collapse

Autor Tópico: Pesca na Galiza e respectiva licença  (Lida 6899 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Pesca na Galiza e respectiva licença
« em: 12:11 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Embora a Ley 11/2008 de 3 de Setembro, capítulo ll, artigo 25, emitida pela Xunta da Galícia, refira expressamente a extensão da autorização da pesca lúdica a todos os titulares de licenças emitidas noutras regiões autónomas de Espanha e países da União Europeia, tem havido casos em que pescadores portugueses que não estando na posse da licença Galega, estão a ser incomodados, obrigados a guardar o material, suspender a jornada de pesca, sendo identificados e advertidos que numa próxima vez as consequências serão diferentes.

Ora, com o custo de uma licença em 3,69€, acho que não vale o desperdício de tempo e custos inerentes.
Assim, fica o aviso a quem entender precaver-se.

Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #1 em: 14:15 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Quem partilha o que sabe a mais não é obrigado!  ^-^

Obrigado pela partilha venerável Comendador!  ;)
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #2 em: 14:21 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Está visto que as autoridades de Nuestros Hermanos andam a tirar cursos com as congéneres portuguesas... Multa primeiro, pergunta depois...

Um dia destes para pescarmos teremos que andar com os Decretos de Lei atrás de nós...
Nuno Conceição
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #3 em: 14:23 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um dia destes para pescarmos teremos que andar com os Decretos de Lei atrás de nós...
Eu tenho cópia do decreto de lei, espero que seja suficiente.

Ainda assim também por cerca de 4 euros não vale o trabalho de atura-los!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #4 em: 14:24 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Boa  ideia, pelo preço não compensa as chatices, ainda mais que agora com as licenças portuguesas por MB/SMS é fácil de esquecer-se do papel!

Podes partilhar também a maneira mais simples de tirar a licença Galega? Dá para tirar online?
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #5 em: 14:28 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Podes partilhar também a maneira mais simples de tirar a licença Galega? Dá para tirar online?
As conversações já foram iniciadas com um camarada galego.
Tou certo que brevemente já se saiba algo mais concreto.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #6 em: 14:38 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Sim, por 4€ nao vale a chatice, vamos a ver é se são fáceis de tirar...
Nuno Conceição
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #7 em: 14:43 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa  ideia, pelo preço não compensa as chatices, ainda mais que agora com as licenças portuguesas por MB/SMS é fácil de esquecer-se do papel!

Podes partilhar também a maneira mais simples de tirar a licença Galega? Dá para tirar online?

Pois neste caso ainda estou a indagar, Zé.

Pedi a um amigo galego para ma tirar, mas ele não conseguiu porque precisava das letras do cartão de cidadão.

Creio que o problema reside no facto de o formulário estar parametrizado para o D.N.I., que é o documento nacional de identificação espanhol, equivalente ao nosso BI ou, mais recentemente o C.C.

Tive que o enviar digitalizado e estou a aguardar que ele me diga algo.
Logo que tenha novidades, "novidarei"... :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:

 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #8 em: 14:56 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Ficamos no aguardo. Eu agora só pesco fraldas, mas à quantidade de povo que anda nas incursões aos "nuestros hermanos" vai dar jeito certeza a mais que um!
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #9 em: 15:03 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ficamos no aguardo. Eu agora só pesco fraldas, mas à quantidade de povo que anda nas incursões aos "nuestros hermanos" vai dar jeito certeza a mais que um!


Pois.  É a sina de quem faz umas brincadeiras no quentinho...hehe.
Embora a malta diga que há mais peixe nas ilhas, creio que para a espécie piscícola " dodot fraldus", sempre é melhor o "Continente".
Deves ter em atenção as medidas permitidas, ou seja, até 3 kg, de 3 a 5 kg...etc.
Abraço 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #10 em: 15:19 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Embora a Ley 11/2008 de 3 de Setembro, capítulo ll, artigo 25, emitida pela Xunta da Galícia, refira expressamente a extensão da autorização da pesca lúdica a todos os titulares de licenças emitidas noutras regiões autónomas de Espanha e países da União Europeia, tem havido casos em que pescadores portugueses que não estando na posse da licença Galega, estão a ser incomodados, obrigados a guardar o material, suspender a jornada de pesca, sendo identificados e advertidos que numa próxima vez as consequências serão diferentes.

Ora, com o custo de uma licença em 3,69€, acho que não vale o desperdício de tempo e custos inerentes.
Assim, fica o aviso a quem entender precaver-se.


Uma correcção. A Ley 11/2008 é de 3 de Dezembro e não de Setembro, como por erro referi.

 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #11 em: 15:27 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
O conhecimento que tenho e pelas minhas incursões a espanha à pesca é só ir a um Banco levar os dados todos, nome, morada, numero de tlm etc e claro para ficar completo a cópia do CC e eles no banco tratam de tudo, pagas e prontos estas pronto para pescar e claro não precisa ser o proprio a tira ou seja um dia que alguem for pode tirar a quem lhe pedir  O:-)
"born to fish forced to work"
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #12 em: 20:59 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Julgo que o problema é a questão da reciprocidade. De facto os espanhois não podem pescar cá com a licença deles.  Portanto acho muito bem que também nos façam o mesmo.  Acho bem é maneira de falar claro...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #13 em: 23:57 Segunda, 29 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Julgo que o problema é a questão da reciprocidade. De facto os espanhois não podem pescar cá com a licença deles.  Portanto acho muito bem que também nos façam o mesmo.
Salvo alguma recente alteração que desconheça não é isso que diz a lei portanto a questão da reciprocidade não se aplica.
Há relativamente pouco tempo fui fiscalizado enquanto pescava em águas galegas, mostrei a licença portuguesa e não houve nenhum stress.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #14 em: 08:14 Terça, 01 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Julgo que o problema é a questão da reciprocidade. De facto os espanhois não podem pescar cá com a licença deles.  Portanto acho muito bem que também nos façam o mesmo.
Salvo alguma recente alteração que desconheça não é isso que diz a lei portanto a questão da reciprocidade não se aplica.
Há relativamente pouco tempo fui fiscalizado enquanto pescava em águas galegas, mostrei a licença portuguesa e não houve nenhum stress.
Mesmo não escrito é um princípio. Nalguns casos não esta de facto escrito e aplica se esse princípio. Estranho é eles embirrarem se é tão claro.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #15 em: 09:55 Terça, 01 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Julgo que o problema é a questão da reciprocidade. De facto os espanhois não podem pescar cá com a licença deles.  Portanto acho muito bem que também nos façam o mesmo.
Salvo alguma recente alteração que desconheça não é isso que diz a lei portanto a questão da reciprocidade não se aplica.
Há relativamente pouco tempo fui fiscalizado enquanto pescava em águas galegas, mostrei a licença portuguesa e não houve nenhum stress.
Mesmo não escrito é um princípio. Nalguns casos não esta de facto escrito e aplica se esse princípio. Estranho é eles embirrarem se é tão claro.

João,

para mim há coisas que não valem as dores de cabeça, canseira e custos que implicam.
Claro que se a lei que referi, nos permite pescar com toda a legalidade, salvo alguma alteração recente que desconheça, estaremos sempre protegidos por ela.
Acontece é, que se fomos interpelados, podemos ter uma carga de trabalhos para demonstrar a nossa razão, coisa que por meros 3,69€ deixa de ser uma preocupação.   
Eu tenho um princípio para mim, que é nunca entrar em confronto com qualquer tipo de autoridade, ainda para mais, fora da minha pátria.
Lá como cá, quem representa a lei, está sempre em vantagem pelo facto da palavra dele valer mais que a minha, e é nessa óptica que eu pretendo tirar a licença lá, pois, basta apanhar um "maneirinho" que ache descabido o facto de os portugueses lá poderem pescar e os espanhóis não terem a mesma reciprocidade, para fazer um caldinho.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Pesca na Galiza e respectiva licença
« Responder #16 em: 10:13 Sábado, 21 de Maio de 2016 »
Este é um assunto interessante... Já há mais conclusões? Alguém conhece boas zonas de pesca pela Galiza?
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]