collapse

Autor Tópico: Batismo embarcada mar  (Lida 2481 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Batismo embarcada mar
« em: 13:35 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
se tudo correr bem, dentro de dias sairei pela primeira vez de barco ao mar ( pesca aos sargos, safias besugos, etc..), e gostava de saber alguns truques/dicas que pudessem diminuir a probabilidade de enjoar e estragar a pesca..
já agora grossura do fio (madre e empate)? peso da chumbada?
obrigado e boas pescarias ;)
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Batismo embarcada mar
« Responder #1 em: 13:56 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Boas,

No fundo, tens de estar e sentir-te bem, não comer em excesso nem estar com fome, bem hidratado mas sem barriga de água, há quem diga que o álcool potencia o enjoo eu pessoalmente acho que o barco é que potencia o álcool ;D
Para comer durante a jornada, coisas rápidas e práticas que consigas comer sem ter de estar a preparar (por exemplo se forem sandes é melhor irem já feitas), coisas a puxar para o salgado dizem que também é bom (pasteis de bacalhau, presunto, afins)

Em acção de pesca, evita iscar de cabeça para baixo.;
Quanto maior for o campo de visão menos enjoas;
Evita focar as coisas perto, não tentes desenlear montagens, tira e põe outra.

Acima de tudo, não penses nisso, se gostas mesmo de pesca tenta envolver-te na pesca sem dar importância a isso.

Se enjoares, é normal, não há grande coisa a fazer nessa jornada, nem vale a pena tomares comprimidos que só te vão fazer vomitar novamente.
Numa próxima jornada podes tentar tomar os comprimidos antes de saírem para o mar.


Quanto às montagens e pesos, é melhor ser alguém da zona a aconselhar ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Batismo embarcada mar
« Responder #2 em: 17:01 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
excelente!!  :D
Muito obrigado Beto  :))
abraço  ;)
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline tjbm

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 26 vezes
    • marinha grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:24 Domingo, 30 de Novembro de 2014
Re: Batismo embarcada mar
« Responder #3 em: 17:10 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Subescrevo tudo o que o Beto disse, pela minha experiência e pelo que ouço dizer também não se deve comer/beber lacticínios ao pequeno almoço.

Quanto a montagens de pesca embarcada faz uma busca no fórum pelo tema e não te faltarão  bons exemplos.

Abraço
Tiago Magalhães
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Batismo embarcada mar
« Responder #4 em: 17:12 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

No fundo, tens de estar e sentir-te bem, não comer em excesso nem estar com fome, bem hidratado mas sem barriga de água, há quem diga que o álcool potencia o enjoo eu pessoalmente acho que o barco é que potencia o álcool ;D
Para comer durante a jornada, coisas rápidas e práticas que consigas comer sem ter de estar a preparar (por exemplo se forem sandes é melhor irem já feitas), coisas a puxar para o salgado dizem que também é bom (pasteis de bacalhau, presunto, afins)

Em acção de pesca, evita iscar de cabeça para baixo.;
Quanto maior for o campo de visão menos enjoas;
Evita focar as coisas perto, não tentes desenlear montagens, tira e põe outra.

Acima de tudo, não penses nisso, se gostas mesmo de pesca tenta envolver-te na pesca sem dar importância a isso.

Se enjoares, é normal, não há grande coisa a fazer nessa jornada, nem vale a pena tomares comprimidos que só te vão fazer vomitar novamente.
Numa próxima jornada podes tentar tomar os comprimidos antes de saírem para o mar.


Quanto às montagens e pesos, é melhor ser alguém da zona a aconselhar ;)

Sábios conselhos. Para mim no que deves ter mais atenção é no tentares não enjoar. Eu, pelo sim pelo não, uma horita antes de entrar no barco tomo um vomidrine (ou outro qualquer), como coisas que potencialmente não me fazem enjoar, bebo uns sumitos, água e jolas... nada de yogourtes nem leite e nunca, mas mesmo nunca olho fixamente para nada perto nem de cabeça baixa. levo sempre mais vomidrines se precisar (por sorte nunca precisei) e levo sempre os empates e montagens já feitas. Não tentes nunca desenrolar nós muito grandes nem nada dessas coisas, corta e pões de novo que levas já feito de casa.
Depois de ires algumas vezes vais sentir-te mais à vontade para saberes o que deves ou não fazer.

Protetor solar (menos nas palmas das mãos  ;D), chapéu, buff (para tapar o pescoço), óculos de sol, camisola fresca de manga comprida e calças com pernas são também muito importantes tal como água com fartura para hidratar.

Iscos: eu uso sempre sardinha, ameijoa branca (nada de japonesas nem vietnamitas) e camarão. Há mais iscos porreiros mas eu levo apenas estes de costume.

Montagens: FEITAS DE CASA e seguindo as instruções do mestre Braga:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ah e não te esqueças da bolinha flutuadora na madre (sinalizador) para veres quando deves deixar de puxar "à doida".

Abraço e depois conta como foi.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Batismo embarcada mar
« Responder #5 em: 17:16 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Prepara-te para um dos melhores ou piores dias da tua vida.

Se não enjoares é um dia excelente, se enjoares é um inferno em que preferias morrer. ;)

Mas para saberes vais ter que ir lá.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Batismo embarcada mar
« Responder #6 em: 21:53 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Boa noite Miguel Reis.

Pessoalmente, acho que deve fazer a sua vida normal e não cometer abusos no dia anterior no que respeita a comesainas e "acompanhamentos de levantar cotovelo".

Tente ir num dia relativamente calmo e não "embarcar" em "jolas" e bifanas logo pela madrugada, principalmente se esses não são os seus hábitos alimentares. Estes deverão ser respeitados pois o seu organismo está habituado a reagir-lhes.

Leve roupa e calçado confortável e em camadas que possa ir retirando, caso o dia aqueça, não esquecendo protecções para o Sol. O desconforto a bordo costuma ser um primeiro passo importante para o aparecimento do enjôo.

Não tome comprimidos, excepto se já se conhece e sabe que vai enjoar. Caso os tome, ficará a pensar que mesmo assim enjoa e a recuperação em futuras saídas vai tornar-se mais difícil atendendo a que nem nos comprimidos confiará.

Evite baixar-se e apanhar com os cheiros dos gases de escape do barco ou iscas retardadas.

Quanto a mim, acho que deve relaxar e não pensar no assunto... quanto mais pensar que lhe vai acontecer, mais hipóteses terá de que aconteça mesmo. Goze as cores, o dia, o mar e coloque o enjôo para as costas, as hipóteses de ele aparecer não são assim tão grandes.

Se "ele" aparecer, reaja como se sentir melhor.

Há alguns anos que não enjoo, sei que me pode tornar a acontecer, mas enjoei mesmo muito. A reacção que acabou com isso, foi enfrentá-lo, metendo as mãos à garganta e vomitando até sentir o estômago vazio. Depois, beber água, não fumar, sentar-me e relaxar, dormindo ou não. Quando sentia vontade de comer, comia e passava-me.

Mas isto foi o que aconteceu comigo... cada um terá de encontrar a sua própria forma de reagir, caso aconteça.

Muita coisa se poderia ainda dizer, mas termino reafirmando:  "...acho que deve relaxar e não pensar no assunto... quanto mais pensar que lhe vai acontecer, mais hipóteses terá de que aconteça mesmo. Goze as cores, o dia, o mar e coloque o enjôo para as costas, as hipóteses de ele aparecer não são assim tão grandes".

Espero que tudo corra pelo melhor

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 22:05 Quarta, 01 de Julho de 2015 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Batismo embarcada mar
« Responder #7 em: 23:14 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Muito mas mesmo muito obrigado a todos pela vossa atenção  :))
Abraço e boas pescarias a todos :)
depois faço um relato ;)
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 17:44]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]