collapse

Autor Tópico: Distãncia minima  (Lida 11217 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #30 em: 13:38 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Então e quando chegam a um sitio onde encontram canas encostadas mas não vêm pescadores a pescar com elas? Pescam ali ou respeitam o facto de lá estarem as canas há horas...?

 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Distãncia minima
« Responder #31 em: 14:09 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Nunca me aconteceu. As canas estavam com as linhas dentro de agua ?! Se forem horas como dizes é para marcar lugar mas se não está lá ninguem estivesse...
Nelson Peres
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Distãncia minima
« Responder #32 em: 14:19 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então e quando chegam a um sitio onde encontram canas encostadas mas não vêm pescadores a pescar com elas? Pescam ali ou respeitam o facto de lá estarem as canas há horas...?



 :o :o :o Nunca me aconteceu, mas se acontecesse............................ dava meia volta e ia para bem longe desse "burburinho", mesmo sabendo que iria gradar!!! "Pesca é Paz e Sossego", e quem não entender assim que vá pescar para outras latitudes e faça bom proveito dos desaguisados e altercações  O0 O0 O0 O0 O0
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Distãncia minima
« Responder #33 em: 15:03 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então e quando chegam a um sitio onde encontram canas encostadas mas não vêm pescadores a pescar com elas? Pescam ali ou respeitam o facto de lá estarem as canas há horas...?



 :o :o :o Nunca me aconteceu, mas se acontecesse............................ dava meia volta e ia para bem longe desse "burburinho", mesmo sabendo que iria gradar!!! "Pesca é Paz e Sossego", e quem não entender assim que vá pescar para outras latitudes e faça bom proveito dos desaguisados e altercações  O0 O0 O0 O0 O0


Plenamente de acordo, para ir para a confusão mais vale levar a patroa às compras...
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #34 em: 15:10 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então e quando chegam a um sitio onde encontram canas encostadas mas não vêm pescadores a pescar com elas? Pescam ali ou respeitam o facto de lá estarem as canas há horas...?

Na Capitania de Aveiro, e para que em casos dessas não haja qualquer dúvida, o Sr. Capitão do Porto de Aveiro determinou em edital que artes de pesca que não estejam acompanhadas de praticante são consideradas abandonadas.
Essa prática era muito comum principalmente na Barra na zona da piscina, iam lá colocar as canas para marcar lugar, até que depois disso passaram a ser recolhidas pelos agentes da PM. E se a generalidade da PM fose como a de Aveiro podem ter a certeza que muitos “lúdicos“ já tinham ido para cavadores  :join:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #35 em: 15:31 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Eu concordo com isso Manel, por aqui há sítios onde os chico espertos trabalham assim. Digo trabalham porque é isso que estão lá a fazer.... depois ainda dizem que não é de pescador ir ocupar o espaço deles, que essa atitude é a atitude de quem para lá vai passar o tempo  :o. Pobres coitados vamos para lá passar o tempo enquanto eles se escalfam a pescar ups trabalhar.

Fica essa nota! Melhor melhor era arranjar um edital desses para o sitio em questão, assim sempre temos o que lhes esfregar na cara...
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #36 em: 15:53 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fica essa nota! Melhor melhor era arranjar um edital desses para o sitio em questão, assim sempre temos o que lhes esfregar na cara...

É simples, vais à Capitania da tua zona com cópia do edital que está em anexo neste post e sugeres isso ao Capitão do Porto.
Vê a alínea C) do anexo D-RESTRICÇÕES À PESCA LÚDICA na página 18. Atenção que este edital já é de 2011.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Distãncia minima
« Responder #37 em: 23:32 Terça, 22 de Setembro de 2015 »
Aqui há tempos chegamos à praia já de noite e antes de descermos escolhemos o melhor sítio pela rebentação. A maré estava toda lá em baixo com o mar calminho e um fundão lindo mesmo ali à frente o que me fez pensar que iriam sair douradas.

Fomos para lá e começamos a montar o material. Quando já tinhamos tudo quase montado passo a luz na direcção da água e vejo uns reflectores pequeninos. Quando vejo bem aquilo estava cheio de canas. Contei 3 canas que estavam a uma distância de 50 metros umas das outras e sem starlites.

De repente aparece-me um gajo a dizer:
"Epá tenham cuidado porque estão ali as minhas canas".

E reparo que ele tinha um pé de cabra na mão... fiquei logo todo nervoso e perguntei-lhe logo:
"Essa merda é para nos assustar?"

E o gajo: "Não, era para apanhar isco."

"Ah, tá bem." Disse eu.

Nisto reparo que ele ainda tinha mais uma cana, num total de 4, que ele ainda disse que era dum colega, o que era tanga. Como fiquei irritado com a cena do pé de cabra e das 4 canas, virei-me para ele e disse que ia por as minhas canas entre as dele porque ele estava a ocupar a praia toda.

E ele:
"Epá isso não pode ser, tinham que vir mais cedo, bla, bla..."

Continuei a montar as canas e caguei para ele. Quando me virei para ir lançar o gajo já tinha encolhido a pesca dele para metade.

A partir daí pescamos mas no sítio que a gente não queria porque aquele sítio estava cheio de areia e tinha que se puxar muito nos lançamentos.

Passado meia hora mais ou menos oiço o gajo aos gritos e olho para lá mas ele estava muito longe e não via nada.  Quando eu começo a ver o gajo passei-me, nem queria acreditar, quais douradas qual quê. Não é que o gajo trazia um robalo gigante como eu nunca tinha visto.

Fui ter com o gajo para ver aquilo mais de perto e ainda lhe tirei uma foto.



O gajo ainda tirou mais dois robalos grandes, uma raia e um matateu.

Ainda estive a falar com ele mas sempre com um pé atrás.

Nós pescámos um robalo cada um mas para o pequeno.

Saímos dali com uma sensação estranha.

A minha dúvida nesta história é, se eu tivesse colocado as minhas canas no meio das dele seria legal? Tendo em conta que as canas dele estavam a 40 ou 50 metros de distância umas das outras.
« Última modificação: 15:06 Quarta, 23 de Setembro de 2015 por Zé Maria »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #38 em: 00:08 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
Tema quente ultimamente aqui pelas praias de peniche,como costumo dizer, os cinco metros para mim na praia sao quase invasao da privacidade!   Na pedra e pontoes é outra coisa,a malta costuma entender-se...ás vezes...
 Temos de saber lidar com isso da melhor forma, aqui na zona toda a gente sabe onde dá, e está a dar as maiores e melhores douradas ,é ver onde está a molhada! Normalmente meto as coisas no meio e abro um pouco mais as canas,nao parece tanto mal e ganho uns metritos pra poder pescar um pouco melhor.
 O sitio do vizinho normalmente é sempre o melhor,farto-me de rir,umas vezes quando estou disposto a isso, entro lá na coisa na norte.
 Se quiser pescar descansado, no sentido de só tomar atençao á minha pesca,terei de andar muito a pé  e escolher sitios menos "quentes",mas muito mais sossegados , onde posso tirar outro prazer da pesca,que é o que tenho feito ultimamente ,tenho verificado que tenho passado ao lado de boas pescarias,mas apanhar peixe nao é tudo na pesca pra mim.
Temos de ver o que é melhor pra nós a cada pescaria,se ir á pesca ou apanhar peixe!
Fiquem bem
Canudo

So

o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 26 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #39 em: 00:38 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
Embora esteja descrito na lei a distancia dos 5 metros, existe sempre o bom senso de quem pesca. Um homem afasta-se um pouco mais, quando há espaço para tal e de certeza que passa melhores momentos de pesca. Só isso é demonstração de respeito por quem já lá estava antes.
Quando há spots com muita gente, tenho o hábito de pensar rápido e mudo de pesqueiro. Gosto de poder olhar o mar com a minha calma e ver as minhas canas a trabalhar sem ser controlado por outros olhares.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #40 em: 09:35 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
...(nunca mando em frente, foge sempre para a direita)

Hermano segue sempre esta pequena regra e concentra-te na execução do lançamento:

Regra:
1-Fixa a linha do teu horizonte,
2-Agora olha para um ponto no céu de modo a que esse ponto faça um ângulo entre 45º a 60º com o horizonte.
3-Concentra-te no movimento dos teus braços e prepara o lançamento
4-Só largas a linha do teu indicador, quando ambos os braços (esquerdo e direito) estiverem alinhados com o ponto que fixaste em (2)

É como se os teus braços fossem a mira de uma arma.

Vais ver que sai direitinho ;)

PS: Não te preocupes com a força, mas sim com a execução.
Nunes, vou tentar fazer como dizes.
Obrigado

Grande Hermano,

esquece meu bom amigo. Quem aprendeu com o Cabé, tarde ou nunca lança direito. É dos livros....
Também não dá para stressar... Em Timor a praia é toda tua.
Grande abraço
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Distãncia minima
« Responder #41 em: 09:43 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
eh eh eh!
Tu sábado passado estavas demasiado entretido a gozar a fama daquele robalito; senão terias visto como faço muito bem os lançamentos com buldos de 40gr e mais, tive Sir Cabé do meu lado esquerdo a 15 metros e convivemos pacificamente!
Sois todos uns inbejosos e inbejosas!  ;D
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #42 em: 11:33 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eh eh eh!
Tu sábado passado estavas demasiado entretido a gozar a fama daquele robalito; senão terias visto como faço muito bem os lançamentos com buldos de 40gr e mais, tive Sir Cabé do meu lado esquerdo a 15 metros e convivemos pacificamente!
Sois todos uns inbejosos e inbejosas!  ;D

Estava a gozar os meus 10 minutos de fama.
No entanto, reparei que lanças muito bem, sim senhor. Deves ter-me copiado.....
Pescar a 15 metros do Cabé já não é muito arriscado. A cana dele tem 3,90 m, o estralho cerca de 3,5m e contando que a extensão do braço seja uns 60 cm, teremos
3,90 + 3,50 + 0,60 = 8 metros. Dando-lhe  mais 1 metro para algum desequilibro provocado pelas depressões da areia ou pelo cafeirinho...... 9 metros é no limite.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Distãncia minima
« Responder #43 em: 11:54 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
Duas ultimamente tem aparecido uns desses lá no quintal, ainda esta semana havia espaço para lançar 4 canas entre 2 pescadores, quando fomos falar com eles para saber como estava a correr e senão se importavam (nem tinham de se importar) começaram a mandar vir, etc etc. Faltas de ar.

Em relação a isso do pé de cabra, eu de há uns anos para cá que tenho um bastão no carro e quando pesco especialmente sozinho faço me acompanhar sempre por ele, especialmente na praia onde pescamos que é bastante escura e que se acontece alguma coisa só estás lá sozinho para te safar. Por outro lado, na praia grande, uma praia bastante iluminada já me sinto totalmente diferente.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nisto reparo que ele ainda tinha mais uma cana, num total de 4, que ele ainda disse que era dum colega, o que era tanga. Como fiquei irritado com a cena do pé de cabra e das 4 canas, virei-me para ele e disse que ia por as minhas canas entre as dele porque ele estava a ocupar a praia toda.

Deve ser o mesmo que já apanhei lá, mas nesse dia estava com 5 canas.
 

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
Re: Distãncia minima
« Responder #44 em: 13:45 Quarta, 23 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca me aconteceu. As canas estavam com as linhas dentro de agua ?! Se forem horas como dizes é para marcar lugar mas se não está lá ninguem estivesse...

A situação que o Pedroko falou, vêm associada a um episódio que eu mais dois colegas de pesca presenciámos este fim de semana aqui numa das ilhas de Faro. Nós chegámos cedo à ilha, às 16h com intuito de ficar a pescar  no cais do barco de forma a ter lugar para quando começasse a enchente, que seria ás 2h da manhã.
Quando chegamos lá estão 4 ou 5 canas sem carrete encostadas pelo o cais(cais que terá 20/30m2).
Como foi a primeira vez que fui lá, não sabia como funcionava, e um dos meus companheiros dirigiu-se a um senhor que lá estava a meter as canas e perguntou se iam pernoitar, ao que ele respondeu q sim, ele e mais outro colega que ali não estava na altura, e também outro senhor que já estava a pescar.
Nós como éramos 3 com 2 canas cada um não iríamos conseguir pescar então seguimos para a praia.
Mas um de nós mais teimoso, decidiu ficar lá, e eu mais outro colega fomos para a praia apanhar a vazante, que é rentável pois o canal da ria a vazar dá para a praia e sempre saem uns peixes ;).
Mas nisto vamos ligando ao nosso colega no cais para saber como estavam as coisas, pois ele na primeira hora tirou logo umas douradas de 800/900g e disse que só tava ele e outro senhor a pescar, e que os artistas das canas tavam na praia a pescar.
Não querendo perder tempo de pesca fizemos a vazante toda na praia e ás 00h00 fomos para o cais, pois so estavam 2 pessoas a pescar, e nó se não conseguíssemos pescar lá pescávamos ao longo do paredão que não é tão bom pela quantidade de pedra e acesso para sacar o peixe com chalavar.
E assim foi, chegámos montamos uma cana cada um e começámos a pescar, pois ás 1h30 da manhã lá aparecem os 2 pescadores que tinham as canas a marcar lugar, chegaram nem disseram boa noite, ficaram calados o tempo todo sem se pronunciar, e assim foi até às 4h altura em que eles vão embora sem dizer nada. Estavam 10 canas a pescar com uma distancia de 1m entre elas, e só houve um incidente com linhas embaraçadas, ou seja que com compreensão e respeito pesca-se bem ali com esse numero de canas.
Foram saindo umas boas douradas kileiras e assim que esses dois foram embora e levaram consigo as suas 5 canas, pois pescou-se bem, bom ambiente, ficou lá o outro senhor que nos confidenciou que aqueles artistas vinham pescar para vender, tinham já tirado uma corvina de 4kg na costa, e que deixaram lá as canas a marcar e foram fazer a vazante na praia para depois virem fazer a enchente ali pois era ideal pa dourada.
Resumindo, querem estar em todos os lados ao mesmo tempo, eu mais o outro colega não pescamos lá a tarde toda porque a qualquer momento chegariam os donos das canas e ficávamos sem espaço e qual não é o nosso espanto quando de manhã no barco a irmos embora o tal senhor vêm nos ameaçar a dizer que "aquilo foi uma palhaçada, não foi de pescador, foi de malta que só vêm aqui para se entreter um bocado"(ou seja não vamos para o negócio como ele), e que ele não se quis chatear e foi se embora, mas quando as coisas deles estiverem ali ninguém chega lá e pesca, têm que estar lá antes para  poder pescar e que nós éramos gananciosos(pois o local é mm bom) , e ainda vêm no barco a gabar-se ao colega que ia ligar ao restaurante a dizer que levava uma corvina, e para negociar as douradas q tirou...

E eu pergunto, quem é que é o ganancioso????
Eu fui lá uma noite este verão todo, e essa gente vai pra lá sacar peixe pa vender dia sim dia não.

Sinceramente não me chateei por respeito aos meus colegas, e talvez mais vale assim, mas quando ouvi essas palavras fervi todo por dentro, um gajo dá-se bem com toda a gente, respeita,e chega aquele artista nem boa noite diz, com ara carrancudo...bastava ter dito alguma coisa e toda a gente pescava, mas não, preferiu assim.

« Última modificação: 13:49 Quarta, 23 de Setembro de 2015 por Hélio Pires »
Tens que insistir...!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 17:44]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]