minutinhos... portanto deixo isto à ideia de cada um ;)
 

Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #12 em: 14:01 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Sou obrigado a concordar contigo tiagopacheco. O trabalho que dá por meia duzia de tostões é de estranhar !! E nem toda a gente tem a capacidade ou o gosto de pegar num carreto e trata-lo como merece ;)
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Offline canivete

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #13 em: 14:38 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Vou deixar-te mais um local embora já estejas bem entregue(Filipe) a loja pesca  Maresia




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Manuel Matos
 

Offline Cocas

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #14 em: 12:53 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Obrigado pessoal :fixe:

Acho que entretanto vou arriscar, pelo menos num Super Ultegra que já não está na garantia.

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Offline pjc

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #15 em: 13:04 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Força nisso, um “truque” que aprendi, á medida que vou desmontando, vou logo limpando e montado. Assim evitas ter muitas peças “soltas”.
Vai tirando umas fotos e coloca as peças sempre por ordem em cima da mesa, assim evitas montar mal as peças, já me aconteceu colocar um casquilho ao contrario e depois ter que desmanchar tudo.
O primeiro é sempre o mais difícil.
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #16 em: 13:07 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
O que pensei foi ir filmando o que faço para se me esquecer de alguma coisa poder ver.

Cumprimentos
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Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #17 em: 15:00 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Isso ´dá uma trabalheira do caraças mas sem trabalho nada se consegue
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #18 em: 19:49 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
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Isso ´dá uma trabalheira do caraças mas sem trabalho nada se consegue
E no final temos a satisfação de conhecer bem melhor as qualidades e características do equipamento! :)
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #19 em: 20:02 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
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Isso ´dá uma trabalheira do caraças mas sem trabalho nada se consegue
E no final temos a satisfação de conhecer bem melhor as qualidades e características do equipamento! :)

É uma verdade, de facto !
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #20 em: 20:10 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Por experiência própria acrescento que, a partir do momento que me iniciei na manutenção do meu equipamento, que comecei a usufruir e a me divertir bastante mais na pesca
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Offline tiagopacheco

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #21 em: 21:40 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Nos meus tópicos tenho fotos, mas por norma tiro poucas porque com as mãos todas seujas do óleo, combinadas com a máquina não fica nada bem lol
 

Offline Pesqueiro Alto

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #22 em: 10:41 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
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Nos meus tópicos tenho fotos, mas por norma tiro poucas porque com as mãos todas seujas do óleo, combinadas com a máquina não fica nada bem lol

Para além do carreto ainda terás de fazer a manutenção à máquina hahahaha  :D
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Offline pjc

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #23 em: 11:36 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
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Nos meus tópicos tenho fotos, mas por norma tiro poucas porque com as mãos todas seujas do óleo, combinadas com a máquina não fica nada bem lol

Para além do carreto ainda terás de fazer a manutenção à máquina hahahaha  :D

Fica logo oleada, é o 2 em 1.
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Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #24 em: 16:05 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Na idealtorrense fica melhor do que fazer na marca ;)
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Offline tiagopacheco

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #25 em: 18:17 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Em casa também :D
 

Offline Cocas

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #26 em: 22:13 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Epá na minha não sei! hehe

Mas quando tiver um tempinho vou tentar.

Cumprimentos
Cocas
 

Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #27 em: 22:49 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
qual é a ferramenta que usam para o parafuso do pickup do super ultegra? é aquele que tem de se tirar por dentro mas as chaves não dão.
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #28 em: 13:18 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Há carretos com uma porta para lubrificar.

Um aspeto a considerar na compra.
 

Offline tiagopacheco

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #29 em: 17:17 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Sim... mas isso só resolve a parte do "por"... não a do tirar e limpar a massa velha... E por ai também nao se chega a todos os lados...
 

Offline Nuno Xavier

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #30 em: 20:24 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
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... petróleo, WD40, óleo de maquina de costura e massa de litiun, tudo se faz.

Petróleo é bom para lavar as peças.
O DW40 só serve para o mesmo propósito. Não serve mesmo para mais nada. É um veneno que seca qualquer peça.
A massa de Litium só vai provocar mais desgaste nas peças se estas não forem de boa qualidade.
 

Offline pjc

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #31 em: 00:11 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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... petróleo, WD40, óleo de maquina de costura e massa de litiun, tudo se faz.

Petróleo é bom para lavar as peças.
O DW40 só serve para o mesmo propósito. Não serve mesmo para mais nada. É um veneno que seca qualquer peça.

Para limpar utilizo os, petroleo e WD40, agora isso da massa de litiun não sabia. O que aconselhas para substituir a massa?
A massa de Litium só vai provocar mais desgaste nas peças se estas não forem de boa qualidade.
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Offline Nuno Xavier

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #32 em: 02:29 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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Para limpar utilizo os, petroleo e WD40, agora isso da massa de litiun não sabia. O que aconselhas para substituir a massa?
A massa de Litium só vai provocar mais desgaste nas peças se estas não forem de boa qualidade.

Algumas curiosidades sobre o Litio...

Inserir Citação (seleção)
...Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água...
... Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo (ou família) 1 (anteriormente chamado 1A), entre os elementos alcalinos...
Como os outros metais alcalinos, o lítio puro é altamente inflamável e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, à água. Além disso é corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulação para evitar o contato com a pele. Deve-se armazená-lo num hidrocarboneto líquido inflamável como, por exemplo, a gasolina. O lítio é considerado ligeiramente tóxico.

Estas são algumas das maleitas do Litio. Sei também que não está em estado puro nessa milagrosa massa.
É um metal macio por isso é largamente utilizado para "papar" folgas, mas... depois o resultado!?

Existem partes no carreto que devem ficar lubrificadas, mas quase secas. É o caso do anti-retrocesso. Aqui sim o oleo fino faz milagres. Peças muito bem lavadas e duas ou três gotas está bom.

Os discos da embraiagem da bobine basta chupar o excesso de gordura com papel de cozinha.

Para o resto uma massa sintética com protetor de Teflon. (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
Se acharem muito grossa podem diluir com um pouco de óleo sintético para motores a dois tempos.

Ou podem sempre comprar na vossa loja uma massa da Penn ou da Ardent.
« Última modificação: 02:31 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 por Nuno Xavier »
 

Offline pjc

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #33 em: 02:39 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pela dica.
Os meus estão cheios de massa, daqui a uns tempos tenho que os limpar.
E se substituir a massa por vaselina? Ou Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 02:46 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 por pjc »
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #34 em: 09:27 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
as caracteristicas enunciadas do litio não podem ser transpostas dessa forma, o litio também é usado para o controle de perturbações mentais (doenças) e não é por isso que os carretos ficam a bater mal, ou bem :P
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Offline Zé Maria

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #35 em: 10:54 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Xavier, as tuas afirmações sobre as massas de lítio estão completamente erradas. Dá uma leitura no artigo da wikipedia sobre sabão de lítio : Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre .

O lítío NÃO é usado na forma metálica nem serve para "papar" folgas. O lítio não tem funções lubrificantes, mas é sim a base do agente saponificador (espessante) dos óleos que compõe massa: Serve para lhes dar consistência (daí o nome comum de "massa consistente"). As vantagens dos sabões de lítio é que aguentam altas temperaturas e não são corrosivos.
As massas de lítio já são usadas há quase uma centena de anos ( o seu uso tornou-se comum na 2ª Guerra Mundial pelos aliados), e a sua eficácia está mais que comprovada.

As massas com PTFE (Teflon) são muito eficazes. São pequenas particulas de PTFE que são adicionadas (é um aditivo) a uma massa lubrificante, que continua a ser baseada em lítio (o mais comum), em cálcio (mais resistente à água), ou em silicone(mais usado para lubrificar peças em plástico e borracha).

 

Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #36 em: 13:26 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Estive a falar com uma pessoa que percebe muito dessas coisas e disse-me que prefere uma gotas de oleo fino que a massa de litio. Ele diz que a massa têm um senão...Seca... É o tal anti-retrocesso que fala o Xavier  :) :fixe:
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #37 em: 13:36 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
 Está ótima esta lição sobre as propriedades da massa de lítio.

 No entanto também acho que uma qualquer boa massa consistente adequada ao serviço fará o seu trabalho, no fundo o importante é que tenhamos os carretos limpos interiormente de modo a remover todos os resíduos provocados pelo desgaste, a massa velha e lubrificados de modo a que esse desgaste se faça o mais lentamente possível.

 Boas pescarias  :fixe:
 

Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #38 em: 13:42 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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Estive a falar com uma pessoa que percebe muito dessas coisas e disse-me que prefere uma gotas de oleo fino que a massa de litio. Ele diz que a massa têm um senão...Seca... É o tal anti-retrocesso que fala o Xavier  :) :fixe:

depende do local e funcionalidade, uma pessoa que percebe muito nunca pode dizer isso.
Eu quando tinha a moto4 se metesse óleo nas engrenagens que deviam levar massa gripava.
Além disso porque é que TODOS os carretos vêm com massa?
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Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #39 em: 14:04 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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Estive a falar com uma pessoa que percebe muito dessas coisas e disse-me que prefere uma gotas de oleo fino que a massa de litio. Ele diz que a massa têm um senão...Seca... É o tal anti-retrocesso que fala o Xavier  :) :fixe:

depende do local e funcionalidade, uma pessoa que percebe muito nunca pode dizer isso.
Eu quando tinha a moto4 se metesse óleo nas engrenagens que deviam levar massa gripava.
Além disso porque é que TODOS os carretos vêm com massa?
Pode João mas a tua observação faz sentido.. É dito num determinado contexto. A aplicação da massa no rodizio era o que se falava no momento. :fixe:
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Offline Mário Leão

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #40 em: 14:05 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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o litio também é usado para o controle de perturbações mentais (doenças) e não é por isso que os carretos ficam a bater mal, ou bem
João, com esta é que me lixaste.>:D >:D
 

Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #41 em: 14:46 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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Estive a falar com uma pessoa que percebe muito dessas coisas e disse-me que prefere uma gotas de oleo fino que a massa de litio. Ele diz que a massa têm um senão...Seca... É o tal anti-retrocesso que fala o Xavier  :) :fixe:


depende do local e funcionalidade, uma pessoa que percebe muito nunca pode dizer isso.
Eu quando tinha a moto4 se metesse óleo nas engrenagens que deviam levar massa gripava.
Além disso porque é que TODOS os carretos vêm com massa?
Pode João mas a tua observação faz sentido.. É dito num determinado contexto. A aplicação da massa no rodizio era o que se falava no momento. :fixe:

ah, ok, assim até fico mais descansado ^-^
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Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #42 em: 14:46 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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o litio também é usado para o controle de perturbações mentais (doenças) e não é por isso que os carretos ficam a bater mal, ou bem
João, com esta é que me lixaste.>:D >:D

É verdade meu caro amigo.
Um abraço.
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Offline ffgsoares

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #43 em: 16:12 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »

 Ó João, tens tomado o lítio (ou tens tomado o litro  :drunk:) :join: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
 

Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #44 em: 16:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
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 Ó João, tens tomado o lítio (ou tens tomado o litro  :drunk:) :join: :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Já vi que a receita que te passei não foi aviada!
eu ainda não preciso, mas por pouco tempo...
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Offline ffgsoares

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #45 em: 16:35 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
 Eu não é ao litro, ... é ao pipalete  :hahaha: :hahaha: :hahaha:
 

Offline Nuno Xavier

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #46 em: 22:04 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
A ver se muita gente que por aí anda a fazer asneiras aprende de uma vez por todas.
Sem ofender ninguém, até porque podia continuar calado.

O anti-retrocesso de um carreto deve estar limpo e lubrificado, mas... com óleo fino. Duas a três gotas basta.

Fica a imagem de um carreto.


Aquilo é o anti-retrocesso. No esquema aparece só como uma peça, mas... são muitas. Uma vês desmontei um shimano e ui! Meu deus! O que para ali ía! Tinha ido a um especialista! Só massa! e peças que nunca mais acabavam.

Ali meus senhores é limpinho... nem massa pode ver.

O mesmo tem de acontecer no Pinhão limpo e untar com óleo fino. Não se preocupem que depois a parte de baixo apanha a massa necessária da Roda de Coroa.

Mas isto é só a minha opinião. E se esta for a favor de se começarem a fazer melhores manutenções por todo o lado força aí! Aproveitem!

 

Offline Nelson Peres

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #47 em: 22:24 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pelo esclarecimento Nuno :fixe:
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #48 em: 22:34 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Sim, é mesmo isso.
No anti-retrocesso é só óleo fino, e pouco. Muito lubrificante e pode deslizar, pouco e desgasta ou oxida. Um par de gotas é suficiente. Um normal (6 roletes) deve ter entre 10 a 20 peças. Quanto melhores mais peças, e mais pequenas (molas).

A massa de lítio é para as engrenagens do carreto. Não para o anti-retrocesso nem embraiagem.
 

Offline joaonumberone

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #49 em: 00:12 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
assim tá bem.
o pinhão eu acho que tanto faz porque a massa passa de um lado para o outro.

o que eu fiz foi pôr alguma massa nas engrenagens e dar umas maniveladas a ver se ele trabalhava sem esforço e aí montar as tampas.

No anti retrocesso nem mexi, nem abri mas tava oleado ainda de origem
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Offline Miguel Reis

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #50 em: 20:12 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
boas caros pescadores,
 eu concordo com o Tiago Pacheco, não há nada como sermos nos a tratar deles, nos meus e do meu pai sou sempre eu que trato deles e são carretos de marcas diferentes ( BARROS, RYOBI,VEGA), mas também já tive problemas, que quando os volto a montar eles não estão a trabalhar bem mas nada que voltar a desmontar não ajude, mas  é claro que cada um sabe a arte que tem para a "mecânica".
boas pescarias, ;)
 
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #51 em: 01:58 Domingo, 05 de Fevereiro de 2017 »
Talvez ajude:

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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #52 em: 12:16 Domingo, 05 de Fevereiro de 2017 »
Eu se estão na garantia, levo a' loja e eles e' que os tratam.
Depois sou eu que desde pequeno os desmonto as pecas todas separadas e os limpo.
Depois de limpos e bem lavados, meto-lhes a Vaselina em todas as pecas e monto tudo de volta.
Ate' agora nunca tive problemas.
Um abraco a todos.
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Re: Revisão/Manutenção carretos
« Responder #53 em: 02:46 Segunda, 13 de Março de 2017 »
Amigos,
Andei a pesquisar há algum tempo, espero possa ser-vos útil. Material relativamente caro, mas também não se usa aos quilos nem frequentemente... excepto o óleo.

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« Última modificação: 02:48 Segunda, 13 de Março de 2017 por esarmento »
 

 

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