collapse

Autor Tópico: "Canelão" Nacional.  (Lida 6224 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 383 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #15 em: 19:40 Quinta, 30 de Novembro de 2017 »
Boas.
Para a boia nunca aconselharia.
Torna-se uma cana muito pesada e com ponteira que não e' indicada para o tipo de pesca.
Este canelon e' para ser usado em Surfcasting, e pesado.
Muito bom para a pesca ao Safio.
Para a boia teras que comprar cana para a modalidade.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #16 em: 22:00 Sábado, 02 de Dezembro de 2017 »
Cara companheiro, desculpe mas uma pesadíssima cana em canelon hoje já é mais relíquia que uma cana minimamente funcional. Na minha modesta opinião, não perderia muito tempo nem depositaria demasiadas esperanças com tantas e taaantas fabulosas canas de carbono à venda no mercado com os mais variados preços.
O saudosismo dos "bons velhos tempos (?)" perde-se rapidamente quando levarem com o peso dela a pescar e lançar durante horas e nunca conseguirem atingir as performances das atuais que deixam essa a léguas EM TODOS OS DOMÍNIOS!!! Ofereci há mto (não vendi, até porque nada valem hoje) todos meus excelentes canelons de verdadeiro Sportex alemão e da Daiwa, na altura o top dos topes em canas de surfcasting que "mataram" muito e muito peixe. Mas tudo isso passou à história e a realidade hoje é OUTRA a milhas desses tempos, até porque não há agora (nem de perto nem de longe) o peixe que havia o que ainda complica mais a tarefa quando se pesca com uma cana que à beira das recentes é um autêntico "barrote". Desculpe a franqueza, mas custou-me perceber q estava a investir tanto (não falo em dinheiro) com algo q depois talvez se fosse arrepender e deixar todo frustrado, pois hoje a realidade é mesmo ESTA. Saudações desportivas   
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Sergio Ramalho

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #17 em: 22:07 Sábado, 02 de Dezembro de 2017 »
Concordo com o que foi dito.

Tenho uma, mas vai ficar como está... nem penso em ir à pesca com ela, nem tentei...

Aliás, tenho uma cana com cerca de 25 anos, já em carbono, que também não uso. Ainda experimentei, mas não se compara ás de agora.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #18 em: 18:09 Domingo, 03 de Dezembro de 2017 »
Essas canas são uma reliquias, mas apenas isso. Se tivesse uma nem por sombras gastar dinheiro com ela. Antigamente era top.  Hoje, para determinados sitios serve para pescar claro, não mais do que isso.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline pantao

Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #19 em: 22:41 Domingo, 03 de Dezembro de 2017 »
Podem ser velhas mas ainda há quem as use e bem.
Quando bato as praias de mira estão sempre os da velha guarda com os seus canelões espetados na areia e raro é não os ver tirar peixe, penso que a experiencia se impõem a muitos pescadores com material mais moderno mas menos experiencia.
As realidades da pesca também são diferentes na nossa costa, há zonas que os lançamentos longos não servem para nada, e somos influenciados por surfcasting de competição, net maioritariamente mediterrânica e ai sim é necessário lançar longe. 1/3 da nossa costa o peixe esta perto ou relativamente perto.
Quanto ao peso, não sei quem esta certo, se um velhote com 2 canelões as costas tipo crucifixo e um saco de vime ao ombro, ou então um "moderno" com sacos de canas, tripe, espetos, mesa de iscos, tenda, pannier, arca termica, etc etc
Não digo gastar uma fortuna em recuperar material antigo, mas são sempre objectos que preservados em condições tem o seu valor.
Ninguém pesca com sofis, mas assim que aparece um em estado de novo desaparece.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #20 em: 23:01 Domingo, 03 de Dezembro de 2017 »
O pantao agora fez-me rir 😃😂 e tambem tenho a tua duvida😃. Vai um gajo carregado com esse arsenal todo que referiste e depois aparece a velha guarda com as canas e o tal saco. Tambem tem tudo o que precisam e em comparação nao levam nada☺.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #21 em: 16:53 Segunda, 04 de Dezembro de 2017 »
Tenho uma para vender  8), das laranjinhas... a medida não sei... mas, só pesquei com ela à borracha, fundo, nunca.
Dessas cor de tijolo, tive duas, uma 5.20m e outra de 4.50m. Ambas, no século passado, abanaram bem algumas vezes...  O0
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #22 em: 22:01 Segunda, 04 de Dezembro de 2017 »
Bem, parece q há aki companheiros q adoravam que o "tempo voltasse para trás" e  toda a fantástica evolução q tanto melhorou as prestações q teve o surfcasting fosse erradicada do mapa. A "velha guarda" apanha peixe com canelons do tempo dos afonsinos pela enorme experiência acumulada e porque conhece esses pesqueiros e o mar certo p eles de olhos fechados e nem querem ouvir falar de evolução q obriga a pensar, dá mta trabalheira e custa DINHEIRO. Se calhar, mtos com tantos "saudosismos" das canas barrotes não usam sequer uma delas, mas modernas (e caras) canas de leve carbono. Nem sequer falei de lançamentos extra-longos mas da leveza e performances das atuais, mas até nisso, se compararmos alguma vez conseguem chegar tão longe quando é preciso? E na ferragem? É q as grande Douradas, geralmente, não andam junto à biqueira das botas! Se me falarem de pesqueiros altos, pescar em cima das pedras ou em trovoadas, aí dou-lhes alguma razão pois são o "calcanhar de Aquiles" das recentes, uma queda com força ou vinco nas pedras e estão logo arrumadas. Saudações desportivas
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #23 em: 22:13 Segunda, 04 de Dezembro de 2017 »
Eu não tenho nem nunca tive canas antigas, nem tão pouco tenho o desejo de ter :). Quando falei em velha guarda foi com um sentido. Eles com menos material levam o mesmo e pescam. Á maneira deles, claro. Os tempos mudaram, o peixe cada vez é menos e hoje a realidade do Surfcasting é bem diferente de tempos mais longínquos.

O pescador de surfcasting sai para uma jornada preparado com tudo o que poderá precisar para qualquer tipo de condições que encontre. Por isso levamos a casa ás costas nos dias de hoje.

O resto é como tudo... Não há verdades universais. Tanto se pesca e apanha peixe com material de topo como com canelões. Cada spot tem a sua história e conheço alguns onde se pesca grandes douradas junto á biqueira das botas  ;)
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #24 em: 01:39 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Plenamente de acordo com este o último companheiro. A pesca é mmo assim, nunca há certezas nem teorias plenamente certas (e ainda bem), nem tenho pretensões a ter verdades absolutas (longe de mim tal ideia!). Aliás, o q mais me atraiu no surfcasting ou pesca em geral é q estamos sempre a aprender seja em q idade for e a experiência q tivermos q é o que mais nos faz sentir vivos e atuantes. Não duvido que se apanhem Douradas a lançar para as botas, já apanhei várias do Alto do Malhão (V.N. Mil Fontes) acima dos 3 kgs  (depois com a rabeca, claro). Também as apanhei a pescar da praia (Vila do Bispo-Sagres, Praia Pequena-Sintra, Monte Clérigo e até em Santa Cruz) com canelons Sportex nos bons velhos (então havia peixe visível, caramba - risos), mas sempre a lançar longe, pois a pescar da praia elas GERALMENTE andam mais sobre o largo. É o peixe q mais gosto de apanhar, finas, astutas, esquisitas com iscos e desconcertantes sobre quando se aproximam do pesqueiro e...depois a luta magnífica, virarem a cana toda, "cócegas" tímidas antes da estocada à BRUTA (drake apertado e levam tudo na bocarra q parece um torno e parte anzóis martelados 2/0). Amigo, k saudades danadas de ferrar um daqueles "presuntos" prateados e dourados para meter no forno k batatinhas e um branquinho ou verde mas do bom - Lol! Não me leve a mal, fiquei triste com a dos canelons porque sou mto de me forçar a evoluir, nunca "parar" no tempo e arriscar novas técnicas e experimentar novos materiais. Mas também não vou atrás de tudo o aparece, há por aí mta treta q não vale um chavo. Abraço. Saudações desportivas
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #25 em: 09:07 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Concordo com o Nelson imaginem isto a pesca está cada vez mais difícil comparando a a viagens de carro dantes precisavas de ir de Lisboa ao Porto para vir de saco cheio. Agora precisamos de ir a China lol ir de canelao nacional e o mesmo que ir de R5.. uma cana mais cara e o mesmo que ir de Mercedes novo e mais leve a direção mais cômodos menos hipótese de avaliar e alguns r5 nem lá chegam. Basicamente e a melhor analogia que consigo fazer...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #26 em: 09:17 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Na minha opinião, acho que cana mais recente, não nos vai fazer apanhar mais peixe. Torna é a coisa mais cómoda. Digo eu!
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #27 em: 09:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Depende das condicoes. É mais cômoda e mais rápida tem melhor ferragem da mais gozo lança o dobro
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline pantao

Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #28 em: 09:49 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Ainda não vi ninguém aqui a defender que prefere as canas antigas as atuais, eu tenho-as e tb não as uso, é raro o ano que não compro 3-4 canas novas para as modalidades que pratico, embarcada e surfcasting. Tenho mais resultados? não.
Como foi dito e bem é a procura de algo sempre mais cómodo.
Agora não me considero melhor pescador por usar material e técnicas mais recentes, eu sempre que evolui na pesca foi por conviver e pescar com outros colegas, os melhores resultados vieram sempre não do material mais recente, mas de ir aprendendo a ler o mar com todas as variáveis.
Onde eu noto grande diferença no numero de capturas é na qualidade dos fios que usamos hoje em dia, eles mais que a cana em si fazem diferença. Facilmente pescamos com linhas que ha poucos anos era impensável, numa altura em que cada vez ha menos peixe a invisibilidade e resistência das linhas é primordial.
Obviamente que defendo ter uma cana leve e potente, pois quem lança longe tb lança perto e o contrário não.
Não fugindo do tópico, que é recuperar um Canelão, defendo que a historia não se apaga, e se eu tiver hipóteses/oportunidade de recuperar um pouco de historia de certeza que o vou fazer.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #29 em: 10:07 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
É simples se o peixe tiver a mais d 70 ou 80m de canelao não lhe tocas ... Tem limitações. Eu nunca disse que os caneloes não tiram peixe... Ou que se é melhor pescador por ter melhor material.. e quando o peixe está mais sacana uma cana recente e mais rápida e ferra melhor.. isto é simples e logico.. n custa MT a perceber
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]