collapse

Autor Tópico: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso  (Lida 3564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mgbravo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 4 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014
Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« em: 11:37 Sábado, 13 de Fevereiro de 2016 »
Olá malta, tenho intenções de ir tentar uma pesca aos achigâs no inicio de Março antes do defeso, alguém me podia indicar umas amostras,vinis,jigs entre outros que funcionem nessa barragem nessa altura da pré desova.
  O meu problema e que tenho poucas amostras de qualidade e nunca pesquei no Alqueva e não queria estar a gastar mais euros do que o necessário se me poderem ajudar com os artificiais e cores agradecia imenso ;D.

Cumprimentos
Mgbravo
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #1 em: 14:42 Domingo, 14 de Fevereiro de 2016 »
 Este está a ser um Inverno atipicamente quente, estamos a meio de Fevereiro e ainda não tivemos um só dia que fosse com temperaturas negativas, os dia mais frios têm sido na casa dos 5/6 graus. Consequencia directa disso, este ano as aguas estão um nadinha mais quentes do que seria normal para esta altura do ano.

 Á conta disso é muito provável que quando lá fores no inicio de Março já vás encontrar peixes a defender o ninho, esses serão peixes relativamente fáceis de capturar, qualquer vinil que faças passar pela zona do ninho deverá ser atacado com prontidão. Um dos que mais gosto de usar nestas condições são os Zoom Lizards de 5" em cor branca. Mas, mais uma vez, qualquer vinil que faças passar pelo ninho vai ser atacado.

 Se porventura não encontrares já achigãs no ninho quando lá fores e os tiveres que procurar amostras que me têm dado bons resultados no Alqueva ao longo dos anos têm sido os Senkos, Rage Tail Craws, Zoom Trick worms, Fat Albert Grubs, jigs com atrelados, Spro Mcstick, Spro Aruku shad, Spinnerbaits, Chatterbaits etc etc... todas elas são amostras que te poderão proporcionar bons números nesta altura do ano.

 Cores vai depender da condição da agua, já não vou ao Alqueva desde Setembro do ano passado mas, como condição geral, se encontrares a agua relativamente limpa escolhe cores naturais como verdes, castanhos, cinzentos etc...  se a encontrares turva escolhe cores que se destaquem, preto, preto e azul, azul/vermelho/castanho escuro, fluorescentes, brancos etc etc...

Boa sorte!


PS-Apesar de não haver nenhuma lei que te o impeça aconselho-te a que se possível libertes todos os achigãs que captures que estivessem a defender o ninho, lembra-te que ao reteres um peixe desses não só estarás a matar esse exemplar mas sim toda a sua futura criação que sem macho para a guardar depressa cairá vitima de outros predadores. Liberta hoje para teres mais para pescar amanhã ;)

PSS-Se porventura estiveres a ter dificuldades em dar com o padrão certo para os achigãs, experimenta alguns Swimbaits ou grandes colheres rotativas...  podes acabar por safar o dia com um bom Lucio!
« Última modificação: 14:55 Domingo, 14 de Fevereiro de 2016 por Quantum »
 

Offline mgbravo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 4 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014
Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #2 em: 20:43 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016 »
Muito obrigado pela ajuda quantum, vou adquirir umas amostras dessas para complementar as poucas que tenho assim que puder coloco umas fotos da amostras que tenho e das que se adaptam ao rio visto que a maioria da pesca que faço é em mar.E tenciono libertar todos os achigans já os lucios perca não prometo nada :P.
 Ps: tenciono levar o meu kayak de pesca vamos ver se melhora a experiência.

Cumprimentos
mgbravo
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #3 em: 23:30 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Ps: tenciono levar o meu kayak de pesca vamos ver se melhora a experiência.


Melhora, sem duvida alguma!
 

Offline João Pinto

Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #4 em: 10:38 Terça, 16 de Fevereiro de 2016 »
venha de lá esses relatos.. isto cá por cima está tudo inundado, posso andar de kayak na horta do vizinho, hoje estava -1
 

Offline mgbravo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 4 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014
Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #5 em: 13:25 Terça, 16 de Fevereiro de 2016 »
Aqui ficam as amostras e vinis que tenho neste momento que acho que se adequam a pesca que tenciono praticar:




A 2º foto corresponde aos vinis que me tem dado a maioria dos achigãs ao longo dos anos o probolema e que deixaram de os fabricar e n sei onde arranjar mais :'(.
cumprimentos
mgbravo
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #6 em: 14:51 Terça, 16 de Fevereiro de 2016 »
Bravo, se não me engano esses vinis de que falas na segunda foto são da DAIWA certo? Se forem acho que os encontras na Decathlon. Ou aí ou na Starbass em Beja, agora não tenho a certeza de onde os vi.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda! pesca no alqueva antes do defeso
« Responder #7 em: 15:44 Terça, 16 de Fevereiro de 2016 »
A Milo tinha uns vinis iguaizinhos a esses há uns anos atrás (vinham numa embalagem verde se não me falha a memória), costumava usá-los para drop shot. Mas se gostas desse tipo de vinis (jerks e swimmers) compra uma embalagem de Zoom Flukes no tamanho que mais te agradar (existem os Magnum Super Fluke, Super Fluke, Super Fluke jr, The Fluke e Tiny Fluke). É os que mais uso e são verdadeiras "máquinas" de apanhar peixe seja em drop-hot, split-shot, texas, texas sem peso etc etc...
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por EricSerra [Hoje às 19:49]

Silicone em spray Lidl por Leao91 [Hoje às 19:25]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]