collapse

Autor Tópico: Linhas coloridas  (Lida 2354 vezes)

Offline Marauder

• Marlin
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Linhas coloridas
« em: 12:48 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Boas.
Aqui vai mais uma pergunta básica com certeza  ??? ??? ??? que é a seguinte: qual é a razão de algumas linhas mais conhecidas como por exemplo a Vega Surf Tech, Trabucco T-Force, Awa Shima Ion Power (sim andei a investigar primeiro aqui no forum  ;D) serem coloridas e não transparentes como as da Sufix por ex?? Quem não usa chicotes no carreto como eu pode-se dar mal com o facto de a cor das linhas perto do anzol serem coloridas e mais visíveis para os peixes??

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Linhas coloridas
« Responder #1 em: 13:07 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Também há chicotes coloridos, azuis, vermelhos, verdes, etc.
Também há linhas para montagens e estralhos de diferentes cores, pretas, vermelhas, verdes, brancas, incolores, etc.

Portanto a linha do carreto ser colorida não será o pior dos cenários. O peixe na certa vê a linha e ………  :hummm: como será?
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Marauder

• Marlin
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
« Responder #2 em: 15:14 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Não existe portanto uma explicação científica para o facto de serem coloridas, será uma questão do gosto de cada um, até para não destoar da cor dos carretos e canas provavelmente.  ;D

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 15:55 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
no meu caso compro as ditas fluorescentes para as ver melhor á noite, não é propriamente para assentarem bem no carreto...

mas as cores, dizem, que se vêm melhor ou pior debaixo de água, por exemplo dizem que o vermelho á a primeira cor a desaparecer, não sei porque não sou peixe...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #4 em: 17:11 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Como já disseram, algumas cores ajudam para quem pesca á noite.
Exactamente como refere o João, básicamente a penetração da luz na água decompõem-na, já que no seu espectro cada cor que dela faz parte tem alcances diferentes.
A luz/cor vermelha é praticamente absorvida logo que entra em contacto com superficie da água. Por essa razão, a Awa-Shima Red é, segundo o fabricante, virtualmente invisivel.
Claro que eu concordo com o João a 100% quando diz " não sei porque não sou peixe..", já que tudo isto são conclusões tiradas por nós, obdecendo a princípios cientificos e experimentais mas sem nunca ouvir a outra parte, ou seja, sem fazer algo do género que se faz no oftamologista
- Diga lá senhor peixe, qual é a cor que vê melhor ? E agora, vê melhor esta ou aquela?   :o
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 17:53 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Lá por a luz solar ser absorvida não quer dizer que a linha vermelha fica invisível.
A cor de um objeto é dado pela luz que reflete. A cor de um objeto quando nenhuma cor é refletida é o preto.

O que vai acontecer é que a partir da profundidade em que não há vermelho a linha vermelha é indistinguível de uma linha de cor preta. Mas as outras cores estão lá para iluminar o resto, pelo que será tudo menos invisível.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #6 em: 18:15 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Se a cor vermelha é invisivel debaixo de água, porque raio vemos corais vermelhos, e outras tantas cores.
Nuno Conceição

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 18:33 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
As cores vão desvanecendo com a profundidade e o vermelho é a mais rápida.  Se vires o vermelho é porque estás a baixa profundidade.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #8 em: 19:56 Quarta, 01 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se a cor vermelha é invisivel debaixo de água, porque raio vemos corais vermelhos, e outras tantas cores.
Nuno eu não disse isso.
Quem diz que é virtualmente invisível é o fabricante.
A razão de veres corais vermelhos é, porque á profundidade que estão o espectro de luz que até eles chega possui, ainda a frequência vermelha, sendo esta a que não é absorvida pelo coral, logo é a que se torna visível 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline LMagina

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 14:01 Quinta, 02 de Abril de 2015 »

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não se trata de ser invisível. O que acontece com a profundidade é que certas cores vão mudando. Por exemplo, o vermelho,  a partir de uma certa profundidade,  consoante a "limpeza" da água, a intensidade da luz solar e outros factores menos importantes,  vai adquirindo uma cor acastanhada até ao castanho escuro. Nas nossas águas,  o tom predominantemente é o verde, ou seja, temos uma visão esverdeada de tudo. Quando acendemos uma lanterna,  aí sim, conseguimos ver todas as cores. Para fotografar no Índico,  tive de comprar um filtro vermelho para as lentes da máquina fotográfica,  para diminuir o tom azulado que tudo adquiria.
Sabe-se que os peixes vêm cores. Se as vêm como nós,  isso é uma incógnita. No entanto, tenho como ponto assente que uma linha vermelha não é invisível debaixo de água.
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 22:56 Quinta, 02 de Abril de 2015 »

Eu por acaso nem ligo muito a esses pormenores mas,... também acho que ainda um dia destes vamos ter de levar um escamudo ao oftalmologista :join:

Acho que o colorido das linhas não influencia nada, naquela questão, assustar ou atrair o peixe, uso madres transparentes, vermelhas, laranjas, salmão e até aquele amarelo/esverdeado fluorescente, os chicotes uso transparentes e vermelhos e todos funcionam (na grade :join:) foi um aparte a brincar, funcionam quando capturam e quando gradam :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Penso que fazem parte da evolução, da modernidade, como todos os artigos, quer relacionados com a pesca, quer de todos os outros que fazem parte da nossa "vida".

Vamos à pesca mais coloridos e alegres :fixe:

Offline joao.pereira

• Corvina
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
« Responder #11 em: 14:26 Quarta, 08 de Abril de 2015 »
Acho que as cores das linhas atraem/afugentam mais o pescador que o peixe...

Offline ClaudioP

• Marlin
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #12 em: 14:36 Quarta, 08 de Abril de 2015 »
Pois eu gostaria de ter uma dessas opiniões conclusivas acerca da cor da linha, mas como só uso dois tipos e tanto gradei como capturei bons exemplares, nada assusta ou atrai nada a não ser apresentação do "prato" que damos às presas. Tanto a transparente de dia como a verde amarelada de noite, só me tem facilitado na visão porque os resultados estão no "menu". São como eu, escolho o que quero no restaurante mas tenho que pagar. Para os peixes, pagamos nós. hehehehe
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.

Offline pantao

« Responder #13 em: 15:12 Quarta, 08 de Abril de 2015 »
É sabido que peixes planos são atirados por a cor vermelha, dai usarmos anzóis, linhas, atractivos vermelhos.
Restantes espécies nunca vi diferença em termos de captura por exemplo trabucco azul e awa shima amarela nos resultados finais.
Se o peixe fica nas redes e estas são linhas grossas, por vezes preta e cores bem visiveis para nós, não penso que seja relevante. Pensa na quantidade de lixo e linhas que andam a deriva no mar, o peixe ja esta habituado.
Penso eu de ke...

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [09:49 Sexta, 17 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por duas [09:26 Sexta, 17 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]