collapse

Autor Tópico: Mais um prego para o caixão do Tejo.  (Lida 8334 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Mais um prego para o caixão do Tejo.
« em: 09:52 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Não posso deixar de partilhar o programa Sinais de hoje da TSF. Gosto muito de ouvir este senhor e as suas reflexões, e hoje falou sobre o Tejo, O meu Tejo, O NOSSO Tejo e o que com ele se passa.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ontem tínhamos andado a discutir as noticias do Jornal "O Ribatejo" e logo as coisas foram dar ao mesmo (culpa minha mas não consigo evitar): ao que o NOSSO rio está sujeito.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Por coincidência, hoje ouço este senhor da TSF a tecer considerações sobre a mesma noticia, e curiosamente a narração diverge exatamente pelos mesmos caminhos que o post.

O Tejo está poluído, o Tejo está a morrer e todos os dias são pregados mais pregos num caixão já de si abafado. Ele é barragens a todo o cumprimento, ele é descargas de líquidos vermelhos espumosos, ele é descargas de líquidos azuis espumosos, ele é um cheiro nauseabundo em algumas áreas, ele é peixes mortos a rodos de quando em vez, ele é espuma castanha como presença constante... mas será que este grande rio não merece respeito???  E os responsáveis estão lá... conhecem-se, sabe-se que são. E nada se faz?

Ainda há dias ouvi uns tipos a falar de assuntos semi ocultos e semi secretos (logo não sei se serão verdadeiros ou não, mas tudo indica que sim e que faz bastante sentido) sobre o aquífero do Tejo (o maior armazém de água doce da europa e que vai de Abrantes a quase Alcácer do Sal de forma subterrânea isto é, impregnando a Terra arenosa e que é muito fácil de identificar em forma de lezírias) e do como este está totalmente poluído por químicos cancerígenos maioritariamente derivados da agricultura, especialmente glifosfatos e outros como tais (que muitos afirma a pés juntos que não nos são prejudiciais, e que se podem até consumir, mas ninguém o quer provar de verdade)...

O Tejo aparenta estar melhor que há 30 anos, mas está muito pior qua há 6 ou 7 ou 10... e segundo parece, algumas mais valias que o Tejo nos poderia proporcionar estão derradeiramente perdidas.

Desculpem esta nova divagação sobre assuntos já mais que debatidos por aqui, e que alguns poderão pensar que é mais do mesmo e vira o disco e toca o mesmo... mas se não formos nós a tentar alertar o máximos de pessoas, se todos virarmos as costas e fecharmos os olhos, em pouco tempo arrepender-nos-emos amplamente.

Abraço

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20234
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #1 em: 10:00 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Eu acho que está mesmo pior que há 30/40 anos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #2 em: 11:31 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Eu acho que é relativo.

Penso que a poluição no estuário do Tejo melhorou bastante com o fim dos esgotos não tratados da grande Lisboa que eram lá despejados. Tanto que já aparecem golfinhos a entrar no estuário.

Em relação às zonas mais a montante acho que o caso é diferente e principalmente acima de Constância(Foz do Zêzere). A água(boa) do rio é desviada pelos espanhóis e substituída por água menos boa de esgotos e outras descargas industriais se bem que tratados não são a mesma coisa. A água que vem de Espanha é de má qualidade e em pouca quantidade diminuindo o caudal do rio e fazendo notar-se mais qualquer descarga lá feita.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline José Seabra

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2274
  • Agradecido: 93 vezes
  • Pescar é bom, se apanhar peixe melhor.
    • Alverca do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:36 Quinta, 09 de Janeiro de 2014
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #3 em: 11:28 Sábado, 23 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que a poluição no estuário do Tejo melhorou bastante com o fim dos esgotos não tratados da grande Lisboa que eram lá despejados. Tanto que já aparecem golfinhos a entrar no estuário.

Plenamente de acordo

No troço compreendido entre Alhandra / Alverca / Póvoa de Santa Iria quem como eu conheceu o Tejo nos anos 70 / 80 e o vê agora as melhorias são enormes.
E nota-se no numero e diversidade de espécies capturadas.

Fiquem bem

José Seabra

 
Façam o favor de serem felizes.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #4 em: 13:05 Sábado, 23 de Janeiro de 2016 »
A ligação que coloquei atrás não estava correcta.

Reportagem RTP em 2015 - "Tejo, o rio perdido": Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #5 em: 14:35 Sábado, 23 de Janeiro de 2016 »
Não tinha visto esta grande reportagem, parabéns a quem a fez, pois são estas que nos vão abrindo os olhos infelizmente no mau sentido. É das coisas que mais me revolta. Eu sei que nós Portugueses não somos exemplo para ninguém, mas países como Espanha que por vezes na União Europeia são tratados de modo diferente de Portugal em questões económicas não dêem o exemplo no ambiente, e mandem toda a merd....... para Portugal. No fundo as nossas barragens são pequenas filtros da trampa dos Espanhóis que como pais que se dizem tão desenvolvido continuem no fundo a ser uma trampa e a portarem-se como países sub- desenvolvidos. Neste campo Portugal tem vindo a fazer esforços para melhorar, o que também não acontece com certos pescadores que eu vejo que de tal não tem nada, deixando toda a porcaria nos locais de pesca Ex. Garrafas de cerveja embalagens e jornais que envolvem os iscos etc... etc...
Ainda antes de ser operado fui a barragem da Aguieira e perto já de Santa Comba Dão deparei-ma com a água toda da cor do leite . Como me deslocava de barco perguntei ao dono do mesmo o que seria aquilo o que ele me disse que era das suiniculturas existentes a montante. Enfim Teremos espero eu que as gerações vindouras tenham outros comportamentos , mas começo a duvidar. Como se diz ( de pequenino se torce o pepino) e as escolas tem feito muito pouco nesse sentido. Boas pescarias pessoal
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
poluição
« Responder #6 em: 15:34 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
   Vergonhoso  Portugal
e anda muita gente preocupada com as medidas e  captura de peixes em tempo de desova ... :tiro1: :tiro1: :tiro1:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #7 em: 15:46 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
 :o :o :o :o Tens toda a razão Rui!!! Esses morcegões deveriam era preocuparem-se com o que realmente agride o ecosistema  :o :o :o :o :o Andam é todos a nanar.............................. "O Sono do Morcego" vai ser o meu próximo livro. Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #8 em: 16:36 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Lamentavel  >:( :no2:
Nelson Peres
 

Offline Pedro Sena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 132
  • carrego baterias a pescar.
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:12 Domingo, 27 de Dezembro de 2015
Re: poluição
« Responder #9 em: 17:37 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
E quando se junta esta descarga com as descargas da celulose de vila velha de Ródão?
Isto tem que parar obrigatoriamente, porque estes malandros só pensam em euros ,e não pensam que quem vai pagar a fatura final serão os filhos e os netos!
Nós temos uma pequena oficina do ramo automóvel, e somos obrigados a ter um oleão para os óleos usados, depósito para os filtros de óleo, combustíveis etc,etc,etc,são uma data de regras e normas que temos de cumprir, atenção eu não estou em desacordo com todas estas obrigações, eu tento é sempre fazer mais e melhor mas o que é pena são estes graúdos que não cumprem com nada, e fartam-se de encher o baú.
Amigos só para terem uma ideia de quanto custa ter as coisas em ordem, um bidon de 200lts cheio de panos sujos custa-me 35 euros mais Iva, só de virem buscar esse resíduo, agora vejam os outros, por isso estes grandalhões não o fazem porque a fatura é pesada, sabem quanto custa a limpeza da mini etar que temos? só custa 1250 euros por ano, agora :tiro2: :tiro2: :tiro2: :tiro2: :fixe: :fixe: :fixe: :join: :join: :join: :join: façam as contas destes grandalhões.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: poluição
« Responder #10 em: 18:55 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
É uma vergonha de facto! [-(
Mais vergonhoso ainda é saber-se quem polui e nada se fazer! >:(
Pouco podemos fazer para combater estas entidades poluidoras mas pelo menos podemos nós mesmos não poluir.
Quantos pescadores lúdicos vão pescar e deixam o pesqueiro nojento? Já vi pesqueiros que mais pareciam autênticas lixeiras!
Trazer o lixo que fazemos durante a pescaria e coloca-lo em local próprio está perfeitamente ao nosso alcance e não custa nada mas infelizmente nem todos o fazem.
Na minha opinião é tão ou mais vergonhoso que as descargas que as empresas fazem.
É que as empresas não pescam mas os pescadores que sujam pescam.
Poluir o local onde pescam é no minimo estúpido!
Cada vez mais me preocupo com os meus actos pois esses são os únicos que consigo controlar.  :sim:
Talvez por isso o mar tem-me recompensado!
O resto é uma questão de educação ou falta dela!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu tento é sempre fazer mais e melhor
É um exelente princípio! ;)
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #11 em: 19:16 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Pois, escreveste e bem sobre o lixo nos pesqueiros " é uma questão de educação ou falta dela!" e sobre isso ainda muito haverá por fazer para educar essa minoria de porcos que se dedicam á pesca; mas este(s) caso(s) é de puro interesse económico e de total consentimento das identidades oficiais, os mesmos que te multam forte e feio se tu apanhares UM peixe com dois centimetros abaixo da medida legal.
 
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: poluição
« Responder #12 em: 19:34 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
essa minoria de porcos que se dedicam á pesca
Rui gostava de acreditar que é uma minoria mas constato frequentemente que é uma maioria!
Ninguém é perfeito mas como disse o Pedro e bem  devemos sempre tentar fazer mais e melhor.
Penso que é uma questão cultural intrínseca ao povo Português que ainda não sofreu o devido upgrade educacional.
Falo na generalidade pois existe muito português que faz por cumprir e por ser educado! Ainda bem!


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas este(s) caso(s) é de puro interesse económico e de total consentimento das identidades oficiais
É um problema gravíssimo de facto, comete-se as atrocidades com o maior à vontade e sem um pingo de vergonha.
É com muita pena minha o espelho do nosso país!
Não tem a ver com o poluir um rio mas temos casos como por exemplo o BPN, o BES, a Moderna, os submarinos, o apito dourado, etc, etc
Todos sabemos quem fez o quê mas ninguém fez nada!
É um país desgovernado e sem vergonha!
No caso da poluição visível no video que postaste nada se faz pois os interesses económicos e os lobys são efectivamente mais fortes.
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: poluição
« Responder #13 em: 19:51 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
É lamentável por quem faz e lamentável também por quem devia agir depois do acto.
Não acredito que não consigam analisar a água para saber o que foi despejado e assim apurar qual o culpado.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: poluição
« Responder #14 em: 19:51 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo...a mim deixa-me triste ver tanta gente que não respeita o mar/natureza....
Para mim é mesmo o cúmulo da estupidez, então sujamos o sitio onde pescamos, para mais tarde estarmos a pescar no meio do lixo? Sujamos o mar que nos dá o peixe que tanto gostamos de comer e apanhar? Sinceramente não entendo.... :(
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]