collapse

Autor Tópico: INQUERITO DGRM  (Lida 11218 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #30 em: 23:09 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Boas

Também já recebi a mensagem, mas nem abri ainda, mas deve só para nos lixar a nós e não aos outros.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11262
  • Agradecido: 1655 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #31 em: 23:10 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Eu vejo o inquérito como um doce que se dá a crianças a espera que elas o mordam...

Algumas das perguntas que já foram numeradas são elaboradas com um intuito: Conseguir reunir respostas suficientes para terem uma base que quando nos restringirem mais possam dizer: " até os próprios pescadores lúdicos assumiram através de inquéritos que era necessário alterações, que concordam com blá blá blá..." Daí vos pedir juízo e muita atenção.

Este é um caso em que todos estão em causa, em que respostas escritas sem pensar podem ser o que eles precisam para nos prejudicar ainda mais.

A quesstão do robalo é Mundial, sendo que em alguns países já foram diminuídas as quantidades. É isso que eles querem...

Ao respondermos que apanhamos X robalos e X kg. de peixe por ano, basta se multiplicar por 200.000 ou 300.000 mil pescadores e reúnem dados suficientes para avançarem. Por isso mesmo tive que dizer a minha verdade, raramente apanho um  :-[.

Bem, uma defesa obvia é protegermos a nossa classe com as respostas e pedirmos igualdade com as regras e fiscalização que é feita aos profissionais. Com isso vamos nos proteger, pois a pesca profissional goza de outros lobbies, e tudo fará para não perder direitos, ou seja, em caso de terem as mesmas regras que nós, não vão querer alterações nenhumas.

E por triste que seja como não temos forma de defesa ordenada e bem elaborada, dificilmente podemos exigir alterações sem que elas se tornem no reverso da medalha para nós.

Também eu gostava de ver medidas mínimas aumentadas e uma fiscalização eficiente e regular, mas se essas premissas forem só para ser aplicadas sobre a nossa classe, mais vale estar calado...

Só faria sentido numa sociedade gerida de uma forma que não esta. Por isso pensem bem antes de responderem, pois temo que seja mais perigo para nós...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #32 em: 23:28 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Ora aí está Filipe, essa é uma ajuda preciosa e que faz falta para fazer perceber o cerne da questão. Depois de ler a tua opinião orientei melhor aquilo que pensava em escrever quando responder ao inquérito. É importante que alguem com conhecimento de causa oriente quem não está preparado para as armadilhas que nos caiem sem nos apercebermos e por isso agradeço a tua opinião que me ajudou tambem. :fixe:
Nelson Peres
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #33 em: 23:40 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu vejo o inquérito como um doce que se dá a crianças a espera que elas o mordam...

Algumas das perguntas que já foram numeradas são elaboradas com um intuito: Conseguir reunir respostas suficientes para terem uma base que quando nos restringirem mais possam dizer: " até os próprios pescadores lúdicos assumiram através de inquéritos que era necessário alterações, que concordam com blá blá blá..." Daí vos pedir juízo e muita atenção.

Este é um caso em que todos estão em causa, em que respostas escritas sem pensar podem ser o que eles precisam para nos prejudicar ainda mais.

A quesstão do robalo é Mundial, sendo que em alguns países já foram diminuídas as quantidades. É isso que eles querem...

Ao respondermos que apanhamos X robalos e X kg. de peixe por ano, basta se multiplicar por 200.000 ou 300.000 mil pescadores e reúnem dados suficientes para avançarem. Por isso mesmo tive que dizer a minha verdade, raramente apanho um  :-[.

Bem, uma defesa obvia é protegermos a nossa classe com as respostas e pedirmos igualdade com as regras e fiscalização que é feita aos profissionais. Com isso vamos nos proteger, pois a pesca profissional goza de outros lobbies, e tudo fará para não perder direitos, ou seja, em caso de terem as mesmas regras que nós, não vão querer alterações nenhumas.

E por triste que seja como não temos forma de defesa ordenada e bem elaborada, dificilmente podemos exigir alterações sem que elas se tornem no reverso da medalha para nós.

Também eu gostava de ver medidas mínimas aumentadas e uma fiscalização eficiente e regular, mas se essas premissas forem só para ser aplicadas sobre a nossa classe, mais vale estar calado...

Só faria sentido numa sociedade gerida de uma forma que não esta. Por isso pensem bem antes de responderem, pois temo que seja mais perigo para nós...

Obrigado Filipe e já agora PARABÉNS a você!

Eu também percebi, por alerta do amigo Ernesto, nas entrelinhas o que estava ser pedido, eu nunca apanho e sempre me vem para o prato, é incrível isto (mas por opção própria com medida, já que o peso do animal não é controlado por enquanto, mas também não seria por ai que me multariam).

Quando houver competencia, haverá certamente mais censo comum em tudo.

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #34 em: 01:10 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Também recebi a mensagem, mas não acedi ao link, amanhã com mais calma respondo.

No entanto acho que não vai dar em nada. Se quiserem alterar o se que seja, alteram.

Mas já é um principio existir ao consulta ao praticantes da modalidade. Nunca tinha visto.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #35 em: 08:31 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Também recebi a mensagem, mas nem acedi ao link.

Acho que o companheiro FilipePC tem toda a razão e deve-se ter todo o cuidado com as respostas que se dão.
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #36 em: 08:39 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Boas

Se alguém julgar que os dados recolhidos serão para ser utilizados em prol de uma minoria, penso que não estão neste país.
Na minha opinião esta recolha de informação, não passa daquelas medidas que são tomadas apenas para dizer que foram, porque somos (um pais evoluído), quantos de nós já viram os estudos encomendados pelo estado e entidades, a serem corrompidos ou falseados.

Eu pago uma licença porque sou obrigado pela lei que o país exige, pois se fosse pela prestabilidade da mesma não a pagava por acho que está a ser mal utilizada.

Boas pescas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #37 em: 09:21 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Boas,

Já respondi ao inquerito.

Espero sinceramente que não ponham a malta a "trabalhar" para eles com os fins que o Filipe menciona...
Filipe, deves ter respondido que praticas mais de 60 dias de pesca por ano, vais dizer que não apanhas robalos? assim é que vêm medidas drásticas... ;D

Acho  o questionario muito duvidoso com perguntas na negativa que dificultam a análise e dá azo a que o "sim" e o "não" tenham o mesmo valor...
Será mesmo por erro de quem formulou as questões ou estará já a preparar os dados estatisticos que pretendem?!

Este ministério tem mexido nas leis da pesca, pode realmente haver algum interesse que nos sirva também, nomeadamente na protecção das especies, não sei, mas espero estar enganado quanto à utilidade deste inquerito...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline mramos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 1 vezes
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #38 em: 09:47 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
depois de ler tudo considero importantissimo a resposta ao inquérito
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11262
  • Agradecido: 1655 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #39 em: 10:02 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Beto, eu respondi tudo em conforme. Não sou maluco... Pensei bem, fiz contas, pensei nos prós e contras.

Não há milagres pois o tipo de perguntas podem dar asos a distintas interpretações. Eu apenas acho que o inquérito serve para justificar o que eles pretendem implementar. Se tiverem o aval da malta, melhor e ficam livres de culpas ou críticas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #40 em: 10:42 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Eu acho que se for implementado seriamente (e atenção que sei que estamos em Portugal e o termo sério é um pouco dúbio) o questionário poderá mostrar uma realidade que passa um pouco despercebida sobre o pescador lúdico.

Pelo que aqui pelo forúm vejo, a maioria de nós não se importa com a alteração do limite do Robalo (justificada) para os 40cm tendo alguns até como medida standard essa mesmo, bem como períodos de defeso de espécies mais ameaçadas como temos já nos rios e ninguém que se importe com os nossos recursos poderá contestar.

Ora nesse aspeto poderemos dizer a verdade.

Depois há a questão dos exemplares pescados. Eu infelizmente o ano passado não pesquei Robalo nenhum, tirei um mas fora da medida que foi devolvido.  É claro que alguns dirão que tiraram uns 20 com 10Kg cada... mas a média também não será assim tão expressiva, logo por ai também não vejo grandes problemas.

Agora, a nossa arma será: regras iguais para todos Lúdicos e Profissionais e fiscalização igual para todos Lúdicos e Profissionais. Se houver a tal seriedade, estes itens poderão ser  uma boa arma para nós. Nós não nos importamos de ser fiscalizados, de ser restringidos e de ser limitados, queremos é coerência e igualdade. Queremos que nos fiscalizem mas que fiscalizem os profissionais. Queremos que apanhem os que ao encoberto da Lúdica fazem a sua vidinha ou que os que apanham robalos de 15 cm sejam alertados mas que os profissionais que andam com os barcos no portinho da arrábida às duas da manhã também o sejam da mesma forma.

Coerência e igualdade e uma visão protecionista dos nossos recursos para todos.

mas isto é só se houver seriedade. Contando que sim eu preenchi o questionário. Se a minha visão for deturpada teremos que continuar a lutar organizadamente.
« Última modificação: 10:44 Quarta, 17 de Junho de 2015 por dpeneireiro »
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #41 em: 11:14 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Eu acho que é bom alguém ter-se lembrado disto e espero que tenha sido pensado para o bem de todos. Mas por outro lado tenho receio que possa ser usado contra nós, os lúdicos, como foi referido por outros membros.

Epá... viram aquela parte relativa ao Salmão? Onde é que os gajos foram buscar aquilo? Acho que deve ser uma espécie extinta em Portugal, ou não? Pelo menos nos milhares de tópicos aqui do forum nunca vi um Salmão pescado cá... e há aqui bastante malta do Minho.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #42 em: 11:18 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Boas,

Outra questão que devia ter mais hipoteses de resposta era a da quantidade de pescado, esqueceram-se de colocar a opção "GRADE" ;D
Assim todos apanham no minimo uma média de até 2kg por jornada  :P :P
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #43 em: 15:50 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Respondi agora e sinceramente parece-me um inquérito de quem nos quer tramar.
Se ao menos as regras implementadas forem para todos e a fiscalização começar a ser mais efectiva menos mal.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
esqueceram-se de colocar a opção "GRADE"
Assim todos apanham no minimo uma média de até 2kg por jornada
De facto, era bom era!
Será que eles têm noção que o pessoal pesca umas valentes grades?!!
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: INQUERITO DGRM
« Responder #44 em: 15:59 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Respondi agora e sinceramente parece-me um inquérito de quem nos quer tramar.
Se ao menos as regras implementadas forem para todos e a fiscalização começar a ser mais efectiva menos mal.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
esqueceram-se de colocar a opção "GRADE"
Assim todos apanham no minimo uma média de até 2kg por jornada
De facto, era bom era!
Será que eles têm noção que o pessoal pesca umas valentes grades?!!

Ainda não vi/respondi ao inquérito mas caso não se concorde com nenhumas das opções somos obrigados a responder?
 

 

* Tópicos Recentes

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 12:24]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]