collapse

Autor Tópico: cana spining-qual escolher?  (Lida 2007 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunocarreto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Idanha-a-Nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:09 Sexta, 24 de Abril de 2015
cana spining-qual escolher?
« em: 23:01 Domingo, 17 de Janeiro de 2016 »
boa noite

Procuro uma cana até aos 250€, para pesca de margem, com vinis e pequenos crankbaits essencialmente.

Penso que uma cana de 3/16oz -5/8oz de ação seria o ideal, estive a ver várias marcas na web, nomeadamente as St.Croix, Daiwa Steez Xt, Shimano Zodias, com tamanho de 7´,  que pelo que tenho lido tem bons feedbacks.

Mas queria que partilha-ssem as vossas opiniões acerca de estas ou outras canas,  para eu me decidir.




 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cana spining-qual escolher?
« Responder #1 em: 00:12 Segunda, 18 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boa noite

Procuro uma cana até aos 250€, para pesca de margem, com vinis e pequenos crankbaits essencialmente.

Penso que uma cana de 3/16oz -5/8oz de ação seria o ideal, estive a ver várias marcas na web, nomeadamente as St.Croix, Daiwa Steez Xt, Shimano Zodias, com tamanho de 7´,  que pelo que tenho lido tem bons feedbacks.

Mas queria que partilha-ssem as vossas opiniões acerca de estas ou outras canas,  para eu me decidir.

 Boas Bruno, referes que a cana será para usar com amostras tão distintas como cranks e vinis, logo procuras uma cana generalista! Aconselho-te vivamente a optares por uma MH de ação rápida com cw de 10 a 25 gramas mais coisa menos coisa. Será uma cana com ação um bocado rápida demais e um bocado de potencia a mais para os cranks, e mentaliza-te que vais perder alguns achigãs á conta disso, mas é preferível isso a estares a comprar uma medium de ação moderada e depois não teres poder nenhum para fazeres a ferragem quando estiveres a pescar com os vinis.
 
 Em relação á St. Croix a que modelo te referes? Mojo bass? Avid? Rage? Premier? Ás Legend tournament já não deverás conseguir chegar com o teu orçamento. Dessas que referi já tive uma Mojo Bass e experimentei uma Avid...  excelentes canas! Aliás, ainda estou para experimentar a primeira St. Croix de que não goste!

 A Steez XT não sei se será fácil de conseguires abaixo dos 250€ e nunca a experimentei pelo que não te posso dizer grande coisa acerca dela mas se for parecida ás Zillion e ás Tatula prepara-te para uma cana extremamente leve, forte e fina mas com uma ação extremamente rápida, quase de ponteira apenas, o que não será muito bom para quando estiveres a pescar com cranks ou outras amostras de pequenos triplos.

 A Zodias ainda não experimentei, só este ano veio em catálogo para a Europa e ainda não chegou nenhuma ás lojas aqui da minha zona mas estou extremamente interessado nela! As reviews que tenho lido são muito positivas e, se me agradar ao vivo, talvez venha a comprar uma.

 Outras alternativas que poderás ver são as G-Loomis E6X e GL2 (mais fina e leve, e barata já agora, a E6X) mas nenhuma delas é particularmente sensível, ou as Mossyback e IMX (a IMX terás que conseguir um descontozinho para vir para os valores do teu orçamento) que já são canas de outro campeonato!

 Outras opções de que gosto são as Okuma TCS, as Kistler Magnesium e as Fenwick Aetos e Elite tech Bass. Todas elas estão bem abaixo do teu orçamento (sobra-te ainda dinheiro para umas amostras) mas mesmo assim têm excelente qualidade e gosto bastante delas.

 É questão, se tiveres possibilidade de o fazer, de tentares vê-las ao vivo primeiro e, seria perfeito, tentares mesmo experimentá-las para veres qual te agrada mais... ;)

 

Offline brunocarreto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Idanha-a-Nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:09 Sexta, 24 de Abril de 2015
Re: cana spining-qual escolher?
« Responder #2 em: 15:18 Segunda, 18 de Janeiro de 2016 »
Primeiro que tudo, obrigado pelas tuas opiniões.

Em relação à potência como utilizo preferencialemte vinis, tinha pensado numa cana com potência até 20 gramas no máximo, até porque, com este tipo de canas, penso que consigo atingir uma maior distância no lançamento e sentir melhor qualquer picada.(corrige me se estou enganado)

A G.Loomis  IMX SJR783, é  Fast Medium Heavy e permite lançar de 3/16oz a 5/8oz, sendo esta no inicio a minha escolha, porque está em alguns sites com um bom desconto.(PVP
220€)

No entanto interessei-me por canas um pouco maiores(7`ou 7´2)  dado que a pesca que pratico é margem, e penso que com esta canas maiores consigo melhores lançamentos a nível de distância.

 A G.Loomis tem somente 2 metros e é algo mais pesada que outras canas.

Relativamente à ST.Croix tinha pensado na avid X 70MF(3/16oz -5/8oz), pelo que pesquisei tem boas indicações.

Vi também uma marca americana que tem boa reputação que é a Powel Rods, o modelo MAX 3D 714 MHEF (1/4-3/4oz), sendo esta um pouco mais rápida e talvez a mais adequada na tua perspetiva para a potência que devo necessitar.

A shimano Zodias tambem me pareceu muito boa, pena que não a possa experimentar em loja aqui em Portugal, so consigo encontrar à venda online em outros paises da europa.

« Última modificação: 15:20 Segunda, 18 de Janeiro de 2016 por brunocarreto »
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cana spining-qual escolher?
« Responder #3 em: 23:21 Segunda, 18 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação à potência como utilizo preferencialemte vinis, tinha pensado numa cana com potência até 20 gramas no máximo, até porque, com este tipo de canas, penso que consigo atingir uma maior distância no lançamento e sentir melhor qualquer picada.(corrige me se estou enganado)

A distancia que vais atingir vai sempre depender do que estiveres a lançar! Sim, se pescares com amostras mais leves uma cana de ação igualmente mais leve será melhor pois armará melhor no lançamento (maior curvatura do blank) o que catapultará a amostra mais longe, contudo, e como referes que está será uma cana que te servirá para várias técnicas acho que deves seriamente equacionar algo um tudo nada mais potente pois poderás querer lançar um jig ou um empate carolina mais pesados, por exemplo, e uma cana um pouco mais potente dá-te toda uma outra segurança para puxares por ela nesses lançamentos. Contudo, e se planeares lançar principalmente amostras ou apresentações mais leves (na casa das 10 a 15 gramas) então sim, ignora o que disse e vai para uma mais ligeira!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A G.Loomis  IMX SJR783, é  Fast Medium Heavy e permite lançar de 3/16oz a 5/8oz, sendo esta no inicio a minha escolha, porque está em alguns sites com um bom desconto.(PVP
220€)

Esse preço é muuuito bom! Honestamente, acho que tens aí a tua melhor hipótese, a IMX é uma senhora cana...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No entanto interessei-me por canas um pouco maiores(7`ou 7´2)  dado que a pesca que pratico é margem, e penso que com esta canas maiores consigo melhores lançamentos a nível de distância.

 A G.Loomis tem somente 2 metros e é algo mais pesada que outras canas.

Pessoalmente acho que o pessoal, de há uns tempos a esta parte, e muito possivelmente influenciado um pouco pelas tendências que vêm dos Estados Unidos, tem embarcado um bocado na "loucura" das canas cada vez mais compridas! Esquecem-se é do seguinte, primeiro eles lá pescam aguas muito diferentes das nossas, segundo, sim, quanto maior a cana mais longe conseguirás lançar mas também menos precisão terás no lançamento! Aqui há uns anos a medida standard eram os 6.6", raramente se viam canas maiores que isso, hoje em dia o standard já vão sendo os 7"... qualquer dia vamos dar por nós a pescar com canas de 3.30m iguais á que a malta de spinning de mar usa! Eu tenho canas que vão desde os 6.3" até aos 7.11", mas ainda hoje a minha medida preferida é ali entre os 6.6" e os 6.10"! A não ser que sejas muito alto acho que te darás bem com algo nesses tamanhos, o incremento de distancia que uma 7" te dará é quase negligenciável. Contudo, e se quiseres mesmo algo um pouco mais comprido, podes sempre ir para a 853S JWR que é uma 7.1".

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Relativamente à ST.Croix tinha pensado na avid X 70MF(3/16oz -5/8oz), pelo que pesquisei tem boas indicações.

É uma excelente cana! A que eu experimentei era a MHF e, como referi, gostei bastante.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vi também uma marca americana que tem boa reputação que é a Powel Rods, o modelo MAX 3D 714 MHEF (1/4-3/4oz), sendo esta um pouco mais rápida e talvez a mais adequada na tua perspetiva para a potência que devo necessitar.


Não te posso dizer nada das Powel pois simplesmente não se encontram por cá (não só em Portugal mas sim na Europa em geral) em lado nenhum, pelo menos eu nunca as vi á venda nem conheço ninguém que tenha comprado uma. Sim, tem reviews muito boas mas, no caso de estares a pensar mandar vir dos states, dá também uma vista de olhos nas Dobyns que têm quase um culto de seguidores do lado de lá do Atlântico. As da serie Champion têm excelente reputação...´

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A shimano Zodias tambem me pareceu muito boa, pena que não a possa experimentar em loja aqui em Portugal, so consigo encontrar à venda online em outros paises da europa.

Em breve já as deverás começar a ver á venda nas lojas. Como te disse elas este ano já estão disponíveis em catalogo para o mercado Iberico, pela informação que me deram lá para meio do mês que vem deverão chegar as primeiras remessas, eu estou deserto de as ver ao vivo, estou mesmo interessado nelas (no meu caso a versão de casting).

Bem, posto tudo isto volto a referir o conselho que te dei... tentar ver o máximo possível de canas ao vivo! Pois uma coisa é estar aqui a relatar-te as minhas experiências com elas, outra coisa completamente diferente é depois tu gostares ou não delas pois lá por eu gostar da cana X ou Y não significa que tu tenhas também necessariamente de gostar...  somos todos diferentes!

Mas a IMX a 220€....   é um bocado difícil de resistir!!!   ;)
« Última modificação: 23:23 Segunda, 18 de Janeiro de 2016 por Quantum »
 

Offline brunocarreto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Idanha-a-Nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:09 Sexta, 24 de Abril de 2015
Re: cana spining-qual escolher?
« Responder #4 em: 10:44 Terça, 19 de Janeiro de 2016 »
Bom dia

Quantum, és de facto uma pessoa que sabe aquilo que diz nesta temática da pesca e quero te agradecer pela tua sempre ajuda e generosidade.

Bem, segui os teus conselhos e optei pela G.Loomis IMX SJR 783!

Axo que não vou ficar desapontado.

abraço
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cana spining-qual escolher?
« Responder #5 em: 11:05 Terça, 19 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia

Quantum, és de facto uma pessoa que sabe aquilo que diz nesta temática da pesca e quero te agradecer pela tua sempre ajuda e generosidade.

Bem, segui os teus conselhos e optei pela G.Loomis IMX SJR 783!

Axo que não vou ficar desapontado.

abraço

Não precisas de agradecer, é para isso que cá estamos ;) !
Não vais ficar desapontado de certeza, a IMX é uma belissima cana, de longe uma das minhas Loomis favoritas apenas atrás da GLX e da NRX, melhor das sortes com ela... :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]