collapse

Autor Tópico: Engodo  (Lida 5146 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Engodo
« em: 16:39 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015 »
Alguém aqui usa ou usou engodo? (de sardinha)
Preferem fazer em casa ou no local? será que tem a a mesma eficácia congelando e descongelando?
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Engodo
« Responder #1 em: 21:10 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015 »
Eu já usei mas domino muito pouco a tecnica.De inverno faço o engodo tipo pasta, de verão tipo sopa.Aconselho a ir com alguém que domine a tecnica de engodo.Ah e cuidado com o transporte no carro, se o engodo cai no carro só cum uma mascara se aguenta a entrar lá.Engodei aos sargos e tainhas de inverno e aos peixes-agulhas ;D e carapaus de verão.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Engodo
« Responder #2 em: 21:20 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015 »
so se deve usar engodo quando nao se esta a apanhar a especie alvo-
primeiro devemos pescar normal so com o isco se nao apanharmos a certa especie ai sim, pode tentar chamala
 

Offline BrunoBarbosa

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Engodo
« Responder #3 em: 18:22 Sexta, 06 de Março de 2015 »
O engodo não atrai nem seleciona nenhuma espécie ao certo,a espécie que se deseja tanto pode entrar como não entrar, pode-se fazer o engodo com a sardinha menos ou mais moída, mais pesado ou mais aguado mas tem sempre em conta que vão entrar várias espécies de  peixe,  podes é tentar seleciona-los com o isco que utilizas.

Grande abraço
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Engodo
« Responder #4 em: 12:10 Terça, 10 de Março de 2015 »
Sou pescador de boia e gasto imensos quilos de sardinha por ano para engodo e isca... Em regra, 1Kg de sardinha por hora de pesca...

Por norma, faço o engodo no local, levo a sardinha descongelada (tirada da arca na véspera), os baldes, o esmagador, escolho o pesqueiro e esmago, mais ou menos, e junto mais ou menos água, conforme o estado do mar no pesqueiro escolhido... A sardinha que sobra volta para o congelador (por norma só recongelo mais uma vez...). Para engrossar o engodo podes usar farinha de peixe e óleo de sardinha para activar mais o engodo, ou simplesmente juntar areia da praia (sempre sai mais barato  :)) ).

Ultimamente, como mudei de casa e agora estou geograficamente mais longe do mar, para evitar andar com demasiado material atrás, tenho feito o engodo na véspera... tenho um moedor de carne dos antigo (aqueles que fazer chouriço e salsicha) e passo a sardinha lá ainda um pouco congelada (torna a coisa mais fácil), e devo dizer que o resultado é muito bom, depois só tenho de chegar ao locar de pesca e juntar, ou não, água, ou areia...

AVISO: Usar engodo, sem conhecimento do pesqueiro, ou sem experiência do tipo de engodagem a fazer, pode atrai espécies de peixe que não desejamos, ou pode, simplesmente afastar o peixe devido ao varrimento do engodo pelas correntes...

CONSELHO: Experimentar o pesqueiro sem engodo!
                    Falar com pescadores locais!
                   Tomar atenção às correntes e estado do mar no pesqueiro desejado!
                   Experimentar com poucas quantidades de engodo e ver os resultados (observar as gaivotas, normalmente se o engodo se afastar do pesqueiro as gaivotas mergulham para come-lo lá bem longe...).

Espero ter ajudado...
 

Offline peskador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 243
  • Agradecido: 16 vezes
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Engodo
« Responder #5 em: 12:19 Terça, 10 de Março de 2015 »
Acho que o Paulo Neves disse tudo.  ;)
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Engodo
« Responder #6 em: 13:52 Terça, 10 de Março de 2015 »
O Paulo Neves disse e bem. Para quem tem pouca experiência na engodagem tem aqui muito boas dicas.

Eu por norma nunca uso engodo, talvez por causa de não ter visto resultados práticos nas vezes que experimentei. E os pesqueiros que uso a bóia, na minha opinião, não requerem engodagem.
Nuno Conceição
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Engodo
« Responder #7 em: 15:15 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu por norma nunca uso engodo, talvez por causa de não ter visto resultados práticos nas vezes que experimentei. E os pesqueiros que uso a bóia, na minha opinião, não requerem engodagem.

Exacto, existem pesqueiros em que não uso engodo... Mas em termos de resultados práticos, digamos que, quando vou á pesca para a minha zona (zona oeste ( Foz - S. Martinho) ) apanho sempre peixe, o pior, lá está, é quando saio da minha zona de conforto e não conheço os pesqueiros a fundo, por vezes lá vem uma grade...  ;D  ou pra safar a grade lá vens umas tainhas...  >:D
 

Offline peskador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 243
  • Agradecido: 16 vezes
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Engodo
« Responder #8 em: 15:48 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu por norma nunca uso engodo, talvez por causa de não ter visto resultados práticos nas vezes que experimentei. E os pesqueiros que uso a bóia, na minha opinião, não requerem engodagem.

Exacto, existem pesqueiros em que não uso engodo... Mas em termos de resultados práticos, digamos que, quando vou á pesca para a minha zona (zona oeste ( Foz - S. Martinho) ) apanho sempre peixe, o pior, lá está, é quando saio da minha zona de conforto e não conheço os pesqueiros a fundo, por vezes lá vem uma grade...  ;D  ou pra safar a grade lá vens umas tainhas...  >:D

Exato. Aqueles com dentes pretos, surpreendem-se é sem engodo (também pesco nas mesmas zonas)
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo
« Responder #9 em: 18:58 Terça, 10 de Março de 2015 »
Há tempos havia um tópico por ai:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Engodo
« Responder #10 em: 20:01 Terça, 10 de Março de 2015 »
Paulo muito Obrigado aqui na minha zona dá-me ideia que sem engodo com sorte apanhas 1 ou 2 no maximo! aqui a sardinha ta cara! a mais barata que encontro é no Lidl a 2,90 euros o kilo onde..prái 400 gramas é água! grande abraço e obrigado
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Engodo
« Responder #11 em: 20:30 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Paulo muito Obrigado aqui na minha zona dá-me ideia que sem engodo com sorte apanhas 1 ou 2 no maximo! aqui a sardinha ta cara! a mais barata que encontro é no Lidl a 2,90 euros o kilo onde..prái 400 gramas é água! grande abraço e obrigado

 @Ivo se és da zona de sines, procura nas docas, pois muitas das vezes existem pescadores que se querem livrar da sardinha que não vendem, e sempre vendem mais barato...

Tenta outro tipo de engodo... Farinha (qb), Pão Ralado (um saquito), Atum em lata (2x), Ovo (1x) e agua do mar (qb)... fazes uma massa ate ficar na consistência da massa de pão crú, depois lanças pequenas bolas para a agua (tamanho berlinde)... Nos açores é eficaz, na minha zona já usei com algumas capturas mas fiquei na duvida, em Peniche tenho boas experiências e em Sesimbra só apanhei tainhas com esse engodo...  Mas é uma solução + barata e o meu avo já usava disto antes da moda da sardinha...  :P

Espero ter ajudado...
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Engodo
« Responder #12 em: 20:54 Terça, 10 de Março de 2015 »
olha essa não sabia..atum e ovos ahah parece um buffet! realmente tens razao..agora começou a pesca a sardinha vou ver se arranjo la na lota sardinhas!

A questão do local de engodagem..eu tenho acompanhado um senhor aqui de Sines que pesca mesmo muitos sargos..ele resolve essa situação ao engodar/pescar em locais tipo cantos ou canais afunilados onde joga o engodo para as pedras lá do canto e pesca logo em frente..o local onde ele pesca por norma é de muito baixa profundida..coisa que de inicio me meteu um bocado impressão já que quando a onda recolhe o local fica com as pedras todas a mostra..achei impresionante como era possivel haver sargos de kilo em locais com 2 palmos de água!

 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Engodo
« Responder #13 em: 21:22 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Paulo muito Obrigado aqui na minha zona dá-me ideia que sem engodo com sorte apanhas 1 ou 2 no maximo! aqui a sardinha ta cara! a mais barata que encontro é no Lidl a 2,90 euros o kilo onde..prái 400 gramas é água! grande abraço e obrigado

Aqui na minha zona há sardinha congelada nas lojas de pesca e fica muito mais barata do que no lidl. Já perguntaste na tua loja de pesca?
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Engodo
« Responder #14 em: 21:40 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não perguntei não mas duvido que tenha..pode eh por acaso ter conhecimentos de kem me arranje..mas lembro me que a uns tempos vi numa das lojas um género de baldes com engodo de sardinha mas era tipo seco..parecia mesmo um genero de farinha..o preço axo k era uns 4 ou 5 euros..
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por FilipePC [Hoje às 19:16]

Cana surf casting híbrida para competição por inc.pt [Hoje às 18:35]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:16]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]