collapse

Autor Tópico: DEDICADO AO SR DOMINGUES  (Lida 1583 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
DEDICADO AO SR DOMINGUES
« em: 22:00 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Em resposta ao Sr Domingues e com saudades de teclar um pouco  ;D aqui vai.
Canas:Parabólicas
Quando trazemos um peixe para cima, a sua curvatura vai do início da cana até a ponteira,há quem diga que são as indicadas para quem se está a iniciar eu pessoalmente não concordo não gosto deste tipo de canas
SEMI-PARABÓLICAS
São muito parecidas às outras, só que, curvatura começa do meio para a frente,já com um poder de ferragem a meu ver superior ás ditas parabólicas.
PROGRESSIVAS
 Depois da captura a sua acção não é uniforme  é ditada pelo peixe,a curvatura será maior ou menor consoante o tamanho e a luta do especime capturado. São das minhas preferidas.
 ACÇÃO DE PONTEIRA
 Estas canas são as minhas eleitas trabalham o peixe  no último terço do  comprimento, trabalha a ponteira e pouco mais!Hoje já existem robustas e super leves as primeiras davam cabo das costas.Na hora da ferragem não tem par,a sua rigidez em relação ás outras combate-se com um drag bem afinado
As minhas vão dos 3,80 aos 4,50m
As montagens:
Sou adepto incondicional do fluocarbono nas montagens nem concebo de outra maneira vou limitar-me ás mais usuais,transcrevendo um texto daquele que foi o meu mentor e amigo BRAGA.
Boas
Vamos lá então opinar sobre montagens para a pesca embarcada.
As minhas montagens são constituídas, por fios em fluor carbono, quer na madre, quer no estralho, tendo ainda os anzóis, crossbeads, micro missangas e destrocedores.
A madre tem aposto dois destrocedores, um em cada extremidade, (eu por acaso só utilizo um), tem as missangas furadas em cruz, (crossbeads), estas são seguras, tem como batentes, as micro missangas, através de nós, (também existe que cole).
Os estralhos, numa extremidade tem aposto o anzol, a outra passa na crossbead, onde introduzo uma micro missanga e faço então o nó.
As minhas montagens, denominei-as de baixas, justas, altas e de rapar.
Às três primeiras descritas no parágrafo anterior, tem apenas com ponto de referência a altura da última crossbead em relação à chumbada.
Vamos partir do princípio que a montagem tem 2 m de comprimento e os estralhos funcionam todos a 45 cm.
Comecemos então pela montagem denominada baixa, que terá a seguinte disposição 70 x 50 x 50 x 30, com já foi dito os estralhos vão funcionar a 45 cm. Nesta montagem o último estralho, fica mais próximo do chumbo, da crossbead ao chumbo, são 30 cm, (podendo ser ainda mais baixo) e por sua vez o estralho terá 45 cm de comprido. Esta montagem é para pescas, cujo peixe esteja mais junto ao fundo, dependendo do comprimento e aguagem o seu trabalhar, será sempre mais perto fundo, onde podem existir grandes e boas surpresas. Inconvenientes no fundo muito rochoso, pode ser prejudicial, com várias prisões ao fundo.
As montagens justas e tendo sempre como referência os 2 m de comprimento e os 45 cm do estralho, esta tem a seguinte forma 55 x 50 x 50 x 45, são aquelas em que o anzol do último estralho, está à altura do destorcedor onde é aposto o chumbo, roçando apenas o fundo.
Porque sabemos que o peixe está no fundo e com as prisões constantes, esta tem a finalidade de algum modo evitar tanto essa situação, quer nas rochas e outras situações do fundo.
A montagem alta 40 x 50 x 50 x 60 cm é aquela cujo último anzol fica a mais de 10 cm altura, (ou mais), acima do destorcedor onde é aposto o chumbo. Esta montagem é para quando o peixe está a comer mais em cima, no pesqueiro estão muitas choupas e podemos ter algumas surpresas duns pargos.
A montagem de rapar, tem esta descrição 45 x 65 x 55 x 35, cujos estralhos irão funcionar com 55 x 45 x 35 cm de comprido, de cima pra baixo, após um bom balanceamento consegue fazer umas boas distâncias e bem superiores a 15 m da embarcação. Como tal vamos ter o fio do carreto, chicote e montagem na diagonal, logo os estralhos ficam a funcionar quase todos na mesma altura.
Podemos com uma montagem baixa, sempre transformá-la em alta e a alta em baixa, muito rapidamente, basta colocar a parte que está na chumbada, no destrocedor do chicote e na outra extremidade o chumbo.

Fiquem bem.

Braga

Sr Domingues para a pesca de diversos um multi na ordem de 0,16 é suficiente,chicote em 0,30 ou 0,28 serve perfeitamente o atrito da aguagem nestes valores é menor.
Pois é faltam as ponteiras ,mas vamos deixar que outros intervenientes se manifestem ;D e a postura dentro do barco,botem lá faladura que ainda há muito para dizer ;D ;D ;D

abraço



Manuel Matos
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: DEDICADO AO SR DOMINGUES
« Responder #1 em: 22:34 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Amigo canivete, antes de mais agradeço lhe pela resposta  :)
Está um topico de luxo que responde a todas as minhas questoes "existenciais" na pesca embarcada.
Creio que todos os membros do Pesqueiro deviam ler atentamente este post, pois tem informaçao muito util e muito bem explicada.
Agradeço-lhe mais uma vez quer pelo excelente topico quer pelo contributo de toda esta informação :)
Um grande bem haja e um abraço
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: DEDICADO AO SR DOMINGUES
« Responder #2 em: 23:40 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Grande topica  :)
+1, eu sou fisher de agua doce e ensinou me bastante  :)
So uma coisa , olhe o teclado  ;D ;D ;D ;D ;D ;D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: DEDICADO AO SR DOMINGUES
« Responder #3 em: 00:04 Segunda, 29 de Junho de 2015 »
O amigo Canivete acrescenta sempre qualquer coisa e tenta sempre dinamizar esta pesca embarcada. Pena eu não ter conhecimentos para travar esta troca de ideia, de conhecimentos pelo que resta-me só seguir com atenção este tópico que se prevê de enorme valor.
Nelson Peres
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: DEDICADO AO SR DOMINGUES
« Responder #4 em: 10:34 Segunda, 29 de Junho de 2015 »
A bíblia das montagens:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João Rodrigues
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: DEDICADO AO SR DOMINGUES
« Responder #5 em: 08:32 Terça, 30 de Junho de 2015 »
Aí está, muito bom.
Realmente a que eu uso é parabólica, mas parti a minha shimano nexave.
Nunca mais chega o elemento é normal demorar esse tempo.
Já lá vão 2 semanas
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: DEDICADO AO SR DOMINGUES
« Responder #6 em: 19:13 Terça, 30 de Junho de 2015 »
O amigo Canivete soltou a franga. ;D

Boa partilha Canivete.
Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 12:24]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]