collapse

Autor Tópico: INQUERITO DGRM  (Lida 11221 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #60 em: 11:56 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Agora estava aqui a pensar nas perguntas sobre o peso médio de peixe por pesca e o número de dias que vou à pesca por ano. Eu respondi o valor mais baixo que era "Média de até 2 kg por jornada" e que pesco de 11 a 30 dias por ano.

Se a maioria respondeu como eu eles farão a seguinte conclusão:
Número de pescadores em Portugal: 300.000
Número de vezes que vai à pesca: 30
Média de peixe por jornada: 2kg

300.000 x 30 x 2 = 18.000.000Kg

Isto é o que a Assunção vai dizer ao parlamento e à UE:

"Os pescadores lúdicos portugueses consomem uma grande parte dos recursos e têm que ser mais taxados e limitados."
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #61 em: 12:58 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Boas,

Eu penso que o lúdico tem impacto e não é assim tão pouco.
É verdade que a grande maioria dos lúdicos não tem impacto significativo, é muita grade, mas também é verdade que uma outra parte dos lúdicos têm bastante impacto.

Dou apenas alguns exemplos mas que para mim são bastante vísiveis:
- Na altura de inverno à dourada, nos sítios "quentes" onde estas se agrupam, são matanças de toneladas por barcos particulares, alguns tiram férias nessa altura só para ir às douradas e apanham largas dezenas de kg por dia e por barco (não estou a falar da zona de Setubal, porque não conheço, mas é uma realidade na zona da Berlenga).
- A corvina do Tejo, quantas toneladas de corvina matam os lúdicos por dia, principalmente embarcados? (a maioria será que vende ou têm arcas frigorificas em casa tamanho indústrial?)
- As concentrções de robalo na época da desova, não sei como é na vossa zona mas aqui para estes lados são matanças desenfreadas de robalo fêmea ovado...
Num principio geral, onde está peixe a monte, estão também lúdicos a monte, a grande maioria dos tais 300.000 pode estar em casa ou a gradar, mas a outra minoria fazem estrago que chegue...

Esta realidade até os pode levar para caminhos que não nos interessam em termos de capturas e condições à pratica da pesca lúdica, também sei que "vozes de burro" não chegam aos céus mas, nos caracteres que me deram para escrever (e que não sei se alguém irá ler), defendi a criação de defesos dos peixes mais importantes para a minha pesca (robalo e dourada) tanto para lúdicos como para profissionais, obviamente.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #62 em: 13:22 Quinta, 18 de Junho de 2015 »

 Também respondi ao inquérito mas achei estranho "eles" só perguntarem quantos dias vai à pesca por ano, quantos quilos captura em média em cada pescaria, então e quantas vezes captura a grade , isso também devia constar, ou não será isto um inquérito ! :join:

 Agora fora a brincadeira, claro que tudo somado o impacto no meio está lá mas, não tenho dúvidas que o impacto do pescador lúdico é ínfimo face aquele provocado pela pesca profissional/comercial quando esta é praticada completamente fora da lei como sabemos em determinadas zonas.

 Um inquérito é isso mesmo, serve para medir, aferir uma dada situação ou prática, claro que depois o resultado final pode não passar de uma recolha de dados para poder mostrar serviço junto das instâncias e, mostrar que se fez trabalho, embora o resultado do mesmo depois na prática seja nulo e, tudo siga como sempre, uma rebalderia total e, encapotadamente haja sempre quem beneficie da complacência de quem devia fiscalizar e fazer cumprir (para todos)

  :fixe:   
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #63 em: 13:41 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Eu penso que o lúdico tem impacto e não é assim tão pouco.
É verdade que a grande maioria dos lúdicos não tem impacto significativo, é muita grade, mas também é verdade que uma outra parte dos lúdicos têm bastante impacto.


É uma verdade e acabam por pagam todos os lúdicos na mesma moeda. Eu faço parte dos pescadores lúdicos que poderiam haver 2 milhões deles no País que não causavam impacto. Não faço pescas ao montão com se vê no exemplo dado do Tejo e não pesco em sítios quentes na minha zona onde há dias que apanham douradas á patada! Pesco em sítios onde a tranquilidade do spot me permite tirar prazer de uma coisa que adoro fazer.

Quantos de vós já ultrapassaram o peso limite de capturas ?!! Eu nunca... Mas se quisesse não era muito dificil, sabia bem onde ir e como pescar. Se não fosse num dia seria no outro.... Mas não é isso que me motiva, claro que quero capturar grandes douradas e de vez enquando lá calha, mas isso não altera nem de perto nem de longe a minha forma de estar...

Tenho noção porem que  muito outros lúdicos são diferentes, é a ganancia, é o dinheiro.... E aqui não há volta a dar, não há diferenciação entre pescador lúdico ganancioso e o pescador lúdico na sua verdadeira essência, o que me faz acreditar que impor alguns limites é fundamental assim como aumentar a fiscalização. Aos profissionais e aos lúdicos também. É aqui que me sinto injustiçado com medidas e mais medidas que não são para gajos como eu mas que necessariamente tem que levar por tabela.

Nelson Peres
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #64 em: 14:11 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
duas, essa teria no mínimo piada, e o mais triste é que a história indica que podes mesmo ter razão espero que não! Ainda assim o número parece astronómico, mas um número só pode ser considerado elevado quando enquadrado na sua realidade, 18.000 toneladas de peixe anuais pela totalidade de pesca lúdica nacional (a verdadeiramente lúdica) é treta, ainda assim é um valor irrisório vulgo insignificante, comparado cota total anual da pesca profissional em todas as espécies, só de sardinha em 2008 a pesca profissional passou as 65.000 toneladas, agora somem as outras espécies todas (isto é o contabilizado, falta o outro tanto ou mais).

Em relação a ser ou não ser insignificante o impacto da pesca lúdica alguns de vós concordam outros não, ainda bem que assim o é, estes são pontos de vista e de partilha, mas nenhum de nós sabe mais do que casos pontuais aqui e ou ali e esses mesmo repetidos anualmente durante uma época por 20 ou 80 pessoas, mesmo 24h por dia, como a barragem do mramos onde POR FALTA DE FISCALIZAÇÃO não se faz um defeso justo e resulta no que foi dito pelo mesmo, mas também não sabemos que demais influências sofre esse espaço;
O do rio do Zé Maria onde os moralmente "debilitados", apanham robalos de 15cm e dizem que sabem melhor, vejamos pela quantidade que apanham (ainda que pareça muito), são esses senhores nessa zona mais uns quantos noutras zonas....em % não é significante, com isto não quero dizer que o devam fazer, é nosso dever alertar e pedir para que essas atitudes sejam regulamentadas e FISCALIZADAS!! TÊM DE SER!!

E este inquérito ainda que quase tão debilitado como os pescadores de robalos de 15cm é um princípio onde devemos alertar estas coisas, mas é apenas mais um sitio para o fazer, vamos depois ver se vai a algum lado, agora não devemos nem podemos achar que não responder ou responder em tom de brincadeira seja correcto.

No fundo as leis praticadas estão mal feitas em alguns pontos, bem feitas noutros, (nada fica perfeito em pouco tempo, ou algum dia vai ser perfeito para 300.000 pessoas), mas o real problema na pesca com influência no pescado, não desvalorizando os outros existentes é a falta de fiscalização, e a forma passiva de como é feita, isto olhando para um problema de relativamente fácil solução e com impacto imediato pois o resto demora mais a mudar!!!
Isto das leis é igual ás restantes leis e constituição do nosso país...mentalidade do tempo do rei Carlos e ainda assim muitas vezes com 3 interpretações diferentes para cada uma, os moralmente "debilitados" (ou não) andam por todo o lado e desenganem-se pois alguns sabem o que fazem.

Rider a tua teoria das percentagens na prática parece ser quase isso sim!!
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #65 em: 14:36 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Também já respondi...infelizmente não fui muitas vezes à pesca no ano passado, não apanhei qualquer espécie das que eles referem e o que apanhei por jornada nunca chegou aos 2kg (era bom que cada vez que fosse apanhasse pelo menos 1kg e estou a falar a sério!) ...
Realmente os 250 caracteres é mesmo para não terem que ler muito...no meu caso vão ter que ler por código :P
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11263
  • Agradecido: 1655 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #66 em: 14:46 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Beto o impacto existe, claro. Mas em termos percentuais é quanto? 10%, será que chega a isso? Então e se em vez de se mexer nestes 10% pensarem em mexer nos restantes 90%.

Tudo o que dizes faz sentido, mas perde-se sempre no mesmo... A PM devia fiscalizar sim as quantidades, não andar a caça a multa. No Cabo e na Vereda os barcos vêm de casco cheio, só podendo apanhar x kg. Então em vez de se criar mais restrições que tal começar a fazer o trabalho bem feito? Só pode trazer 25 kg. são 25 kg. Só pode trazer 10 kg. + o maior exemplar só pode trazer isso... Se permitem tudo, se deixam que barcos tragam aos 200 kg. cada dia, culpem quem abdica da fiscalização em prol dessa chacina...

Não vale a pena mudar nada, se não começarem pelas bases, tal qual uma casa, não se constrói de cima para baixo. Se eu sei a forma como tudo é feito, quer pelos supostos lúdicos, quer pelos profissionais, a PM também tem obrigação de saber.

Sinceramente acho que mudava muita coisa, se só esse passo fosse dado. Tirando esses 2 a 3% de lúdicos que vivem assim, os restantes 98% jamais apanham essas quantidades e representam menos de 5% do total final de capturas e destruição do pescado.

Agora talvez interesse a muita gente que não se façam as coisas da melhor maneira, talvez seja melhor restringir do que tentar cumprir.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #67 em: 15:35 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Tb ja recebi ;)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #68 em: 15:47 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Pergunto-me de que serve legislar e restringir se depois a fiscalização é vergonhosa e a existir é para os que menos influência têm?! Tal como o FilipePC diz e bem, comecem por fazer cumprir na lei que existe e depois pensem em adaptar às realidades existentes! Não queria dizer desta forma mas é vergonhoso enervante, revoltante e injusto para a natureza e para os lúdicos em geral a realidade da nossa pesca!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #69 em: 16:52 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Boas Filipe,

Tudo o que dizes é acertado, como de resto sempre costumas fazer.
Eu tive o cuidado de não comparar o impacto do lúdico com o profissional, porque também acho que a diferença será esmagadora.
Mas não nos devemos também fechar ao ponto de pensarmos que não temos impacto, ainda que seja aquela pequena parte de lúdicos, que de lúdico têm pouco...

Os peixes que se protejem nas formações rochosas ficam grande parte do ano a salvaguardo das redes dos profissionais e é ai que os lúdicos têm maior impacto.
Apanhar uma "robala" ovada não será tão prejudicial quanto uma rede de xávega apanhar parte de um cardume de juvenis, não sei, não tenho dados para isso, mas parece-me que será bastante prejudicial.

A parte da fiscalização concordo que peca por escassa e de favores.
Li um artigo no CM, do representante da PM portuguesa a dizer que estão obsoletos, pararam no tempo ao contrário das outras forças policiais e que é impossível vigiar 1800km de costa com 500 agentes.
Toda a costa também concordo que será complicado e talvez as prioridades deles sejam outras, tais como a luta ao contrabando, etc. agora, não é necessário vigiar toda a costa para manter na agenda a fiscalização nas zonas e epocas mais "quentes" das várias especies.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11263
  • Agradecido: 1655 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #70 em: 17:01 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Beto eu conheço PM´S, acredito que seja complicado e que são poucos e tal... Mas não é mentira e é isso que critico, ue passam todos os dias ao lado dos aparelhos e redes ilegais e que nem os vês a dirigirem se a eles...

Depois a desculpa é falta de meios... Ok, podem haver, mas ao menos o que conseguissem deviam fazer, e optam por nem se mexer... Isso sim é revoltante. Nas douradas eles sabem o que se passa, mas e tal, e tal... Vamos deixar passar as vezes... Eu até percebo e a malta até devia agradecer, mas depois esse factor vira-se contra nós quando forem feitas novas leis.

Eu o que peço à anos é uma fiscalização igual para todas as classes de pescadores e coerencia na forma como é feita a fiscalização. Muito mais importante que por vezes embirrar com um barco num canal, ou um colete não vestido é verificarem tamanhos mínimos, e garantirem que não se mata tudo o que vai a cana/rede/aparelho.

Sem isso, podem mudar o que quiseres, pois quem infringe, continua, quem traz peixe sem medida, vai continuar a trazer.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Ernesto Lima

Re: INQUERITO DGRM
« Responder #71 em: 17:32 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Boa tarde Pessoal

Deixo-vos um link da DGRM - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre - onde podem consultar o total de licenças tiradas em 2014, no continente e aproveito para sugerir a consulta dos dados sobre a quantidade de pescado capturado profissionalmente, no mesmo ano, que podem consultar aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sobre tais consultas fica a saber-se que segundo a DGRM, só existem 160.016 pescadores lúdicos, um pouco longe dos 300.000, ou eventualmente terei consultado mal, face a tão grande discrepância.

Também me parece que o impacto da Pesca Lúdica é ridículo face às capturas da profissional, assim como ridícula me parece a insistência e quase perseguição legislativa sobre os lúdicos. Mais indicativa de desviar a atenção de tudo o resto do que propriamente da efectividade face ao real impacto.
Na verdade, aqui em Setúbal, no Parque Natural Serra da Arrábida - cheio de pedreiras a comerem a serra - é uma loucura para os cidadãos fazerem lá seja o que for. O mesmo no Estuário do Sado - cheio de empresas poluentes - com limitações à Pesca e à Náutica de Recreio muito fáceis e direi mesmo incompreensíveis quanto aos reais impactos específicos.

Isto para não falar da pesca direccionada de anzol/amostra que nós fazemos, face ao "tudo o que vem à rede..." de arrastões e outros profissionais. Mas claro, é muito mais fácil actuar sobre lúdicos do que sobre os profissionais e mostra-se trabalho.
Quanto a fiscalizações, devo ter azar, pois não há mês que não me fiscalizem, por vezes mais que uma vez. E digo-vos companheiros, cada vez que me entram no barco, entre mostrar documentos e preencher a costumeira ficha, são uns 30 a 45 minutos.
É trabalho de fiscalização e respeito. Quanto à forma como o fazem, pois... são as ordens que têm.

Concluindo... acho que nós, tendemos a falar de mais... contra nós.

Possivelmente estou enganado, mas fica para discussão.

Abraço

Ernesto

Ernesto
« Última modificação: 17:48 Quinta, 18 de Junho de 2015 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11263
  • Agradecido: 1655 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #72 em: 17:45 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concluindo... acho que nós, tendemos a falar de mais... contra nós.

Possivelmente estou enganado, mas fica para discussão.

É isso mesmo Ernesto. Acho que somos muito burros em pedir mais problemas para nós, pelo menos antes de os EXIGIRMOS para os outros.
O número de pescadores não contabiliza algumas facções, a estimativa é que sejam acima dos 250 mil, e já nem vamos falar dos milhares que nem licença tiram, que te posso garantir que conheço bastantes.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #73 em: 18:03 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Beto eu conheço PM´S, acredito que seja complicado e que são poucos e tal... Mas não é mentira e é isso que critico, ue passam todos os dias ao lado dos aparelhos e redes ilegais e que nem os vês a dirigirem se a eles...
(não é tão culpado o que faz assim como o que vê e nada faz?...ainda para mais autoridade)

visto o que disse o FilipePC que conhece o Tejo, etc... e juntando a totalidade do comentário do Ernesto Lima que por sinal conhece (pelo menos) o estuário do sado, tal como eu, mas a sua experiência e vivência é de longe maior que a minha visto que eu ainda sou um "puto novo".

Está dito o que tento de forma geral defender com palavras "cheias" mas que como as de tantos que tentam fazer mais que eu não vão a lado nenhum, ou mesmo que vão nunca é para muito longe. Sinceramente espero que nunca desistam, e que tentem recrutar mais gente, e que se for possível sejam mais activos, falem, digam, tem-se visto pouca actividade e acção mesmo nas redes sociais elas são uma arma só tem de se saber utilizar.

Tenho a felicidade de ter colegas de pesca como o FilipePC, usando uma frase dele "considero-o uma das boas pessoas que a pesca me deu a conhecer", em vários sentidos, e por diversas vezes comentou comigo, que o pescador lúdico só terá impacto quando realmente se unir, com isto espero que as palavras "cheias" encham mais alguns de nós, para pelo menos alinhar as formas de pensamento em relação ao que está mal.
Ainda bem que o Sr. Ernesto Lima inseriu os links pois parte das idéias erradas em relação ao nosso impacto são mitos fundados por idéias pré-concebidas, ou apenas baseadas nos pesqueiros que frequentamos.

Com isto espero que os nossos filhos etc possam vir a dizer em relação a algum amigo: "considero-o uma das boas pessoas que a pesca me deu a conhecer" mas pelo caminho que a coisa leva....não sei!!
« Última modificação: 18:06 Quinta, 18 de Junho de 2015 por joaomiguelc.rocha »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #74 em: 18:15 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Se retirar-mos as licenças diárias, são menos umas quantas. 
Dias de vento, chuva, mar alterado, limo, etc.. em que não se pode pescar.
Dos restantes, quantos pescam assiduamente durante todo o ano. ( porque é nesta altura do ano, em que o tempo e o mar está melhor, férias, etc... que se vê mais gente nos pesqueiros ).
Quanto aos que não têm licença, acredito e sei que existe, mas são uma minoria. ( não acredito nos milhares que o Filipe diz ).
Somos uma gota mesmo, faz-me lembrar um puto que faz o seu xixi no mar, será que altera a qualidade da agua?
Como já foi dito, o que faz mesmo falta é fiscalização ao tamanhos, ás vendas por fora, aos kgs que falam de douradas que apanham etc... Mas esses não considero lúdicos, são profissionais clandestinos.
Em aguas interiores a situação é diferente. No entanto as zonas que frequento, 99% liberta o peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por FilipePC [Hoje às 19:16]

Cana surf casting híbrida para competição por inc.pt [Hoje às 18:35]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:16]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]